Notícias
Um papo com Lucas Leão sobre vida pós-Beach Combers, estúdio novo e disco solo

Ex-baterista dos Beach Combers e do Fuzzcas, Lucas Leão muda-se em breve para a Serra das Araras, no planalto fluminense. Lá, vem montando devagar o Bambu, um estúdio “caseiro”, que criou ao lado do irmão, o também baterista Zozio Leão. A ideia é abrir o local para amigos que queiram fazer ensaios, gravar coisas, passar um tempo na bucólica região serrana do Rio. O músico já vem usando o local para fazer algumas gravações e vídeos, que estáo em suas redes sociais. Mas tem outro projeto vindo aí, e que já está sendo feito também há bastante tempo, que é o primeiro disco solo do músico, que vai aparecer tocando violão e convidando amigos e colegas guitarristas.
Batemos um papo com Lucas sobre a vida fora do Beach Combers (e sobre o pioneirismo da banda, que começou a fazer shows pelas ruas do Rio e defendeu até o fim a bandeira do “autoral”), disco solo, estúdio e outros assuntos. Lucas vem fazendo gigs como baterista da banda de Marcelo Gross, ex-Cachorro Grande (apresenta-se com ele neste na sexta no Café Muzik, em Juiz de Fora, e sábado no Circo Voador, abrindo para o Barão Vermelho) e também falamos disso.
Como tá sua vida de músico sem os Beach Combers e como ficou depois da pandemia? Você montou um estúdio, não foi?
No finalzinho do ano passado eu cheguei a fazer uma campanha, teve uma galera que fez doações, foi importante para aquela fase inicial, para eu conseguir levantar uma grana para comprar equipamentos… O estúdio está praticamente pronto pra funcionar O que falta agora é eu me mudar pra lá,. Vou pra roça agora! Tô prestes a me mudar e quando eu estiver lá aí sim eu vou conseguir usar o estúdio com toda a energia, fazer os projetos que eu quero. O meu disco mesmo, tô fazendo um disco solo… Comecei a fazer e foi algo que ficou esse ano todo parado.
Como é esse disco que você está fazendo?
É instrumental. Foi uma necessidade minha nesse período todo, juntando umas ideias, uns riffs que fiz no meu violãozinho. Vai ter participação do Edgard Scandurra, do Julico (Baggios). Para cada faixa eu pensei num guitarrista que eu gosto, que eu sou fã, e que eu ahava que se encaixava na vibe do tema. Eu não consegui ainda avançar nas graavações, na minha parte mesmo. Eu gravei todos os violões, mandei pros convidados, eles botaram guitarra em cima. Mas a parte da bateria mesmo, e olha que eu sou baterista (rindo), eu não consegui fazer nada ainda. Estou esperando me mudar para lá para conseguir organizar o estúdio e gravar da maneira que eu quero, naquela atmosfera ali.
Você começou fazendo o disco aqui na sua casa, no Rio?
Não, lá mesmo, junto com meu irmão. O nome é Bambu Estúdios e estou prestes a me mudar para lá, para começar a mexer nisso integralmente. E aí vou botar essas ideias pra fora e receber amigos e bandas amigas pra ensaiar, fazer uma pré-produção de disco, passar um fim de semana relax tocando no meio do mato. A ideia é essa. O estúdio é na Serra das Araras, um pouco ates de Piraí, a uma hora do Rio. Vou conseguir me deslocar facilmente para fazer show, o acesso também é fácil. Vou ficar mais escondido lá, mas sempre que tiver algo para fazer no Rio, eu venho. O estúdio é caseiro, não é nada super comercial, grandioso.
Com o fim dos Beach Combers, como você se reorganizou? Aquela coisa do: “Agora eu sou músico, vivo de música, não tenho mais a minha banda” e tal?
É um baque, né? Eu já vinha de algumas coisas pessoais complicadas e aí veio pandemia, e durante a pandemia minha banda acabou. Foi um turbilhão de coisas ao mesmo tempo. É uma cicatriz que vai ficar para sempre, os Beach Combers foram a minha banda do coração, posso chamar de “a banda de verdade” que eu tive. Porque gig é uma coisa, você faz uma gig ali, outra aqui, nunca deixei de fazer. Mas a banda principal, que eu me dediquei com mais intensidade, foram dez anos de banda… Foram os Beach Combers. A gente decidiu pelo fim das atividades da banda, foi consensual, não teve uma treta…
Melhor assim.
Foi natural, é que nem casamento, um dia a gente viu que não estava mais rolando e a gente decidiu acabar, não estava mais com aquele pique, não estava mais fazendo tanto sentido. Mas mesmo todo mundo tomando essa decisão em comum, eu sinto muito. Foi a banda que eu posso te dizer: “Tive uma banda de verdade”. A gente viajava, passava muito tempo junto…
Eu estava meio perdido, mesmo durante a pandemia o que fiz foi gravar em estúdio coisas por encomenda. Então nao tinha mais essa coisa de “a banda”. Eu não sabia como ia ser a minha retomada, estava inseguro nesse sentido: “Quando eu vou voltar a tocar de verdade, com quem?”. E acabei tendo algumas surpresas boas. Eu segurei o máximo também o que eu pude, o que considerei que dava pra fazer.
Sobre fazer show ao vivo: recebi convites e recusei quando via que a coisa não tinha cuidado (na pandemia). Meu primeiro show presencial foi um convite que pintou pra mim, de um artista novo, Laren. O produtor dele me convidou. Foi muito maneiro de se fazer. Mas eu ainda estou tomando todos os cuidados, estou chatão com essa parada (rindo). Fico de máscara o tempo todo, a maior parte da galera já tá lambendo corrimão. Eu estou nessa retomada mas estou bem devagar ainda e bem cuidadoso.
E em seguida veio o convite do Gross, que foi uma outra surpresa que me deixou muio feliz porque sou fã do cara há muito tempo. Lembro que conheci Cachorro Grande vendo clipe na MTV de Lunático (hit da banda). Me deu um choque, eu era bem moleque e nem sabia muito bem porque eu estava gostando tanto daquilo mas estava gostando. Você se identifica muitas vezes sem nem saber explicar o motivo. Aliás, vai aí um agradecimento especial para Stephanie F, que está produzindo a vinda do Gross para esses lados…
Tenho uma memória bem marcante do Família MTV, que mostrava eles na estrada, de um show para o outro, auela correria. Eu acho que nem tocava ainda na época, estava começando mesmo. Na época não tinha nem essa coisa de rede social, você via pela TV. A MTV era um canal muito maneiro… Lembro que eu via isso e meu olho brilhava: “Quero fazer isso aí também!”
O Gross tem feito os shows num esquema meio Chuck Berry, em cada lugar ele toca com uma banda local. A gente vai fazer Juiz de Fora e Rio, ele vem com um baixista e me convidou para fazer esses shows. Mesmo sendo uma coisa pontual fiquei bem feliz.
Voltando aos Beach Combers, a banda acabou abrindo caminho pra muita gente, para pensar em maneiras diferentes de mostrar o trabalho: “Vou tocar na rua, vou comercializar meu trabalho de outra maneira”. Como você vê isso, de ter aberto possibilidades para tanta gente?
Eu acho que nós, junto com outras bandas também, ajudamos outras. Uma vai vendo a outra e aquilo influencia de alguma forma. No nosso caso, foi isso. Você tem que ter um pouco de cara de pau e fazer acontecer. Não dá para ficar esperando muito não. Ainda mais no Rio de Janeiro. Se você pensar “Rio de Janeiro”, “rock” e “autoral”, é um pacote que dificilmente vai fechar. E eu falo isso até para bandas que estão num patamar maior de publico. O Rio é complicado das coisas acontecerem. Cada um tem um caminho e tem que ir tentando fazer.
Não dá para esperar muita coisa, não, tem que arranjar sua maneira de fazer. Para a gente funcionou bem, a gente conseguiu nesse formato compacto de banda tocar em tudo quanto era tipo de evento. A gente tocava um dia na rua, outro dia no Circo Voador, outro dia num evento privado… Foram muitos caminhos, mas isso veio a partir da rua mesmo.
Você falou do “autoral” e lembrei de quando você estava no Fuzzcas, e a banda participou do SuperStar (batalha de bandas da Rede Globo). O Fabio Jr era um dos jurados e ele sempre falava do “autoral”, que as bandas tinham que tocar material próprio…
Esse negócio do Fabio Jr é engraçado porque foi o que rolou com o Fuzzcas. A gente se destacou no programa por isso, porque a gente foi a única banda naquela edição a tocar material só autoral. Para a gente era o que fazia mais sentido, mas a gente acabou saindo depois de uma disputa com uma banda que tocou uma música do Bob Marley! Cada um escolhe um caminho. Um caminho pode ser mais digerível, mais fácil, e outro não. O Fuzzcas sempre foi uma banda de músicas autorais e a gente queria fazer aquilo mesmo.
Mas autoral sempre foi um pacote difícil de fechar aqui no Rio, ainda mais depois da pandemia. Aliás, depois não, ainda estamos nela… Muitas casas fecharam nesse período e o que já era escasso, complicou. Ou você tem uma casa de grande porte ou tem uma casa pequena, que é pra bandas cover. Basicamente isso.
Como músico, o que o SuperStar representou pra você?
Foi mais uma etapa, mais uma coisa que aconteceu ali no meu caminho, e que foi muito legal. Foi algo tão relevante quanto outras coisas que aconteceram. Eu encarei isso na época dessa forma, lembro que tinha gente que estava chorando pelos corredores quando era eliminado. Foi mais uma oportunidade que apareceu e que foi legal pra caramba: conhecer gente nova, ver como funciona as coisas de perto na televisão… Na época lembro de sair para ir na padaria e as pessoas me reconhecerem. E olha que se você for parar pra pensar, eu sou o baterista, o que menos aparecia. Mas aqueles segundos ali faziam com que as pessoas me reconhecessem na rua.
Teve aquela vez em que o Zak Starkey (filho de Ringo Starr, baterista do Who) viu os Beach Combers tocando na praia e tocou com vocês. Vocês continuaram amigos? Como ficou depois daquilo?
Não temos um contato de eu falar toda hora com ele, mas tivemos contato depois daquilo. Ele é muito maneiro, gentil, receptivo, muito verdadeiro. A gente se encontrou depois num evento dois anos depois daquilo. Fomos fazer um show com o BNegão, e aí eu e o Bernard (Gomma, ex-guitarrista do Beach Combers) descemos pela ladeira, saindo da casa de shows, na Glória. Teve um momento em que o Zak estava chegando para o show de carro, subindo a ladeira. Ele viu a gente descendo a ladeira a pé, deu ré no carro para falar com a gente, para perguntar se estava tudo bem, se a gente tinha conseguido entrar… A gente falou: “Não, tá tudo bem, a gente só vai ali comprar cigarro e já volta”.
Depois a gente trocou ideia no camarim, ele comentou do nosso disco – porque na ocasião em que ele tocou com a gente na praia, dei para ele o primeiro disco, Ninguém segura os Beach Combers. Não tínhamos lançado ainda o Beach attack (segundo disco). Ele disse que adorou, perguntou sobre pedal de guitarra para o Bernar. Foi um encontro… Bom, foi demais, ele realmente curtiu a gente. E foi uma parada recíproca. Ele comentou isso em entrevistas que ele deu para rádio e para TV.
Eu acho que vi tanto aquele vídeo dele tocando na minha bateria que eu até peguei algumas coisas ali dele. Inconscientemente, eu botei algumas coisas que ele faz na minha linguagem também. Foi algo bem improvável de acontecer e foi com um cara que a gente é muito fã também.
E esse disco seu já tem título, nomes das músicas?
Vai se chamar Fragmento. Diria que já está 50% pronto. Achei que ia lançar esse ano, mas o ano passou e não consegui. Eu nem estou mais botando uma previsão, mas pretendo finalizar e lançar até o meio do ano que vem.
E você está tocando violão? Vai tocar outros instrumentos além da bateria?
Só violão mesmo. E bateria. E o baixo eu chamei o Paulo, que foi dos Beach Combers, e guitarra, em cada faixa, tem alguém de quem eu sou fã e com quem eu não havia trabalhado ainda. Tem o Scandurra, o Julico, o Jack Rubens do Mustache E Os Apaches, o Johnny da banda Moondogs… Quero fazer uns arranjos de metais, trompete, trombone, Quero ver ainda quem vai fazer isso. É uma coisa bem despretensiosa, mesmo. Vou fazer por necessidade, para botar para fora. Nunca tinha pensado nisso, mas foi uma necessidade que veio na pandemia.
E essa coisa com o Gross, eu estava pensando aqui que ele mesmo tem muitos paralelos comigo. Às vezes a gente se identifica e nem sabe o motivo. Você vai pesquisando e vai encontrando mais coisas que você se identifica…
Fala mais disso.
Bom, ele também saiu da Cachorro Grande, a banda acabou, Beach Combers acabou… Cada um na sua proporção. Esse disco dele também veio num momento turbulento, pessoal. Eles foram abençoados pelos Rolling Stones, abriram para eles. E a gente foi abençoado pelo Zak Starkey do Who, tem muitos paralelos aí (rindo). O Beach Combers chegou a abrir um show da Cachorro Grande no Circo Voador, mas acho que nem falamos com eles.
Tem uma história engraçada desse show, que a gente abriu. Quando começou o show deles, fiquei vendo o show dos caras, em pé, na pista, quase embaixo daquela parte de cima em que a galera fica sentada de perna para fora. Teve uma hora no meio do show em que o Beto Bruno estava com um copo descartável, acho que de uísque, e jogou para cima, naquela empolgação do show. A visão que eu tenho é do copo em câmera lenta: fiquei olhando mas jamais pensei que fosse cair perto de mim. Só que caiu na minha cabeça e eu tomei um banho! Na hora deu aquela raivinha mas acho que foi um tipo de bênção (rindo).
Lançamentos
Radar: Luís Capucho, Bianca and The Velvets, Estranhos Românticos, Vale Cinza, Os Fugitivos

Tem clássico abrindo o Radar nacional de hoje: Luís Capucho (não conhece? cria vergonha nessa cara!) volta com single novo. Ele abre nossa seleção de hoje, mas aqui só tem craque, da turma mais nova à mais experiente. Ouça no último volume e passe adiante hoje mesmo!
Texto: Ricardo Schott – Foto (Luís Capucho): Divulgação
- Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.
- Mais Radar aqui.
LUÍS CAPUCHO, “A MASCULINIDADE”. Violão, clima introspectivo, voz grave e vibe de MPB experimental – tanto em música quanto em letra. É a onda de Luís Capucho, capixaba criado em Niterói (RJ), gravado por artistas como Pedro Luis, Cássia Eller, Suely Mesquita e Daúde. Seu novo single A masculinidade foi feito em parceria com Kali C, vai estar no próximo álbum do músico (Homens machucados, previsto para sair em 2026 pelo selo-produtora + Um Hits) e é uma balada folk que faz revelações sobre a fragilidade do masculino. “A masculinidade é cega / a masculinidade é soberba / a masculinidade é mesmo como a flor / a masculinidade é frágil / a masculinidade é de veludo”, explica a canção.
Luís é tido por muita gente como uma espécie de “novo maldito” da MPB – mas ao mesmo tempo tem uma onda sonora que o põe lado a lado com nomes como Lou Reed, pelo jeito despojado com que interpreta suas próprias canções. Além de cantar, ele também escreve e mexe com artes visuais, o que já o põe também na condição de artista múltiplo, do tipo que faz de tudo. “Me expresso livre, de meu ponto de vista, para qualquer um que esteja aberto, que se interesse, que goste ou que se toque”, diz.
BIANCA AND THE VELVETS, “LIKE ON TV”. Punk e indie rock de Belém (PA): Bianca Marinho, Marcel Barretto, Emmanuel Penna e Leonardo Chaves unem referências que passam pelo pós-punk, pelo grunge e pelo som de bandas dos anos 2000 – tendo como detalhe especial a voz grave de Bianca, que muitas vezes soa parecida com a de Dean Wareham (do Luna, lembra?). O EP Reminder destaca faixas como a balada Said you loved me, then you’re gone, o punk Knives e a pesada, robótica e ritmada Like on TV, com recordações de rock inglês da Rough Trade dos anos 1980.
ESTRANHOS ROMÂNTICOS, “POR QUE VOCÊ ME TRATA ASSIM?”. O single novo da banda carioca (Victor Barros, voz; Jr Tostoi, guitarra e produção; Mauk Garcia, baixo; Luciano Cian, teclados; Pedro Serra, bateria) prepara terreno para seu quarto álbum: Por que você me trata assim? é definido por eles como “uma imersão sonora que mescla indie-rock psicodélico, post-rock pesado e James Brown”.
Os vocais, o baixo à frente e os vocais fazem lembrar bandas como Picassos Falsos – o que já traz de volta vários anos de história do rock carioca. O beat quebrado, os teclados e as distorções são pura mescla de pós-punk e psicodelia, tudo junto. E a canção ainda tem uma segunda parte bem garageira e ruidosa. Tem que ouvir.
VALE CINZA, “JÁ NÃO ME CABE ESTE LUGAR”. Essa dupla de pós-punk/darkwave diz fazer música “para quem se identifica com o peso e a beleza do silêncio, gosta de dançar e para quem busca sentido dentro do caos”. Já não me cabe este lugar, som de terror que traz lembranças infantis e recorações de crises de ansiedade, foi gravada na casa do vocalista e guitarrista Maycon Rocha, em Nova Friburgo (RJ). Ele divide a dupla com Marcelo de Souza (baixo).
“As letras falam sobre isolamento, julgamento, falta de perspectiva e a tentativa de encontrar sentido em meio a um mundo apagado e saturado de informações. É um recorte do contemporâneo, um reflexo de um tempo marcado por guerras, crises e pandemia. Apesar da atmosfera sombria, existe beleza na sinceridade e um certo acolhimento em reconhecer essas dores coletivas”, diz Maycon.
OS FUGITIVOS feat WADO E BRANDÃO, “AZUL”. Dupla de Alagoas que já havia aparecido aqui no Radar, Os Fugitivos (Nayane Ferreira e Thiago Mata) haviam composto Azul para entrar no próximo álbum, Sonhos e traumas, previsto para 2026 – mas a música foi ganhando clima diferente e vida própria. Para começar, é uma música repleta de brasilidade, indo além do soul romântico feito pelos dois – o som tem uma certa cara de samba-soul, e até de axé music, com referências confessas de Trio Ternura e Novos Baianos. Além disso, a dupla decidiu convidar dois amigos bem especiais: o também alagoano Wado e o baiano Brandão.
“Lembramos de Azul e sentimos que ela dialogava muito com a fase atual de Wado. Ambos são cantores tão expressivos que foi muito fácil encaixar as vozes. Gravamos todos por inteiro e depois definimos quem cantaria o quê na mixagem”, conta Thiago. “Todos nós temos essa brasilidade no trabalho. Samba-rock, axé, ritmos que vêm da nossa história. A combinação foi muito natural”, completa Nayane.
Lançamentos
Radar: Lights, Peach Blush, Julie Neff, Visceral Design, Schramm

Tem sons cintilantes, dramáticos, densos e pesados no Radar internacional de hoje, com a variedade de sempre – abrindo com o relançamento do disco de Lights, cantora australiana de eletropop, que surge com uma música nova. Ouça e passe pra frente!
Texto: Ricardo Schott – Foto (Lights): Warwick Hughes / Divulgação
- Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.
- Mais Radar aqui.
LIGHTS, “LEARNING TO LET GO”. Com uma turnê pronta para começar em fevereiro de 2026 em Edmonton, na Austrália, e seguindo Estados Unidos adentro, a cantora australiana Lights lança em 30 de janeiro a versão estendida de seu álbum A6. Com um som voltado para o eletropop, ela acaba de lançar a faixa Learning to let go, que vai estar na versão deluxe e também acaba de ganhar clipe, dirigida por ela própria.
“Essa música trata essencialmente da transformação emocional. “A forma como nossa percepção de algo pode mudar dependendo do nosso estado de espírito ou de experiências passadas, a ponto de ser difícil enxergar a realidade em uma situação e inferir a verdade. Às vezes, nosso único caminho a seguir é aprender a deixar ir”, conta ela.
PEACH BLUSH, “ERADICATION OF THE MIND”. Noise rock e pós-hardcore da pesada (e da – literalmente – quebrada, no que diz respeito a ritmos), vindo de Little Rock, Arkansas. O grupo é formado por veteranos da região, que são fãs de bandas clássicas como Hüsker Dü, Dinosaur Jr. e Mission of Burma.
No novo EP, Eradication of the mind, o grupo investe em três faixas que se impõem pelo ritmo feroz e pela intensidade nos vocais e arranjos – a faixa-título é a cara do brain rot, com versos como “observações: a comunicação está lenta / o tempo corroeu seu cérebro / você não é mais o mesmo, apenas uma casca de gênio que envelheceu / a erradicação da sua mente está cobrando seu preço”. O disco, lançado pelo selo Sunday Drive Records, é definido por eles como “uma onda de punk rápido e experimental, com temas de decadência e distorção”. E é mesmo.
JULIE NEFF, “FINE!?” (CLIPE). Uma canadense com fortes laços com o Brasil. O álbum de estreia de Julie Neff, previsto para o ano que vem, tem produção da brasileira Cris Botarelli (Far From Alaska, Ego Kill Talent, Swave). Fine!?, faixa com uma sonoridade que cruza o blues e o pop, e que aborda o esforço de fingir que está bem enquanto se enfrenta uma crise de depressão e ansiedade, já havia aparecido aqui no Radar – e dessa vez retorna para o lançamento do clipe da canção, que foi filmado em São Paulo, com direção de Jader Chahine, e tem bastante inspiração no vídeo de Send my love, de Adèle.
“Para o clipe, eu quis incorporar elementos dourados e referências do Kintsugi presentes na capa, mas com um visual mais dramático. A ideia é que você pode usar toda a maquiagem ou roupas sofisticadas que quiser, mas isso não apaga a dor que está acontecendo internamente”, conta Julie.
VISCERAL DESIGN, “GIVE IT TIME”. Projeto dividido entre EUA, Inglaterra e França, criado pelo músico Tyler Kaufman, o Visceral Design faz pop eletrônico com clima denso e meio deprê. Give it time, novo single, traz as perspectivas de um ex-casal sobre o fim do relacionamento de longa data que unia os dois – os versos trazem frases de ambos, abrindo com a perspectiva da mulher, e partindo para as visões do homem. A mensagem é de superação (“seguimos em frente sem parar”), mesmo com a tristeza.
SCHRAMM, “DON’T CALL ME”. Projeto de um alemão só, o Schramm (é justamente o nome do cara) é definido por ele de forma bem interessante: “Eu escrevo músicas muito divertidas e um pouco tristes em inglês e alemão. Eu chamo de indie rock lo-fi e energético com influências de pós-punk e new wave, mas muito bom. Algumas pessoas chamaram de ‘nova new wave alemã’, mas na verdade não é muito alemão. E também não é muito ‘neu’, mas é muito legal”. Seja lá que definição você queira dar, o pós-punk viajante e deprê do single Don’t call me, com recordações de Japan e The Cure, é realmente muito legal – e o EP novo do Schramm, Something smelling funny, sai em fevereiro.
- Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
- E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.
Lançamentos
Radar: Lia de Itamaracá e Daúde, Silver, Janu, Felipe Neiva, Wills Tevs

A semana começou! Aliás “começou!” me lembra que tem um certo podcast aí que volta nesta semana… Mas teremos a semana para falar disso. Dessa vez, começamos com o Radar nacional, que destaca o novo single de Lia de Itamaracá e Daúde – tem álbum em dupla vindo aí – além de outras novidades. Ouça e repasse!
Texto: Ricardo Schott – Foto (Lia de Itamaracá e Daúde): Ravaneli Mesquitta / Divulgação
- Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.
- Mais Radar aqui.
LIA DE ITAMARACÁ E DAÚDE, “QUEM É?” / “A GALERIA DO AMOR”. Histórico é pouco para definir este lançamento. Em breve sai Pelos olhos do mar, unindo Daúde e Lia de Itamaracá – você já leu aqui mesmo no Radar sobre o primeiro single, Florestania. E dessa vez sai um single duplo, com as músicas Quem é? (Maurilio Lopes e Silvinho) e A galeria do amor (Agnaldo Timóteo).
A primeira é um bolero imortalizado pelo co-autor Silvinho, cantado candidamente por Lia – já a Galeria, composta e gravada por Agnaldo em 1975, ressurge transformada numa guarânia blues na voz de Daúde, e é uma música que falava de forma cifrada da Galeria Alaska, ponto de encontro de homens gays em Copacabana. Curiosamente, a veterana Lia recorda ter conhecido Quem é? justamente na gravação de Timóteo, feita em 1978 no álbum Te amo cada vez mais. Pedro Baby (guitarra) e Zé Ruivo (piano Rhodes) participam das duas faixas.
SILVER, “TURN AROUND”. O guitarrista, escritor e jornalista Felipe Machado (Viper) uniu-se ao vocalista Rodrigo Cerveira para recordar o rock pauleira dos anos 1990 no Silver – a ideia é responder perguntas do tipo “como soaria o grunge em 2025?”, e buscar um equilíbrio de influências noventistas com sons mais clássicos do rock. Mesmo com o lado anos 1990 super acentuado, o EP Turn around (selo Wikimetal) destaca a faixa-título, música que faz uma união exata de referências de Led Zeppelin e Black Sabbath, nos solos e no andamento.
A faixa já ganhou um clipe, em preto e branco, dirigido por Raul Machado – e destacando também as participações dos convidados Rodrigo Oliveira (Korzus) na bateria e Rob Machado (Hollowmind) no baixo.
JANU, “DE TODAS AS COISAS”. “Eu poderia viver com você / cuidar d’uns bichos / decidir o que ver na TV / fazer o impossível / pra tu nunca mais parar de rir / mas tu não mereceu”, canta o alagoano Janu em seu novo single, De todas as coisas – uma canção de desamor e superação, bem dançante, que ganhou um lyric video gravado na Ilha do Ferro, lá mesmo em Alagoas. O novo som de Janu, aliás, é uma salsa, cujo nome é referenciado no álbum De todas las flores, da cantora e compositora mexicana Natalia Lafourcade.
E o ciclo da latinidad é fechadíssimo pelos versos em espanhol da parceira Laura Emília, que surge na faixa declamando sua poesia. Laura, vinda de Arapiraca (AL), é doutoranda em Literaturas Hispânicas pela Universidade da Califórnia, e tanto ela quanto Janu são “apaixonados pela cultura latina e com vontade de diminuir a distância entre Brasil e América Latina, onde o que mais afasta é a barreira da língua”, diz o cantor.
FELIPE NEIVA, “BABY”. Em 2026 sai o álbum de Felipe, NiKitsch / PopIshtar, que “explora o que há de kitsch em ser um indie-popstar from Niterói (RJ), agora, vivendo em Portugal”. A ideia de Felipe é ajudar a fazer renascer a soul music nacional – e o single Baby, com lembranças da santíssima trindade do estilo (Tim Maia, Hyldon, Cassiano) adianta a proposta, com melodia e arranjo românticos e voadores. Ao lado de Felipe, os irmãos Alberto Continentino (baixo, guitarra), Jorge Continentino (flauta transversal) e Kiko Continentino (teclados e co-produção ao lado de Felipe). Um lançamento Cavaca Records, em parceria com o selo europeu Concha.
WILLS TEVS, “MENSAGEIRO”. Com um álbum já na agulha para o começo de 2026, Infinitas___lacunas, o paulistano Wills Tevs é um cara do indie rock, mas vem se aproximando do country – aquele mesmo, feito nos Estados Unidos – em novas gravações. Mensageiro, sua nova música, é bem nesse estilo, contando com guitarras slide, violões e a estileira geral do country na produção. O single sai pelo selo Orangeiras.
Cultura Pop5 anos agoLendas urbanas históricas 8: Setealém
Cultura Pop5 anos agoLendas urbanas históricas 2: Teletubbies
Notícias8 anos agoSaiba como foi a Feira da Foda, em Portugal
Cinema8 anos agoWill Reeve: o filho de Christopher Reeve é o super-herói de muita gente
Videos8 anos agoUm médico tá ensinando como rejuvenescer dez anos
Cultura Pop7 anos agoAquela vez em que Wagner Montes sofreu um acidente de triciclo e ganhou homenagem
Cultura Pop9 anos agoBarra pesada: treze fatos sobre Sid Vicious
Cultura Pop8 anos agoFórum da Ele Ela: afinal aquilo era verdade ou mentira?







































