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Crítica

Ouvimos: Sports Team – “Boys these days”

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Ouvimos: Sports Team - "Boys these days"

RESENHA: O Sports Team faz pop elegante e irônico em Boys these days, disco que mistura referências dos anos 1980 com letras afiadas sobre nostalgia e masculinidade frágil.

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O som desse sexteto britânico é uma surpresa bacana – quase como foi descobrir o som do The Chills (lembra?) nos anos 2000. No terceiro álbum, Boys these days, o Sports Team faz pop elegante com referências oitentistas e letras que sacaneiam as expectativas dos dias de hoje, seja as dos mais velhos, seja as dos jovens que querem viver como se vivia no auge do capitalismo dos anos 1990 e 2000.

Tipo em I’m in love (Subaru), a faixa de abertura. É um pop com algo de Spandau Ballet e Smiths, cuja letra traz referências a Donald Trump e Bill Clinton, e a zoeira da masculinidade frágil do cidadão norte-americano (e do brasileiro, por extensão, por que não?) que ama carros – e que surgiu da visita do grupo a alguns fóruns do Reddit.

A faixa-título, por sua vez, é easy listening com cara roqueira, algo entre Elton John e Electric Light Orchestra – e a letra fala sobre conflitos de geração, preconceitos dos mais velhos em relação aos mais novos e o enjoo com o tradicional “quando eu tinha a sua idade…”. O som do disco acompanha essa onda meio vintage e bastante sacana – várias faixas parecem saídas do estúdio da PolyGram na Barra da Tijuca em 1982.

Resumindo a musicalidade da banda: Boys these days migra para folk, dub e algo de Madchester em Moving together, une sons que lembram Rolling Stones e Bachman-Turner Overdrive (!) em Condensation, solta uma espécie de country rock psicodélico em Head to space, e tangencia o glam rock (com direito a uma percussão que lembra T Rex) em Sensible e Planned obsolescence. Já Bang bang bang é indie rock com cara punk e country. E onda sonoras de bandas como Roxy Music tomam conta de Maybe when we’re 30.

Já nas demais letras de Boys these days, o Sports Team continua afiando o olhar para mostrar como muitos valores do passado perderam o sentido. Planned obsolescence é quase auto-explicativa, com versos como “eu sou o crédito na sua conta antiga / eu sou a piada que nunca teve graça / mas como ela nos fez rir”.

Finalizando o álbum, Maybe when we’re 30 desmonta o ideal de maturidade vendido por gerações anteriores, com sarcasmo afiado: “talvez pudéssemos comprar uma casa e ter um filho / passar nossos dias no Facebook, dias tão felizes no Facebook / e compartilhar histórias do Daily Mail sobre os filhos de David Beckham”. Zoeira inteligente com trilha boa.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Bright Antenna
Lançamento: 23 de maio de 2025

Crítica

Ouvimos: Cicero – “Uma onda em pedaços”

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Cícero retorna com Uma onda em pedaços, indie pop brasileiro que mistura acolhimento, introspecção e arranjos inventivos.

RESENHA: Cícero retorna com Uma onda em pedaços, indie pop brasileiro que mistura acolhimento, introspecção e arranjos inventivos.

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O novo disco de Cicero tem várias origens: a pandemia, a desfragmentação que abateu todo mundo com ela, a passagem do tempo (desde 2020 ele não lançava um novo álbum de inéditas – por sinal, Cosmo, lançado naquele ano, foi seguido pelo isolamento pandêmico). Uma onda em pedaços, de certa forma, é um retrato do tempo desfragmentado, em que muita coisa acontece e cabe a todo mundo fazer a coleta dos sentimentos, do que ficou, do que trouxe vitórias, do que trouxe dificuldades.

Boa parte do material do disco remete a esse tipo de experiência, abrindo com Cícero se apresentando aos antigos fãs e a quem ainda não o conhece (Pássaro nave), dando espaço à busca por acolhimento (Mente voa) e falando sobre a difícil tarefa de dominar os pensamentos ruins (Tranquilo). Muitas letras de Uma onda em pedaços soam como frases que dizemos para nós mesmos quando precisamos ficar mais calmos, criando imagens que trazem paz.

  • Ouvimos: Dora Morelenbaum – Pique
  • Ouvimos: Pablo Lanzoni – Aviso de não lugar

Musicalmente, Cicero, auxiliado pelos arranjos de cordas, parece buscar fazer um indie pop brasileiro com pegada. Em faixas como Pássaro nave, as cordas têm funcionamento rítmico – algo que remete a Lincoln Olivetti, por exemplo, mas sem o clima disco dos arranjos desse último. Mente voa literamente voa, com clima lo-fi, som de música gravada no quarto, e um rap na letra. Sem dormir, gravada ao lado de Duda Beat (e feita para ela cantar) une nordeste e synthpop. Ela disse chega a lembrar Abilio Manoel, pela união de folk e brasilidade, e pelo clima visionário da letra – tudo acrescido de sopros, e de micropontos de jazz.

Cícero adota também um clima de pop adulto, ainda que mais experimental e minimalista, em Dia vai – que chega a lembrar Paralamas do Sucesso – e no clima bossa-pop de Ausência e Lucille. Já Meu amigo Harvey, inspirada no filme de mesmo nome (Henry Koster, 1950) e em histórias sobre desconexão total provocada pelo excesso de tecnologias, tem algo de rock psicodélico atual, com melodia circular e batida dançante. Uma onda em pedaços é marcado pelo tom introvertido de Cícero, mas busca novas criações de design musical.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: Independente
Lançamento: 6 de agosto de 2025

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Ouvimos: The Dirty Nil – “The lash”

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Punk + metal afiado, o novo The Dirty Nil equilibra energia e surpresas melódicas, com letras diretas e sem meias-palavras.

RESENHA: Punk + metal afiado, o novo The Dirty Nil equilibra energia e surpresas melódicas, com letras diretas e sem meias-palavras.

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A capa do disco novo do The Dirty Nil é daquelas que você gosta de cara: parece uma demo velha em K7, com tudo feito à mão. Nem sempre, vale dizer, o som dessa banda canadense é uma grande surpresa: a proporção é de três, quatro músicas ótimas e várias apenas razoáveis, nos discos anteriores deles. The lash, quinto disco, organiza e equilibra um pouco a balança.

Apostando num punk + metal que nem sempre prima pela originalidade, eles enchem de garra canções como Gallop of the hounds, a sombria Fail in time e a galopada Do you want me?, além de They wont beat us, punk melódico com narrativa heróica. O que vale a pena no Dirty Nil são as surpresas que volta e meia aparecem, como a melódica That don’t mean it won’t sting e a nostálgica e 60’s Spider dream.

Também merece destaque o fato do grupo não ficar em cima do muro, nem em atitude, nem em letras. I was a henchman aponta para falsos deuses. A ótima Rock and roll band avisa sobre as trapaças do mercado da música e sobre a pobreza generalizada do circuito roqueiro: “quer estar numa banda de rock / com sua foto no Instagram? (…) / tem alguém ficando rico / e não é você”. This is me warning ya, só com voz, guitarra e cordas, fala sobre depressão. Um punk rock fiel a si próprio e que sente a passagem do tempo.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8
Gravadora: Dine Alone Records
Lançamento: 25 de julho de 2025

  • Ouvimos: Amyl and The Sniffers – Cartoon darkness
  • Ouvimos: Wet Leg – Moisturizer

 

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Ouvimos: Cesar Roversi – “Re verso”

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Cesar Roversi mistura jazz e MPB em Re verso, com samba, valsa, soul e frevo-jazz em arranjos orgânicos.

RESENHA: Cesar Roversi mistura jazz e MPB em Re verso, com samba, valsa, soul e frevo-jazz em arranjos orgânicos.

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Acompanhado por músicos como André Marques no piano, Rodrigo Digão Braz (bateria); Alberto Luccas (baixo), Carolina Cohen (congas), o saxofonista Cesar Roversi exibe sua visão da mistura entre jazz e MPB no disco Re verso, formado por temas extensos – alguns deles já gravados por ele em outros lançamentos.

Cesar trabalhou em projetos como Hermeto Pascoal Big Band, Banda Mantiqueira e Nelson Ayres Big Band, e seu currículo inclui trabalhos com Leny Andrade, Toninho Horta, Leila Pinheiro, Francis Hime, e outros. O repertório viaja entre samba, jazz e valsa em Quarteto ternário, e os voos instrumentais põem as melodias para correr em faixas como Lá na gafieira e o samba-forró-jazz Jabutunga. Portal do Sabiá tem ares de soul e samba, e No fio da navalha guia a sonoridade para o frevo-jazz. Um disco sem truques de produção, em que a música orgânica é que manda.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 18 de julho de 2025.

  • Ouvimos: Antonio Neves – De Las Nieves
  • Ouvimos: Sergio Reze Falando Música Quarteto – Um olhar interior

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