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Cultura Pop

Robbie Shakespeare: descubra agora!

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Robbie Shakespeare: descubra agora!

Aqui no POP FANTASMA, a gente não gosta de fazer obituário e prefere celebrar as grandes histórias e grandes trajetórias. Como a do baixista Robbie Shakespeare, morto na quarta (8), e que fazia uma dupla fantástica de cozinha de reggae com o baterista Sly Dunbar. Robbie é mais conhecido por sua dedicação às quatro cordas graves e pelas levadas fenomenais que fazia com seu amigo. Mas houve um momento em que ele era apenas um jovem jamaicano tentando tocar guitarra em casa, quando recebeu a visita de um sujeito chamado Aston “Family Man” Barrett, que se tornaria conhecido mundialmente pelo trabalho com Bob Marley & The Wailers.

“Ele costumava vir ao meu quintal porque meu portão era um portão onde se vendia ervas”, disse Robbie nesse papo aqui. Mais tarde, viu o amigo ensaiando com uma banda chamada Hippie Boys e ficou assustado com a maneira como ele tocava baixo. Pediu a Aston que o ensinasse a tocar, e deu no que deu. Robbie passou a frequentar os estúdios em que o amigo mais experiente tocava e ficava quase decorando a maneira como ele usava o baixo. Quando passou a dividir palcos e estúdios com o parceiro Sly (a quem foi apresentado por Bernard Touter Harvey, tecladista do Inner Circle), os dois tornaram-se uma força motriz do reggae, do dub e das experimentações com música eletrônica.

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Por serem uma dupla de baixo e bateria de reggae, os dois se tornaram o núcleo de vários trabalhos feitos em estúdio. E foram praticamente os maestros das bandas de álbuns como Equal rights (1977), de Peter Tosh, e Warm leatherette (1980), de Grace Jones, além de vários outros.

Seguem ai dez canções em que o baixo de Robbie é uma das coisas que você mais ouve.

“GET UP, STAND UP” – PETER TOSH (1980). Parceria de Peter com Bob Marley. O cantor de No woman, no cry gravou primeiro, em 1973. Mas Peter, com alguns anos de atraso, fez uma versão mais voltada para o reggae do que para o rock, e com peso garantido pela dupla Sly & Robbie.

“TWO SEVENS CLASH” – CULTURE (1977). Clássico do reggae composto a partir de uma previsão do líder Marcus Garvey, que acreditava que o caos aconteceria no dia 7 julho de 1977 (daí “confronto de dois setes”). O vocalista do grupo, Joseph Hill, via 1977 como “um ano de julgamento”. Sly toca bateria, mas Robbie toca guitarra num trio de guitarristas que incluía Eric “Bingy Bunny” Lamont e Lennox Gordon.

“SHINE EYE GAL” – BLACH UHURU (1979). Entre 1979 e 1976, Sly & Robbie se juntaram à banda, um dos maiores grupos de reggae do mundo. Esse clássico saiu bem no começo dessa fase, e traz Robbie adicionando ritmo e melodia à faixa com apenas três notas. Keith Richards (aquele) contribui na guitarra.

“PULL UP TO THE BUMPER” – GRACE JONES (1981). Localizado nas Bahamas, o Compass Point Studios ganhou uma banda própria (o Compass Point All Stars), cujas estrelas maiores eram Sly & Robbie, que tocavam com uma galera enorme que gravava discos pela Island Records. Uma das artistas que usaram os serviços da turma foi Grace Jones, no disco Nightclubbing, que tinha esse controverso hit, cuja letra foi logo interpretada como uma coletânea de sacanagens (Grace nega).

“SPASTICUS AUTISTICUS” – IAN DURY (1980). Lord Upminster, segundo disco do cantor e compositor inglês, foi mal recebido pela crítica, vendeu pouco e desagradou até mesmo o artista. Mas surgiu de uma ideia bem interessante: Chris Blackwell, dono do selo Island, sugeriu que Ian fosse gravar no Compass Point e lá se foi ele para algumas sessões com Sly & Robbie, além de uma banda que ainda incluía Tina Weymouth, baixista dos Talking Heads, improvisada nos backing vocals. Vale pela ousadia.

“BALTIMORE” – THE TAMLINS (1979). Formado nos anos 1960, esse grupo vocal jamaicano passou anos na ralação, e conquistou um grande hit no fim dos anos 1970, com essa cover de Randy Newman – uma música que, por sinal, já havia sido gravada por Nina Simone pouco antes. Com Sly & Robbie na bateria e no baixo, respectivamente.

“JOKERMAN” – BOB DYLAN (1981). Infidels não foi um disco fácil – Dylan estava voltando à fase secular, recrutou Mark Knopfler para produzir, mas o guitarrista dos Dire Straits achou bem difícil cuidar do disco do autor de All along the watchtower, dizendo que precisava exercitar sua flexibilidade para entender o fluxo de ideias de Bob. O próprio Dylan sugeriu Sly & Robbie como músicos de estúdio.

“NIGHT NURSE” – SLY & ROBBIE E SIMPLY RED (1997). Clássico gravado anos antes por Gregory Isaacs, essa música virou hit dividido pela dupla e pelo grupo, no fim dos anos 1990. Cada um lançou a canção em um disco próprio (Friends, de Sly & Robbie, e Blue, do Simply Red) featuring o outro. A música ganhou um ar moderno, mas ficou com pouco peso – embora seja uma versão de sucesso, e memorável.

“SHE’S THE BOSS” -MICK JAGGER (1985). Sly e Robbie aparecem num punhado de faixas da hiperproduzida estreia solo de Jagger, She’s the boss. Tocam inclusive no hit Just another night. Mas a faixa em que a dupla aparece mais reconhecível é esse (bom) reggae-samba aí, que é a faixa-título e encerra o disco. O clipe da faixa está no filme Running out of luck, dirigido por Julien Temple, e filmado no Brasil com participações de Grande Otelo, Carlos Kroeber e Norma Benguell.

“NEGUSA NAGAST” – SERGE GAINSBOURG (1981). Mais uma das experiências do cantor e compositor francês com reggae, dessa vez gravando no Compass Point com Sly & Robbie e as I-Threes nos vocais. O disco Mauvaises nouvelles des étoiles ainda tem canções muito loucas como Mickey Maousse e Shush shush Charlotte.

Foto lá de cima: Creative Commons.

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Urgente!: O silêncio que Bruce Springsteen não quebrou

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Urgente!: O silêncio que Bruce Springsteen não quebrou

Tá aí o que muita gente queria: Bruce Springsteen vai lançar uma caixa com sete álbuns “perdidos”, nunca lançados oficialmente. O box vai se chamar Tracks II: The lost albums (é a continuidade de Tracks, caixa de 4 CDs lançada em 1998) e nasceu de uma limpeza que Bruce fez nos seus arquivos durante a pandemia. Pelo que se sabe até agora, o material inclui sobras das sessões de Born in the USA (1984) e gravações da fase eletrônica dele, no comecinho dos anos 1990 – inclusive um disco inteiro desse período, que nunca viu a luz do dia.

Essa notícia caiu nos sites na semana passada e trouxe de volta um detalhe que os fãs de Bruce já conhecem bem: ele tem muito material inédito guardado – e material bom. Em uma entrevista à Variety em 2017, ele mesmo comentou que sabia ter feito mais discos do que os que lançou, mas que havia motivos sérios para manter alguns deles nas gavetas.

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“Por que não lançamos esses discos? Não achei que fossem essenciais. Posso ter achado que eram bons, posso ter me divertido fazendo, e lançamos muitas dessas músicas em coleções de arquivo ao longo dos anos. Mas, durante toda a minha vida profissional, senti que liberava o que era essencial naquele momento. E, em troca, recebi uma definição muito precisa de quem eu era, o que eu queria fazer, sobre o que estava cantando”, disse na época (o link do papo tá aqui – é uma entrevista longa e bem legal).

Com o tempo, vários desses registros acabaram saindo em boxes e coletâneas. Um deles foi The ties that bind, um disco de pegada punk-power pop que seria lançado no Natal de 1979 – e que acabou virando uma espécie de esboço inicial do disco duplo The river, de 1980. Pelo menos saiu uma caixa em 2015 chamada The ties that bind: The River collection, com todo o material dessa época, inclusive o tal disco descartado (além de um material que formava quase um suposto disco de punk + power pop que teria sido abandonado).

Um texto publicado na newsletter do músico Giancarlo Rufatto recorda que Bruce infelizmente deixou de fora do novo box alguns álbuns que realmente mereciam ver a luz do dia. Um deles é um álbum solo (sem a E Street Band, enfim), com uma sonoridade country ’n soul, que foi gravado em 1981. Esse disco teria sido abandonado durante um período de depressão, que resultou em isolamento e na elaboração do disco cru Nebraska (1982), feito em casa com um gravador de quatro canais, só voz e violão.

Bruce até parece fazer referência a esse álbum perdido na entrevista da Variety. “Esse disco é influenciado pela música pop da Califórnia dos anos 70”, contou. “Glen Campbell, Jimmy Webb, Burt Bacharach, esse tipo de som. Não sei se as pessoas vão ouvir essas influências, mas era isso que eu tinha em mente. Isso me deu uma base pra criar, uma inspiração pra escrever. E também é um disco de cantor e compositor. Ele se conecta aos meus discos solo em termos de composição, mais Tunnel of love e Devils and dust, mas não é como eles. São apenas personagens diferentes vivendo suas vidas.”

Outro material bastante esperado pelos fãs – e que também não está na caixa – é o Electric Nebraska, a tentativa de Bruce de gravar com a E Street Band as músicas que acabaram no Nebraska. Nem ele, nem o empresário Jon Landau, nem os co-produtores Steven Van Zandt e Chuck Plotkin gostaram do resultado, e as gravações foram trancadas a sete chaves. Nem em bootlegs esse material apareceu até hoje. Pra você ter ideia, Glory days, que só sairia no Born in the USA (1984), chegou a ser ensaiada e gravada junto.

Quase todo mundo próximo a Bruce acredita que ele nunca vai lançar oficialmente essas gravações elétricas do Nebraska. Max Weinberg, baterista da E Street Band desde 1974 (com algumas pausas), confirmou a existência desse material em 2010, numa entrevista à Rolling Stone, e disse que adoraria ver tudo lançado.

“A E Street Band realmente gravou todo o Nebraska, e foi matador. Era tudo muito pesado. Por melhor que fosse, não era o que Bruce queria lançar. Existe um álbum completo do Nebraska, todas essas músicas estão prontas em algum lugar”, revelou. Bruce pode até guardar discos inteiros na gaveta, mas esse é um daqueles casos em que o silêncio guarda várias histórias – que podem render surpresas bem legais.

E ese aí é o lyric video de Rain in the river, uma das faixas programadas para Tracks II (a faixa sai num disco montado durante a elaboração do box, Perfect world).

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Cultura Pop

Urgente!: Supergrass, Spielberg e um atalho recusado

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Coisas que você descobre por acaso: numa conversa de WhatsApp com o amigo DJ Renato Lima, fiquei sabendo que, nos anos 1990, Steven Spielberg teve uma ideia bem louca. Ele queria reviver o espírito dos Monkees – não com uma nova versão da banda, como uma turma havia tentado sem sucesso nos anos 1980, mas com uma nova série de TV inspirada neles. E os escolhidos para isso? O Supergrass.

O trio britânico, que fez sucesso a reboque do britpop, estava em alta em 1995, quando lançou seu primeiro álbum, I should coco. Hits como Alright grudavam na mente, os vídeos eram cheios de energia, e Gaz Coombes, o vocalista, tinha cara de quem poderia muito bem ser um monkee da sua geração. Spielberg ouviu a banda por intermédio dos filhos, gostou e fez o convite.

Os ingleses foram até a Universal Studios para uma reunião com o diretor – com direito a recepção no rancho dele e papo sobre fase bem antigas da série televisiva Além da imaginação. O papo sobre a série, diz Coombes, foi proposital, porque a banda sacou logo onde aquilo poderia dar. “Talvez eu estivesse tentando antecipar a abordagem cafona que seria sugerida, tipo a banda morando junta como os Monkees”, contou Coombes à Louder, que publicou um texto sobre o assunto.

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A proposta era tentadora. Mas eles disseram não. “Foi lisonjeiro e muito legal, mas ficou óbvio para nós que não queríamos pegar esse atalho”, explicou o vocalista, afirmando ter pensado que aquilo poderia significar o fim do grupo. “Você pode acabar morrendo em um quarto de hotel ou algo assim, ou então a produção quer apenas um de nós para a próxima temporada. Foi muito engraçado, respeitosamente muito engraçado”.

O tempo passou. E agora, em 2025, I should coco completa 30 anos (mas já?). O Supergrass, que se separou no fim dos anos 2000, voltou para tocar o disco na íntegra e alguns hits em festivais como Glastonbury e Ilha de Wight.

Aqui, o trio no Glastonbury de 2022.

Foro: Keira Vallejo/Wikipedia

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Crítica

Ouvimos: Lady Gaga, “Mayhem”

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Ouvimos: Lady Gaga, “Mayhem”

Tudo que é mais difícil de explicar, é mais complicado de entender – mesmo que as intenções sejam as melhores possíveis e haja um verniz cultural-intelectual robusto por trás. Isso vale até para desfiles de escolas de samba, quando a agremiação mais armada de referências bacanas e pesquisas exaustivas não vence, e ninguém entende o que aconteceu.

Carnaval, injustiças e polêmicas à parte, o novo Mayhem foi prometido desde o início como um retorno à fase “grêmio recreativo” de Lady Gaga. E sim, ele entrega o que promete: Gaga revisita sua era inicial, piscando para os fãs das antigas, trazendo clima de sortilégio no refrão do single Abracadabra (que remete ao começo do icônico hit Bad romance), e mergulhando de cabeça em synthpop, house music, boogie, ítalo-disco, pós-disco, rock, punk (por que não?) e outros estilos. Todas essas coisas juntas formam a Lady Gaga de 2025.

Algo vinha se perdendo ou sendo deixado de lado na carreira de Lady Gaga há algum tempo, e algo que sempre foi essencial nela: a capacidade de usar sua música e sua persona para comentar o próprio pop. David Bowie fazia isso o tempo todo – e ele, que praticamente paira como um santo padroeiro sobre Mayhem, é uma influência evidente em Vanish into you, uma das faixas que melhor representam o disco. Aqui, Gaga entrega dance music com alma roqueira, um baixo irresistível e um batidão que evoca tanto a fase noventista de Bowie quanto o synthpop dos anos 1980.

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Mais coisas foram sendo deixadas de lado na carreira dela que… Bom, sao coisas quase tão difíceis de explicar quanto as razões que levaram Gaga a criar um álbum considerado “difícil” como Artpop (2013), enquanto simultaneamente mergulhava no jazz com Tony Bennett e preparava-se para abraçar o soft rock no formidável Joanne (2016), um disco autorreferente que talvez tenha deixado os fãs da primeira fase perdidos. Em outro tempo, Madonna parecia autorizada a mudar como quisesse, mas quando Gaga fazia o mesmo, deixava no ar notas de desencontro e confusionismo. O pop mudou, as décadas passaram, o público mudou – e todas as certezas evaporaram.

É nesse cenário que Mayhem equilibra as coisas, entregando um pop dançante, consciente e orgulhoso de sua essência, mas ao mesmo tempo sombrio e marginal. Há momentos de caos organizado, como em Disease e Perfect celebrity – esta última começa soando como Nine Inch Nails, mas, se você mexer daqui e dali, pode até enxergar um nu-metal na estrutura. Killah traz uma eletrônica suja, um refrão meio soul, meio rock que caberia num disco do Aerosmith, enquanto Zombieboy aposta no pós-disco punk, evocando terror e êxtase na pista (por acaso, Gaga chegou a dizer que o disco tem influências de Radiohead, e confirmou o NiN como referência).

Na reta final, o álbum se aventura por outros terrenos: How bad do U want me e Don’t call tonight flertam com o pop dinamarquês dos anos 90 (e são, por sinal, as únicas faixas pouco inspiradas do disco); The beast tem cara de trilha sonora de comercial de cerveja; e Lovedrug mergulha na indefectível tendência soft rock que surge hoje em dia em dez entre dez discos pop. Essa faixa soa como um híbrido entre Fleetwood Mac e Roxette – como se Gaga  estivesse pensando também na programação das rádios adultas de 2035.

O desfecho de Mayhem chega como um presente para o ouvinte: Blade of grass é uma balada melancólica de violão e piano, que ecoa tanto a tristeza folk dos anos 70 quanto a melancolia do ABBA, crescendo em inquietação à medida que avança. E então, como quem perde um pouco o tom, o álbum termina com… Die with a smile, a já conhecida balada country-soul gravada em parceria com Bruno Mars, lançada há tempos como single. Dentro do contexto do disco, ela soa mais como um apêndice do que como um encerramento – uma nota de rodapé onde se esperava um ponto final. Nada que chegue a atrapalhar a certeza de que Lady Gaga conseguiu, mais do que retornar ao passado, unir quase todos os seus fãs em Mayhem.

Nota: 8,5
Gravadora: Interscope
Lançamento: 7 de março de 2025.

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