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Radar: Rico Dalasam, Leu Kalunga, Luana Flores, Matheus Gomes Lima, Undo, Supervão, Pedro Silveira

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Radar: Rico Dalasam, Leu Kalunga, Luana Flores, Matheus Gomes Lima, Undo, Supervão, Pedro Silveira

O Radar nacional costuma apostar na mistura sonora, mas hoje…. Bom, hoje a seleção vem BEM misturada: hip hop, MPB de base afro-cigana, soul, pós-punk, experiências do dia a dia, saberes espirituais e encantarias, heranças que vêm de outras culturas, ciclos emocionais, problemas da modernidade, música e existência, tudo junto e misturado. E rumo ao último volume! (Foto Rico Dalasam – Divulgação).

Texto: Ricardo Schott

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RICO DALASAM, “DILEMA”. Rapper ligado a temas e vivências LGBTQIAP+, Rico volta com single novo, Dilema, que fala sobre as confusões que todo mundo pode fazer entre amor e ódio – aliás, entre amor e ódio a si próprio. Parece contraditório, mas não é: o que tem mais no mundo que a gente vive são contradições, com as quais lidamos no dia a dia, e que Rico põe em sua música. Em fase nova na carreira, Rico juntou-se ao produtor Pedrowl e ao DJ Lukinhas e, em Dilema, cai dentro do funk misturado com rap.

LEU KALUNGA, “AFRODISÍACA”. Multitarefa? Leu é mais. Intérprete, poeta, cantriz, compositora, percussionista e performer — tudo isso orbitando a cena efervescente de Pelotas (RS). Já apareceu por aqui antes com um single, agora volta com Afrodisíaca, faixa que mistura o swing do afropop com a ternura melódica do brega recifense.

A produção vem assinada pelo moçambicano Leo Pro Beatz, no que é o primeiro feat internacional de Leu. “A música mergulha em um jogo de sedução intensificado pelos sabores do mel e do açaí, elementos afrodisíacos”, define a cantora, que já tem três singles lançados antes de Afrodisíaca. Leu é uma das vozes do selo Dona Dete Records.

LUANA FLORES feat DUO LUUL, “SIGA CYGANA”. Não mexe com quem não anda só! A paraibana Luana adianta seu novo álbum com Siga cygana, uma música que fala de saberes ancestrais, encantamentos e todas as memórias que os povos ciganos guardam até hoje. O som tem samba de roda e experimentações de beats. O Duo Luul, também paraibano, participa da faixa, que ganhou um clipe dirigido pela própria Luana.

Aliás, clipe nada: Luana decidiu fazer um short movie para a faixa, com doze minutos e clima estradeiro, com toda a turma a bordo de uma kombi. “Esse vídeo é um conto sobre a terra, os alimentos e a memória ancestral ameaçada”, conta Luana. “Fala da perda de saberes, da manipulação da indústria alimentícia, da perseguição às sementes e da monocultura que empobrece a diversidade”.

MATHEUS GOMES LIMA, “ENCRUZILHADA, LICOR E DENTE-DE-LEÃO”. Músico de São Gonçalo (RJ), que passou pela banda Elefantes Voadores, Matheus entrega três grandes referências para seu novo single: Três lados, do Skank, Rockin’ chair do Oasis, e Just like heaven, do The Cure. Faz muito sentido – e se trata de uma canção romântica, de espírito leve, com a cara do som violeiro dos anos 1980 (Smiths também bate ponto na sonoridade de Matheus, audivelmente).

Encruzilhada, licor e dente-de-leão já ganhou clipe – por sinal um vídeo em que Matheus sai por aí com uma foto na mão, em busca de sua amada perdida. Tudo a ver com o clima amoroso da faixa – uma das canções mais bonitas que já passaram pelo Radar do Pop Fantasma em 2025. Carnaval, primeiro álbum de Matheus, sai em breve.

UNDO feat LEONI, “APRENDER A PERDER”. A banda de André Frateschi (voz), Rafael Mimi (guitarras), Johnny Monster (guitarras), Dudinha (baixo) e Rafael Garga (bateria) nasce com ares de supergrupo – afinal, todos são compositores, e todos são bastante experientes (André, você deve saber, é o vocalista dos shows de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá tocando repertório da Legião Urbana). O som é repleto de energia pós-punk – e a ideia das canções, a julgar pelos singles que já saíram nas plataformas, é falar 100% de realidade, dia a dia, temores e expectativas dos dias de hoje.

O novo single Aprender a perder, com letra de André Frateschi e Leoni (que solta a voz na faixa, como convidado), fala dessa ideologia de “coach” que vende vitórias como se fosse pão quente na padaria – sem garantia alguma, claro. O primeiro álbum do Undo está a caminho.

SUPERVÃO, “LOVE E VÍCIO EM SUNSHINE”. Um passeio por Porto Alegre, mais aproximadamente pelo Centro e pela Cidade Baixa, com imagens feitas em super-8 e clima vintage. A banda Supervão fez um clipe nessa vibe para uma das melhores músicas de seu disco Amores e vícios da geração nostalgia – que resenhamos aqui. E o passeio ainda se estendeu às casas dos integrantes, além de uma chegadinha em São Leopoldo (RS), cidade natal do grupo e do diretor do clipe, Mauricio Kessler.

Love e vício em sunshine equilbra-se, como quase todo o álbum do grupo, entre o power pop e o tecno, entre o indie rock anos 2000 e o lo-fi – e a letra é um banho de realidade, falando “desses ciclos emocionais que se repetem, dessas expectativas que, às vezes, frustram. Expõe o problema dos vícios, da solidão, dos finais de relacionamentos, das viradas de ano que prometem muito e não entregam nada”, diz o guitarrista e vocalista Mario Arruda, que fez a música.

PEDRO SILVEIRA, “EFEITO COLATERAL (AO VIVO)”. Cantor e compositor potiguar independente, Pedro lançou em janeiro o álbum Efeito colateral, e já soltou uma live session do álbum, gravada ao vivo no Dosol TV Sessions, do selo musical DoSol, de Natal (RN) – o álbum de Pedro já havia sido lançado numa parceria com a gravadora. A faixa-título do disco é uma canção de amor que lembra bastante os mestres do soul brasileiro. E Pedro explica que muito da letra vem de sua vivência profissional fora dos palcos e estúdios. Sim, porque além de músico, ele é médico.

“Enquanto médico, lido diariamente com queixas dos meus pacientes sobre efeitos colaterais causados por medicamentos. Enquanto indivíduo que se apaixona, lido constantemente com os efeitos colaterais de saudade, do desejo e do encanto causados pelas histórias de amor vivenciadas até aqui”, conta ele, cujo som é uma mistura de ritmos, indo do r&b ao maracatu e samba-reggae.

 

Crítica

Ouvimos: Pélico – “A universa me sorriu – Minhas canções com Ronaldo Bastos”

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Em A universa me sorriu, Pélico e Ronaldo Bastos unem lirismo e pop, misturando folk-MPB, bossa e ecos dos anos 1970 e 1980.

RESENHA: Em A universa me sorriu, Pélico e Ronaldo Bastos unem lirismo e pop, misturando folk-MPB, bossa e ecos dos anos 1970 e 1980.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 10
Gravadora: Solov / YB Music
Lançamento: 26 de setembro de 2025

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Aldir Blanc foi o letrista de canções de lirismo e enfrentamento, como O mestre-sala dos mares, e de sambas-crônica como Incompatibilidade de gênios – ambas com seu maior parceiro, João Bosco. Também mandou bala num lado pop hoje pouco lembrado, compondo canções com o Roupa Nova (Coração pirata e o tema da novela A viagem) e escrevendo um rap para a abertura da novela Quatro por quatro (Picadinho de macho, com Tavito, gravada por Sandra Sá).

Letristas, de modo geral, têm esse ecletismo e essa versatilidade – e com Ronaldo Bastos não é diferente. O niteroiense compôs bastante com Milton Nascimento, mas também usou bastante seu lirismo a favor da música pop, escrevendo canções com Lulu Santos (Um certo alguém), Celso Fonseca (Sorte, hit de Gal Costa e Caetano Veloso) e Ed Wilson (Chuva de prata, gravada por Gal). Muita gente não notou, mas Ronaldo foi também produtor de João Penca e Seus Miquinhos Amestrados – cuidou de discos como Okay my gay (1986) e escreveu com eles músicas como Romance em alto-mar.

  • Ouvimos: Jup do Bairro – Juízo final

Daí que A universa me sorriu, disco do paulistano Pélico, que traz dez canções feitas por ele com Ronaldo, acaba encapsulando todos esses lados do letrista de clássicos como Trem azul, lado a lado com a musicalidade delicada do cantor e compositor. Pélico investe num som que, em linhas gerais, é folk-MPB, com melodias sensíveis e direcionamento pop. É o que rola em músicas como a alegre faixa-título (que faz referência a Nada será como antes, de Ronaldo e Milton), a bossa-folk Infinito blue – além da vibe contemplativa e saudosa de faixas como Marinar e o folk agridoce e imagético de O amor ficou. A canção de amanhecer Luz da manhã, no final do álbum, guia o disco para a tradição do pop brasileiro adulto (Dalto, Marina Lima, Flavio Venturini).

Tem coisas em A universa me sorriu que, se tivessem sido feitas lá pelos anos 1970 e 1980, teriam endereço certíssimo – a alegre e amorosa Sua mãe tinha razão, por exemplo, já poderia ter sido gravada por Gal Costa. Faixas como Louva-a-deus e É melhor assim – esta, uma espécie de ska abolerado com Marisa Orth nos vocais ao lado de Pélico – têm muito de Paralamas do Sucesso e Rita Lee. E o relacionamento de Ronaldo com o rock brasileiro desencanado dos anos 1980 dá as caras em Sem parar, canção sessentista de tom beatle, com Silvia Machete dividindo os vocais. Não perca.

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Crítica

Ouvimos: Winter – “Adult Romantix”

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Em Adult romantix, Samira Winter mistura shoegaze, psicodelia e memórias entre LA e NY, criando um túnel de verões, amores e melancolia.

RESENHA: Em Adult romantix, Samira Winter mistura shoegaze, psicodelia e memórias entre LA e NY, criando um túnel de verões, amores e melancolia.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Winspear
Lançamento: 22 de agosto de 2025

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Nascida em Curitiba, Samira Winter mudou-se para Boston e, depois, para Los Angeles – e posteriormente para Nova York. Quando vivia em LA, começou a tramar o Winter, basicamente uma banda que transita entre o barulho do Idlewild e o clima celestial do Cocteau Twins. Mas Samira acrescenta ao som detalhes eletrônicos, referências que vão da psicodelia ao rock britânico oitentista, e um tom de conversa ao pé do ouvido, em que temas como amores que vem e vão, inseguranças e questões do passado vão surgindo nas letras.

No caso de Adult romantix, as mudanças de residência e o amadurecimento pessoal fizeram com que Samira criasse “um túnel de verões e memórias” em forma de disco, com influências assumidas de Sonic Youth e Elliott Smith, entre outros. Just like a flower investe num shoegaze brilhante e celestial, cuja letra pergunta: “o amor pode durar pra sempre”? Hide-a-lullaby, guitar rock com batida seca, une “defeitos” de gravação propositais a um clima de sonho e escapismo. Misery é um guitar rock delicado, que alude a esqueletos no armário (“conte-me todos os seus segredos e tudo que bota você para baixo”, diz a letra). A mórbida Sometimes I think about death, contraditoriamente, é um pós-punk dançante com vibe robótica.

  • Ouvimos: Laufey – A matter of time

Recordações boas e doloridas surgem em faixas intensas como o shoegaze Like lovers do, a distorcida In my basement room (que lembra os primeiros ensaios de Samira no seu porão em Los Angeles, aos 20 e poucos anos) e a introspectiva e acústica The beach. O fim do disco insere mais detalhes de psicodelia em arranjos e composições, como no som viajante e circular de Candy #9, na parede de ecos de Running (na qual a voz é tão sussurrada que mal dá para entender a letra) e na parede sonora de Hollow, que abraça o/a ouvinte.

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Crítica

Ouvimos: Rocket – “R is for rocket”

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Rocket, quarteto de Los Angeles estreia com R is for rocket, disco que mistura pós-grunge, dream pop e nostalgia noventista com boas guitarras e letras afiadas.

RESENHA: Rocket, quarteto de Los Angeles estreia com R is for rocket, disco que mistura pós-grunge, dream pop e nostalgia noventista com boas guitarras e letras afiadas.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Transgressive Records
Lançamento: 3 de outubro de 2025

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Não tem como não simpatizar com uma banda com um nome desses: Rocket, “foguete”, remete à figura do homem sozinho no espaço, algo que leva direto a David Bowie, ao glam rock, ao Rocket to Russia dos Ramones, até ao Rocket man do Elton John e ao Rocket dos Smashing Pumpkins.

O disco se chama R is for rocket, e aí já surge algo da soletração de The groover, do T. Rex – copiada pelos Pixies no hit Cactus. Você vai acabar sendo obrigado/obrigada a ouvir o disco, e foi meio assim que me senti ao deparar com o debute desse quarteto de Los Angeles. Parece que tem algo aí que conversa com vários anos de memória rocker, de climas sonhadores ligados ao estilo.

  • Ouvimos: Superstar Crush – Way too much
  • Ouvimos: Sprints – All that is over

Passada a fantasia inicial, tudo (mais ou menos) no lugar. R is for rocket é um bom disco de rock, uma boa estreia, e um álbum que mexe mais na atualização da nostalgia noventista do que em qualquer outra coisa. Mas parece que a vocalista e baixista Alithea Tuttle, os guitarristas Baron Rinzler e Desi Scaglione e o baterista Cooper Ladomade estão trabalhando com um plano musical na cabeça que envolve atacar por vários flancos diferentes.

Ou seja: se você quiser, pode colocar o Rocket na gavetinha do pós-grunge e do “rock alternativo” norte-americano. Mas o grupo é abrangente a ponto de abrir o disco com um pós-punk eletrônico lembrando The Cure, Wire e Sonic Youth (The choice) e de partir para a luta na grande área do dream pop (em Act like your title).

Lá pela terceira faixa, Crossing fingers, rolam ritmos quebrados numa onda pós-hardcore e lembranças do Foo Fighters e dos Smashing Pumpkins do começo. Um clima que surge também na melódica Another second chance (com um som lindo de guitarra do meio para o final) e na vibe anos 90 de One million, que ganha vocais com doçura shoegaze e onda sonora igualmente próxima dos Beach Boys.

Na segunda metade de R is for rocket, o Rocket traz emanações de Fugazi, Velocity Girl e emo midwest (Pretending e o guitar rock Crazy), ganha um clima sombrio (em Number one fan), volta a mexer no espólio do Sonic Youth (Wide awake) e impressiona pela jam guitarrística e meditativa da faixa-título, que dura quase sete minutos e encerra o álbum.

Já as letras, feitas por Alithea Tuttle, mexem num tema que não estará desatualizado nem daqui a cem anos: a verdade por trás dos relacionamentos, sejam de amor ou de amizade, ou até de parentesco. Nesse departamento, é peia atrás de peia: Act like your title fala de expectativas de família, One million fala de fantasias, Pretending traz manipulação em altíssimo grau (“queria que você provasse que estou errada de alguma forma / mudando a mente de todos / você é tão bom em fingir”).

De alguma forma, o Rocket tentou fazer um disco que, no entendimento deles, pode estar sendo discutido e ouvido daqui a vinte anos – e isso é ótimo.

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