Lançamentos
Radar: dez sons que chegaram até a gente pelo Groover (#7)

O Pop Fantasma já tem perfil na plataforma Groover, em que artistas independentes podem mandar suas músicas para vários curadores – nós, inclusive. O time de artistas que vem procurando a gente é bem variado, mas por acaso (ou talvez não tão por acaso assim) tem uma turma enorme ligada a estilos como pós-punk, darkwave, eletrônico, punk, experimental, no wave e sons afins.
Abaixo, você fica conhecendo mais dez nomes do Groover que já passaram na nossa peneira e foram divulgados pela gente no site. Ponha tudo na sua playlist e conheça (na foto, o Deep Cricket Night).
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DEEP CRICKET NIGHT, “SUDDEN SUMMER”. Esse grupo, que já deu as caras no Pop Fantasma, segue firme na missão de misturar a psicodelia do Pink Floyd versão Syd Barrett com o peso sombrio do pós-punk setentista/oitentista – lembando às vezes, a banda paulistana Violeta de Outono. No ano passado, eles soltaram o EP Minds get flayed, e essa faixa vem de lá. Baixo pulsante que flerta tanto com Let there be more light (música do Floyd de 1968) quanto com Peter Hook no Joy Division. Na produção, aquele clima Martin Hannett, de frio na espinha.
CRIS 88 KEYS, “HOT AIR BALLOON”. Autodefinida como “cantora independente e sonhadora”, a italiana Cris fez uma releitura acústica de uma simples e viajante canção pop que já havia lançado há um tempo. Tem um pezinho no britpop, naquele momento em que o pop mainstream flertava com guitarras e melodias melancólicas. A letra? “Uma mensagem positiva sobre apoiar quem a gente ama nos desafios da vida”, explica ela.
DESU TAEM, “HULK ON HEROINE”/”BATMAN ON ACID”. Pai e filho destruindo tudo naquilo que chamam de savage retro rock. A dupla americana, que já apareceu no Pop Fantasma, segue despejando discos nas plataformas sem dó nem piedade, sempre na vibe metal-punk-caótico. E pelo visto, eles têm uma quedinha por super-heróis em versões alucinadas: tanto o Hulk quanto o Batman ganham suas versões doidonas nesse som que mistura peso e um humor meio insano.
ZIRCON SKYEBAND fear MIA BORTOLUSSI, “CANDY”. Direto dos EUA, mas com integrantes de várias partes do mapa (Califórnia, Oklahoma, Wisconsin, Flórida e Nicarágua), o Zircon Skyeband faz um som que é um passeio divertido por rock, country, soul e blues. O lema da galera? “Se divertir, fazer música incrível, conectar com amigos pelo mundo e espalhar positividade”. Boa filosofia, vale acrescentar. No meio de inéditas e covers, lançaram Candy, single autoral que cairia como uma luva na voz de Amy Winehouse.
61 OHMS, “KILLERS”. O que rola quando uma banda de Orange County junta amizade antiga e um rock que flerta com o punk, o metal e uma vibe meio sombria? O 61 Ohms responde com Killers, uma pedrada com guitarras afiadas e um clima ameaçador. Tem cara de anos 90? Tem, e bastante. Se sua playlist ainda é cheia de clássicos dessa década, aperte o play.
MAXSWELL, “HEROIN CHIC”. Descobrir qualquer coisa sobre esse projeto de uma pessoa só é como procurar agulha no palheiro: nada de release, frases soltas nas plataformas digitais, uma foto de divulgação BEM caseira na qual aparece aquele que parece ser o único integrante (Maxwell Mahar, ao que consta). O curtinho single Heroin chic, por sua vez, impressiona: é gothic rock no qual bate um coração oitentista, com abertura lembrando as viradas de bateria do The Cure, e morte súbita no final. O som parece que veio de uma fita velha dos anos 1980 – de repente gravada de alguma transmissão radiofônica esquecida.
HEY GORGEOUS, “DROPPING DIRECT”. “Essa canção é uma reflexão sobre a indústria musical atual e o desejo dos artistas da contracultura indie de criar – dentro de uma estrutura comercial e política que não é realmente adequada para isso, ou é?”, pergunta-se o artista visual Peet Massé, o cara por trás desse grupo canadense (cantou, compôs e tocou tudo, exceto a bateria). O som pode bater fundo lá na emoção de quem curte Hüsker Du/Sugar/Bob Mould solo e Buzzcocks. Se é seu caso, mete bronca.
SIMON SHACKLETON, “DYING OF THE LIGHT”. Chegando no dia 7 de fevereiro, The shadowmaker, novo álbum de Simon Shackleton, vem carregado de atmosferas sombrias e um pezinho no gótico. Imagine um mix de Massive Attack, Portishead e Nine Inch Nails e você chega perto do som. Dying of the light já saiu com clipe, montado quase artesanalmente pelo próprio Simon. “Mais do que um videoclipe, é uma extensão da história que estou contando com esse projeto”, diz ele, que já esteve aqui no Pop Fantasma.
HAGA 187, “A SONG FOR EDEN”. O som dessa one man band francesa é bem estranho: Peter dos Santos, único integrante do grupo, compõe tudo a partir de linhas de baixo intermitentes, e vai inserindo ruídos, alguns barulhos de guitarra e vocais sempre em tons graves. O projeto grava bastante também, e recentemente soltou um novo álbum, Spiced rum and blunts, que por enquanto só está no Bandcamp. Esse tema instrumental pós-punk e sombrio faz parte do álbum.
DUNKIRK RIOTS, “SPIRIT OF NORFOLK”. Um projeto musical repleto de raízes celtas, mas tudo combinado com sons pesados e design musical (e atitude) punk. O grupo veio de Virginia, nos Estados Unidos, mas faz música como se viesse de algum canto da Irlanda – bom, até aí sem problema algum, visto que o Flogging Molly, influência assumidíssima deles, veio também dos Estados Unidos. Eles divulgaram pelo Groover a faixa Digging for gold, que ainda permanece inédita e sairá no primeiro single de 7 polegadas do grupo. Nas plataformas, já existe o single Spirit of Norfolk. Literalmente de bater o caneco (de cerveja).
Crítica
Ouvimos: Porridge Radio, “The machine starts to sing” (EP)

Sem muitas explicações, o Porridge Radio chegou ao fim logo após lançar seu melhor álbum – cujo título já sugeria uma despedida, Clouds in the sky they will always be there for me (2024, resenhamos aqui). A intensidade quase gutural dos vocais de Dana Margolin e a sensibilidade extrema do som da banda talvez tenham cobrado um preço maior do que se imaginava. Como último recado, o grupo lança o EP The machine starts to sing, com quatro faixas das sessões do disco final – ainda que a banda britânica rejeite a ideia de “sobras de estúdio”.
A faixa quase-título, Machine starts to sing, com mais de seis minutos, traz uma das especialidades do Porridge Radio: começa soturna e contida, mas cresce em peso, ambiência e intensidade, à medida que a letra soma lembranças dolorosas, sombrias e infantis. Ok, na sequência, é um folk onde o vocal de Dana é um lamento, um gemido, quase choro, com um peso esmagador na garganta. Já Don’t want to dance é um folk triste com aura de rock dos anos 60, tocado no violão e crescendo até um final de intensidade maníaca.
O encerramento vem com os silêncios e esporros de I’ve got a feeling (Stay lucky), onde a letra busca sentido no caos e em mensagens dispersas – outra especialidade da banda. “E eu tenho um sentimento, um sentimento dentro de mim / desenterrando ervas daninhas até que algo comece a acontecer”. De fato, um adeus que não pede explicação, só sentimento.
UPDATE: Dana Margolin decidiu falar um pouco sobre o fim da banda num papo com o podcast da revista Loud & Quiet.
Nota: 8,5
Gravadora: Secretly Canadian
Lançamento: 21 de fevereiro de 2025.
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Crítica
Ouvimos: The Murder Capital, “Blindness”

O terceiro disco da banda irlandesa The Murder Capital, Blindness, é uma verdadeira tensão entre climas, timbres e gêneros – e é mais um disco que expõe aquela nossa velha tese, de que bandas como Wire e Public Image Ltd estão entre as mais influentes do universo.
O vocal blasé e a sensação de “tudo desabando” provocada por vários arranjos do álbum remetem diretamente a esses dois grupos, especialmente em faixas como Moonshot, That feeling (que abre com um clima à la Brian Eno, ou David Bowie em Berlim) e Can’t pretend to know. Mas o Murder Capital reproduz essas influências com personalidade, incorporando ainda diversas outras referências.
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Em meio ao ruído e ao clima pós-punk, a banda soa como um Duran Duran do mal em Worlds lost meaning, que traz algo misturado ali que também lembra Private dancer, hit de Tina Turner. A distant life remete à fase 1969 do Velvet Underground, enquanto Love of country assume um inesperado tom de rock sulista norte-americano – só que carregado de sombras. A faixa, um cântico contra a guerra e a supremacia, traz tensão nas afinações e versos cortantes: “eu sou apenas uma criança alcançando devaneios de alguns potes desta terra / você poderia me culpar por confundir seu amor pelo país com ódio ao homem?”.
Blindness ainda transita pelo rock dos anos 1990 em faixas como The fall e Death of a giant, que em alguns momentos evocam um Soul Asylum maldito ou um Guided By Voices distorcido – e, no caso dessa última, mexe com climas ligados ao math rock e ao pós-hardcore. Já Swallow abre com um loop hipnótico antes de se transformar em uma faixa na tradição dos Smiths, mas com uma voz grave, descambando depois para um som que parece o lado sombrio do Arctic Monkeys e dos próprios Smiths.
O álbum se encerra com Trailing a wing, uma composição de clima cinematográfico, com guitarras que oscilam entre o casual e o pesado, fechando o disco em tom sombrio.
Nota: 9
Gravadora: Human Seasons Records
Lançamento: 21 de fevereiro de 2025
Crítica
Ouvimos: Dadá Joãozinho, “1997” (EP)

Tds bem global, disco de estreia de Dadá Joãozinho (2023), músico de Niterói (RJ) que se radicou em São Paulo, é inclassificável. Mas encontra abrigo justamente em seu experimentalismo, que une rap, jazz, música eletrônica, beatmaking, funk e MPB filtrada por evocações, intencionais ou não, a nomes como Di Melo.
A estreia unia também psicodelia, sambas em desconstrução e música “fluida”, que se desfaz e derrete como num quadro surrealista. Nas letras, o existencialismo pessoal de quem se muda para uma metrópole assustadora e precisa ganhar dinheiro para conseguir não ser engolido e cuspido rapidamente pela cidade grande, e as emoções de quem vive paixões arrebatadoras em meio ao caos.
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1997, EP novo de Dadá Joãozinho (o título é o ano de seu nascimento), oferece uma continuação mais orgânica e mais definível do que no álbum de estreia, trazendo várias sonoridades que, de uma forma ou de outra, giram em torno do samba. Olha pra mim, soft rock gravado com o grupo Raça, sugere uma busca do formato canção, mas com linguagem própria, com experimentalismo dosado. 100 anos, que elege o amor como “uma prática”, é um samba-rock “voador” que tem parentesco com o Azymuth. Subindo em árvore (De qualquer forma é grande) é outro samba-rock, mas que descamba para um clima folk e sonhador, cabendo efeitos de som.
As maiores curiosidades do EP ficam para o final: As coisas, parceria com a cantora carioca Jadidi, tem ar de ciranda, ou de marcha, com tom eletrônico e voz soft – a letra evoca uma tarde calma, e lembra um pouco a poesia de Antônio Cícero. Landa, divulgada como single antes do EP sair, é uma espécie de dream-MPB, com psicodelia e experimentação, mas que lá pelas tantas lembra nomes como Geraldo Vandré e Sérgio Ricardo. A letra, em clima de oração, espera por dias melhores e recorda entes queridos: “ô minha vó / queria abraçar minha prima/queria que não tivesse briga/briga de família”.
Nota: 9
Gravadora: Innovative Leisure
Lançamento: 18 de fevereiro de 2025.
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