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Radar: Dani Vallejo, Jambu, A Olívia, Dimas e mais novos sons nacionais

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Radar: Dani Vallejo, Jambu, A Olívia, Dimas e mais novos sons nacionais

Na nossa lista de músicas nacionais da semana, destaque para a brasilidade de Dani Vallejo e Jambu, e também para a musicalidade de todos os nomes escolihos – uma musicalidade que une sons pop daqui e de lá de fora, como a dance music sombria de Dimas, o power pop do A Olívia e o peso antipop do Pranada. Ouça tudo em altíssimo volume!

(Foto Dani Vallejo: Divulgação)

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DANI VALLEJO, “GANA OBSESSIVA”. Se você nunca passou por uma situação de amor que beira a obsessão, dê graças a deus – e a julgar pelo universo pop, o que mais existem são canções sobre gente que não consegue parar de pensar em alguém. O single novo da cantora de grupos como Blastfemme e Esquadrão Sonzera Total vai além disso, e fala de uma paixão em que uma das parte vai fundo demais e a outra resolve sair fora rapidinho – sem deixar de aproveitar bastante antes. O som é pop com beat criativo, conduzido por um riff de violão.

JAMBU, “DEIXA FLUIR”. Conhecidos como uma banda de rock brasileiríssima, os integrantes do Jambu se reconhecem cada vez mais como uma banda de MPB que usa a linguagem do rock. Pelo menos é o que surge nos singles mais recentes do grupo – como Deixa fluir, música de letra positiva, com batida de reggae e intervenções de cuíca. Ela anuncia Manauero, próximo álbum, que sai em abril. Um disco de afirmação, por sinal: o quarteto diz se sentir cada vez mais capaz de representar Manaus (AM), lugar de origem deles.

A OLÍVIA, “ENTRETENIMENTO”. “É uma música metalinguística, ou seja, uma música cujo assunto é o próprio ato de fazer uma música pop. É sobre questionar o entretenimento e os hábitos de consumo”, diz Louis Vidall, vocalista da banda A Olívia, sobre Entretenimento, indie-rock solar que a banda acaba de lançar como single. A ideia do grupo foi fazer algo como Anna Julia (Los Hermanos) ou Vou deixar (Skank), com clima bem sessentista e “feliz” (“mas não na pretensão de ser um mega-hit”, continua). O segundo álbum, Obrigado por perguntar, está a caminho.

BOOGARINS, “CHUVA DOS OLHOS” (AO VIVO). Novidade desta terça (18) para fãs dos Boogarins: saiu a session ao vivo do grupo para a plataforma de descobertas musicais Audiotree. O audiovisual foi gravado em Chicago no ano passado, pouco antes do disco Bacuri, um dos melhores álbuns nacionais de 2024, chegar às plataformas. Destaque para a ótima Chuva dos olhos, indie rock lisérgico com guitarras arrasadoras, que tem um certo quê de samba-rock (Bebeto, principalmente) nas linhas vocais. Mas veja e ouça tudo aí embaixo.

DIMAS, “DIVINO PROFANO”. Lançado pertinho do Carnaval, o single do cantor paulista traz uma sonoridade extremamente influenciada pela faceta mais dark do Depeche Mode (Dimas também conta que entre suas referências estão também Rita Lee, Liam Gallagher e Lana Del Rey). A letra, entre outros assuntos, fala sobre a dificuldade de se manter longe dos padrões na indústria musical (“eu não me vendo, eu não vou ser vendido/e talvez esse seja o preço a pagar”). Em breve sai o segundo álbum de Dimas, Inferno de verão.

PRANADA, “DANÇANDO NA TUMBA”. Lançado por enquanto apenas no Bandcamp, Espanta hype, EP do duo belorizontino Pranada, separa bem as coisas: é rock (e pesado), e não música pop, e que surge “quase como uma afronta ao que está no topo das listas de streamings”, como afirma Z, baterista e vocalista (completa o duo Porquinho, guitarra, voz e synths). A segunda faixa do disco, Dançando na tumba é noise pop dos melhores, pós-punk extremamente ruidoso e sombrio, com guitarras dobradas e pesadas.

TRANSMISSÃO BETA, “STOP (VOCÊ TEM QUE PARAR)”. Quinteto punk gaúcho, com músicas cheias de ruídos e provocações, o Transmissão Beta está preparando um lançamento bem ousado: o EP visual Anarkia no Mercosul, que sai nesta sexta (21). No disco novo, duas faixas inéditas, e a regravação do pré-punk Stop, a faixa mais popular da banda, cuja letra descreve uma visita ao médico que termina com várias ordens: “você tem que parar de fumar, beber, cheirar, transar sem camisinha, jogar no bicho…” e vai por aí.

ANNA GERBER, “LUGAR MAIS ESCURO”. Flutuando entre rock, jazz e blues, mas sempre com uma base pop, o novo single da gaúcha Anna Gerber enfrentou alguns contratempos no lançamento — levou um tempo para chegar ao Spotify, mas já está disponível. E valeu a espera: com uma melodia densa e uma letra carregada de sombras, Lugar mais escuro destaca a voz forte de Anna, que também brilha como vocalista do Azul Delírio, uma das gratas surpresas musicais de 2024.

TAGUA TAGUA feat WHITE DENIM, “LADO A LADO”. Em maio, chega Raio, terceiro álbum do Tagua Tagua. O primeiro single, Lado a lado, nasceu de uma parceria entre Felipe Puperi, mente por trás do projeto, e James Petralli, líder da banda norte-americana White Denim. A colaboração começou com um papo no Instagram e se materializou à distância, resultando em uma faixa que equilibra leveza e profundidade. Com um pop contemplativo e dinâmico, a faixa traz James não só nos vocais, mas também na guitarra, flauta e percussões. O clipe traduz essa atmosfera em imagens: a atriz Bianca Comparato surge em uma praia deserta e, depois, à deriva no mar, com direito a mergulhos (literais e metafóricos, vamos dizer).

BUFO BOREALIS, “PAPA LOU”. O Bufo Borealis é um projeto paralelo de Juninho Sangiorgio, baixista do Ratos de Porão. Mas não espere nada parecido com sua banda original, nem de longe, porque o lance aqui é misturar jazz e viagens musicais – tudo inspirado pelo lado mais desafiador do gênero. O EP Natureza já saiu e vai ganhar resenha em breve aqui no Pop Fantasma – mas por enquanto fique com os metais sonhadores, a vibe lisérgica e o clima de amanhecer total de Papa Lou.

Crítica

Ouvimos: Justin Bieber – “Swag II”

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Swag II, continuação de Swag - disco anterior - mostra Justin Bieber dividido entre fé, família e excesso criativo: poucos bons momentos de r&b e soul, mas também muita sobra esquecível.

RESENHA: Swag II, continuação de Swag – disco anterior – mostra Justin Bieber dividido entre fé, família e excesso criativo: poucos bons momentos de r&b e soul, mas também muita sobra esquecível.

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Tenho a ligeira impressão que, em algumas semanas, vai virar moda nas festas, bares e debates online defender Swag II, a continuação do Swag de Justin Bieber, que a gente resenhou aqui. Vale dizer que pela quantidade de músicas, e pela rapidez com que o material chegou às plataformas, não dá para não imaginar que pode haver algo de errado com esse excesso de produção. Justin Bieber não é um artista que sofre de incontinência criativa, nem sequer é um artista desligado da fruição que os fãs precisam ter de seu trabalho.

Dá para imaginar muita coisa sobre os bastidores de Swag II: 1) Justin está precisando focar em alguma coisa para distrair a mente; 2) Justin está levando bastante a sério a ideia de que em tempos de plataformas e algoritmos, é preciso sempre pensar em algo diferente para não sumir do Google e da IA; 3) Justin quis entregar um repertório no estilo “entendeu ou quer que eu desenhe?” em relação à sua fé em Cristo e seu amor pela esposa e pela família. O que dá para ter certeza: quem achava que o ótimo Swag seria um disco horrível pode ver agora boa parte de suas previsões se confirmarem.

Por acaso, Swag II começa com um r&b chamado Speed demon que parece um recado para as Candinhas de plantão, e para quem falava mal dele e acabou adorando o primeiro Swag: “eles tentam dizer que estou louco / mas agora eles estão cantando cada linha (das minhas músicas)”. É pop adulto, mas adulto para quem anda lá pelos 30 anos – e portanto, tinha uns 15 na época dos primeiros hits do cantor.

Nas letras do disco, Justin faz questão de mostrar que é um cara mudado, e que não vai fazer sua mulher sofrer (Better man), faz canções de redenção e autoestima (I think you’re special), louva seu filho (Mother in you) e homenageia toda sua família, dos pais aos cachorros, em Everything Hallelujah – teminha de violão que chega a lembrar Pais e filhos, da Legião Urbana, e ganha uma cara de soul gospel na sequência.

Por sinal, boa parte de Swag II aponta para uma espécie de gospel que não ousa dizer seu nome – até que Justin decide encerrar o disco com Story of god, uma narração de oito minutos sobre a história bíblica de Adão e Eva no Jardim do Éden. Fui dar uma olhada no que andam falando dessa faixa e Rob Shefield, da Rolling Stone, fez a melhor comparação: “Se você ouvir esta música neste fim de semana, significa que ficou tempo demais na festa e o anfitrião está apelando para táticas nucleares para expulsar os convidados da casa”. Na real, é só Justin esfregando na cara do/da ouvinte o que já havia em canções como Believe e Purpose – e vale recordar que o Swag I terminava com um gospel cantado por Marvin Winans.

Musicalmente, o que tem de imperdível em Swag II? Bom, Love song é um r&b com cara meio jazz, que vai crescendo na cara de quem ouve. Witchya é um soul com clima de doo wop atualizado, com beat abafado e textura que dá para pegar. Don’t wanna, com baixo estilingando, tem um ritmo que parece abraçar o ouvinte. Tem All the way, balada soul com cara anos 80, em que Justin tenta cantar igual a Michael Jackson (sem a menor competência, claro), além do clima psicodélico de araque de Safe space.

Não perfaz metade do disco, que é repleto de faixas que soam como pontes e deixam a impressão de algo mal colado, com sons que parecem desandar – como rola em faixas como Bad honey, Poppin’ my s**t e a bossinha tocada na guitarra Petting zoo, além de Dotted line, tentativa de soar lo-fi e despojado como no primeiro Swag, mas que acaba soando apenas como uma música chatinha, mesmo.

As letras, por sua vez, continuam o grande problema de Justin: sem ter a vivência, a autoridade e a capacidade para contar histórias de arrepiar, ele recorre a metáforas nada-a-ver, tentativas de parecer mauzão e machão (como em Petting zoo, na qual ele parece narrar uma briga com a esposa e chama a oponente de “cadela”), e a poemas de amor sem muita graça. Você precisa ser muito fã ou muito curioso/curiosa para encarar Swag II.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 5,5
Gravadora: Def Jam/Universal Music
Lançamento: 5 de setembro de 2025.

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Crítica

Ouvimos: Wisp – “If not winter”

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Wisp (codinome de Natalie Yu) estreia com If not winter: shoegaze doce e distorcido, entre Cocteau Twins, partículas de metal e detalhes de produção pop.

RESENHA: Wisp (codinome de Natalie Yu) estreia com If not winter: shoegaze doce e distorcido, entre Cocteau Twins, partículas de metal e detalhes de produção pop.

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Depois do samba-canção, do choro-canção e do samba-rock, vem aí outro estilo musical de duas palavras: a balada shoegaze. Vem aí, aliás, não: já veio. If not winter, primeiro álbum de Wisp – codinome usado pela compositora Natalie Yu, norte-americana de origem tailandesa e taiwanesa – é formado basicamente pela união desses dois elementos, em canções com vocais doces, distorções, guitarras que ora parecem um paredão, ora soam como se desaparecessem no ar. E letras que passeiam pelo romantismo, pela saudade, pelo desespero, pela frieza – vários tipos de sentimentos.

O estilo ao qual Natalie se dedica, na verdade, já existe há um tempinho: lá pelo começo do século 21, algumas bandas que faziam sons lentos, com vocais doces e design musical perturbador e distorcido, começaram a usar o termo “nu-gaze” para definir seu trabalho. Não é exatamente uma denominação de longo alcance, mas ela existe. Wisp tem muito desse ferramental nu-gaze, mas não custa lembrar que If not winter é um disco repleto de produtores e co-autores, e que o conceito do disco foi bastante trabalhado, como se costuma fazer com discos pop.

A própria Natalie disse numa entrevista à newsletter Last Donut Of The Night que aprendeu bastante com os artistas com os quais vem trabalhando, “porque muitas dessas pessoas não fazem shoegaze ou rock alternativo” (o canadense Stint, um dos produtores de If not winter, tem no currículo trabalhos com Demi Lovato e Kesha, por exemplo). Acaba que faixas tranquilas e celestiais como Sword, Save me now, Breathe onto me, Black swan e Mesmerized dão uma boa mostra da maneira como as paredes de guitarra e os climas etéreos vêm sendo absorvidos pelo mercadão. É o que rola também no caso do Sunday (1994), um Cocteau Twins-Mazzy Star baixos teores que foi lançado recentemente pela Arista.

  • Ouvimos: Florence Road – Fall back (EP)
  • Ouvimos: Thistle – It’s nice to see you, stranger (EP)
  • Ouvimos: Idos de Março – Unfamiliar (EP)

Vamos ao que interessa: as músicas de If not winter são boas? São, mas é um primeiro álbum, que mexe num conceito que possivelmente ainda está em desenvolvimento – parece haver apego a uma fórmula que se repete em várias músicas, por exemplo. Natalie comanda uma sonoridade que parece vir do céu, e que soa aparentada tanto de Cocteau Twins quanto de Evanescence e Deftones. Fica a curiosidade por uma “versão da diretora” de seu próprio álbum: o quanto canções como Get back to me e o folk triste da faixa-título soariam mais perturbadoras sem tantos cozinheiros mexendo o caldo?

Complementando a vibe do álbum, Wisp oferece pelo menos uma canção em tom mais abertamente trevoso: a sombria e funérea Guide light, fechada com guitarras misteriosas e cheias de efeitos. E investe no ruído puramente noventista em Serpentine, canção com peso e beleza, e uma batida idêntica à de Perfeição, da Legião Urbana (e, epa, Natalie tem fãs à beça no Brasil, segundo ela própria disse no tal papo com o Last Donut).

Texto: Ricardo Schott

Nota: 7,5
Gravadora: Music Soup/Interscope
Lançamento: 1 de agosto de 2025

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Crítica

Ouvimos: Kerub – “Aphantasia”

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Kerub funde trance, ambient e experimentações em Aphantasia, disco hipnótico e existencial que ecoa Bowie, Ultravox e o apocalipse dançante.

RESENHA: Kerub funde trance, ambient e experimentações em Aphantasia, disco hipnótico e existencial que ecoa Bowie, Ultravox e o apocalipse dançante.

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“Sonhos são para aqueles que não os deixam de lado”, afirma o artista canadense Kerub em Dreams, canção eletrônica e hipnótica desse Aphantasia, seu segundo álbum. Um disco em que o envolvimento trance serve quase como um subtexto sonoro, com faixas que soam como fantasias musicais, repletas de efeitos, ecos, ambientações, experimentalismos.

Com raízes no conceito de Eterno Retorno de Nietzsche, e em sensações pessoais experimentadas quando mudou-se para Toronto, Kerub fez de Aphantasia um disco cujos lados mais acessíveis apontam para as fases mais vanguardistas de artistas conhecidos. O David Bowie da fase Berlim e o dos anos 1990 pairam sobre quase todo o disco, que ainda faz lembrar a primeira fase do Ultravox em faixas como Ankle monitor, Bottles (repleta de psicodelia nos vocais e teclados) e Calm. Essa última, um relato de depressões, perdas e constatações (“resiliência é um mito feito por nós / estaria eu com medo da mudança?”, se pergunta), em meio a noites mal-dormidas e tentativas de juntar os pedaços.

  • Ouvimos: Ethel Cain – Willoughby Tucker, I’ll always love you
  • Ouvimos: Lutalo – The academy (versão deluxe)
  • Ouvimos: Alex G – Headlights

Marathon é um ambient que chega a dar nervoso – o barulho de alguém respirando forte após correr uma maratona – note o título, enfim – é o “som de fundo” em alguns momentos). Cicadas é drum’n bass com interferências nos vocais e climas perturbadores. Acid rain soa como um time-lapse do fim do mundo – ganha uma cara dançante depois, mas é um baile no apocalipse. Atavism tem algo que não encaixa totalmente – seria a delicadeza da melodia ou o peso da batida? Ou a combinação de ambos?

No final, Salivary glands e Airport traffic trazem mais sons hipnóticos. A primeira, funcionando como um tema dance; a última soando como uma brincadeira sonora etérea, quase um som de videogame, que até traz leveza para um disco em que eletrônica e existência andam de mãos dadas.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8
Gravadora: Kopi Records
Lançamento: 24 de julho de 2025.

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