Quem conhece sabe: o Redd Kross é uma banda com uma historia completamente doida – cheia de recomeços, viradas, segundos e terceiros atos, e de manias estranhas. A banda californiana liderada pelos irmãos Jeff e Steve McDonald começou movida por certa mania pelo filme O exorcista (o nome originalmente era Red Cross e era uma homenagem à cena em que Linda Blair se masturba com um crucifixo – fizeram uma troca após serem não muito gentilmente interpelados pela Cruz Vermelha norte-americana). Também tinham obsessão por jingles de cereais matinais.

Mais: o Redd Kross, fazendo um power pop dos melhores no fim dos anos 1980, foi o escolhido para uma das primeiras tentativas do selo Atlantic de investir no rock alternativo (falamos já disso aqui). Gravaram no selo o disco Third eye, o terceiro da banda, em 1990. Nessa época, Jack Irons, ex-Red Hot Chili Peppers e futuro Pearl Jam, entrou para a bateria do Redd Kross. Parecia que iria tudo dar certo, mas o grupo não se mostrou o sucesso indie que a gravadora sonhava e foi dispensado.

Só que havia mais ainda, porque em 1993 tudo mudou: a banda, com a formação bastante modificada, gravou um de seus melhores discos, o Phaseshifter. Era o período em que havia enorme interesse pelo grunge e pelo punk pop – cabendo aí o som pop e pesado do Redd Kross. Rolou sucesso na MTV, o clipe de Jimmy’s fantasy marcou época e a banda excursionou como nunca, abrindo para grupos como Stone Temple Pilots e Lemonheads. Essa fase foi até 1999, quando o guitarrista Eddie Kurdziel morreu. O grupo deu um tempo e voltou só na década seguinte.

A volta do Redd Kross foi rolando aos poucos. Os shows só voltaram a acontecer em 2006. Mas no finalzinho de 2005 os fãs do grupo viram uma surpresa na internet: o Redd Kross lançava em seu site uma mistura de podcast de vídeo, série amalucada e talk show chamado Bitchin’ ass. Os irmãos McDonald atuavam e recebiam convidados bem familiares como Anna Waronker (cantora, ex-vocalista do That Dog e mulher de Steven), Charlotte Caffey (guitarrista das Go-Go’s e mulher de Jeff) e a banda punk californiana The Muffs. A novidade é que a banda pegou os vídeos originais e jogou tanto no sistema de podcasts de vídeo da Apple quanto no YouTube. Pega aí.

O clipe de Jimmy’s fantasy, por sinal, era esse aí. Lembrou?