Crítica
Ouvimos: The Blessed Madonna, “Godspeed”

- Godspeed é o primeiro álbum da DJ norte-americana Marea Stamper, que usa o nome artístico de The Blessed Madonna. Após passar anos lançando remixes e singles por selos pequenos (inclusive seu selo próprio, We Still Believe), ela assinou com a Warner para lançar o disco. O material do álbum foi selecionado entre mais de cem horas de música.
- O disco tem um time de convidados, que ela chama de “o esquadrão de deus” – Marea é realmente católica, inclusive. “Eu sinto que a maioria dos discos de dança não tem nada do criador neles. Eles são meio que projetados em laboratório”, disse à Billboard.
- O pai de The Blessed Madonna morreu durante a pandemia – justamente de covid-19. Ela estava confinada, e precisou reconhecer o corpo por e-mail. Ele é homenageado em Godspeed na faixa Somebody’s daughter, que tem um sampler da voz de seu pai dizendo que o sucesso da filha enche seu coração de alegria.
O disco de estreia da DJ norte-americana The Blessed Madonna é extenso (24 músicas em 73 minutos), e segue uma ideia típica da era do vinil, que é a do álbum grande (duplo, triplo) que vai crescendo na cara dos ouvintes. Como aquelas obras que começam com uma casa sendo demolida, um terreno esvaziado, e quando você se distrai por umas semanas, já tem um prédio de 20 andares, e você até já se acostumou com ele.
O álbum abre com os beats energéticos de Somebody’s daughter e Nowhere fast, e do batidão de Serotonin moonbeams (com linhas vocais interpolando o tema Tom’s diner, de Suzanne Vega). Quando você pisca o olho, a partir da entrada da convidada Kylie Minogue em Edge of saturday night, Godspeed fica mais pop, convencional, ligado a house music e ao pós-disco. Daí abre-se espaço para o tom “as melhores da Pan” de Blessed already (com Ric Wilson e Marby), a alta energia herdada de Giorgio Moroder de We still believe (com Jamie Principle), a pianeira soul de Count on my love (com Daniel Wilson e Kon) e vai por aí.
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É meio a cara de Blessed Madonna, uma DJ que frequentava o meio underground da dance music, e depois trabalhou com uma lista amedrontadora de artistas (Dua Lipa, Ariana Grande, Elton John, Kylie Minogue). O repertório de Godspeed – ela mesma contou à revista Billboard – veio do estudo pandêmico de uma série de canções, incluindo hits de Fleetwood Mac e Bruce Springsteen.
Como resultado, o álbum tem uma cara própria, carregada de influências de soul e de gospel, e quase sempre apontando para a dance music dos anos 1990, mais até do que para qualquer coisa que possa ser considerado “indie dance”. Essas referências aparecem bastante em faixas como Edge of saturday night, Godspeed, Count on my love e no final, com uma dance track de pé na bunda e desilusão, Happier. Um disco de mais de uma hora, e que passa voando.
Nota: 8,5
Gravadora: Warner.
Crítica
Ouvimos: Jovens Ateus, “Vol. 1”

Aguardado com certa expectativa, o álbum da banda paranaense Jovens Ateus é sombrio, opera entre o pós-punk e a darkwave, e pode ser resumido por uma referência: o The Cure de discos sorumbáticos como Seventeen seconds (1980) e Disintegration (1989). O baixo de Bruno Deffune dá a argamassa de boa parte do repertório, e ele caminha, em várias faixas, para algo próximo dos hits mais deprês do grupo britânico, como A forest e Lovesong.
Você encontra essa sonoridade em faixas de Vol. 1 como Espelhos, Cedo demais, Homem em ruínas e Passos lentos, e também na fantasmagórica Introspectro, algo entre The Cure, Joy Division e My Bloody Valentine. Em Mágoas, um riff de guitarra costura aquele que é o pós-punk mais ensolarado do álbum – por sinal num álbum no qual a palavra “ensolarado” não pode ser encaixada com facilidade. Baixo e synth dão a cara de Flores mortas, vibrações eletrônicas marcam a vinheta tamanho-família Twinturbo mixtape e um insuspeito lado metalcore (!) da banda dá as caras em Saboteur got me bloody, que lembra Ministry.
Nota: 8
Gravadora: Balaclava Records
Lançamentos: 10 de abril de 2025.
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Crítica
Ouvimos: Funeral Macaco, “Idade do pássaro” (EP)

Com origens na “cacofonia da favela de Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio” (frase tirada do próprio Instagram do grupo), o som do Funeral Macaco une pós-punk e brasilidades, num resultado que lembra tanto o rock pernambucano dos anos 1990 quanto bandas como Black Future e Paulo Bagunça e a Tropa Maldita. A capa do disco, por sua vez, dá uns traços com a de Exuma I, a estreia do Exuma (do hit Exuma, The Obeah Man).
Canicule, a faixa-título, resume tudo: baixo pesado, batuque de umbanda, vocal parecendo um dialeto, guitarra econômica, bateria soando como uma porrada rápida, entre rock e jazz – basicamente uma só nota entendida e transformada em algo pesado e sombrio. Congo e Angola é um samba fantasmagórico, com letra que lembra algo de Luiz Melodia. Frevo é um frevo de vocal furioso e bateria igualmente tensa, uma energia que passa pelo entendimento pós-punk do estilo.
General Candongueiro traz vocal cantado num ponto de umbanda, letra soando como homenagem a uma entidade – algo que ressoa na percussão-e-voz de Morangueira, e no ritmo quase cardíaco, que vai crescendo aos poucos em letra e peso musical, de O tempo do maquinário não é o mesmo e Exu Elégbará. Ao vivo, o Funeral Macaco deve ser uma enorme surpresa – e vale esperar pelos próximos shows.
Nota: 10
Gravadora: Independente
Lançamento: 13 de março de 2025
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Crítica
Ouvimos: Morcegula, “Caravana dos desajustados”

Com formação pouco usual – um duo de guitarra e bateria, sendo que a bateria é tocada em pé e sem uso de pratos – o Morcegula, formado por Badke (Carbona) e Rebeca Li (Pulmão Negro) faz rock de garagem e punk com referências de Ramones, Blondie, B-52s, Cramps e até Rita Lee e Mutantes.
Algo que remete ao grupo paulistano pode ser encontrado nas letras de faixas como Formiga (uma espécie de apologia às formigas, e uma das melhores letras do disco) e Ratazanagem, enquanto um cruzamento com The Hives surge em Jupiter falou. Tomo 13 é punk melódico com lembranças de Strenght to endure (Ramones) e um clima próximo das músicas de Chuck Berry aparece na abertura de R de rei.
O lado Cramps do Morcegula surge não apenas em referências musicais, como também na opção por um rock “de terror” – sempre apontando para o lado das criaturas marginais, como na faixa-título, e em músicas como Noiva cadáver e Causa mortis. Basicamente rock simples e com ganchos que remetem ao punk noturno e rueiro, destinado ao último volume.
Nota: 8,5
Gravadora: Goma Base
Lançamento: 10 de abril de 2025
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