Crítica
Ouvimos: The Blessed Madonna, “Godspeed”

- Godspeed é o primeiro álbum da DJ norte-americana Marea Stamper, que usa o nome artístico de The Blessed Madonna. Após passar anos lançando remixes e singles por selos pequenos (inclusive seu selo próprio, We Still Believe), ela assinou com a Warner para lançar o disco. O material do álbum foi selecionado entre mais de cem horas de música.
- O disco tem um time de convidados, que ela chama de “o esquadrão de deus” – Marea é realmente católica, inclusive. “Eu sinto que a maioria dos discos de dança não tem nada do criador neles. Eles são meio que projetados em laboratório”, disse à Billboard.
- O pai de The Blessed Madonna morreu durante a pandemia – justamente de covid-19. Ela estava confinada, e precisou reconhecer o corpo por e-mail. Ele é homenageado em Godspeed na faixa Somebody’s daughter, que tem um sampler da voz de seu pai dizendo que o sucesso da filha enche seu coração de alegria.
O disco de estreia da DJ norte-americana The Blessed Madonna é extenso (24 músicas em 73 minutos), e segue uma ideia típica da era do vinil, que é a do álbum grande (duplo, triplo) que vai crescendo na cara dos ouvintes. Como aquelas obras que começam com uma casa sendo demolida, um terreno esvaziado, e quando você se distrai por umas semanas, já tem um prédio de 20 andares, e você até já se acostumou com ele.
O álbum abre com os beats energéticos de Somebody’s daughter e Nowhere fast, e do batidão de Serotonin moonbeams (com linhas vocais interpolando o tema Tom’s diner, de Suzanne Vega). Quando você pisca o olho, a partir da entrada da convidada Kylie Minogue em Edge of saturday night, Godspeed fica mais pop, convencional, ligado a house music e ao pós-disco. Daí abre-se espaço para o tom “as melhores da Pan” de Blessed already (com Ric Wilson e Marby), a alta energia herdada de Giorgio Moroder de We still believe (com Jamie Principle), a pianeira soul de Count on my love (com Daniel Wilson e Kon) e vai por aí.
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É meio a cara de Blessed Madonna, uma DJ que frequentava o meio underground da dance music, e depois trabalhou com uma lista amedrontadora de artistas (Dua Lipa, Ariana Grande, Elton John, Kylie Minogue). O repertório de Godspeed – ela mesma contou à revista Billboard – veio do estudo pandêmico de uma série de canções, incluindo hits de Fleetwood Mac e Bruce Springsteen.
Como resultado, o álbum tem uma cara própria, carregada de influências de soul e de gospel, e quase sempre apontando para a dance music dos anos 1990, mais até do que para qualquer coisa que possa ser considerado “indie dance”. Essas referências aparecem bastante em faixas como Edge of saturday night, Godspeed, Count on my love e no final, com uma dance track de pé na bunda e desilusão, Happier. Um disco de mais de uma hora, e que passa voando.
Nota: 8,5
Gravadora: Warner.
Crítica
Ouvimos (antes): Manny Moura – “A crush is a creative act”

RESENHA: Manny Moura estreia com A crush is a creative act, disco dream pop confessional que une indie-folk, bossa e melancolia cinematográfica.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: GRRRL Music
Lançamento: sai nesta sexta, dia 17 de outubro de 2025. Ouça inteiro aqui.
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Cantora brasileira que vive em Los Angeles e canta em inglês, ainda assim Manny Moura fez de sua estreia, A crush is a creative act, um disco de seu país de origem – com direito a produção dividida com dois brasileiros, Nathan Dies e Fernando Tavares, e a uma compreensão particular da onda dream pop, cercada de violões, vibes eletrônicas e letras confessionais. Manny tem referências confessas da fase indie-folk de Taylor Swift (o álbum Folklore), e de discos de Gracie Abrams e Phoebe Bridgers, e junta suas histórias pessoais a essas influências.
- Ouvimos: Algernon Cadwallader – Trying not to have a thought
- Ouvimos: Die Spitz – Something to consume
Criando um cenário que basicamente gira em torno de vulnerabilidade, desejo, rejeição e fantasia, Manny fala de medos e sustos no pop cristalino de Enough, entra em vibrações psicodélicas na dolorida Synchronicity, discute temas como autoimagem e autoestima no dream folk Object of desire (que vai ganhando um tom de música melancólica de filme coming-of-age) e deixa entrar uma brisa no soft rock What I know best.
A partir daí – e de uma vinheta celestial chamada Pindrop – o álbum ganha uma cara mais positiva em letra e melodia. Surgem uma bossa eletrônica com ares emo, I think you think of me, o folk-pop de Lemons and limerence (cuja letra sugere uma maneira mais tranquila de aproveitar o que a vida oferece) e o dream folk fantasioso de Arriving, que ganha uma certa saturação na gravação, com ambiência e beats disputando espaço. The other side une fantasia e realidade, e soa quase como um tema de filme da Sessão da tarde, com seu clima folk tranquilo.
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Crítica
Ouvimos: Cida Moreira e Rodrigo Vellozo – “Com o coração na boca”

RESENHA: Cida Moreira e Rodrigo Vellozo unem teatro, samba e drama em Com o coração na boca, trocando forças: ela ganha leveza, ele, fúria e paixão.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 9
Gravadora: Belic Music / Warner Music
Lançamento: 24 de julho de 2025
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Com o coração na boca, disco que une Cida Moreira e Rodrigo Vellozo, é um disco tão teatral quanto musical, em que Rodrigo (filho de Benito di Paula, que já gravou um álbum e um EP com o pai) e Cida entram com vozes, pianos e personas. Só que em vários momentos, dá para confundir os dois, como se um adotasse a força musical e a persona do outro. Traduzindo: Rodrigo ganha a fúria de Cida – e Cida ganha a delicadeza clássica de Rodrigo.
É o que rola em músicas como Meu cavalo tá pesado, música extraída da versão teatral feita pelo Teatro Oficina, de José Celso Martinez Correa, para o livro Os sertões, de Euclides da Cunha, em que frases soam como lamentos. Ou na faixa-título, de Rodrigo e Romulo Fróes, em que versos como “já é o fim, já dá pra ver” e “nunca lembrei de um sonho meu” unem-se a uma musicalidade que evoca Arrigo Barnabé e Rita Lee, simultaneamente. Velocidade da luz, cover do grupo Revelação, e faixa-solo de Rodrigo no álbum, mostra o quanto Cida e Benito estão presentes em sua voz e seu piano.
- Ouvimos: Luapsy – I met the devil in a dream
Não é o único namoro sério com o samba e o pagode que existe em Com o coração na boca. Cida se transforma em Benito di Paula na releitura de Desejo de amar, sucesso de Eliana de Lima (a do “undererê”, lembra?). Os dois releem Do jeito que a vida quer (Benito) de uma maneira que evoca o Arnaldo Baptista de Lóki?, e o David Bowie de Hunky dory. Também incluem no repertório Ainda é tempo pra ser feliz, de Arlindo Cruz, Sombra e Sombrinha, só que com um ar dramático que soa como uma Elizeth Cardoso gótica.
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Crítica
Ouvimos: Yowie – “Taking umbrage”

RESENHA: Math rock levado ao extremo: o Yowie faz em Taking Umbrage um som caótico, virtuoso e insano, entre o jazz, o hardcore e o humor.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 7
Gravadora: Skin Graft Records
Lançamento: 3 de outubro de 2025
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Se você nunca entendeu direito o que é math rock, esse disco pode resolver seus problemas. Só que, vá lá, ele dá uma explicação bem radical para suas dúvidas a respeito do estilo. O Yowie, banda que mudou de formação nos últimos tempos igualmente de maneira radical – sobrou apenas o baterista (!) Shawn “Defenstrator” O’Connor, que convocou novos guitarristas e baixista – faz em Taking umbrage, seu quarto álbum, um som que… Cara, digamos que até explicar é complicado.
Basicamente o Yowie une bases de guitarra maníacas, slides feitos igualmente de forma caótica, e variações rítmicas em que tudo parece ir para vários lados diferentes ao mesmo tempo. O termo “ritmos quebrados” mal serve como explicação, porque a quebração se dá em ritmo, harmonia, solos e em praticamente tudo que vem pela frente. O math rock volta e meia consegue unir-se com estilos mais palatáveis, numa gama que vai do post-rock ao pós-hardcore, mas aqui não há nada disso – até porque se você escutar Taking umbrage sem prestar atenção na passagem de uma faixa para a outra, pode até se surpreender em ver que as músicas soam como uma suíte repleta de variações rítmicas.
- Ouvimos: Gaupa – Fyr (EP)
Com essas variações, músicas como Hot water healer quase deixam entreouvir um forró torto, enquanto Grumgrubber faz o mesmo oscilando entre samba, blues, funk e hardcore. Lemon strogonoff aumenta consideravelmente a velocidade lá pelas tantas, enquanto Museum fatigue parece uma salsa pesada e atonal. Não dá pra negar: lá pela metade você sente falta de algo diferente, de uma textura a mais, de algo que fuja do receituário. Igualmente é inegável que tudo aquilo pode soar irônico e meio zoeiro, como um novelty record, ou como uma versão radical da Florentina, do palhaço Tiririca (sim, aqueles momentos “oh, não, vai começar tudo de novo…”).
Bom, você escolhe como encarar esse disco. Vale dizer também que num disco desses, evocações do jazz não poderiam faltar. E elas circulam por todas as faixas, aparecendo com mais intensidade em músicas como a fusion demoníaca Throckmorton e a tribal The road to Gumbone. No fim das contas, é rock maníaco para quem decididamente não quer ouvir música para ficar mais calmo/calma.
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