Crítica
Ouvimos: Disstantes, “Cybertrópico”

Lou Reed dizia em 1989 que seu disco New York era para ser ouvido como se fosse um livro, “de uma vez só”. Depende do livro que Lou está falando – se for um romance rápido, daqueles que você lê em uma tarde, ainda vai. Cybertrópico, segundo álbum do Disstantes (que ganha show de lançamento nesta sexta, dia 9, no Audio Rebel, aqui no Rio), também deve ser ouvido como se fosse um livro, mas é diferente: preste atenção em todos os detalhes, imagine as cenas, pesque as referências, confira detalhes e não tenha pressa. O disco é uma mistura de rock, música eletrônica, rap, funk, soul, jazz e vários outros estilos, que precisa de atenção e tempo.
Com uma lista violenta de convidados e uma relação maior ainda de estilos e horizontes musicais, o grupo de Gilber T, Homobono e Augusto Feres vai numa linha que, bem de longe, lembra um pouco a do grupo norte-americano clipping. – ou seja: usar o universo da internet e dos algoritmos para falar de ascensões e quedas, de distopias do dia-a-dia, de males de uma sociedade que só quer saber de dinheiro e de reduzir tudo a números e tabelas. Cybertrópico fala sobre os dilemas do transporte no Rio (CDD x SG, De noite poeta de dia operário), mercado musical (o eletrohardcore O rebanho quer hits), orgulho latino-americano (Latino), e bate fundo numa sociedade formada por trilhões de Odetes Roitmans, de gente classista que sempre quer que tudo continue como sempre foi.
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Hostil, rap pesado com cara de trilha de filme, conta que “eu sou uma ameaça / talvez eu guarde bastante rancor / mas sabe o que se passa? / foi sua gente que me exterminou”. John Travolta, kraut-funk que ganhou clipe em Pixel Art, transforma em música aquela frase que geralmente é falada por seguranças diante de alguém “suspeito” (“levanta a camisa / e dá uma volta”). O ritmo quase arábico e os toques de jazz de Transgrida com educação servem de cenário para uma letra que aconselha a fazer exatamente o contrário do título: “onde é que já se viu / pedir licença para entrar numa revolução? (…) / contra a serpente / veneno subversivo / num reclama não tio / meu flow agressivo”. Em Freak jazz, o jazz entra disfarçado numa clima quase de eletrorock, em meio a uma letra que fala, entre outros assuntos, sobre vida off e online – o bicho feroz do dia a dia que afina a voz para postar no Instagram.
No final, um clima espacial toma conta de Poeira cósmica, repleta de ritmos poucos usuais, com letra zoando impiedosamente as aventuras espaciais de multimilionários (“vocês vão colonizar todos os ETs? / eles também vão trabalhar tão felizes pra vocês?”). E também surge em Pós-futuro, uma oração-rap-poema de dois minutos falando de uma distopia em que o ser humano vale menos que as máquinas – e que está longe de ser uma fábula. Se existem histórias infantis que lembram do tempo que os animais falavam, é tentador ouvir Cybertrópico imaginando o mundo daqui a uns cem anos.
Nota: 9
Gravadora: Independente/Tratore
Lançamento: 25 de abril de 2025.
Crítica
Ouvimos: Preoccupations – “Ill at ease”

RESENHA: Preoccupations lança Ill at ease, seu melhor disco: pós-punk denso, melódico e sombrio, com ecos de R.E.M., Smiths e Interpol.
Existe algo bem forte no som da banda canadense Preoccupations (ex-Viet Cong – a alcunha mudou porque a banda começou a ter shows cancelados devido ao nome considerado ofensivo) que lembra uma mescla de Interpol, R.E.M. e Smiths. O tal “algo” inclui: vocais fortes, letras apocalípticas, climas pesados, mas tudo amaciado com vibes bem melódicas.
Ill at ease (algo como “constrangido”, “pouco à vontade”) leva essa receita ao máximo e é o melhor disco de Matt Flegel (baixo, vocais), Mike Wallace (bateria), Scott “Monty” Munro (guitarra, sintetizador) e Daniel Christiansen (guitarra) até o momento. Musicalmente é o retrato da transformação do pós-punk em, mais que um estilo musical, uma senha de compreensão musical, e uma chave de leitura para clima estranhos.
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É o que rola em Focus, uma canção sobre mal do século e culpa (“o diagnóstico é / estou fazendo o meu melhor / para esquecer tudo o que sei / mas não consigo me livrar da vergonha dos erros que cometi / deve ter acontecido aqui há mil anos’). E no pós-punk eletrônico de Bastards, uma canção que põe a nu a pose daquele ser humano que só pensa em grana e fama, mas com metáforas de fim de mundo: “talvez, quando você sentir tudo desmoronando / não há mais nada aqui para aproveitar / acho que estamos prontos para o asteroide”.
O disco aponta também para uma união entre a crueza do punk e o som dos já citados R.E.M. e Smiths (Andromeda), sons que lembram David Bowie (a faixa-título e Retrograde – essa última na onda da fase Berlim) e pós-punk robótico na cola de Can e New Order, simultaneamente (Panic). Sken tem experimentações rítmicas a rodo no começo, a ponto de confundir a/o ouvinte, e, finalizando, Krem2 é um blues pós-punk gótico e sombrio. Enfim, Ill at ease traduz inquietações com arranjos emocionantes, atmosferas densas e um senso constante de tensão.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Born Losers Records
Lançamento: 9 de maio de 2025.
Crítica
Ouvimos: Men I Trust – “Equus asinus”

RESENHA: Men I Trust lança Equus asinus, disco nostálgico e etéreo com folk desolado, pop barroco, emanações da música francesa, e clima de trilha soft porn das antigas.
Demoramos para resenhar o disco do Men I Trust, Equus asinus, lançado em março, e acabou que a banda canadense já cumpriu o que havia prometido e soltou nas plataformas Equus caballus, novo álbum e “outra face” do disco anterior.
São de fato dois discos com astrais bem diferentes um do outro – Caballus fica para uma próxima resenha, mas Asinus investe fortemente numa nostalgia ligada ao pop barroco, à música francesa e… aos temas de antigos filmes soft porn. Pois é: faixas como Girl, Bethelehem e The landkeeper caberiam bem em algum filme da franquia Emmanuelle, ou em alguma produção liberalzaça rodada numa praia deserta.
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Também é um disco marcado por estruturas musicais ligadas ao folk desolado, como em Unlike anything (“quando minha mão se for, você será o mesmo / você é diferente de tudo que eu conheço / você ainda é aquele que não pode ser domado”), I don’t like music, Frost bite, a celestial Burrow. Moon 2 é uma balada jazzística, psicodélica, derretida, que soa como uma viagem bem estranha – e é seguida por um instrumental de piano, What matters most.
Na real, o que o Men I Trust fez foi dividir seu som em dois lados diferentes, e colocar cada lado em cada disco – e a face tranquila e enevoada surge em Equus asinus. É uma opção que acaba cobrando algumas coisas do grupo: mesmo que Asinus tenha algumas músicas excelentes, o cansaço acaba vencendo várias vezes, e fica a impressão de um disco bem maior do que seus quase 45 minutos.
A curiosidade fica por conta da capa, que mostra uma foto num clima nada sexy: um casal no quarto, o homem passando roupa, a mulher de costas. Pode ser uma autozoação, mas fica na memória o que alguém disse do disco no site Album Of The Year: “Desculpe, mas a ironia não pode salvar esta capa”. E é verdade.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 7
Gravadora: Independente
Lançamento: 19 de março de 2025
Crítica
Ouvimos: Scar – “Lado A: O óbvio ululante” (EP)

RESENHA: Scar, de Nilópolis, lança Lado A: O óbvio ululante: synthpop com pegada 80s, vaporwave e referências de videogame, pagode e Turma da Monica.
Synthpop de Nilópolis (cidade da Baixada Fluminense, Rio), feito por uma banda-de-uma-mulher-só, com referências que vão de trilhas de videogames dos anos 1990 a histórias da Turma da Monica. O Scar, comandado pela musicista Isis Cardoso, vai além disso, apresentando no EP Lado A: O óbvio ululante quatro faixas que falam sobre amores, distâncias, batalhas diárias, transporte público, e uma noção de synthpop que passa principalmente pelo pop adulto dos anos 1980 e pelo retrofuturismo.
Shinji, a faixa de abertura, fala sobre o dia a dia de alguém que trabalha o dia inteiro (em telemarketing, como sugerem o início e fim da faixa), em meio a uma trama de programações, vocais e synths que remete tanto a Yellow Magic Orchestra quanto a grupos de pagode, tudo funcionando como se tivesse sido gravado no quarto. Maktub invade as áreas da Orchestral Manoeuvres In The Dark, do Ultravox e de Marina Lima, unindo observações do urbano e do existencial (“já estive tanto no lugar errado / já estive tanto no mesmo lugar”).
Na segunda metade do EP, Coisas tem batida seca e pós-punk, que evolui para algo sintetizado, ensolarado e tropicalizado, com pandeiro e percussão no fim. Tamagochi, aberta pelos incríveis versos “semana passada você passou com seu Chevette / com seus óculos escuros / com o seu walkman / e disse pra ouvir a fita que você gravou” une synthpop, pagode e clima vaporwave, como se desse início a um sonho em que várias perspectivas de futuro se confundem.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 9
Gravadora: Quarto Escuro Sounds
Lançamento: 3 de maio de 2025
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