Crítica
Ouvimos: S.E.I.S.M.I.C, “S.E.I.S.M.I.C.”

Vai procurar informações sobre o S.E.I.S.M.I.C por aí? Boa sorte porque é complicado. O grupo de rock espacial vem de Christchurch, Nova Zelândia, faz uma boa mistura de psicodelia e stoner rock, mas prefere definir seu trabalho como “psych fuzz rock direto do planeta Marte”. O álbum epônimo de estreia do grupo, lançado em 23 de maio (e descoberto por acaso pelo Pop Fantasma no Bandcamp) já vinha sendo anunciado desde 2023 com vários singles e lembra um encontro entre Black Sabbath, Kyuss, MC5 e Hawkwind.
As músicas de S.E.I.S.M.I.C., o disco, são curtas (pelo menos mais curtas do que se esperaria no caso de uma banda “espacial”, já que têm cerca de três, quatro minutos). Os vocais, curtos e diretos, têm certa afiliação robótica – como se fossem realmente seres de outro planeta falando sobre suas experiências. Sintetizadores e guitarras com bastante distorção tomam a linha de frente.
Pelo menos uma faixa do disco, Moai masters (referência às cabeças enormes da Ilha de Páscoa, no Chile), tem forte filiação sessentista, com percussão na abertura e andamento lembrando Jimi Hendrix Experience e Kinks – ainda que rajadas de teclados lembrando sons de videogame invadam a música lá pela metade. Boa parte dos hinos do grupo, como Interplanetary colonization, Abduction e Solar gremlin soam como algo perdido entre os anos 1960 e 1970, entre a psicodelia e o pré-punk. O mesmo rola na viajante Martian transmission 1, na meditativa e pesada Sunn god, e no metal-progressivo lascado de Eye of Ra (que encerra com lembranças do final de N.I.B, do Black Sabbath).
Nota: 8
Gravadora: Independente
Crítica
Ouvimos: Jovens Ateus, “Vol. 1”

Aguardado com certa expectativa, o álbum da banda paranaense Jovens Ateus é sombrio, opera entre o pós-punk e a darkwave, e pode ser resumido por uma referência: o The Cure de discos sorumbáticos como Seventeen seconds (1980) e Disintegration (1989). O baixo de Bruno Deffune dá a argamassa de boa parte do repertório, e ele caminha, em várias faixas, para algo próximo dos hits mais deprês do grupo britânico, como A forest e Lovesong.
Você encontra essa sonoridade em faixas de Vol. 1 como Espelhos, Cedo demais, Homem em ruínas e Passos lentos, e também na fantasmagórica Introspectro, algo entre The Cure, Joy Division e My Bloody Valentine. Em Mágoas, um riff de guitarra costura aquele que é o pós-punk mais ensolarado do álbum – por sinal num álbum no qual a palavra “ensolarado” não pode ser encaixada com facilidade. Baixo e synth dão a cara de Flores mortas, vibrações eletrônicas marcam a vinheta tamanho-família Twinturbo mixtape e um insuspeito lado metalcore (!) da banda dá as caras em Saboteur got me bloody, que lembra Ministry.
Nota: 8
Gravadora: Balaclava Records
Lançamentos: 10 de abril de 2025.
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Crítica
Ouvimos: Funeral Macaco, “Idade do pássaro” (EP)

Com origens na “cacofonia da favela de Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio” (frase tirada do próprio Instagram do grupo), o som do Funeral Macaco une pós-punk e brasilidades, num resultado que lembra tanto o rock pernambucano dos anos 1990 quanto bandas como Black Future e Paulo Bagunça e a Tropa Maldita. A capa do disco, por sua vez, dá uns traços com a de Exuma I, a estreia do Exuma (do hit Exuma, The Obeah Man).
Canicule, a faixa-título, resume tudo: baixo pesado, batuque de umbanda, vocal parecendo um dialeto, guitarra econômica, bateria soando como uma porrada rápida, entre rock e jazz – basicamente uma só nota entendida e transformada em algo pesado e sombrio. Congo e Angola é um samba fantasmagórico, com letra que lembra algo de Luiz Melodia. Frevo é um frevo de vocal furioso e bateria igualmente tensa, uma energia que passa pelo entendimento pós-punk do estilo.
General Candongueiro traz vocal cantado num ponto de umbanda, letra soando como homenagem a uma entidade – algo que ressoa na percussão-e-voz de Morangueira, e no ritmo quase cardíaco, que vai crescendo aos poucos em letra e peso musical, de O tempo do maquinário não é o mesmo e Exu Elégbará. Ao vivo, o Funeral Macaco deve ser uma enorme surpresa – e vale esperar pelos próximos shows.
Nota: 10
Gravadora: Independente
Lançamento: 13 de março de 2025
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Crítica
Ouvimos: Morcegula, “Caravana dos desajustados”

Com formação pouco usual – um duo de guitarra e bateria, sendo que a bateria é tocada em pé e sem uso de pratos – o Morcegula, formado por Badke (Carbona) e Rebeca Li (Pulmão Negro) faz rock de garagem e punk com referências de Ramones, Blondie, B-52s, Cramps e até Rita Lee e Mutantes.
Algo que remete ao grupo paulistano pode ser encontrado nas letras de faixas como Formiga (uma espécie de apologia às formigas, e uma das melhores letras do disco) e Ratazanagem, enquanto um cruzamento com The Hives surge em Jupiter falou. Tomo 13 é punk melódico com lembranças de Strenght to endure (Ramones) e um clima próximo das músicas de Chuck Berry aparece na abertura de R de rei.
O lado Cramps do Morcegula surge não apenas em referências musicais, como também na opção por um rock “de terror” – sempre apontando para o lado das criaturas marginais, como na faixa-título, e em músicas como Noiva cadáver e Causa mortis. Basicamente rock simples e com ganchos que remetem ao punk noturno e rueiro, destinado ao último volume.
Nota: 8,5
Gravadora: Goma Base
Lançamento: 10 de abril de 2025
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