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Crítica

Ouvimos: Pretenders, “Relentless”

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  • Relentless é o décimo-segundo álbum dos Pretenders. Todas as doze faixas são de Chrissie Hynde e James Walbourne. É o segundo disco da banda composto por eles (o primeiro foi o anterior, Hate for sale, de 2020). E o primeiro pela Parlophone. 
  • Os Pretenders em Relentless são Chrissie Hynde (voz, guitarra), Martin Chambers (bteria), Nick Wilkinson (baixo), James Walbourne (guitarra solo, teclados, backing vocals) e Eric Heywood (guitarra pedal steel, backing vocals).
  • O material foi composto por Chrisse e James remotamente. “Desenvolvemos esse método de trabalho remoto e parecia que continuamos fazendo isso para este álbum. Isso é algo que aprimoramos para uma arte nos últimos anos. James sempre vem com algo que eu mesma não teria pensado”, contou Chrissie.
  • Sobre o título do disco (“implacável”, em português), Chrissie disse que ele fala sobre “a vida do artista. Você nunca se aposenta. Você se torna implacável”, conta. “Gosto de ver os vários significados e origens de uma palavra. E gostei da definição: ‘Não apresentando diminuição de intensidade’”.

Chrissie Hynde pode dizer tranquilamente que, no novo álbum, ela entregou para os fãs o Pretenders de todos os tempos. O grupo vinha se tornando uma banda mais próxima do rock de garagem em seus discos mais recentes. Hate for sale, o excelente álbum de 2020, era quase punk em vários momentos; Alone, o anterior (2016), unia canções mais pesadas com momentos herdados do country e do rock dos anos 1950.

E tá aí Relentless, que (vá lá) traz partículas da fase anos 1990 da banda, de discos um tanto quanto melancólicos como The last of the independents (1994), mas que traz duas músicas que lembram bastante o grupo na época do primeiro álbum: A love e Let the sun come in – essa última parece a continuação de uma das melhores faixas do debute da banda, Up the neck. Dos discos mais recentes dos Pretenders, é o mais associável a fases anteriores da banda – tanto em composição quanto em produção – mas fica bem atrás de Hate for sale em termos de brilho e agilidade. É um disco bem mais sombrio, perfeito para quem curte o lado mais nostálgico e contemplativo dos Pretenders, marcado pelo tom barítono das guitarras, com baladas soturnas como The copa e Promise of love, ou na abertura com o rock melancólico e ruidoso Losing my sense of taste.

Relentless é também o disco de surpresas como a já citada Let the sun come in, as sombrias Merry widow e Domestic silence e a última faixa, a emocionante I think about you daily. Em Merry, Chrissie encarna uma mistura exata de Nico e Roy Orbison para cantar sobre armadilhas do amor romântico (“Ele era muito bonito e forte/mas ele me tratou mal/ele me tratou mal/ele pensou o amor era competitivo, como o esporte/ele não era meu tipo/então eu o deixei no porto”, diz a letra).

I think, com cordas arranjadas por Jonny Greenwood (Radiohead), vai no oposto e fala sobre amores perdidos e coisas do passado. E tem beleza acentuada pelo clipe da música, que mostra um homem que parece ter uns 60 e poucos anos dançando – e seu “eu” jovem dançando no mesmo local. Já Vainglorious parece ter sido composta por Chrissie e James Walbourne tendo em mente discos setentistas de Iggy Pop como Raw power (gravado com os Stooges) e Lust for life. São detalhes que fazem de Relentless um disco cuja maior arma é a diversidade e a abordagem de lados diferentes da obra dos Pretenders, ainda que falte o clima explosivo de lançamentos até mais recentes da banda.

Gravadora: Parlophone
Nota: 7,5

Foto: Divulgação

Crítica

Ouvimos: Julian Lennon – “Because…” (EP)

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Julian Lennon revisita fitas antigas, ecoa o pai John em clima de reclusão e entrega um EP que soa como uma epifania para beatlemaníacos.

RESENHA: Julian Lennon revisita fitas antigas, ecoa o pai John em clima de reclusão e entrega um EP que soa como uma epifania para beatlemaníacos.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Music From Another Room
Lançamento: 22 de agosto de 2025

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“Quanto mais velho fico, mais me inspiro no meu pai”, disse recentemente à Rolling Stone ninguém menos que Julian Lennon, filho do beatle John, morto há 45 anos. Um pai que ele conheceu mais pela distância do que pela proximidade – quando Lennon casou-se com Yoko Ono, a vida do cantor passou ser outra, e aos 62 anos, Julian “conviveu” mais com seu pai morto do que vivo (ele tinha 17 anos naquele dezembro de 1980). Mas que, de qualquer jeito, é uma fonte de inspiração sólida pelos valores preconizados nas letras e entrevistas, pelo humor ácido, e pela musicalidade igualmente ácida.

Daí que este EP Because… pegou Julian num momento de reclusão, quase como os que seu pai costumava viver em Nova York na segunda metade dos anos 1970. Julian viu seu disco Jude (2022) ganhar uma recepção bem fria, e tinha decidido focar em trabalhos como fotógrafo e escritor. O EP surgiu de várias fitas antigas (algumas dos anos 1980) encontradas no porão do escritório de seu ex-empresário. Julian decidiu mexer em três delas, optou por deixar os vocais como estavam e gravou apenas algumas novas trilhas de instrumentos. I won’t give up, a quarta faixa, foi feita há dez anos com a colaboração do então iniciante Andrew Watt.

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Because… é praticamente uma epifania: se John Lennon estivesse vivo e decidisse gravar apenas EPs, como Ringo fez há poucos anos, talvez soasse dessa forma. Com uma voz idêntica à do pai, Julian une a vibe de John e guitarra-bateria a la The Police na faixa-título (que inclui até um “o karma vai te pegar!”), chupa detahes de I am the walrus em I hope, canta com vocais reverberando (como o pai) em Keep on searching, e faz lembrar tanto o piano de Imagine quanto o dedilhado de Dear Prudence em I won’t give up.

O EP de Julian vale uma nota para beatlemaníacos e do antigo trabalho do cantor (como o disco Valotte, de 1984). Vale dizer que, se John transformou letras enigmáticas como Strawberry Fields forever em “obras abertas”, você pode extrair de um tudo das letras de Because…: será que o rancor da faixa-título é dedicado a Yoko, com quem ele diz não se encontrar desde 2016? Ou às situações que viveu/não-viveu ao lado do pai? Já I won’t give up pode ser mesmo uma vontade de não desistir da música – embora ela tenha dito que a música é sobre não desistir do amor.

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Crítica

Ouvimos: Harmada – “Os fugitivos”

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Harmada retorna após 14 anos com Os fugitivos, um disco maduro, noventista e denso, explorando fugas existenciais em faixas que vão do pós-punk ao rock britânico.

RESENHA: Harmada retorna após 14 anos com Os fugitivos, um disco maduro, noventista e denso, explorando fugas existenciais em faixas que vão do pós-punk ao rock britânico.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: 8-bics
Lançamento: 21 de outubro de 2025

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O Harmada, uma banda carioca, marcou época quando lançou o primeiro álbum, Música vulgar para corações surdos (2011), um disco bastante ouvido pela crítica, e que acabou dando também um público fiel para o grupo. De lá para cá, rolou um jejum de novos álbuns, embora a banda nunca houvesse acabado de verdade – chegaram a rolar alguns shows e participações em tributos. Mas como fazer música no Brasil nunca foi moleza, cada integrante precisou tratar da própria vida profissional.

  • Ouvimos: Canacut – À mercê do tempo (EP)

Com Manoel Magalhães (guitarra e voz), Brynner Buçard (guitarra), Bernardo Corrêa (baixo), Rodrigo Garcia (bateria) e Pedro Henrique Lacerda (guitarra) na formação, o grupo retorna 14 anos depois com Os fugitivos, um disco – prometido já há alguns anos – mais tranquilo que a estreia, e com uma cara bem mais anos 1990 do que a vibe indie-rock anos 2000 de Música vulgar. Evocações do rock britânico de há 30/20 anos surgem em faixas como a balada blues Quando você chegar, a densa Destino, a balada ruidosa Iluminar e o guitar rock Piscina de crianças universais.

Nas letras de Os fugitivos, o grupo se inspira no livro Os prisioneiros, de Rubem Fonseca, para falar de fugas existenciais modernas. Por acaso, o Harmada volta investindo numa sonoridade bem mais moderna e eterna do que no primeiro álbum – tangenciando também um clima de balada MPBística em Em fuga e chegando perto da desolação pós-punk na explosiva Prisioneiro e na introspectiva A estrada, além do ambient ruidoso de Sonhar.

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Crítica

Ouvimos: 5 Seconds Of Summer – “Everyone’s a star”

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Em Everyone's a star, 5 Seconds Of Summer larga a indecisão e transforma o "em cima do muro" de discos passados em algo variado e interessante.

RESENHA: Em Everyone’s a star, 5 Seconds Of Summer larga a indecisão e transforma o “em cima do muro” de discos passados em algo variado e interessante.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 7,5
Gravadora: Republic
Lançamento: 14 de novembro de 2025.

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Nunca fui um grande fã dessa banda australiana que passou voando como o vento em seus 14 anos de carreira – na verdade, como um vento daqueles que levam bolas de feno de um lugar pro outro, até porque o que o 5 Seconds Of Summer mais fez foi variar a posição. Do punk-pop noventista ao emo, passando pela música eletrônica, pelo metal alternativo e pela pose de boy band, os discos dessa turma atiravam para todos os lados. Só que tudo parecia acontecer mais por indecisão do que por variações estéticas.

E aí sai Everyone’s a star, disco em que essa tal indecisão começa a ser revertida em prol de algo realmente mais variado – e bom de ouvir, vale dizer. Mas olha… Até que o disco tome jeito, o/a ouvinte precisa encarar um insatisfatório nu-metal (a faixa-título, cuja letra traz comentários sobre essa era de influencers e seres instagramáveis que todo mundo parece conhecer, menos você) e algo que lembra um Maroon 5 emo (a bisonha Not OK).

  • Ouvimos: Yellowcard – Better days

Daí pra frente, o 5SOC se transforma num Big Special amigável em Telephone busy, tira uma onda do lado “boy band esquisitona” deles (em Boyband, que soa como um Information Society com peso) e une emo glam rock em No 1 obsession, com batida lembrando Rock’n roll (part 2), de Gary Glitter. A faceta do grupo que mais aparece no disco é o lado emo, que surge na contemplativa I’m scared I’ll never sleep again, na new wave oitentista Istillfeelthesame (a melhor do disco, dando a entender que bandas como Turnstile estão na playlist de trabalho deles) e até em duas tentativas de soar parecido com Strokes (a mais ou menos The rocks e a boa Sick of myself).

Everyone’s a star tem também um britpop brega (a chatinha Ghost, com virada de bateria copiada de Don’t look back in anger, do Oasis), uma espécie de shoegaze-emo (a legalzinha Jawbreaker, que fecha o álbum) e, que surpresa, uma ótima adesão à onda indie sleaze, do jeito deles (Evolve). Parece que se tinha alguém apertando os botões e manipulando a banda, ou mudou o manipulador, ou ele se mandou.

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