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Orchestral Manoeuvers In The Dark volta com single “Bauhaus staircase”

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Orchestral Manoeuvers In The Dark volta com single "Bauhaus staircase"

Após voltar aos trabalhos em 2006, o Orchestral Manoeuvres in the Dark (mais conhecido, você deve saber, pela sigla OMD) já lançou três álbuns. O quarto álbum da nova fase – e décimo-quarto de Andy McCluskey e Paul Humphreys – sai dia 27 de outubro e vai se chamar Bauhaus staircase.

Nenhuma referência ao velho grupo gótico de Peter Murphy, claro – o “Bauhaus” do título é a velha escola de arte vanguardista alemã que inspirou inclusive o nome da banda de Bela Lugosi’s dead. O OMD acabou de lançar um single do álbum, que é justamente a faixa-título, um aceno de Andy McCluskey à era Bauhaus e o poder da arte de protesto.

“Sou um grande amante das artes visuais, especialmente dos movimentos de meados do século 20”, comenta Andy. “A música é uma metáfora da força e da paixão do artista diante das críticas e adversidades. Quando os tempos são difíceis, os governos tendem a cortar o financiamento para a criatividade, justamente no momento em que as artes são mais necessárias para nutrir nossas almas. Parece apropriado que a música e seu álbum homônimo foram criados durante o Covid”.

Por acaso foi no isolamento que Andy descobriu o que chama de “poder criativo do tédio total e sangrento” e escreveu a maior parte do álbum. “Há algumas músicas no novo álbum que escrevemos para os álbuns anteriores e não conseguimos encontrar uma maneira de terminar”, Paul conta. “Então esperamos e voltamos até eles e descobrimos”. Por acaso, o disco dai quando a banda completa 45 anos (diz o Retropopmagazine).

Confira abaixo a capa e a lista de músicas do disco. E o vídeo da faixa-título (foto: Divulgação)

Bauhaus staircase
Anthropocene
Look at you now
G.E.M.
Where we started
Veruschka
Slow train
Don’t go
Kleptocracy
Aphrodite’s favourite child
Evolution of species
Healing

Orchestral Manoeuvers In The Dark volta com single "Bauhaus staircase"

Crítica

Ouvindo: Ichiko Aoba, “Luminescent creatures”

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Ouvindo: Ichiko Aoba, “Luminescent creatures”

Com shows marcados em São Paulo (dia 25 de novembro no Teatro Liberdade, e 2 de dezembro no Teatro Bradesco), Ichiko Aoba se vê mais como uma criadora de esferas e atmosferas, e nem tanto como uma compositora comum, ou uma criadora de futuros hits. Luminescent cratures, seu segundo álbum, é música para sonhar, e não necessariamente para “ouvir” distraidamente.

É mais ou menos como acontece com Myrtus myth, álbum do projeto moscovita Kedr Livanskiy, mas sem carregar nos flertes com a música pop dos quais o Kedr lançou mão em seu novo disco (resenhado aqui). Em Coloratura, a primeira faixa, dividida em duas partes, há um clima brasileiro que chega a lembrar Chovendo na roseira, de Tom Jobim. Quando a voz de Ichiko surge, tem algo que faz lembrar a voz de Jane Birkin – um sussurro que chega a parecer um gemido em alguns momentos, mas com vibe angelical, e não necessariamente sexy. Já Flag, lá adiante no disco, tem ares de Milton Nascimento – e de folk do começo dos anos 1970.

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Mas no geral, Luminescent parece mais próximo de referências de jazz, clássicos e de sons asiáticos, que aparecem em músicas como a quase valsa Tower, a meditativa 24° 3′ 27.0″ N, 123° 47′ 7.5″ E. (adaptação de uma canção folclórica da ilha japonesa de Wateruma – o título são as coordenadas para se encontrar um farol no centro da região). Surgem também na cantiga Aurora e na cinematográfica Sonar, uma canção triste, quase um post-rock. Luciférine e Pirsomnia têm algo de progressivo nas mudanças bruscas de acordes e na construção dos arranjos, baseados em pianos circulares e intervenções de cordas.

Inspirado pelas visitas dela ao Arquipélago Ryukyu, no Japão, Luminescent creatures tem muito dos sustos e das sensações mágicas pelas quais Ichiko passou ao mergulhar no local – por sinal, os mergulhos dela foram sem equipamento (!) e correndo altos riscos. Como reflexo mais da magia do que dos perigos, o disco novo dela oferece muita beleza, muita experimentação musical e a sensação de estar submerso/submersa em um sonho onde cada som revela um novo mistério.

Nota: 9
Gravadora: Hermine
Lançamento: 28 de fevereiro de 2025

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Crítica

Ouvimos: Heartworms, “Glutton for punishment”

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Ouvimos: Heartworms, “Glutton for punishment”

O site The Quietus deu a definição perfeita para Jojo Orme, a mulher por trás do Heartworms: “a filha perdida de Michael Jackson e Siouxsie Sioux”. Londrina, 26 anos, ela abriu shows para St Vincent e investe numa sonoridade a meio caminho do pós-punk e do industrial – e aí a comparação com Siouxsie faz mais sentido ainda, porque Glutton for punishment, primeiro álbum do projeto, acaba remetendo aos Banshees em vários momentos, justamente por causa dessa escolha musical.

O Heartworms ganhou fãs por causa do dance-punk sombrio do EP A comforting notion (2023). Uma sonoridade que, em Glutton, ganha expansão no tom tribal de Just to ask a dance – uma canção que, na real, é um conto de amor, misantropia e morte (“não tenho chance de pedir uma dança a você / sou tão tímida / me dói pedir a você para me salvar também”). E também no eletrorock de Jacked, uma explosão de riffs e solos. Ou em Warplane, uma dance music ligeira e violenta, cuja letra, que se refere à história real de um piloto de avião morto na Segunda Guerra, tenta ver alguma esperança no meio do caos: “você consegue ver um Spitfire? / e você diz / olhe lá em cima / seremos livres / olhe lá em cima / nós ficaremos bem”.

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Essa mistura de guerra, medo, amor, morte e (um tiquinho de) esperança dá o tom de Glutton, um disco que chega perto de algo místico, sexy e misterioso em Extraordinary wings, faz o pós-punk dar vários cruzados de direita em Celebrate (uma música em que Jojo vai do semi-operístico ao gutural) e ganha tons épicos em Smugglers adventure. Uma música de seis minutos e pouco, em que Jojo relembra fases difíceis da adolescência, enquanto constrói uma canção com várias partes, herdeira tanto do LCD Soundsystem quanto dos Smashing Pumpkins de Mellon Collie and the infinite sadness.

O disco encerra com a faixa-título, uma balada de violão que inicia com tom ligeiramente jazz, e que se torna uma música dançante logo depois. E que mostra que a grande guerra de Glutton for punishment começa na mente, contando uma história de timidez, pé na bunda e, no subtexto, ansiedade – e muita.

Nota: 8,5
Gravadora: Speedy Wunderground/PIAS
Lançamento: 7 de fevereiro de 2025

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Crítica

Ouvimos: Véu Sublime, “Não é nenhum segredo” (EP)

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Ouvimos: Véu Sublime, “Não é nenhum segredo” (EP)

Vindo de Sorocaba (SP), o Véu Sublime faz uma coisa que é bastante comum no rock atual lá de fora, e ainda é pouco habitual entre bandas novas no Brasil: misturar eras diferentes do estilo. Já houve, faixa de abertura de Não é nenhum segredo, começa de súbito com distorções, e embarca num riff de guitarra próximo da psicodelia hendrixiana. Na sequência, revela-se uma mescla de power pop e hard rock, com letra idealista. Confusão une mais épocas e estilos: de um riff de guitarra quase folk, desemboca em algo que fica a meio caminho do pós-punk e do shoegaze.

Essa disposição para explorar coisas, que era bem típica do rock brasileiro dos anos 1990, é a principal arma do Véu Sublime. E prossegue no restante do EP, com o clima mod (lembrando Who e Ira!) da faixa-título, o rock funkeado de Tempestade e o soul-MPB-rock de Quando o sol se põe, unindo flautas (remetendo a Prince), teclados e psicodelia fluida na onda de bandas como Unknown Mortal Orchestra. Tem também a vinheta jazz de Resquícios, lembrando um respiro da turma que tocava com Gal Costa no disco ao vivo Fa-tal: Gal a todo vapor (1971). Boa mistura musical, especialmente muito bem tocada – as guitarras em particular – e bem gravada. Só os vocais precisavam de mais volume.

Nota: 8,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 14 de fevereiro de 2025.

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