Quando o Nirvana assinou contrato com a Geffen para o lançamento de Nevermind, o segundo disco, a gravadora não esperava um sucesso imediato – tanto que o álbum saiu pela divisão de lançamentos “indies” do selo, a DGC. O que aconteceu com o trio de Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl foi realmente uma escalada daquelas de dar vertigem: nem mesmo os rostos dos integrantes eram conhecidos fora de Seattle, até que Smells like teen spirit começou a rodar direto na MTV e a banda foi alcançando os primeiros lugares das paradas. Até que o Nirvana olhou para o lado e viu que tinha vendido mais discos que Michael Jackson.

E no “antes” de Nevermind, teve um show que a banda fez em 23 de setembro de 1991, um dia antes do lançamento do disco. A apresentação foi na Axis, uma boate de Boston, ao lado dos Smashing Pumpkins, e de duas bandas da área: Bullet LaVolta e Cliffs Of Dooneen.

O show foi dado na  festa de aniversário da estação de rádio local de rock alternativo, WFNX, e nessa época, o Nirvana já estava ficando conhecidinho. Smells like teen spirit havia sido lançada no rádio em 27 de agosto, foi para as lojas duas semanas depois e o clipe já estava rolando na MTV, mas não em altíssima rotação. Correspondendo a isso, o show no Axis ficou bem lotado e a apresentação quase foi interditada pelo Corpo de Bombeiros por causa do excesso de gente.

E a novidade é que subiram no YouTube 14 minutos da apresentação. Tem Aneurysm, Drain you, School, Smells like teen spirit (essa, em alguns momentos, só tem o áudio) e o final de Negative creep. As imagens não são uma maravilha e nem sempre o áudio aparece completo, mas vale como documento.

Via Dangerous Minds