Destaque
“Mãe, por que papai comprou um servidor?”: Microsoft para crianças
Em 2007, a Microsoft decidiu apresentar seus computadores caseiros de uma forma… Bom, “inovadora” é uma maneira de descrever tudo. Foi quando eles decidiram mandar fazer o livro Mommy, why is there a server in the house?.
Acontece nas melhores famílias: pais podem ter bastante dificuldade de explicar certas coisas para os filhos. Tanto que – você já leu sobre isso aqui – há livros BASTANTE específicos para estimular conversas na família, como A noite em que papai foi preso. Em 2007, a empresa de Bill Gates decidiu lançar mão do mesmo método para explicar porque é que uma família precisava de vários computadores interligados e de um servidor caseiro. Se havia tanta dúvida assim da parte dos filhos em relação a assuntos como esse, só Deus sabe.
Mommy, why is there a server in the house? é apresentado na capa como tendo sido escrito por “Tom O’Connor, Ph.D”. O curioso é que numa das primeiras folhas, o livro desmonta a farsa. Olha aí.
“Tom O’Connor não tem Ph.D. Aliás, ele nem sequer existe. Esta é uma obra de ficção. Mas o Windows Home Server existe de verdade”. Valeu por avisar.
“Sabe o que é um servidor? Aposto que você sabe? (ué, então por que escreveu o livro?) Um servidor é uma caixa engraçada que faz amizade com computadores (ah, bom)“.
“Gente grande tem um servidor no escritório. Escritório é um lugar chato em que gente grande vai pra fazer coisas chatas”: Se você quiser que seu filho cresça achando que trabalhar é um saco, só dar este livro para ele.
“Escritórios são a razão pela qual as pessoas ficam mal humoradas e falam palavrões”. Achava que fosse o péssimo desempenho dos times de futebol que causasse isso.
Já os servidores que vão para a sua casa, querido leitor, são bonzinhos e deixam todo mundo feliz. Quando a internet cai, não, aí pode xingar.
“Quando mamãe e papai se amam muito, papai quer dar à mamãe um presente especial”. Se essa ilustração estivesse num livro infantil dos anos 1970 estilo De onde vêm os bebês, acharia que viria um filhinho por aí. Mas o presente especial é um servidor da Microsoft mesmo.
“Então ele instala o servidor. É fácil! Ele faz tudo sozinho”. Atenção, empoderadas: é o papai que deve instalar o aparelho.
Agora tá todo mundo conectado.
Conecte-se a toda a família. Até mesmo com parentes que moram perto, como o avô e avó. Ou aquele seu tio que tem fedor de cachorro. Rapaz.
Quando você está na escola, pode continuar conectado ao computador de casa. Não quer nada com a hora do Brasil, né filho (a)?
Arquivos não se perdem nem mesmo se seu cachorro fizer xixi no computador. Pais, orientem os filhos a não deixarem o laptop aberto.
Uma verdade fatal está para aparecer.
Crianças são tão malvadas que fazem bullying até por causa de… um servidor da Microsoft.
E são tão malvadas que têm inveja de gente que tem um aparelho desses em casa.
Ao bullyinizador (e fofoqueiro) da rua, resta ver as luzes do servidor piscando pela fresta da cortina. Como diz o ditado, “se a sua estrela não brilha, não tente apagar a minha”.
“Abençoa Senhor, as famílias, amém/Abençoa Senhor, a minha também” (GATES, Bill)
Se você quiser um livro desses em casa, resolvemos seu problema. A Amazon está vendendo a publicação por US$ 92,15.
Cultura Pop
Quando Suicide gravou… “Born in the USA”, do Bruce Springsteen
A way of life, disco de 1988 da dupla de música eletrônica Suicide, é tido como um disco, er, acessível. Acessível à moda de Martin Rev e Alan Vega, claro. O disco pelo menos podia ser colocado tranquilamente na prateleira dos artífices da darkwave e era bem mais audível do que o comum de um grupo que havia lançado a assustadora Frankie teardrop. O disco era produzido por Ric Ocasek, líder dos Cars (que já havia produzido o segundo disco deles, de 1981, Alan Vega/Martin Rev), e tinha até uma eletro-valsinha, Surrender, além de um estiloso misto de rockabilly e synthpop, Jukebox baby 96.
O que ninguém esperava era que a dupla tivesse feito nessa mesma época uma estranhíssima versão de… Born in the USA, de Bruce Springsteen. A faixa surge numa versão ao vivo, gravada num show de Vega e Rev em 1988, em Paris. A dupla nem sequer disfarçou que a ideia era fazer uma versão bem lascada – saca só o sintetizadorzinho da música, e a referência a músicas como Lucille, de Little Richard, e o tema When the saints go marching in, logo na abertura. A “versão” da faixa resume-se a quase nada além do título da canção. Parece um karaokê do demo (e é).
A versão poderia ser uma bela pirataria, mas vira oficial nesse mês: vai aparecer em uma reedição de A way of life, prevista para o dia 26. A edição de luxo estará disponível em vinil azul transparente com Born in the USA e em CD com quatro faixas bônus, além do formato digital. O material extra inclui versões ao vivo de Devastation e Cheree, bem como uma versão inicial de estúdio de Dominic Christ. O pesquisador Jared Artaud encontrou as faixas enquanto trabalhava no arquivo de Vega, após a morte do cantor em 2016.
E se você não sabia, vai aí a surpresa: Springsteen tá bem longe de ser um sujeito que diria “what?” ao ser informado da existência do Suicide. Pelo contrário: era fã da dupla e costumava dizer que a estreia do Suicide, o disco epônimo de 1977, era “um dos discos mais sensacionais que já ouvi”. Em 1980, o cantor esteve com a dupla e Vega descobriu que Springsteen era seu fã – e se surpreendeu.
“Ele estava gravando o disco The river (1980) e nós estávamos gravando nosso segundo álbum em Nova York. Então tivemos uma reunião de audição do nosso álbum. Havia três ou quatro figurões da nossa gravadora, e Bruce também estava lá. Depois que tocamos o álbum, houve um silêncio mortal… exceto por Bruce, que disse, ‘Isso foi ótimo pra caralho.’ Ele fazia questão de nos dizer o quanto nos amava”, contou em 2014 ao New York Post.
Mais: um texto do site Treblezine, a partir de audições da obra de Bruce e de entrevistas do Suicide, descobre: a dupla influenciou muito o sombrio disco Nebraska, tido como o “primeiro disco solo” (sem a E Street Band) de Springsteen (1982), basicamente um disco sobre crise, desemprego e gente à beira do desespero pela falta de oportunidades. Houve uma versão elétrica e pesada de Nebraska, mas Bruce quis lançar o disco acústico, de voz, violão e registros crus, e que de fato lembram o clima esparso do Suicide do primeiro disco.
Na dúvida, ouça State trooper, cujos uivos lembram bastante os gritos (sem aviso prévio) de Frankie teardrop. “Lembro-me de entrar na minha gravadora logo após o lançamento do meu disco”, disse Vega depois de ouvir State trooper pela primeira vez. “Eu pensei que era um dos meus álbuns que eu tinha esquecido. Mas era Bruce!”
Cultura Pop
No podcast do Pop Fantasma, a fase de transição do Metallica
A morte do baixista Cliff Burton, em 27 de setembro de 1986, desorientou muito o Metallica. Além do que aconteceu, teve a maneira como aconteceu: a banda dormia no ônibus de turnê, sofreu um acidente que assustou todo mundo, e quando o trio restante saiu do veículo, só restou encarar a realidade. A partir daquele momento, estavam não apenas sem o baixista, como também estavam sem o amigo Cliff, sem o cara que mais havia influenciado James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett musicalmente, e sem a configuração que havia feito de Master of puppets (1986) o disco mais bem sucedido do grupo até então.
Hoje no Pop Fantasma Documento, a gente dá uma olhada em como ficou a vida do Metallica (banda que, você deve saber, está lançando disco novo, 72 seasons) num período em que o grupo foi do céu ao inferno em pouco tempo. O Metallica já era considerado uma banda de tamanho BEM grande (embora ainda não fosse o grupo multiplatinado e poderoso dos anos 1990) e, justamente por causa disso, teve que passar por cima dos problemas o mais rápido possível. E sobreviver, ainda que à custa justamente da estabilidade emocional de Jason Newsted, o substituto do insubstituível Cliff Burton…
Nomes novos que recomendamos e que complementam o podcast: Skull Koraptor e Manger Cadavre?
Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts.
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch. Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Estamos aqui toda sexta-feira!
Destaque
Dan Spitz: metaleiro relojoeiro
Se você acompanha apenas superficialmente a carreira da banda de thrash metal Anthrax e sentia falta do guitarrista Dan Spitz, um dos fundadores, ele vai bem. O músico largou a banda em 1995, pouco antes do sétimo disco da banda, Stomp 442, lançado naquele ano. Voltaria depois, entre 2005 e 2007, mas entre as idas e as vindas, o guitarrista arrumou uma tarefa bem distante da música para fazer: ele se tornou relojoeiro (!).
A vida de Dan mudou bastante depois que o músico teve filhos em 1995, e começou a se questionar se queria mesmo aquela vida na estrada. “Fazíamos um álbum e fazíamos turnês por anos seguidos, e então começávamos o ciclo de novo – o tempo em casa não existia. É uma história que você vê em toda parte: tudo virou algo mundano e mais parecido com um trabalho. Eu precisava de uma pausa”, contou Spitz ao site Hodinkee.
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Na época, lembrou-se da infância, quando ficava sentado com seu avô, relojoeiro, desmontando relógios Patek Philippe, daqueles cheios de pecinhas, molas e motores. “Minha habilidade mecânica vem de minha formação não tradicional. Meu quarto parecia uma pequena estação da NASA crescendo – toneladas de coisas. Eu estava sempre construindo e desmontando coisas durante toda a minha vida. Eu sou um solucionador de problemas no que diz respeito a coisas mecânicas e eletrônicas”, recordou no tal papo.
Spitz acabou no Programa de Treinamento e Educação de Relojoeiros da Suíça, o WOSTEP, onde basicamente passou a não fazer mais nada a não ser mexer em relógios horrivelmente difíceis o dia inteiro, aprender novas técnicas e tentar alcançar os alunos mais rápidos e mais ágeis da instituição.
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A música ainda estava no horizonte. Tanto que, trabalhando como relojoeiro em Genebra, pensou em largar tudo ao receber um telefonema do amigo Dave Mustaine (Megadeth) dizendo para ele esquecer aquela história e voltar para a música. Olhou para o lado e viu seu colega de bancada trabalhando num relógio super complexo e ouvindo Slayer.
O músico acha que existe uma correlação entre música e relojoaria. “Aprender a tocar uma guitarra de heavy metal é uma habilidade sem fim. É doloroso aprender. É isso que é legal. O mesmo para a relojoaria – é uma habilidade interminável de aprender”, conta ele. “Você tem que ser um artista para ser o melhor – seja na relojoaria ou na música. Você precisa fazer isso por amor”.
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