Connect with us

Urgente

Tony Iommi: o que já dá pra esperar do álbum “From the dark”

Published

on

Tony Iommi - Foto: Ross Halfin / Divulgação

RESUMO: Aos 78 anos, Tony Iommi tem na agulha From the dark, disco que passeia pelo doom e pelo metal mais veloz, recupera ecos da fase Dio do Black Sabbath e traz Jørn Lande nos vocais.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Ross Halfin / Divulgação

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

Não perguntem a Tony Iommi o que vem depois do heavy metal – ele não parece nada interessado nesse tipo de assunto. Aos 78 anos, o guitarrista que ajudou a inventar o negócio está fazendo justamente aquilo que se espera dele. E que é (ora ora…) heavy metal. Inclusive já dá pra perceber, pelas duas músicas já lançadas de From the dark, seu terceiro disco solo – prometido pela BMG para 23 de outubro – que ele não vai suavizar em nada o pacote.

World alone é a mais rápida das duas já lançadas. Iommi toca como se estivesse parado naquela esquina entre os anos 1970 e 1980, época em que o hard rock endurecia de vez e bandas como Judas Priest aceleravam o metal. Jørn Lande, recrutado para cantar no disco, ajuda bastante nisso aí: é possível ouvir alguma coisa de Rob Halford naquele vozeirão, só que com um pouco mais de ferrugem e menos cerimônia.

O próprio Iommi contou à Rolling Stone que costuma cair naturalmente no lado doom da coisa e que precisa lembrar a si mesmo de escrever músicas mais rápidas. “Eu sempre começo pelas coisas doom. Sempre fui assim. Fico absorvido pelos riffs doom”, disse. World alone nasceu justamente da tentativa de sair desse primeiro impulso. A revista ouviu ecos do hit Mob rules (1981) na música — e faz sentido. A aproximação com a fase Ronnie James Dio do Black Sabbath é bem maior do que com a era Ozzy.

Stormwatcher, segundo aperitivo, muda um pouco a paisagem. É mais épica, mais pesada e deixa espaço para aquela grandiosidade que o Sabbath desenvolveu tanto com Dio quanto em momentos mais lustrosos de discos como Sabotage (1975). O riff é imediatamente reconhecível como coisa de Iommi, e os solos continuam o fino.

Lande também está longe de ser apenas o sujeito contratado para cantar. Ele divide a composição das oito faixas com Iommi e contou que sua preocupação foi encontrar melodias vocais que servissem aos riffs e arranjos do guitarrista, sem tentar encaixar o trabalho antecipadamente em algum estilo. Não deixa de ser curioso que Iommi tenha escolhido justamente uma voz com parentesco evidente com Dio: ele já conhecia Lande desde o tributo ao cantor realizado em 2010 e diz que gostou de sua voz desde aquela ocasião.

E olha que From the dark quase nem teve cantor. Iommi revelou à Loudwire que começou o projeto pensando num álbum instrumental e chegou a gravar duas músicas dessa maneira. Depois mudou de ideia e chamou Lande. O núcleo ficou completo com a baixista Becky Baldwin, atualmente no Mercyful Fate, e Karl Brazil na bateria. Mike Exeter, colaborador antigo de Iommi, divide a produção.

O álbum também não nasceu depois da morte de Ozzy Osbourne. Iommi já vinha acumulando ideias havia anos e explicou que trabalhava nelas sem prazo, normalmente entrando no estúdio de casa com Exeter às segundas e terças. “Não havia pressão”, resumiu. Ainda assim, From the dark inevitavelmente ganha outro peso: é seu primeiro grande trabalho a chegar depois da morte do velho parceiro. Iommi diz que ainda custa acreditar que Ozzy se foi. “Parece que ele ainda está aqui”, contou à Rolling Stone.

Até a capa estabelece uma ligação involuntária com essa história. A cruz, símbolo inseparável da imagem de Iommi, remete aos crucifixos que Jack Osbourne, pai de Ozzy, fez para os integrantes do Sabbath nos primeiros tempos da banda. Segundo o próprio site oficial de Ozzy, eram cruzes de alumínio, posteriormente benzidas e usadas pelo grupo como proteção.

O restante do disco promete aprofundar esse lado pesado. Dizem as resenhas já publicadas que Beyond The dead reduz o andamento e acrescenta orquestrações, enquanto Return of the arbalist volta a acelerar. E Legacy, com sete minutos, encerra o álbum em escala épica, formando o que já estão chamando de alternância entre velocidade, peso e atmosfera. Tem ainda Brian May, amicíssimo de Iommi: o guitarrista do Queen aparece em Death wake, faixa que Iommi descreveu como puro doom. May foi convidado a tocar em outras músicas, mas recusou. “É o seu álbum”, respondeu ao amigo.

A melhor pista sobre From the dark está com certeza numa frase bem simples de Iommi: “Não estamos tentando provar nada”. Depois de World alone e Stormwatcher, dá para acrescentar: aparentemente ele também não está tentando agradar ninguém fora do heavy metal. E, se me permitem o clichê, tá tudo bem.

Abaixo, confira as duas já lançadas, a capa e a lista de faixas de From the dark.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

Capa do disco From The Dark, de Tony Iommi

LISTA DE FAIXAS:
01. Over the violent sun
02. Black times
03. World alone
04. Beyond the dead
05. Stormwatcher
06. Death wake
07. Return of the arbalist
08. Legacy

(a edição deluxe em CD tem ainda as faixas Scent of dark e Deified)

Urgente

Supervão leva reta final de turnê ao Sul e à Bahia, e espalha sessions ao vivo por aí

Published

on

Supervão - Foto: Reprodução YouTube

RESUMO: O Supervão encerra a turnê de Amores e vícios da geração nostalgia com shows em Porto Alegre e na Bahia, enquanto libera novas sessions ao vivo e prepara outro álbum para 2027.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução YouTube

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

Para esbarrar com a banda gaúcha Supervão ao vivo, é só dar uma chegadinha em Porto Alegre (RS) e na Bahia durante o mês de outubro. Nesta quinta (8), o Fuga 4ºD, na capital gaúcha, recebe a banda Jovem Dionísio (em plena Migalhas tour), em show com abertura deles. No dia 25 a banda toca com a banda Copérnico Maior no Bar Ocidente, ambas abrindo para o Chococorn And The Sugarcanes.

Já na Bahia, onde o grupo vai pela primeira vez, eles tocam em Feira de Santana (dia 15, na Casa Noise), em Salvador (dia 16, na Casa 141) e em Vitória da Conquista (dia 18, no Festival Suíça Bahiana). Mas se você está bem longe dos dois estados, não desanime: em plena finalização da tour do disco Amores e vícios da geração nostalgia (2024, resenhado aqui) – e prestes a lançar outro álbum ano que vem, como adiantaram ao site Popload – a banda vem deixando rastros ao vivo por aí.

Recentemente o grupo fez uma session no estúdio Fleeting, em São Paulo, e de lá saiu o vídeo da música Sei lá, não deu, que eles liberaram no YouTube no finalzinho de setembro. Mas teve também outra session recente, que rolou no programa Radar, da TVE do Rio Grande do Sul – e da qual saíram os vídeos de Nostalgia, Tudo certo pra dar errado, Love e vício em sunshine e a mesma Sei lá, não deu.

Depois disso, só esperar os próximos passos.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

Continue Reading

Urgente

Dionys une vertentes do balanço brasileiro em “Não agradeço”

Published

on

Dionys - Foto: Divulgação

RESUMO: Produzida por Batata Boy e Bruno Berle, Não agradeço, de Dionys, mistura violão, beat de funk e balanço brasileiro numa letra sobre preservar a própria essência sem deixar a vida devorar tudo.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Divulgação

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

“Os meus pecados eu fiz por amor”, jura Dionys na letra de Não agradeço, single que faz uma união bem certeira de MPB de violão, balanço nacional setentista e beats associados ao funk. Uma parceria dele com Tomás Sampaio, com produção de Batata Boy e Bruno Berle, e uma letra que fala sobre o desafio de existir “sem apagar a própria essência de moleque, mesmo diante da morte de alguns passados!”, exclama.

É o segundo single de Dionys, que em dezembro lançou o single duplo Anjo moreno / Criaturas do sol (demo) – essa segunda faixa ganhou até um clipe. Não agradeço ainda não tem clipe – mas já nasce com pinta de futuro hit, o tipo de música que pode rolar em festas, em rodas de violão e em momentos de reflexão pessoal. Especialmente quando Dionys toca no nervo e fala que é preciso “coragem pra ser aquilo que se quer sem deixar a vida te devorar”. E não é verdade?

Dionys é de São Paulo, mas atualmente mora em Lisboa, Portugal, onde trabalha com música e também com teatro – recentemente esteve no elenco da peça O último telefone público de Lisboa, cujo roteiro “acompanha um grupo de pessoas movido por uma mesma hipótese: vivemos num mundo que produz continuamente palavras que ainda não sabemos ouvir”. E tem mais coisas dele vindo aí: o álbum Ginga, igualmente produzido por Batata Boy e Bruno Berle, sai em breve.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

Continue Reading

Urgente

Sete anos depois, as duas “lágrimas” do maranhense Lucas Maciel estão no mundo

Published

on

RESUMO: Gravadas em 2019, as duas faixas do EP Lágrimas, de Lucas Maciel, finalmente chegam ao público misturando reggae, dub e dancehall maranhense com o lado mais ensolarado do pop dos anos 1990.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Divulgação

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

Sete anos depois, duas músicas gravadas pelo maranhense Lucas Maciel finalmente saíram da gaveta. Lágrimas, single duplo do cantor e compositor, traz duas faixas feitas em 2019, pouco antes da pandemia, e que já falavam, por coincidência, daquela velha impressão de que o mundo estava prestes a acabar.

Chamadas simplesmente de Lágrima 1 e Lágrima 2, as músicas foram produzidas pelo também maranhense Adnon Soares e gravadas no estúdio Casa Loca, em São Luís. Marceleza, da Akarrudie, e Paulão Linhares também passaram pelas sessões, ouvindo o material e dando pitacos.

O ponto de partida das duas faixas é a relação de São Luís com reggae, dub e dancehall, mas Lucas também foi buscar uma espécie de lado ensolarado do pop dos anos 1990.

“A primeira Lágrima é um pop otimista que cita Sister Nancy e fala que toda sensação de ‘fim de mundo’ pode estar acompanhada de uma série de alarmes falsos, e a segunda é sobre o percurso de uma lágrima até se dissolver na luz, acompanhada por uma percussão nyabinghi criada por Adnon. Essas músicas passaram muito tempo engavetadas e fico muito feliz e empolgado para ver a reação do público agora em 2026”, conta.

E tem até Lighthouse Family no mapa de referências. “Tem alguma coisa para cima tipo High, hit deles, aquela outra face mais otimista dos anos 90”, diz Lucas. Em Lágrima 2, o reggae aparece também na percussão criada por Adnon. “Ele, como produtor, teve a sensibilidade de perceber que eu fazia ali uma homenagem ao reggae com essas músicas e me deu um presentão.”

Hoje vivendo na Bahia, Lucas voltou ao Maranhão para lançar as faixas. Sua discografia começou a aparecer em 2014, com músicas como Sexta-feira da paixão e Corda bamba, esta última com a banda Poda. Depois vieram os álbuns Contra a parede de vento, de 2018, e Jitiranas, de 2023 – este, um disco em que aproximou a canção pastoral nordestina do folk britânico.

Agora, com Lágrimas, ele volta um pouco mais no tempo para descobrir o que duas músicas de 2019 têm a dizer em 2026.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

 

Continue Reading

Acompanhe pos RSS

Tony Iommi - Foto: Ross Halfin / Divulgação
Urgente46 segundos ago

Tony Iommi: o que já dá pra esperar do álbum “From the dark”

Resenha: Sorosoro – “Riffs lentos vol.1 – Debaixo do céu”
Crítica6 horas ago

Ouvimos: Sorosoro – “Riffs lentos vol.1 – Debaixo do céu”

Supervão - Foto: Reprodução YouTube
Urgente6 horas ago

Supervão leva reta final de turnê ao Sul e à Bahia, e espalha sessions ao vivo por aí

Resenha: Alabama Shakes - "I must be dreaming"
Crítica6 horas ago

Ouvimos: Alabama Shakes – “I must be dreaming”

Resenha: horsegiirL - “Nature is healing”
Crítica6 horas ago

Ouvimos: horsegiirL – “Nature is healing”

Resenha: Gangrene – “Better than McDonalds”
Crítica6 horas ago

Ouvimos: Gangrene – “Better than McDonalds”

Dionys - Foto: Divulgação
Urgente17 horas ago

Dionys une vertentes do balanço brasileiro em “Não agradeço”

Urgente17 horas ago

Sete anos depois, as duas “lágrimas” do maranhense Lucas Maciel estão no mundo

Urgente23 horas ago

L7 resgata demo feita durante hiato da banda, em 2003, e lança “Loma Linda”

Agenda RJ: Semana do Rock ocupa a Villa-Lobos com quatro dias de conversas
Urgente1 dia ago

Agenda RJ: Semana do Rock ocupa a Villa-Lobos com música e conversas

Mogwai celebra 30 anos com coletânea e música inédita com Iggy Pop
Urgente1 dia ago

Mogwai celebra 30 anos com coletânea e música inédita com Iggy Pop

Urgente1 dia ago

Kim Deal transforma seu primeiro show com orquestra em disco e filme

DIIV - Foto: Louie Kovatch / Divulgação
Urgente1 dia ago

DIIV puxa para o pop e brinca com dinheiro e poder em “Trillions”

Resenha: Actress – “Radical frame”
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Actress – “Radical frame”

Resenha: Joe Jackson – “Hope and fury”
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Joe Jackson – “Hope and fury”

Resenha: Clara Ribeiro – “Outras ondas, mesmas cores"
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Clara Ribeiro – “Outras ondas, mesmas cores”

Resenha: Time And Space Society - "Apple man" (EP)
Crítica2 dias ago

Ouvimos: Time And Space Society – “Apple man” (EP)

"Eletronica:mentes" estreia no Canal Brasil (Fotos: Divulgação)
Urgente2 dias ago

Com depoimentos de Jocy de Oliveira e Jorge Antunes, “Eletronica:mentes” estreia no Canal Brasil