O sétimo disco do Mastodon, “Emperor of sand”, tá vindo aí, e dois singles já viram a luz do dia. Enquanto você espera pelo lançamento, conheça dez fatos sobre o disco.

1) “Emperor of sand” é sobre “câncer e sobre todas as coisas associadas a isso”, contou o baterista Brann Dailor à “Rolling Stone”. Na prática, é uma história bastante conceitual sobre um andarilho do deserto que recebe uma sentença de morte e luta contra o tempo.

2) Em 2015, a mulher do vocalista Troy Sanders foi diagnosticada com câncer de mama. Por causa disso, a banda precisou cancelar vários shows, alegando “problemas familiares”. A experiência de Troy e as de alguns colegas de banda que tiveram parentes e amigos diagnosticados com a doença inspirou o álbum.

3) “O disco é nossa reflexão sobre mortalidade. O disco é como se enlaçasse toda nossa obra. Foram dezessete anos para fazê-lo, e é uma reação direta aos últimos dois anos. Nossa inspiração foram coisas reais das nossas vidas”, disse Troy num comunicado.

4) E Dailor complementa dizendo que a “areia” do título é a da ampulheta. “Ela representa o tempo. Se você ou alguém que você conhece recebe um diagnóstico terminal, a primeira coisa a se levar em conta é o tempo. Você sempre se pergunta: ‘Quanto tempo falta?'”

5) O disco sai em 31 de março pela Reprise.

6) Olha a capa aí. O desenho é de Alan Brown, conhecido também como Medusawolf.

7) São onze músicas. Pela ordem: “Sultan’s curse”, “Show yourself”, “Precious stones”, “Steambreather”, “Roots remain”, “Word to the wise”, “Ancient kingdom”, “Clandestiny”, “Andromeda”,”Scorpion breath”, “Jaguar God”.

8) Dois áudios já foram liberados pelo grupo. O primeiro foi o de “Sultan’s curse”…

9)… E o de “Show yourself” rolou nesta semana.


10) O site do grupo já tem o álbum em pré-venda, em duas versões: o CD e a pacoteira da edição em vinil, que é a mais hipster possível. Tem “Emperor of sand” em LP duplo 180 gramas, download instantâneo das músicas que já saíram em áudio, direito a baixar o disco no dia 31 de março e… um encarte com a imagem da capa do álbum para o ouvinte colorir. Além de um estojo exclusivo de lápis de cor com a marca do Mastodon. Ficou com vontade?