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Gastão Moreira homenageia Malcolm Young no Kazagastão

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Gastaão Moreira homenageia Malcolm Young no Kazagastão

Uma bela homenagem a Malcolm Young, guitarrista do AC/DC que morreu no sábado (18). No quadro Hora Extra de seu canal Kazagastão, o radialista e apresentador de TV Gastão Moreira homenageou o músico com um vídeo curto, de menos de três minutos, falando de sua importância para a história do rock.

Gastão sinalizou a perda, em menos de um mês, de dois irmãos da família Young: o produtor George Young, e agora Malcolm. Também lembrou da banda de George, os Easybeats. E do fato de um hit deles, Friday on my mind, ter sido gravado por David Bowie.

“Malcolm Young era um cara fundamental no AC/DC. Primeiro por que era um cara desprovido de ego. Ele era mais velho que o irmão Angus, tocava tão bem quanto. Dizem que solando ele era tão bom quanto o Angus. Mas quando percebeu que o irmão poderia ser a atração da banda falou: vai fundo. Vou ficar aqui atrás, vou fazer as bases, e você é que vai brilhar”.

Crítica

Ouvimos: Sophie, “Sophie”

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Ouvimos: Sophie, “Sophie”
  • Sophie é o segundo disco, e primeiro álbum póstumo, da DJ e produtora inglesa Sophie. Foi feito a partir de gravações que ela vinha finalizando, e teve produção do irmão dela, Benny Long, que tomou à frente na produção após a morte da artista.
  • Em 30 de janeiro de 2021, aos 34 anos, Sophie morreu ao cair acidentalmente do telhado de um prédio de três andares em Atenas, Grécia, enquanto tentava tirar uma foto da lua cheia. Artistas como Rihanna, Sam Smith, Vince Staples e Charli XCX deram declarações de condolências. Brat, disco novo de Charli, tem uma homenagem a ela na faixa So I (a letra: “quando eu faço músicas, lembro das coisas que você sugeria/’acelere mais’/será que você gostaria dessa música?”).

Há notícias de que a DJ e produtora Sophie estava preparando um álbum bem pop antes de morrer prematuramente. A artista britânica vinha trabalhando em casa na sequência do segundo álbum, Oil of every pearl’s un-insides (2018), e levando adiante uma carreira que se tornou conhecida pela criação de texturas e atmosferas sonoras, que influenciaram de Pet Shop Boys a Charli XCX.

Músicas mais antigas como It’s okay to cry, Vyzee, Ponyboy e Lemonade soam mais como pequenas mixtapes, miniexperimentos de estúdio, prontos para serem esticados por DJs e produtores como módulos dançantes – o tipo de som que funciona na pista de dança e vira viagem individual quando ouvido em casa. E que, como costuma acontecer em projetos de produtores, permite a entrada de obras em progresso lado a lado com canções prontas.

Essa noção de que o inacabado tem seu tempo e lugar é o que permeia Sophie, primeiro álbum póstumo da DJ e produtora – e um disco cuja conexão com o ouvinte é imensa, o que já era comum na obra dela (não se lança uma música chamada “é Ok chorar” à toa, enfim). O material abre com uma canção climática, monocórdica e fantasmagórica, Intro (The full horror), que se aproxima mais do rock alemão dos anos 1970 do que da dance music. Repletas de participações, as dezesseis faixas assemelham-se mais a beats e criações nas quais Sophie vinha trabalhando, embora, segundo a família, componham um disco que já estava quase completo em 30 de janeiro de 2021, quando a produtora morreu.

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Como costuma acontecer em discos póstumos, sempre parece que algo está faltando – no caso, Sophie entregou os vocais para convidados como Cecile Believe, Liz e a controversa Nina Kraviz, que dão um ar mais humano a músicas como o popzão de FM My forever, a atmosférica The dome’s protection e ao house irretocável de Why lies e Live in my truth. O techno mais frenético surge na experimental Berlin Nightmare e no gabber de Gallop – ambas com participações de Evita Manji – e na parte final de One more time. Não há nenhuma faixa mal diagramada no disco, mas em alguns momentos, fica a ligeira impressão de que muita coisa de Sophie ainda seria repensada, e que estava sendo gravada quase como um mostruário de trabalho – como se alguns beats pudessem ser reaproveitados aqui e ali.

Nos títulos e nas letras (ou frases usadas como letras simples), dá para perceber que Sophie acreditava de verdade em sua música como fator de transformação e de proximidade. E essas são as melhores características do disco. Não deve ser por acaso que o álbum termina com a bela e dançante Love me off Earth (“ame-me fora da Terra”), quase uma mensagem post mortem para seus fãs, num clima bem mais ameno do que o próprio começo do disco.

Always and forever, um house celestial e discreto (que pedia um remix ou uma segunda parte com beats mais fortes) gravado com a amiga Hannah Diamond, parece uma carta dos amigos para Sophie: “tudo está se afastando/para mais e mais longe/(…) para sempre e para sempre/estaremos brilhando juntos”. Esse clima de mensagens trocadas quase como numa tábua ouija é o que mais fica na mente no fim da audição.

Nota: 7
Gravadora: Transgressive Records/Future Classic

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Crítica

Ouvimos: We Hate You Please Die, “Chamber songs”

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Ouvimos: We Hate You Please Die, “Chamber songs”
  • Chamber songs é o terceiro álbum da banda punk francesa We Hate You Please Die. O disco tem produção e mixagem de Guillaume Bordier. Na formação da banda, Mathilde Rivet (bateria), Chloe Barabé (vocais e baixo) e Joseph Levasseur (guitarra).
  • O grupo foi um quarteto até 2023, quando o ex-vocalista Raphaël Balzary saiu. Chloé assumiu os vocais desde então. “Tive que arriscar no início de 2023, quando tivemos que compor rapidamente para os shows. Coloquei muita pressão sobre mim mesma. E sinceramente, fiquei estressada com essa virada. Esforcei um pouco a voz, me perguntando o que eu poderia fazer, o que eu gostava de fazer também”, disse ao site Mowno.

Mal dá para imaginar que o We Hate You Please Die é uma banda francesa. O som desse trio é barulho que parece feito nos anos 1990 em alguma garagem dos Estados Unidos, com direito a muitas microfonias, vocais raivosos e refrãos explosivos, como os de Adrenaline e Stronger than ever. As partes iniciais das faixas são pura preparação para a ação – é aquele tipo de música que prepara o ouvinte para algo que vai acontecer nas caixas de som, no palco ou até mesmo na plateia (dá para imaginar as rodas ao som de faixas como Automatic mode e Control).

Em boa parte do repertório de seu novo álbum, o We Hate You Please Die traz influências bastante óbvias de bandas como Babes In Toyland, como nos vocais de quase todo o álbum, nas paradinhas de Lust e na parede de ruídos que introduz Vampirized – e toma quase 5 segundos da faixa. Asshole e Hero são punk vintage lembrando X Ray Spex. A cavernosa e quase falada Sorority prega, entre microfonias: “somos mais fortes se estivermos juntas/as mulheres não são suas inimigas”. No final, os cinco minutos e a torrente de ruídos de Surrender. Se não ouvir em alto volume, nem tem graça.

Nota: 8
Gravadora: Nouveau Monde Artistes Services/Incisive Records

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Crítica

Ouvimos: The Waeve, “City lights”

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Ouvimos: The Waeve, “City lights”
  • City lights é o segundo disco do The Waeve, projeto dos músicos, vocalistas e compositores Graham Coxon (Blur) e Rose Elinor Dougall (artista solo e ex-The Pipettes). O disco tem produção de James Ford.
  • O single You saw é definido pela dupla como “uma música sobre reconhecer como decisões aparentemente minúsculas podem ter um impacto sísmico no curso da vida de alguém, como às vezes parece que a maneira como as coisas acontecem é predestinada”.
  • O nome The Waeve é “the wave” (a onda) na antiga grafia inglesa. A dupla foi batizada assim porque ambos os integrantes são piscianos e há muitas referências nas letras das canções do The Waeve à água e ao mar.

Sim, o mundo precisava de uma união perfeita entre pós-punk e pop sessentista. Sendo que “pop sessentista” aí aponta para uma mescla de Motown, girl groups, Velvet Underground, The Who, Kinks, Beatles, unidos com uma visão lúgubre do que é fazer um rock que vá além dos três acordes. E se não precisava, vai acabar achando que precisa logo após ouvir City lights, segundo disco do The Waeve.

É complicado apontar referências diretas no som de Graham Coxon (Blur) e Rose Elinor Dougall (ex-Pipettes), mas em músicas como Mouth to the flame, bate ponto uma sonoridade que junta Ultravox (o final lembra o metais-e-programação de Hiroshima mon amour), Roxy Music e até a fase solo de Pete Shelley (Buzzcocks). You saw é o mais próximo possível de uma união entre Todd Rundgren e ABBA. I belong to… transporta o clima sombrio de uma canção de Alice Cooper para a Inglaterra dos anos 1980. A balada mântrica Simple days, destacando os vocais de Rose, a parede de guitarra-e-efeitos de Broken boys e o folk agridoce e mágico de Song for Eliza May e Girl of the endless night levam o álbum para outros lugares, bem diferentes musicalmente.

Não existe nada de eminentemente “progressivo” em City lights. Se bem que a última faixa, a belíssima Sunrise, chega perto disso. É uma música de sete minutos, bastante associável a Pink Floyd, mas com uma filiação glam que a deixa próxima do David Bowie de músicas como Memory of a free festival. E é uma grande surpresa no fim do álbum.

Nota: 9
Gravadora: Trangressive

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