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Lançamentos

Eddie volta com releituras de clássicos do frevo em disco novo

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Eddie volta com releituras de frevo em disco novo

Banda recifense de carreira bem longeva – existe desde 1989 – o Eddie lança nada menos que seu décimo disco. A ideia de Carnaval chanson é dar uma cara nova a hinos do frevo, além de alguns clássicos mais contemporâneos do Carnaval pernambucano, que misturam-se com outras influências e ganham toques eletrônicos nos arranjos. Fábio Trummer (voz e guitarras), Alexandre Urêa (percussão e voz), Andret Oliveira (trompete, teclados e sampler), Rob Meira (baixo) e Kiko Meira (bateria) também convidaram as cantoras Karina Buhr e Isaar para os vocais de todas as músicas – e os nomes delas aparecem inclusive na capa do álbum.

No repertório, tem Frevo nº1 (Antonio Maria), De chapéu de sol aberto (Capiba), Viva o Recife (José Pedrosa Franco e Sergio Rabelo de Andrade), O homem da meia-noite (Alceu Valença e Carlos Fernando da Silva, gravada num single por Alceu no começo dos anos 1970) e até uma curiosa canção escrita por Miúcha, Segura a coisa, gravada originalmente por ela num single em 1982, com participação do bloco de mesmo nome. É o primeiro lançamento da banda desde a coletânea Demos tape 1989/1996, lançada no ano passado.

A produção musical ficou a cargo de Fábio Trummer e Samuel Mota, que também toca guitarra, violão, teclado, escaleta, baixo e banjo. A Orquestra de Frevo do Babá acrescenta sax, trompete e trombone. Os arranjos de sopros foram feitos por Caçapa. A capa do álbum foi concebida por Mozart Fernandes, e as gravações foram realizadas nos estúdios Fruta Pão Records, localizado em Olinda, e Zarabatana Records, em Brasília.

Foto: Clara Gouveia/Divulgação

Crítica

Ouvimos: The Mars Volta, “Lucro sucio; Los ojos del vacio”.

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Ouvimos: The Mars Volta, “Lucro sucio; Los ojos del vacio”.

Você pode até pensar: “pô, o disco novo do The Mars Volta dura 50 minutos, vou ouvir só vinte minutos e depois escuto o resto…” ou “que legal, saiu disco novo do Mars Volta, vou ouvir enquanto lavo a louça”. Eu acho, francamente, que ninguém faria isso, mas se for o seu caso, pode tirar o cavalinho da chuva: Lucro sucio; Los ojos del vacio, nono álbum da banda texana, vai te sugar para um vórtice auditivo de alta profundidade – e você só vai conseguir voltar à realidade quando escutar tudo.

A Kerrang!, QG jornalístico do metal, classificou Lucro sucio como um disco feito para testar os limites da paciência do/da ouvinte, e ainda disparou que “há uma linha tênue entre a genialidade e a insanidade”. Mas talvez a questão aqui nem seja o quanto o Mars Volta, uma banda progressiva bastante peculiar, é genial. Isso porque Lucro sucio é um disco tão bom, e tão repleto de detalhes para serem descobertos, que ele se presta mais a discussões intermináveis do que a conversas fechadas. Parece que ninguém ali está muito preocupado em parecer “genial”, e muita coisa do álbum soa como diversão musical levada a sério – por sinal, como acontecia em discos de bandas como Gong e Can.

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Lucro sucio não começa: ele decola, com os vocais harmonizados e a ambientação de igreja de Fin, o batidão ambient e dance de Reina tormenta, e a vibe de Sympathy for the devil pós-punk de Enlazan las tinieblas – que lá pelas tantas se parece mais com um Radiohead novobaiano. Até que chega um momento no álbum em que fica claro que o melhor de Lucro sucio é a união de elementos pop e progressivos. É o que surge em faixas como Mictlán e The iron rose, por exemplo. Ou no som latino e calmo, entre Djavan e James Taylor, do soft rock jazzístico Voice in my knives – levado adiante com voz, percussão, violão e piano Rhodes.

Quem é fã radical de climas prog vai curtir a primeira parte de Cue the sun, lembrando o começo do álbum Obscured by clouds (1972), do Pink Floyd. Além do jazz destruidor de Alba del Orate, a lisergia sombria de Celaje, e a balada enevoada Maullidos. E já que o Pink Floyd foi citado, vale citar que o Mars Volta, em vários momentos do disco – e de sua história – parece querer juntar a frieza do progressivo britânico ao soul do Earth, Wind and Fire, como acontece em Morgana e Cue the sun 2. No final, o progressivo latino e espacial da faixa Lucro sucio, que dá parte do título do disco.

Resumindo: Lucro sucio; Los ojos del vacio é uma experiência, mais até do que um álbum.

Nota: 10
Gravadora: Clouds Hill
Lançamento: 11 de abril de 2025

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Crítica

Ouvimos: Doce Creolina, “Debaixo do chapéu de um cogumelo” (EP)

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Ouvimos: Doce Creolina, “Debaixo do chapéu de um cogumelo”

O mais fácil é comparar o Doce Creolina, dupla de Passo Fundo (RS) formada por Julia Manfroi e Mattos Rodrigues, com Júpiter Maçã ou Mutantes – temas doidões são muito comuns no EP de estreia deles, que por acaso se chama Debaixo do chapéu de um cogumelo. Tem muito mais ali: Beach Boys, Rita Lee (a ironia de várias letras e o clima tranquilo de algumas melodias descende direto da Rita de 1980) e até a psicodelia com cara latinesca dos Doors, além de estilos musicais cubanos.

Debaixo… começa com Micelios: sininhos, teclados, percussão abolerada, até que o clima vira para um rock sixties, com guitarra psicodélica. Vanuza tem violão cigano e percussão, com letra cheia de promessas de amor e melodia lembrando uma versão lisérgica dos Gipsy Kings – uma musicalidade que bate também no folk gauchesco e invernal de O vento e o tempo, que encerra o disco.

O lado brega-psicodélico do grupo surge no bolero de Para onde foram os morcegos da Vila Indiana?. E também em Tema de marcação, chacundum com cara de Kinks e de Who, mas também ligado a Roberto Carlos e Júpiter Maçã – e que na verdade é releitura de uma canção de teor altamente guerrilheiro, lançada em 1975 pelo cantor gaúcho Leopoldo Rassier.

O EP do Doce Creolina tem ainda um subtexto punk, de protesto, exposto nos textos de lançamento do disco – um manifesto que fala sobre exploração dos recursos da natureza e os destroços do progresso e da civilização. A vibe da dupla é também uma proposta de amor à liberdade, pessoal e musical, seguindo rumo ao último volume.

Nota: 9
Gravadora: Independente
Lançamento: 9 de abril de 2025

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Crítica

Ouvimos: Roberta Lips, “En plein coeur” (EP)

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Ouvimos: Roberta Lips, “En plein coeur”

Quarteto francês formado por mulheres, o Roberta Lips parece um desvio punk-garage rock das riot grrls, com referências óbvias tanto de Bikini Kill quanto de Blondie e Runaways – e até The Damned e Ramones. O EP En plein coeur tem energia próxima da new wave em vários momentos, cabendo punk rocks com órgão e promessas de dancinhas malucas. É o som que brota de faixas como Roberta Lips (a banda tem uma música com seu próprio nome), Cafard e 9 meses.

No final a faixa-título consiste numa guitarra wah-wah que vai crescendo e se sobressaindo na faixa, ao lado de baixo, bateria e vocais. O clima confessional do disco já começa pela capa, com um telefone fora do gancho – En plein coeur, por sinal, abre com um ruído de ligação, e encerra com um telefone ocupado.

Nota: 7,5
Gravadora: Le Cepe Records/Modulor
Lançamento: 28 de março de 2025.

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