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Cultura Pop

Dez clássicos que você conheceu nos CDs da revista Showbizz

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Nunca subestime o poder de uma coletânea lançada por uma revista. Tem muita gente que lembra exatamente o que estava fazendo quando deixou a agulha cair no LP “A revista Pop apresenta o punk rock”, publicado há quarenta anos, com material de punk ainda inédito no Brasil. Nos anos 1990, a Showbizz (e não só ela) aproveitou o estouro do CD para lançar uma série de compilações temáticas, com material licenciado por gravadoras, pequenas ou grandes. Muita gente guarda esses disquinhos até hoje – e vários deles servem como retrato de uma época em que a internet engatinhava, oferecendo acesso à web, horas gratuitas para você, internauta, navegar no seu computador, e kits especiais.

Hoje, com o advento das plataformas digitais, o mais provável é que alguma revista faça curadoria de playlists, lance canais com vídeos de entrevistas e performances ao vivo picadinhas, coisas do tipo. CD não é mais o último grito do mercado fonográfico. Mas pode confessar: você, que tinha entre 15 e 20 anos em 1995. conheceu alguns dos clássicos musicais da sua vida quando foi à banca de jornal. Selecionamos esses dez aí de baixo. Quais são os seus?

NO USE FOR A NAME – “COMING TOO CLOSE”. Lançada originalmente no quinto disco dessa banda californiana de hardcore melódico, “More betterness!”, essa música era um dos melhores momentos do CD “Rockmotor”, que trazia bandas de punk, hardcore e skate rock licenciadas no Brasil pelo selo Motor Music, com curadoria da Rádio Brasil 2000 e brinde da UOL com kit de acesso à internet com “300 horas grátis no primeiro mês”. É tanta recordação que tá dando taquicardia. Saiu na Showbizz 174, em 2000.

PSYCHOTIC YOUTH – “JAPANESE BOY”. Essa banda sueca de punk rock grava desde 1986 (entre idas e vindas, ainda existem) e muita gente os conheceu no Brasil por intermédio do CD “Planeta rock”, inserido na Showbizz 132,. que trazia duas músicas deles – e repertório licenciado pelo selo independente Natasha. “Japanese boy” era uma excelente cover da cantora escocesa Aneka – a música tinha sido sucesso com ela em 1981.

LAGWAGON – “MAY 16”. Outra música ótima do CD “Rockmotor”. O Lagwagon, vindo da Califórnia (como quase tudo de hardcore melódico dos anos 1990), existe até hoje e, após um tempo parado, lançou um EP de nome irônico em 2008, “I think my older brother used to listen to Lagwagon”. Em 2014, soltou o primeiro disco cheio em nove anos, “Hang”.

JULIANA HATFIELD – “UNIVERSAL HEARTBEAT”. O segundo disco solo de Juliana, “Only everything”, foi bastante elogiado e comparado a Dinosaur Jr – e saiu aqui pela gravadora Natasha Records. No CD “Planeta rock”, essa música (uma das melhores de Juliana, diga-se de passagem) foi incluída e chegou aos ouvidos de muita gente.

THE TOASTERS – “DON’T LET THE BASTARDS GRIND YOU DOWN”. Você provavelmente já deparou com essa música em alguma festa. É a faixa-título do sétimo disco dessa banda de ska, lançado há vinte anos. E muita gente a conheceu como faixa de abertura do CD “Mestres do ska”, lançado como brinde da Showbizz 154 – com ilustrações de Marcatti e músicas licenciadas do selo Moon Ska, que lançava operação no Brasil.

PSYCHO MOTEL – “PSYCHO MOTEL”. Quando o guitarrista Adrian Smith deixou o Iron Maiden em 1990, caiu de boca na união de hard rock e progressivo nesse grupo, que gravou dois discos. A faixa que dá nome à banda chegou a muitos fãs pelo CD “Monstros do rock”, com material licenciado pelo selo Castle.

MAGNÉTICOSS – “HOME RICO”. Música do primeiro disco desse grupo curitibano, “La kukaratcha wave music”, lançado em 1995 pelo selo Excelente Discos (continuação do Banguela, criado pelo produtor Carlos Eduardo Miranda e pelos Titãs). O baterista Kako Louis depois viraria vocalista do Relespública, o guitarrista Marco Gusso continua tocando em várias bandas e o vocalista/baixista Jr Ferreira mantém há 25 inacreditáveis anos o 92 Graus, considerado por muitos locais como uma espécie de CBGB curitibano. A Showbizz lançou uma coletânea da Excelente em sua edição 135 e revelou essa música.

STARMARKET – “CHUCK”. Banda sueca pouco conhecida, que também teve material lançado aqui pela Natasha – e saiu no tal CD “Planeta rock”. “Chuck” era uma das melhores músicas do CD da Showbizz e possivelmente muita gente só conhece a música por ter escutado nesse álbum.

“MOVIMENTO” – ACABOU LA TEQUILA. Quem não conseguiu encontrar para comprar o primeiro disco do Acabou La Tequila – sim, era difícil pra burro de achar – mas comprava a Showbizz, contentava-se com duas músicas que saíram na tal coletânea que a revista lançou em CD, com bandas da Excelente. Tinha a animada “Pra lá em Tihuana” e esse som, composto por Renato Martins (depois Canastra) e Kassin (hoje produtor). E sim, o Acabou La Tequila poderia ter sido para os anos 1990 o que os Paralamas do Sucesso foram para a década anterior. Infelizmente só gravaram mais um disco, que ficou engavetado por vários anos.

https://www.youtube.com/watch?v=e-F2We1aiA4

“FEELIN IRIE” – ISRAEL VIBRATION. Nos anos 1990, aparentemente, quem lidava com rock perdeu o medo de lidar com reggae e descobriu que os dois estilos, em algum ponto, se cruzavam e mixavam públicos (as rádios rock até essa época tratavam reggae como um filho feio da cultura pop, diga-se). A Showbizz não perdeu tempo e lançou diversas coletâneas do estilo. Na edição 138, lançou o CD “Reggae para fazer a cabeça”, que trouxe material licenciado da gravadora Top Tape, que contratara o ex-vocalista do Cidade Negra, Ras Bernardo e soltara uma fornada de discos.


BÔNUS: A Showbizz também lançou coletâneas da Abril Music (trazendo “Anna Júlia”, dos Los Hermanos, antes da música estourar), um single do disco “A vida é doce”, de Lobão (1999) e discos com gravações de The Doors e Jimi Hendrix, além de uma coletânea com capa de papel da Sony Music, que foi a primeira vez em que muita gente deparou com Planet Hemp (“Legalize já”) e Chico Science & Nação Zumbi (“A cidade”). Revistas que não duraram muito tempo como a 89 Revista Rock (da rádio 89 FM, de São Paulo) e Frente também lançaram seus CDs.

Ricardo Schott é jornalista, radialista, editor e principal colaborador do POP FANTASMA.

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Urgente!: O silêncio que Bruce Springsteen não quebrou

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Urgente!: O silêncio que Bruce Springsteen não quebrou

Tá aí o que muita gente queria: Bruce Springsteen vai lançar uma caixa com sete álbuns “perdidos”, nunca lançados oficialmente. O box vai se chamar Tracks II: The lost albums (é a continuidade de Tracks, caixa de 4 CDs lançada em 1998) e nasceu de uma limpeza que Bruce fez nos seus arquivos durante a pandemia. Pelo que se sabe até agora, o material inclui sobras das sessões de Born in the USA (1984) e gravações da fase eletrônica dele, no comecinho dos anos 1990 – inclusive um disco inteiro desse período, que nunca viu a luz do dia.

Essa notícia caiu nos sites na semana passada e trouxe de volta um detalhe que os fãs de Bruce já conhecem bem: ele tem muito material inédito guardado – e material bom. Em uma entrevista à Variety em 2017, ele mesmo comentou que sabia ter feito mais discos do que os que lançou, mas que havia motivos sérios para manter alguns deles nas gavetas.

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“Por que não lançamos esses discos? Não achei que fossem essenciais. Posso ter achado que eram bons, posso ter me divertido fazendo, e lançamos muitas dessas músicas em coleções de arquivo ao longo dos anos. Mas, durante toda a minha vida profissional, senti que liberava o que era essencial naquele momento. E, em troca, recebi uma definição muito precisa de quem eu era, o que eu queria fazer, sobre o que estava cantando”, disse na época (o link do papo tá aqui – é uma entrevista longa e bem legal).

Com o tempo, vários desses registros acabaram saindo em boxes e coletâneas. Um deles foi The ties that bind, um disco de pegada punk-power pop que seria lançado no Natal de 1979 – e que acabou virando uma espécie de esboço inicial do disco duplo The river, de 1980. Pelo menos saiu uma caixa em 2015 chamada The ties that bind: The River collection, com todo o material dessa época, inclusive o tal disco descartado (além de um material que formava quase um suposto disco de punk + power pop que teria sido abandonado).

Um texto publicado na newsletter do músico Giancarlo Rufatto recorda que Bruce infelizmente deixou de fora do novo box alguns álbuns que realmente mereciam ver a luz do dia. Um deles é um álbum solo (sem a E Street Band, enfim), com uma sonoridade country ’n soul, que foi gravado em 1981. Esse disco teria sido abandonado durante um período de depressão, que resultou em isolamento e na elaboração do disco cru Nebraska (1982), feito em casa com um gravador de quatro canais, só voz e violão.

Bruce até parece fazer referência a esse álbum perdido na entrevista da Variety. “Esse disco é influenciado pela música pop da Califórnia dos anos 70”, contou. “Glen Campbell, Jimmy Webb, Burt Bacharach, esse tipo de som. Não sei se as pessoas vão ouvir essas influências, mas era isso que eu tinha em mente. Isso me deu uma base pra criar, uma inspiração pra escrever. E também é um disco de cantor e compositor. Ele se conecta aos meus discos solo em termos de composição, mais Tunnel of love e Devils and dust, mas não é como eles. São apenas personagens diferentes vivendo suas vidas.”

Outro material bastante esperado pelos fãs – e que também não está na caixa – é o Electric Nebraska, a tentativa de Bruce de gravar com a E Street Band as músicas que acabaram no Nebraska. Nem ele, nem o empresário Jon Landau, nem os co-produtores Steven Van Zandt e Chuck Plotkin gostaram do resultado, e as gravações foram trancadas a sete chaves. Nem em bootlegs esse material apareceu até hoje. Pra você ter ideia, Glory days, que só sairia no Born in the USA (1984), chegou a ser ensaiada e gravada junto.

Quase todo mundo próximo a Bruce acredita que ele nunca vai lançar oficialmente essas gravações elétricas do Nebraska. Max Weinberg, baterista da E Street Band desde 1974 (com algumas pausas), confirmou a existência desse material em 2010, numa entrevista à Rolling Stone, e disse que adoraria ver tudo lançado.

“A E Street Band realmente gravou todo o Nebraska, e foi matador. Era tudo muito pesado. Por melhor que fosse, não era o que Bruce queria lançar. Existe um álbum completo do Nebraska, todas essas músicas estão prontas em algum lugar”, revelou. Bruce pode até guardar discos inteiros na gaveta, mas esse é um daqueles casos em que o silêncio guarda várias histórias – que podem render surpresas bem legais.

E ese aí é o lyric video de Rain in the river, uma das faixas programadas para Tracks II (a faixa sai num disco montado durante a elaboração do box, Perfect world).

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Cultura Pop

Urgente!: Supergrass, Spielberg e um atalho recusado

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Coisas que você descobre por acaso: numa conversa de WhatsApp com o amigo DJ Renato Lima, fiquei sabendo que, nos anos 1990, Steven Spielberg teve uma ideia bem louca. Ele queria reviver o espírito dos Monkees – não com uma nova versão da banda, como uma turma havia tentado sem sucesso nos anos 1980, mas com uma nova série de TV inspirada neles. E os escolhidos para isso? O Supergrass.

O trio britânico, que fez sucesso a reboque do britpop, estava em alta em 1995, quando lançou seu primeiro álbum, I should coco. Hits como Alright grudavam na mente, os vídeos eram cheios de energia, e Gaz Coombes, o vocalista, tinha cara de quem poderia muito bem ser um monkee da sua geração. Spielberg ouviu a banda por intermédio dos filhos, gostou e fez o convite.

Os ingleses foram até a Universal Studios para uma reunião com o diretor – com direito a recepção no rancho dele e papo sobre fase bem antigas da série televisiva Além da imaginação. O papo sobre a série, diz Coombes, foi proposital, porque a banda sacou logo onde aquilo poderia dar. “Talvez eu estivesse tentando antecipar a abordagem cafona que seria sugerida, tipo a banda morando junta como os Monkees”, contou Coombes à Louder, que publicou um texto sobre o assunto.

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A proposta era tentadora. Mas eles disseram não. “Foi lisonjeiro e muito legal, mas ficou óbvio para nós que não queríamos pegar esse atalho”, explicou o vocalista, afirmando ter pensado que aquilo poderia significar o fim do grupo. “Você pode acabar morrendo em um quarto de hotel ou algo assim, ou então a produção quer apenas um de nós para a próxima temporada. Foi muito engraçado, respeitosamente muito engraçado”.

O tempo passou. E agora, em 2025, I should coco completa 30 anos (mas já?). O Supergrass, que se separou no fim dos anos 2000, voltou para tocar o disco na íntegra e alguns hits em festivais como Glastonbury e Ilha de Wight.

Aqui, o trio no Glastonbury de 2022.

Foro: Keira Vallejo/Wikipedia

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Crítica

Ouvimos: Lady Gaga, “Mayhem”

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Ouvimos: Lady Gaga, “Mayhem”

Tudo que é mais difícil de explicar, é mais complicado de entender – mesmo que as intenções sejam as melhores possíveis e haja um verniz cultural-intelectual robusto por trás. Isso vale até para desfiles de escolas de samba, quando a agremiação mais armada de referências bacanas e pesquisas exaustivas não vence, e ninguém entende o que aconteceu.

Carnaval, injustiças e polêmicas à parte, o novo Mayhem foi prometido desde o início como um retorno à fase “grêmio recreativo” de Lady Gaga. E sim, ele entrega o que promete: Gaga revisita sua era inicial, piscando para os fãs das antigas, trazendo clima de sortilégio no refrão do single Abracadabra (que remete ao começo do icônico hit Bad romance), e mergulhando de cabeça em synthpop, house music, boogie, ítalo-disco, pós-disco, rock, punk (por que não?) e outros estilos. Todas essas coisas juntas formam a Lady Gaga de 2025.

Algo vinha se perdendo ou sendo deixado de lado na carreira de Lady Gaga há algum tempo, e algo que sempre foi essencial nela: a capacidade de usar sua música e sua persona para comentar o próprio pop. David Bowie fazia isso o tempo todo – e ele, que praticamente paira como um santo padroeiro sobre Mayhem, é uma influência evidente em Vanish into you, uma das faixas que melhor representam o disco. Aqui, Gaga entrega dance music com alma roqueira, um baixo irresistível e um batidão que evoca tanto a fase noventista de Bowie quanto o synthpop dos anos 1980.

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Mais coisas foram sendo deixadas de lado na carreira dela que… Bom, sao coisas quase tão difíceis de explicar quanto as razões que levaram Gaga a criar um álbum considerado “difícil” como Artpop (2013), enquanto simultaneamente mergulhava no jazz com Tony Bennett e preparava-se para abraçar o soft rock no formidável Joanne (2016), um disco autorreferente que talvez tenha deixado os fãs da primeira fase perdidos. Em outro tempo, Madonna parecia autorizada a mudar como quisesse, mas quando Gaga fazia o mesmo, deixava no ar notas de desencontro e confusionismo. O pop mudou, as décadas passaram, o público mudou – e todas as certezas evaporaram.

É nesse cenário que Mayhem equilibra as coisas, entregando um pop dançante, consciente e orgulhoso de sua essência, mas ao mesmo tempo sombrio e marginal. Há momentos de caos organizado, como em Disease e Perfect celebrity – esta última começa soando como Nine Inch Nails, mas, se você mexer daqui e dali, pode até enxergar um nu-metal na estrutura. Killah traz uma eletrônica suja, um refrão meio soul, meio rock que caberia num disco do Aerosmith, enquanto Zombieboy aposta no pós-disco punk, evocando terror e êxtase na pista (por acaso, Gaga chegou a dizer que o disco tem influências de Radiohead, e confirmou o NiN como referência).

Na reta final, o álbum se aventura por outros terrenos: How bad do U want me e Don’t call tonight flertam com o pop dinamarquês dos anos 90 (e são, por sinal, as únicas faixas pouco inspiradas do disco); The beast tem cara de trilha sonora de comercial de cerveja; e Lovedrug mergulha na indefectível tendência soft rock que surge hoje em dia em dez entre dez discos pop. Essa faixa soa como um híbrido entre Fleetwood Mac e Roxette – como se Gaga  estivesse pensando também na programação das rádios adultas de 2035.

O desfecho de Mayhem chega como um presente para o ouvinte: Blade of grass é uma balada melancólica de violão e piano, que ecoa tanto a tristeza folk dos anos 70 quanto a melancolia do ABBA, crescendo em inquietação à medida que avança. E então, como quem perde um pouco o tom, o álbum termina com… Die with a smile, a já conhecida balada country-soul gravada em parceria com Bruno Mars, lançada há tempos como single. Dentro do contexto do disco, ela soa mais como um apêndice do que como um encerramento – uma nota de rodapé onde se esperava um ponto final. Nada que chegue a atrapalhar a certeza de que Lady Gaga conseguiu, mais do que retornar ao passado, unir quase todos os seus fãs em Mayhem.

Nota: 8,5
Gravadora: Interscope
Lançamento: 7 de março de 2025.

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