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Cultura Pop

Dez clássicos que você conheceu nos CDs da revista Showbizz

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Nunca subestime o poder de uma coletânea lançada por uma revista. Tem muita gente que lembra exatamente o que estava fazendo quando deixou a agulha cair no LP “A revista Pop apresenta o punk rock”, publicado há quarenta anos, com material de punk ainda inédito no Brasil. Nos anos 1990, a Showbizz (e não só ela) aproveitou o estouro do CD para lançar uma série de compilações temáticas, com material licenciado por gravadoras, pequenas ou grandes. Muita gente guarda esses disquinhos até hoje – e vários deles servem como retrato de uma época em que a internet engatinhava, oferecendo acesso à web, horas gratuitas para você, internauta, navegar no seu computador, e kits especiais.

Hoje, com o advento das plataformas digitais, o mais provável é que alguma revista faça curadoria de playlists, lance canais com vídeos de entrevistas e performances ao vivo picadinhas, coisas do tipo. CD não é mais o último grito do mercado fonográfico. Mas pode confessar: você, que tinha entre 15 e 20 anos em 1995. conheceu alguns dos clássicos musicais da sua vida quando foi à banca de jornal. Selecionamos esses dez aí de baixo. Quais são os seus?

NO USE FOR A NAME – “COMING TOO CLOSE”. Lançada originalmente no quinto disco dessa banda californiana de hardcore melódico, “More betterness!”, essa música era um dos melhores momentos do CD “Rockmotor”, que trazia bandas de punk, hardcore e skate rock licenciadas no Brasil pelo selo Motor Music, com curadoria da Rádio Brasil 2000 e brinde da UOL com kit de acesso à internet com “300 horas grátis no primeiro mês”. É tanta recordação que tá dando taquicardia. Saiu na Showbizz 174, em 2000.

PSYCHOTIC YOUTH – “JAPANESE BOY”. Essa banda sueca de punk rock grava desde 1986 (entre idas e vindas, ainda existem) e muita gente os conheceu no Brasil por intermédio do CD “Planeta rock”, inserido na Showbizz 132,. que trazia duas músicas deles – e repertório licenciado pelo selo independente Natasha. “Japanese boy” era uma excelente cover da cantora escocesa Aneka – a música tinha sido sucesso com ela em 1981.

LAGWAGON – “MAY 16”. Outra música ótima do CD “Rockmotor”. O Lagwagon, vindo da Califórnia (como quase tudo de hardcore melódico dos anos 1990), existe até hoje e, após um tempo parado, lançou um EP de nome irônico em 2008, “I think my older brother used to listen to Lagwagon”. Em 2014, soltou o primeiro disco cheio em nove anos, “Hang”.

JULIANA HATFIELD – “UNIVERSAL HEARTBEAT”. O segundo disco solo de Juliana, “Only everything”, foi bastante elogiado e comparado a Dinosaur Jr – e saiu aqui pela gravadora Natasha Records. No CD “Planeta rock”, essa música (uma das melhores de Juliana, diga-se de passagem) foi incluída e chegou aos ouvidos de muita gente.

THE TOASTERS – “DON’T LET THE BASTARDS GRIND YOU DOWN”. Você provavelmente já deparou com essa música em alguma festa. É a faixa-título do sétimo disco dessa banda de ska, lançado há vinte anos. E muita gente a conheceu como faixa de abertura do CD “Mestres do ska”, lançado como brinde da Showbizz 154 – com ilustrações de Marcatti e músicas licenciadas do selo Moon Ska, que lançava operação no Brasil.

PSYCHO MOTEL – “PSYCHO MOTEL”. Quando o guitarrista Adrian Smith deixou o Iron Maiden em 1990, caiu de boca na união de hard rock e progressivo nesse grupo, que gravou dois discos. A faixa que dá nome à banda chegou a muitos fãs pelo CD “Monstros do rock”, com material licenciado pelo selo Castle.

MAGNÉTICOSS – “HOME RICO”. Música do primeiro disco desse grupo curitibano, “La kukaratcha wave music”, lançado em 1995 pelo selo Excelente Discos (continuação do Banguela, criado pelo produtor Carlos Eduardo Miranda e pelos Titãs). O baterista Kako Louis depois viraria vocalista do Relespública, o guitarrista Marco Gusso continua tocando em várias bandas e o vocalista/baixista Jr Ferreira mantém há 25 inacreditáveis anos o 92 Graus, considerado por muitos locais como uma espécie de CBGB curitibano. A Showbizz lançou uma coletânea da Excelente em sua edição 135 e revelou essa música.

STARMARKET – “CHUCK”. Banda sueca pouco conhecida, que também teve material lançado aqui pela Natasha – e saiu no tal CD “Planeta rock”. “Chuck” era uma das melhores músicas do CD da Showbizz e possivelmente muita gente só conhece a música por ter escutado nesse álbum.

“MOVIMENTO” – ACABOU LA TEQUILA. Quem não conseguiu encontrar para comprar o primeiro disco do Acabou La Tequila – sim, era difícil pra burro de achar – mas comprava a Showbizz, contentava-se com duas músicas que saíram na tal coletânea que a revista lançou em CD, com bandas da Excelente. Tinha a animada “Pra lá em Tihuana” e esse som, composto por Renato Martins (depois Canastra) e Kassin (hoje produtor). E sim, o Acabou La Tequila poderia ter sido para os anos 1990 o que os Paralamas do Sucesso foram para a década anterior. Infelizmente só gravaram mais um disco, que ficou engavetado por vários anos.

https://www.youtube.com/watch?v=e-F2We1aiA4

“FEELIN IRIE” – ISRAEL VIBRATION. Nos anos 1990, aparentemente, quem lidava com rock perdeu o medo de lidar com reggae e descobriu que os dois estilos, em algum ponto, se cruzavam e mixavam públicos (as rádios rock até essa época tratavam reggae como um filho feio da cultura pop, diga-se). A Showbizz não perdeu tempo e lançou diversas coletâneas do estilo. Na edição 138, lançou o CD “Reggae para fazer a cabeça”, que trouxe material licenciado da gravadora Top Tape, que contratara o ex-vocalista do Cidade Negra, Ras Bernardo e soltara uma fornada de discos.


BÔNUS: A Showbizz também lançou coletâneas da Abril Music (trazendo “Anna Júlia”, dos Los Hermanos, antes da música estourar), um single do disco “A vida é doce”, de Lobão (1999) e discos com gravações de The Doors e Jimi Hendrix, além de uma coletânea com capa de papel da Sony Music, que foi a primeira vez em que muita gente deparou com Planet Hemp (“Legalize já”) e Chico Science & Nação Zumbi (“A cidade”). Revistas que não duraram muito tempo como a 89 Revista Rock (da rádio 89 FM, de São Paulo) e Frente também lançaram seus CDs.

Ricardo Schott é jornalista, radialista, editor e principal colaborador do POP FANTASMA.

Cultura Pop

Urgente!: E não é que o Radiohead voltou mesmo?

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O Radiohead (Foto: Tom Sheehan/Divulgação).

Viralizações de Tik Tok são bem misteriosas e duvidosas. Diria, inclusive, que bem mais misteriosas do que as festas regadas a cocaína, prostitutas de Los Angeles e malas de dólares que embalavam os nada dourados tempos da payola (jabá) nos Estados Unidos. Mas o fato é que o Radiohead – que, você deve saber, acaba de anunciar a primeira turnê em sete anos – conseguiu há alguns dias seu primeiro sucesso no Billboard Hot 100 em mais de uma década por causa da plataforma de vídeos. Let down, faixa do mitológico disco Ok computer (1997), viralizou por lá, e chegou ao 91º lugar da parada

A canção, de uma tristeza abissal, já tinha “voltado” em 2022 ao aparecer no episódio final da primeira temporada da série The bear – mas como o Tik Tok é “a” plataforma hoje para um número bem grande de pessoas, esse foi o estouro definitivo. Como turnês de grandes proporções nunca são marcadas de uma hora pra outra, nada deve ter acontecido por acaso. E tá aí o grupo de Thom Yorke anunciando a nova tour, que até o momento só incluirá vinte shows em cinco cidades europeias (Madri, Bolonha, Londres, Copenhague e Berlim) em novembro e dezembro.

O batera Phillip Selway reforçou que, por enquanto, são esses aí os shows marcados e pronto. “Mas quem sabe aonde tudo isso vai dar?”, diz o músico. Phillip revela também que a vontade de rever os fãs veio dos ensaios que a banda fez no ano passado – e que já haviam sido revelados em uma entrevista pelo baixista Colin Greenwood.

“Depois de uma pausa de sete anos, foi muito bom tocar as músicas novamente e nos reconectar com uma identidade musical que se arraigou profundamente em nós cinco. Também nos deu vontade de fazer alguns shows juntos, então esperamos que vocês possam comparecer a um dos próximos shows”, disse candidamente (esperamos é a palavra certa – a briga de faca pelos ingressos, que serão vendidos a partir do dia 12 para os fãs que se inscreverem no site radiohead.com entre sexta, dia 5, e domingo, dia 7, promete derramar litros de sangue).

Enfim, o que não falta por trás desse retorno aí são meandros, reentrâncias e cavidades. O Radiohead, por sua vez, investiu no lado “quando eu voltar não direi nada, mas haverá sinais”. Em 13 de março, dia do trigésimo aniversário do segundo disco da banda, The bends, o site Pitchfork noticiou que a banda havia montado uma empresa de responsabilidade limitada, chamada RHEUK25 LLP. – sinal de que provavelmente alguma novidade estava a caminho. Poucos dias depois, um leilão beneficente em Los Angeles sorteou quatro tíquetes para “um show do Radiohead a sua escolha”. Muita gente levou na brincadeira, mas algumas fontes confirmaram que o grupo tinha reservado datas em casa de shows da Europa.

Depois disso – você provavelmente viu – surgiram panfletos anunciando supostos shows do grupo em Londres, Copenhague, Berlim e Madri, ainda sem nada oficialmente confirmado, até que tudo virou “oficial”. Pouco antes disso, dia 13 de agosto, saiu um disco ao vivo do Radiohead, Hail to the thief – Live recordings 2003-2009 (resenhado pela gente aqui). Com isso, possivelmente, os fãs até esqueceram a antipatia que Thom Yorke causou em 2024, ao abandonar o palco na Austrália, quando foi perguntado por um fã sobre a guerra entre Israel e Palestina.

O site Stereogum não se fez de rogado e, quando a turnê ainda não estava oficialmente anunciada (mas havia sinais) chegou a perguntar num texto: “E aí, será que eles vão tocar Let down?”. No último show da banda, em 1º de agosto de 2018 (dado no Wells Fargo Center, Filadélfia), ela era a nona música, logo antes da hipnotizante Everything in its right place. Seja como for, já que bandas como Talking Heads e R.E.M. não parecem interessadas em retornos, a volta do Radiohead era o quentinho no coração que o mercado de shows, sempre interessado em turnês nostálgicas, andava precisando. Que vão ser vários showzaços e que muitas caixas de lenços serão usadas, ninguém duvida.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Tom Sheehan/Divulgação

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Urgente!: E agora sem o Ozzy?

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Todo mundo que um dia se sentiu meio estranho e ouviu Ozzy Osbourne na hora certa, foi levado para um universo bem melhor, e para sempre.

Todo mundo que um dia se sentiu meio estranho e ouviu Ozzy Osbourne na hora certa, foi levado para um universo bem melhor, e para sempre. Tudo começou com uma banda, o Black Sabbath, que já era um verdadeiro errado que deu certo – um ET musical que fazia som pesado quando mal havia o termo “heavy metal” e que falava de terror na ressaca do sonho hippie. E prosseguiu com a lenda de um sujeito que gravou álbuns clássicos como Blizzard of Ozz (1980), Diary of a madman (1981) e No more tears (1991) – eram quase como filmes.

Ozzy pode ser definido como um cara de sorte – e também como um cara que abusou MUITO da sorte, mas pula essa parte. A depender daqueles progressivos anos 1970, não havia muito o que explicasse o futuro de Ozzy Osbourne na música. Em várias entrevistas, Ozzy já disse que não sabia tocar nenhum instrumento quando começou – na verdade nunca nem chegou a aprender a tocar nada. Tinha a seu favor uma baita voz (mesmo não ganhando reconhecimento algum da crítica por isso, Ozzy sempre foi um grande cantor), um baita carisma, ouvido musical e a disposição para encarnar o estranho e o inesperado no palco em todos os shows que fazia.

Imortalizada em livros como a autobiografia Eu sou Ozzy, a história de Ozzy Osbourne é um daqueles momentos em que a realidade pode ser mais desafiadora que a ficção. Afinal, quem poderia imaginar que um garoto da classe trabalhadora britânica se tornaria o que se tornou? Talvez tenha sido até por causa das dificuldades, que também moveram vários futuros rockstars ingleses da época – ou pelo fato de que o rock e a música pop do fim dos anos 1960 ainda eram quase mato, universos a serem desbravados, com poucos parâmetros. Seja como for, se hoje há artistas de rock que se dedicam a discos e a projetos que parecem ter saído da cabeça de algum roteirista bastante criativo, Ozzy teve muita culpa nisso.

Fora as vezes que o vi no palco, estive frente a frente com Ozzy apenas uma vez, numa coletiva de imprensa do Black Sabbath – da qual Tony Iommi não participou, por estar se recuperando de uma cirurgia (havia tido um câncer). Seja lá o que Ozzy pensasse da vida ou de si próprio, me chamou a atenção o clima de quase aconchego da sala de entrevistas (acho que era no hotel Fasano): um lugar pequeno, com ele e Geezer Butler (baixista) bem próximos dos repórteres. Que por sinal não eram inúmeros.

Já havia feito entrevistas internacionais antes mas nunca imaginei estar tão perto de uma lenda do rock que eu ouvia desde os doze anos. Fiz uma pergunta, ele respondeu, e eu, que sempre fiquei nervoso em entrevistas (imagina numa coletiva com o Black Sabbath!) voltei pra casa como se tivesse ido cobrir um buraco que apareceu numa rua no Centro. Não que não tenha me dedicado à pauta, mas era o Ozzy e eu estava… numa tranquilidade inimaginável.

Ozzy também já me deu uma entrevista por e-mail, em 2008, em que reafirmou sua adoração por Max Cavalera, disse que não tinha ideia se a série The Osbournes havia levado seu nome a um novo público, e reclamou da MTV, “que virou uma versão adulta da Nickelodeon”. Também disse que nunca diria nunca a seus então ex-companheiros do Black Sabbath (“nos falamos por telefone e quando as agendas permitem, nos encontramos”).

Nesse papo, Ozzy só se irritou quando fiz uma pergunta que envolvia o Iron Maiden, que tinha passado recentemente pelo Brasil, ou estaria vindo – não lembro mais. “Bom, não sei te responder, pergunta pro Iron Maiden!”, disse, em letras garrafais (todas as respostas foram em caixa alta). Lembro que ri sozinho e fui bater a matéria.

Até hoje só acredito que isso tudo aí aconteceu (e não é nada perto do que uns colegas viveram com Ozzy e o Black Sabbath) porque vi as matérias impressas. Mas acho que antes de tudo, consegui humanizar na minha mente um cara que eu ouvia desde criança. Ozzy era de carne e osso, respondia perguntas, tinha lá seus momentos de irritação e, enfim, mesmo tendo o fim que todo mundo vai ter, viveu bem mais do que muita gente. E mudou vidas.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Divulgação

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Crítica

Ouvimos: Justin Bieber – “Swag”

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Swag, novo disco-surpresa de Justin Bieber, mistura lo-fi, trap e synth pop com vibe indie e desleixo calculado. Musicalmente rico, mas com letras rasas.

RESENHA: Swag, novo disco-surpresa de Justin Bieber, mistura lo-fi, trap e synth pop com vibe indie e desleixo calculado. Musicalmente rico, mas com letras rasas.

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Justin Bieber opera hoje num universo de, vamos dizer assim, venda fácil e compreensão difícil. Ser um cantor branco de r&b significa basicamente que você vai ter que fazer shows, gravar discos e existir no show business, de modo geral, no limite da polêmica. Afinal, tanto r&b quanto rap são áreas de artistas negros, ligadas a um histórico que se estende ao soul, e a vivências pessoais – e o mundo mudou o suficiente para que o mercado quase entenda o peso de certas coisas.

Por quase entenda, leia-se que, na maioria dos casos, tudo pode ser resolvido por uns posts nas redes sociais e uma tour pelos lugares certos, com as pessoas corretas. Mas pra piorar um pouco, nos últimos tempos, Justin andava brotando mais no noticiário de fofoca do que nos cadernos de cultura. As notícias eram sobre cancelamentos de shows, brigas com a mulher Hailey, relacionamentos supostamente mais do que íntimos com o rapper P. Diddy e supostos abusos de substâncias.

E, bom, o que faz um astro como Justin Bieber numa hora dessas? Para calar a boca de uma renca de gente durante um bom tempo, ele simplesmente lança um disco novo do mais absoluto nada – e este disco é Swag, uma epopéia de quase uma hora, com 21 faixas. E antes de mais nada, Swag consegue colocar de vez Justin numa espécie de “espírito do tempo” pop no qual artistas como Taylor Swift, Rihanna, Beyoncé e Miley Cyrus já se encontram há um bom tempo.

Esse tal (hum) zeitgeist significa que tais artistas – seguindo uma linhagem que inclui de Beatles a Marvin Gaye – decidiram se libertar de amarras para fazerem o que bem entendem. Ou seja: discos de protesto, álbuns com design musical troncho, feats que os fãs vão estranhar, projetos com produtores pino-solto, singles com referências que o fã-clube vai ter que buscar no Google, lançamentos com fotos de divulgação distorcidas – ou capas no estilo meu-sobrinho-fez.

De modo geral, são artistas que podem se dar ao luxo de perder alguns fãs, em nome de verem seus álbuns se tornarem (vá lá) pretensos barômetros do nosso tempo, ou pelo menos crônicas pessoais-autoficcionais. Alguns exemplos: Brat, de Charli XCX, trouxe a zoeira da noite de volta. Hit me hard and soft, de Billie Eilish, foi importante na onda de música sáfica. GNX, de Kendick Lamar, explora misérias existenciais e brigas no showbusiness. Vai por aí. Fazer disco com “desencucação” virou, mais do que nunca, coisa de roqueiro – aposto que você se divertiu muito com Cartoon darkness, de Amyl and The Sniffers, e ficou assustado/assustada com as teorias geradas por Brat.

Se a essa altura do meu texto você já está prestes a desistir de ler, por eu ainda não ter dito se Swag vale seu tempo precioso, aqui vai: vale, e muito. Justin já vinha de uma tradição de álbuns ligadíssimos na atualidade – o melhor deles é Purpose, de 2015. Swag tem um subtexto de “libertação”, já que Bieber acaba de dar adeus a seu empresário de vários anos, Scooter Braun (um adeus que vai lhe custar mais de 30 milhões de dólares, por sinal). E traz o cantor investindo em climas lo-fi, sons texturizados, vibes derretidas e muita coisa que virou moda de uma hora para a outra.

O G1 disse que Swag é um disco chato. Eu discordo bastante, mas o The Guardian chegou perto da realidade ao dizer que as letras prejudicam o novo álbum – de fato, a poética de Swag tem a profundidade de um pires. Já musicalmente, a diversão é garantida até para quem nunca ouviu nada do cantor. Bieber e sua turma de produtores e parceiros transformam trap e sons lo-fi em pop adulto, em faixas muito bem feitas e bem acabadas, como All I can take, a estilingada Daisies, o bedroom pop Yukon e a viajante Go baby.

O design musical de Swag é minimalista, e boa parte das músicas têm aquele clima de desleixo estudado do indie pop atual. Things you do tem guitarras decalcadas do The Police e silêncios entre vozes e sons, Butterflies é uma gravação quase caseira que vai crescendo, e faixas como First place, Way it is, Sweet spot e Walking away unem synth pop, modernidades, sons derretidos e tentativas de emular Michael Jackson.

Dadz love, com o rapper Lil B, evoca Prince, com tecladeira dos anos 1980 e texturas de 2025. A vibe dos Rolling Stones, e das voltas do grupo britânico em torno do soul e do r&b, dáo as caras em Devotion e na vinheta Glory voice memo. Uma curiosidade é o trap da faixa-título, com participações de Cash Cobain e Eddie Benjamin, e um verso proscrito sobre cocaína (“seu corpo não precisa / de nenhuma linha prateada”) que aparentemente só o Spotify transcreveu.

Vale dizer que, tentando tomar de volta o controle da própria narrativa, Justin derrapa feíssimo ao decidir colocar em Swag três diálogos com o comediante negro norte-americano Druski. Num deles, o humorista diz a ele que “sua pele é branca, mas sua alma é negra, Justin” (o cantor só responde um “obrigado” desajeitado) – em outro, o assunto inclui paparazzi e redes sociais. No final, quem ouve o disco inteiro é “premiado” com a estranhíssima presença do cantor gospel Mavin Winans ocupando sozinho a última música – o cântico religioso Forgiveness.

Enfim, é Bieber buscando legitimidade para o autoperdão e para a própria carreira de cantor branco de r&b – e mandando recados de maneira tão desajeitada que Swag, um excelente disco, quase rola escada abaixo. Swag não resolve todas as questões em torno de Justin Bieber – mas quando acerta, lembra que, às vezes, é melhor fazer do que explicar.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Def Jam
Lançamento: 11 de julho de 2025

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