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Cultura Pop

Clipes do Fantástico: descubra agora!

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Depois do sucesso inicial como fruto do casamento entre a central de produção e a turma do jornalismo da Globo, o Fantástico começou a valorizar mais o jornalismo. Ainda assim, a música não sumiu do programa.

Bom, “não sumiu”, é apelido: os musicais do Fantástico viraram grandes acontecimentos musicais que todo mundo discutia no dia seguinte. Aliás. se não fosse pela música em questão, pelo menos rolava a resenha do visual dos artistas e do clima camp de alguns vídeos (vários tinham a participação de um grupo de dançarinos).

Segundo o Almanaque dos anos 70, de Ana Maria Bahiana, o esquema de produção dos vídeos era o mais frugal possível: músicas e artistas aprovados na segunda, roteiros aprovados na terça, produção acertada entre quarta e quinta, gravação entre quinta e sexta, edição no sábado, para tudo ir ao ar domingo. Não eram superproduções, apesar de alguns clipes não economizarem em cenários, participações e detalhes.

Aliás, como se pode imaginar, nem tudo eram flores. Vários vídeos que se tornariam conhecidos (e que representaram algumas das primeiras tentativas de clipe do Brasil) traziam efeitos especiais que fizeram sucesso, mas hoje parecem mais com “defeitos especiais”. Já outros protoclipes tentavam colocar um pouco de surrealismo (pode acreditar!) no lançamento de canções que ficariam bastante populares. Um detalhe que ajudava a explicar o clima “qualquer nota” de alguns desses clipes: não havia um paradão de vídeos da Globo, e a ideia é que esses musicais fossem ao ar uma só vez e acabassem esquecidos.

Com a ajuda de vários amigos e leitores, fizemos uma lista de quinze clipes lançados pelo programa. Maratone e divirta-se.

“GITA” – RAUL SEIXAS (1974). Quase foi o primeiro “musical” nacional em cores lançado pelo Fantástico – a produção esmerada e os efeitos visuais deram uma atrasada na edição e a honra ficou com Chorinho fora de tempo, de Sonia Santos (que infelizmente não está no YouTube). Dirigido por Cyro del Nero, Raul circula entre obras de artistas como Pieter Breughel, Hyeronimus Bosch, Max Ernst, Odilon Redon, Salvador Dali e outros. Quem viu, ficou fã do clipe e do cantor.

“HORA DO ALMOÇO” – BELCHIOR (1974). Para arrancar lágrimas dos fãs recém-conquistados do cantor: dois anos antes de Alucinação, Belchior, com um camiseta de Super Homem, canta um de seus primeiros hits num almoço ao ar livre, armado na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE).

“AMÉRICA DO SUL” – NEY MATOGROSSO (1975). O Fantástico, além de outros programas, já vinham lançando vídeos musicais antes disso, mas América do Sul é tido como o primeiro clipe nacional digno desse nome. Ney gravou no Parque da Cidade, em descampados de São Conrado e em praias da Zona Sul. E correu perigo, pendurado por uma corda, num helicóptero que estava com a porta arrancada (!), para que o diretor Nilton Travesso pudesse pegar imagens do oceano.

“AGORA SÓ FALTA VOCÊ” – RITA LEE (1975). Rita sobe aos ares num avião da esquadrilha da fumaça (opa) e canta um de seus maiores hits do início da carreira solo, incluído na trilha da novela Bravo.

“A LUA E EU” – CASSIANO (1975). Um portão de ferro, um tapete, um castiçal, uma harpa (sem cordas), um baú repleto de bugigangas, uma samambaia, uma cadeira de balanço, duas espadas (enterradas na areia), uma tuba e uma antiga máquina de costura. Tudo ao ar livre, sob o sol da Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. Era o cenário surrealista que Cassiano encontrava para dublar seu hit, que aparecia na trilha da novela O grito.

“SERÁ QUE EU VOU VIRAR BOLOR?” – ARNALDO BAPTISTA (1975). Arnaldo canta e toca piano (segundo o próprio cantor, as gravações foram feitas lá pelos lados de Cabo Frio) na carroceria de um caminhão tremelicante que não economiza nas curvas (!). O casaco usado pelo ex-mutante é o mesmo que foi parar numa rifa no ano passado.

“SE VOCÊ PENSA” – MORAES MOREIRA (1976). Acompanhado por três quintos da futura Cor do Som, Moraes (lembrando um cruzamento de Phil Lynott e Lemmy Kilmister) pôs células de hard rock e jazz no clássico de Roberto e Erasmo Carlos, que já havia sido gravado por Gal Costa. O vídeo da canção é pós-psicodélico, cheio de “bolhas” lisérgicas e efeitos malucos. A participação do corpo de baile rende algumas risadas.

“ADMIRÁVEL GADO NOVO” – ZÉ RAMALHO (1979). O principal hit do disco A peleja do diabo contra o dono do céu (1979) em vídeo gravado na Avenida Paulista.

“TEMPOS MODERNOS” – LULU SANTOS (1982). O clipe mais bonito exibido pelo Fantástico, sem dúvida. Filmado em Ouro Preto e Mariana (MG), traz o moderninho Lulu viajando ao passado ao observar a pintura de um zepelim. Detalhe muito louco: mesmo aparecendo em flashback, o dirigível tem merchan de uma empresa de seguros (!).

“VOCÊ NÃO SOUBE ME AMAR” – BLITZ (1982). Pronto: a Globo era definitivamente apresentada à linguagem dos clipes oitentistas. Muita gente já tinha ouvido a canção no rádio, mas ficou sabendo que aquele grupo se chamava “Blitz” quando viu o clipe na TV.

“NAÇÃO” – CLARA NUNES (1982). Os clipes de Clara gravados para o programa já renderam até um DVD. O de Nação foi um dos últimos feitos pela cantora para o Fantástico e ajudava a puxar um disco de sucesso (também chamado Nação) que tinha vendido 600 mil cópias quase do nada, em meio a vários compromissos fora do país. Clara morreria no ano seguinte.

“COMO EU QUERO” – KID ABELHA (1984). Parece uma abertura do Fantástico ou uma cena de novela, mas era a banda carioca no comecinho dos anos 1980. Destaque para a participação especial do computador Apple II, que deve ter encarecido bastante a produção do clipe (reprisado bastante em programas como o Clip clip).

“COWBOY FORA DA LEI” – RAUL SEIXAS (1987). Os vídeos da fase inicial de Raul poderiam ser até mais históricos, mas o de Cowboy (estourada após a inclusão na novela Brega & chique) era o mais engraçado, com direito a um duelo entra o cantor e o ator-lenda do cinema nacional Wilson Grey. Além de cenas que pareciam coisa dos Trapalhões.

“MANEQUIM” – DOMINÓ (1987). O hino de protesto P… da vida foi preterido por essa música na hora de puxar o disco da boy band lançado em 1987. “Manequim foi lançada no Fantástico com um clipe com direção do Paulo Trevisan. Investiram uma fortuna no clipe, fizeram uma cidade cenográfica só para a gente gravar, foi gravado com grua, várias câmeras… Não existia isso em 1987, era como se fosse cinema”, me contou Afonso Nigro aqui.

“ADELAIDE” – INIMIGOS DO REI (1989). Anos antes de virar o chefe do Big Brother Brasil, Boninho dirigiu esse clipe repleto de efeitos especiais para a canção-besteirol do Inimigos.

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Cultura Pop

Urgente!: E não é que o Radiohead voltou mesmo?

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O Radiohead (Foto: Tom Sheehan/Divulgação).

Viralizações de Tik Tok são bem misteriosas e duvidosas. Diria, inclusive, que bem mais misteriosas do que as festas regadas a cocaína, prostitutas de Los Angeles e malas de dólares que embalavam os nada dourados tempos da payola (jabá) nos Estados Unidos. Mas o fato é que o Radiohead – que, você deve saber, acaba de anunciar a primeira turnê em sete anos – conseguiu há alguns dias seu primeiro sucesso no Billboard Hot 100 em mais de uma década por causa da plataforma de vídeos. Let down, faixa do mitológico disco Ok computer (1997), viralizou por lá, e chegou ao 91º lugar da parada

A canção, de uma tristeza abissal, já tinha “voltado” em 2022 ao aparecer no episódio final da primeira temporada da série The bear – mas como o Tik Tok é “a” plataforma hoje para um número bem grande de pessoas, esse foi o estouro definitivo. Como turnês de grandes proporções nunca são marcadas de uma hora pra outra, nada deve ter acontecido por acaso. E tá aí o grupo de Thom Yorke anunciando a nova tour, que até o momento só incluirá vinte shows em cinco cidades europeias (Madri, Bolonha, Londres, Copenhague e Berlim) em novembro e dezembro.

O batera Phillip Selway reforçou que, por enquanto, são esses aí os shows marcados e pronto. “Mas quem sabe aonde tudo isso vai dar?”, diz o músico. Phillip revela também que a vontade de rever os fãs veio dos ensaios que a banda fez no ano passado – e que já haviam sido revelados em uma entrevista pelo baixista Colin Greenwood.

“Depois de uma pausa de sete anos, foi muito bom tocar as músicas novamente e nos reconectar com uma identidade musical que se arraigou profundamente em nós cinco. Também nos deu vontade de fazer alguns shows juntos, então esperamos que vocês possam comparecer a um dos próximos shows”, disse candidamente (esperamos é a palavra certa – a briga de faca pelos ingressos, que serão vendidos a partir do dia 12 para os fãs que se inscreverem no site radiohead.com entre sexta, dia 5, e domingo, dia 7, promete derramar litros de sangue).

Enfim, o que não falta por trás desse retorno aí são meandros, reentrâncias e cavidades. O Radiohead, por sua vez, investiu no lado “quando eu voltar não direi nada, mas haverá sinais”. Em 13 de março, dia do trigésimo aniversário do segundo disco da banda, The bends, o site Pitchfork noticiou que a banda havia montado uma empresa de responsabilidade limitada, chamada RHEUK25 LLP. – sinal de que provavelmente alguma novidade estava a caminho. Poucos dias depois, um leilão beneficente em Los Angeles sorteou quatro tíquetes para “um show do Radiohead a sua escolha”. Muita gente levou na brincadeira, mas algumas fontes confirmaram que o grupo tinha reservado datas em casa de shows da Europa.

Depois disso – você provavelmente viu – surgiram panfletos anunciando supostos shows do grupo em Londres, Copenhague, Berlim e Madri, ainda sem nada oficialmente confirmado, até que tudo virou “oficial”. Pouco antes disso, dia 13 de agosto, saiu um disco ao vivo do Radiohead, Hail to the thief – Live recordings 2003-2009 (resenhado pela gente aqui). Com isso, possivelmente, os fãs até esqueceram a antipatia que Thom Yorke causou em 2024, ao abandonar o palco na Austrália, quando foi perguntado por um fã sobre a guerra entre Israel e Palestina.

O site Stereogum não se fez de rogado e, quando a turnê ainda não estava oficialmente anunciada (mas havia sinais) chegou a perguntar num texto: “E aí, será que eles vão tocar Let down?”. No último show da banda, em 1º de agosto de 2018 (dado no Wells Fargo Center, Filadélfia), ela era a nona música, logo antes da hipnotizante Everything in its right place. Seja como for, já que bandas como Talking Heads e R.E.M. não parecem interessadas em retornos, a volta do Radiohead era o quentinho no coração que o mercado de shows, sempre interessado em turnês nostálgicas, andava precisando. Que vão ser vários showzaços e que muitas caixas de lenços serão usadas, ninguém duvida.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Tom Sheehan/Divulgação

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Urgente!: E agora sem o Ozzy?

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Todo mundo que um dia se sentiu meio estranho e ouviu Ozzy Osbourne na hora certa, foi levado para um universo bem melhor, e para sempre.

Todo mundo que um dia se sentiu meio estranho e ouviu Ozzy Osbourne na hora certa, foi levado para um universo bem melhor, e para sempre. Tudo começou com uma banda, o Black Sabbath, que já era um verdadeiro errado que deu certo – um ET musical que fazia som pesado quando mal havia o termo “heavy metal” e que falava de terror na ressaca do sonho hippie. E prosseguiu com a lenda de um sujeito que gravou álbuns clássicos como Blizzard of Ozz (1980), Diary of a madman (1981) e No more tears (1991) – eram quase como filmes.

Ozzy pode ser definido como um cara de sorte – e também como um cara que abusou MUITO da sorte, mas pula essa parte. A depender daqueles progressivos anos 1970, não havia muito o que explicasse o futuro de Ozzy Osbourne na música. Em várias entrevistas, Ozzy já disse que não sabia tocar nenhum instrumento quando começou – na verdade nunca nem chegou a aprender a tocar nada. Tinha a seu favor uma baita voz (mesmo não ganhando reconhecimento algum da crítica por isso, Ozzy sempre foi um grande cantor), um baita carisma, ouvido musical e a disposição para encarnar o estranho e o inesperado no palco em todos os shows que fazia.

Imortalizada em livros como a autobiografia Eu sou Ozzy, a história de Ozzy Osbourne é um daqueles momentos em que a realidade pode ser mais desafiadora que a ficção. Afinal, quem poderia imaginar que um garoto da classe trabalhadora britânica se tornaria o que se tornou? Talvez tenha sido até por causa das dificuldades, que também moveram vários futuros rockstars ingleses da época – ou pelo fato de que o rock e a música pop do fim dos anos 1960 ainda eram quase mato, universos a serem desbravados, com poucos parâmetros. Seja como for, se hoje há artistas de rock que se dedicam a discos e a projetos que parecem ter saído da cabeça de algum roteirista bastante criativo, Ozzy teve muita culpa nisso.

Fora as vezes que o vi no palco, estive frente a frente com Ozzy apenas uma vez, numa coletiva de imprensa do Black Sabbath – da qual Tony Iommi não participou, por estar se recuperando de uma cirurgia (havia tido um câncer). Seja lá o que Ozzy pensasse da vida ou de si próprio, me chamou a atenção o clima de quase aconchego da sala de entrevistas (acho que era no hotel Fasano): um lugar pequeno, com ele e Geezer Butler (baixista) bem próximos dos repórteres. Que por sinal não eram inúmeros.

Já havia feito entrevistas internacionais antes mas nunca imaginei estar tão perto de uma lenda do rock que eu ouvia desde os doze anos. Fiz uma pergunta, ele respondeu, e eu, que sempre fiquei nervoso em entrevistas (imagina numa coletiva com o Black Sabbath!) voltei pra casa como se tivesse ido cobrir um buraco que apareceu numa rua no Centro. Não que não tenha me dedicado à pauta, mas era o Ozzy e eu estava… numa tranquilidade inimaginável.

Ozzy também já me deu uma entrevista por e-mail, em 2008, em que reafirmou sua adoração por Max Cavalera, disse que não tinha ideia se a série The Osbournes havia levado seu nome a um novo público, e reclamou da MTV, “que virou uma versão adulta da Nickelodeon”. Também disse que nunca diria nunca a seus então ex-companheiros do Black Sabbath (“nos falamos por telefone e quando as agendas permitem, nos encontramos”).

Nesse papo, Ozzy só se irritou quando fiz uma pergunta que envolvia o Iron Maiden, que tinha passado recentemente pelo Brasil, ou estaria vindo – não lembro mais. “Bom, não sei te responder, pergunta pro Iron Maiden!”, disse, em letras garrafais (todas as respostas foram em caixa alta). Lembro que ri sozinho e fui bater a matéria.

Até hoje só acredito que isso tudo aí aconteceu (e não é nada perto do que uns colegas viveram com Ozzy e o Black Sabbath) porque vi as matérias impressas. Mas acho que antes de tudo, consegui humanizar na minha mente um cara que eu ouvia desde criança. Ozzy era de carne e osso, respondia perguntas, tinha lá seus momentos de irritação e, enfim, mesmo tendo o fim que todo mundo vai ter, viveu bem mais do que muita gente. E mudou vidas.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Divulgação

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Crítica

Ouvimos: Justin Bieber – “Swag”

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Swag, novo disco-surpresa de Justin Bieber, mistura lo-fi, trap e synth pop com vibe indie e desleixo calculado. Musicalmente rico, mas com letras rasas.

RESENHA: Swag, novo disco-surpresa de Justin Bieber, mistura lo-fi, trap e synth pop com vibe indie e desleixo calculado. Musicalmente rico, mas com letras rasas.

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Justin Bieber opera hoje num universo de, vamos dizer assim, venda fácil e compreensão difícil. Ser um cantor branco de r&b significa basicamente que você vai ter que fazer shows, gravar discos e existir no show business, de modo geral, no limite da polêmica. Afinal, tanto r&b quanto rap são áreas de artistas negros, ligadas a um histórico que se estende ao soul, e a vivências pessoais – e o mundo mudou o suficiente para que o mercado quase entenda o peso de certas coisas.

Por quase entenda, leia-se que, na maioria dos casos, tudo pode ser resolvido por uns posts nas redes sociais e uma tour pelos lugares certos, com as pessoas corretas. Mas pra piorar um pouco, nos últimos tempos, Justin andava brotando mais no noticiário de fofoca do que nos cadernos de cultura. As notícias eram sobre cancelamentos de shows, brigas com a mulher Hailey, relacionamentos supostamente mais do que íntimos com o rapper P. Diddy e supostos abusos de substâncias.

E, bom, o que faz um astro como Justin Bieber numa hora dessas? Para calar a boca de uma renca de gente durante um bom tempo, ele simplesmente lança um disco novo do mais absoluto nada – e este disco é Swag, uma epopéia de quase uma hora, com 21 faixas. E antes de mais nada, Swag consegue colocar de vez Justin numa espécie de “espírito do tempo” pop no qual artistas como Taylor Swift, Rihanna, Beyoncé e Miley Cyrus já se encontram há um bom tempo.

Esse tal (hum) zeitgeist significa que tais artistas – seguindo uma linhagem que inclui de Beatles a Marvin Gaye – decidiram se libertar de amarras para fazerem o que bem entendem. Ou seja: discos de protesto, álbuns com design musical troncho, feats que os fãs vão estranhar, projetos com produtores pino-solto, singles com referências que o fã-clube vai ter que buscar no Google, lançamentos com fotos de divulgação distorcidas – ou capas no estilo meu-sobrinho-fez.

De modo geral, são artistas que podem se dar ao luxo de perder alguns fãs, em nome de verem seus álbuns se tornarem (vá lá) pretensos barômetros do nosso tempo, ou pelo menos crônicas pessoais-autoficcionais. Alguns exemplos: Brat, de Charli XCX, trouxe a zoeira da noite de volta. Hit me hard and soft, de Billie Eilish, foi importante na onda de música sáfica. GNX, de Kendick Lamar, explora misérias existenciais e brigas no showbusiness. Vai por aí. Fazer disco com “desencucação” virou, mais do que nunca, coisa de roqueiro – aposto que você se divertiu muito com Cartoon darkness, de Amyl and The Sniffers, e ficou assustado/assustada com as teorias geradas por Brat.

Se a essa altura do meu texto você já está prestes a desistir de ler, por eu ainda não ter dito se Swag vale seu tempo precioso, aqui vai: vale, e muito. Justin já vinha de uma tradição de álbuns ligadíssimos na atualidade – o melhor deles é Purpose, de 2015. Swag tem um subtexto de “libertação”, já que Bieber acaba de dar adeus a seu empresário de vários anos, Scooter Braun (um adeus que vai lhe custar mais de 30 milhões de dólares, por sinal). E traz o cantor investindo em climas lo-fi, sons texturizados, vibes derretidas e muita coisa que virou moda de uma hora para a outra.

O G1 disse que Swag é um disco chato. Eu discordo bastante, mas o The Guardian chegou perto da realidade ao dizer que as letras prejudicam o novo álbum – de fato, a poética de Swag tem a profundidade de um pires. Já musicalmente, a diversão é garantida até para quem nunca ouviu nada do cantor. Bieber e sua turma de produtores e parceiros transformam trap e sons lo-fi em pop adulto, em faixas muito bem feitas e bem acabadas, como All I can take, a estilingada Daisies, o bedroom pop Yukon e a viajante Go baby.

O design musical de Swag é minimalista, e boa parte das músicas têm aquele clima de desleixo estudado do indie pop atual. Things you do tem guitarras decalcadas do The Police e silêncios entre vozes e sons, Butterflies é uma gravação quase caseira que vai crescendo, e faixas como First place, Way it is, Sweet spot e Walking away unem synth pop, modernidades, sons derretidos e tentativas de emular Michael Jackson.

Dadz love, com o rapper Lil B, evoca Prince, com tecladeira dos anos 1980 e texturas de 2025. A vibe dos Rolling Stones, e das voltas do grupo britânico em torno do soul e do r&b, dáo as caras em Devotion e na vinheta Glory voice memo. Uma curiosidade é o trap da faixa-título, com participações de Cash Cobain e Eddie Benjamin, e um verso proscrito sobre cocaína (“seu corpo não precisa / de nenhuma linha prateada”) que aparentemente só o Spotify transcreveu.

Vale dizer que, tentando tomar de volta o controle da própria narrativa, Justin derrapa feíssimo ao decidir colocar em Swag três diálogos com o comediante negro norte-americano Druski. Num deles, o humorista diz a ele que “sua pele é branca, mas sua alma é negra, Justin” (o cantor só responde um “obrigado” desajeitado) – em outro, o assunto inclui paparazzi e redes sociais. No final, quem ouve o disco inteiro é “premiado” com a estranhíssima presença do cantor gospel Mavin Winans ocupando sozinho a última música – o cântico religioso Forgiveness.

Enfim, é Bieber buscando legitimidade para o autoperdão e para a própria carreira de cantor branco de r&b – e mandando recados de maneira tão desajeitada que Swag, um excelente disco, quase rola escada abaixo. Swag não resolve todas as questões em torno de Justin Bieber – mas quando acerta, lembra que, às vezes, é melhor fazer do que explicar.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Def Jam
Lançamento: 11 de julho de 2025

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