Lançamentos
César Lacerda: clipe de “Faz o teu”, música inédita de disco de regravações

“É mais uma canção que escrevo afetado pelo tema da crise climática. Eu diria que ela é filha de uma eco-ansiedade que invariavelmente me toma de assalto. Mas, como sempre em minha obra, eu tento apontar uma saída, uma dimensão luminosa, uma fresta de luz”, diz César Lacerda, refletindo sobre a faixa Faz o teu, cujo clipe ele acaba de lançar.
A música está em seu novo disco, Década, gravado em comemoração aos seus 10 anos de trajetória fonográfica. O cantor e compositor gravou até agora cinco discos, um EP e três singles, além de músicas em projetos de outros artistas – de acordo com a conta do próprio César, são cerca de 150 fonogramas lançados com suas canções. Faz o teu e O amor fincou raízes por aqui são as músicas inéditas do disco, produzido por Filipe Catto e composto por regravações de sua obra – no álbum, há uma canção de cada disco que César Lacerda lançou até aqui.
“As canções inéditas que compus para o Década são como que duas colunas. Elas formam uma estrutura cuja temática me serviu de referência para construir o repertório do disco”, conta ele no comunicado de lançamento do álbum. “O amor fincou raízes por aqui dedico à minha companheira, Victória Leão Vendramini, e ao meu poeta predileto, o Leonardo Fróes. É uma canção de amor que tenta realizar essa reintegração do humano a aquilo que convencionamos chamar ‘natureza’. Entendendo essas duas instâncias como uma só. Uma única”, diz ele (Foto: Lou Alves/Divulgação).
Crítica
Ouvimos: Trevor Horn, “Echoes – Ancient & modern”

- Echoes – Ancient & modern é o novo disco do produtor e músico inglês Trevor Horn, que fez parte dos Buggles (é um dos três autores do hit Video killed the radio star, por sinal) e foi vocalista do Yes no disco Drama (1980). Também produziu o disco 90125 (1983), da banda progressiva, e convenceu o grupo a gravar o hit Owner of a lonely heart.
- O disco traz vários hits e clássicos do pop e do rock com cantores convidados. Três das faixas, Owner of a lonely heart (do Yes, com Rick Astley), Slave to the rhythm (de Grace Jones, com Lady Blackbird) e Relax (do Frankie Goes To Hollywood, com Toyah Wilcox e Robert Fripp) foram originalmente produzidas por ele.
O disco novo de Trevor Horn traz seus cantores preferidos regravando clássicos do pop e do rock. E é (perdão pelo clichê) uma caixinha de surpresas. Nem sempre são surpresas realmente excelentes. Cá entre nós, Iggy Pop não acrescenta muita coisa a Personal Jesus, do Depeche Mode. O mundo não precisava exatamente de White wedding, de Billy Idol, nas vozes de Andrea Corr (The Corrs) e do produtor e cantor irlandês Jack Lukeman. Aliás, este último solta a voz numa versão Disneyworld de Smells like teen spirit (Nirvana) cuja necessidade não ficou clara para mim até o momento.
O que vale ouvir do disco são as releituras que soam inusitadas, mas que não batem no ruim e velho “passou do ponto”. Claro que Tori Amos relendo Swimming pools (Drank), de Kendrick Lamar, ficou inacreditável. Evidente que você vai ouvir um trilhão de vezes Seal deixando Steppin’ out (Joe Jackson) mil vezes mais bela, com arranjo jazzístico. Owner of a lonely heart, do Yes, virou synth pop anos 1980 com Rick Astley nos vocais. Por sinal, a versão de Horn traz o sampling do sampling – a virada de bateria do original, que já era sampleada de Kool is back, do Funk Inc, reaparece antes do refrão.
Já Relax (Frankie Goes to Hollywood), com o casal Toyah Wilcox e Robert Fripp, ficou bonita e simpática – idem com Marc Almond interpretando Love is a battlefield, de Pat Benatar.. E prepare-se para ouvir no repeat a voz cheia de personalidade de Steve Hogarth (cantor do Marillion) em Drive, do The Cars. Além do próprio Horn, nos vocais, transformando Avalon, do Roxy Music, em trilha de filme imaginário.
Nota: 7,5
Gravadora: Deutsche Grammophon
Foto: Reprodução da capa do álbum
Lançamentos
Tess: projeto de Daniel Tessler lança clipe de “Eu ando pra frente”, com feat de Nasi (Ira!)

Criado pelo cantor, compositor e músico Daniel Tessler, o Tess lançou recentemente um EP com quatro faixas, intitulado simplesmente Mod. E dessa vez sai o clipe de uma das faixas, Eu ando pra frente, que tem participação de Nasi, vocalista do Ira!, interpretando um diretor rabugento. O clipe foi dirigido por André Fancio e filmado em São Paulo.
“O clipe traz várias facetas de mim mesmo com um toque marcante de humor. Realizar este trabalho foi uma experiência incrível. Os figurinos são peças do meu dia a dia, os instrumentos são os mesmos usados em gravações e shows. E a participação do meu grande amigo Nasi torna tudo ainda mais especial. Ele sempre foi uma referência para mim, e sua presença é o maior selo de aprovação que eu poderia desejar”, conta Daniel, que compôs todas as quatro faixas do EP, além de cantar, tocar guitarra e baixo.
“O EP celebra o espírito vibrante deste movimento que tanto me inspira ao longo dos anos. As canções enaltecem o legado de bandas como The Who e The Kinks, com estruturas simples e concisas. O objetivo é transmitir urgência, portanto, não há mudanças bruscas de andamento ou arranjos complexos. É rock and roll puro, intenso e barulhento”, diz Daniel, gaúcho radicado em SP, que já participou de bandas como Os Efervescentes e até trabalhou como ator.
“Daniel Tessler é um artista talentoso que representa as qualidades de alguns dos grandes guitarristas do cenário Mod que eu admiro. Suas músicas capturam essa essência de maneira perfeita”, comenta Nasi.
Foto: Trecho do clipe.
Lançamentos
Emily Frembgen: lembranças do isolamento no single “Fentanyl”

Remédio para dor, que pode ser usado como anestésico, o fentanil serve de inspiração para a cantora novaiorquina Emily Frembgen, que acaba de assinar com a Don Giovanni Records e soltou um single chamado Fentanyl. A letra abre com a frase “dois anos sem fazer nada deixa todo mundo louco”. É, claro, uma bela duma referência à covid-19 e ao isolamento da pandemia. O blog If Its Too Loud observa que “Frembgen captura a sensação bizarra daquele período, juntamente com o quão bizarro o mundo ainda parece”.
Um comunicado no site da gravadora explica que a canção surgiu após um bloqueio criativo de Emily, e que a música fala “sobre o tipo de alienação que às vezes pode deixar uma pessoa imóvel e automedicada, mas também tem uma melodia contagiante e licks de guitarra cativantes”. E completa afirmando que ela “lamenta a perda de quem ela era antes da mudança mundial de 2020, quando parecia mais fácil se conectar com as pessoas”.
Emily faz parte do movimento novaiorquino do antifolk – uma turma que usa o estilo voz e violão para fazer uma espécie de protesto satírico. O disco dela pelo selo sai em 2024.
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