Cinema
Bob Dylan zoando um futuro dono de gravadora em Dont look back

Bob Dylan, como diria a sua avó, estava im-pos-sí-vel em 1965. Entre abril e maio daquele ano, o cantor saiu pela Inglaterra para uma turnê e, entre um show e outro, deu uma zoada em Donovan (a mais nova sensação pop da Europa), deu uma desprezada em Joan Baez (sua parceira e, em tese, seu amor da época), brigou com uma ou outra pessoa mais avançadinha e invasiva. E, ah, foi desenvolvendo um estilo todo próprio de tratar jornalistas e imprensa em geral – quase sempre aos pontapés.
Esse lado meio bizarro de Dylan foi mostrado sem muitos cortes no documentário Dont look back, de D.A. Pennebaker, que pode ser visto na edição 2021 do festival In-Edit – e está na plataforma Cinema em Casa do Sesc SP. Surgido como um grande líder das plateias jovens, Dylan atraía um público numeroso aos seus shows, era mimoseado por empresários, procurado por jornalistas, mas nunca foi um dos artistas mais pacientes para todo o trato social que envolve a escalada até a fama.
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O filme tem cenas clássicas envolvendo esse temperamento complicado de Dylan, e em algumas deles você simplesmente tem dificuldade para acreditar que aquilo tudo aconteceu de verdade, ou que não foi armado. Pennebaker, que tirou grana do bolso para bancar o filme (mas teve acesso liberado a tudo dos bastidores), recordou certa vez que Albert Grossman, empresário de Dylan, “queria que Dylan se familiarizasse com o fato de ser filmado”.
O diretor chegou a pensar que o empresário queria mesmo era usar o filme para vender os shows que o cantor faria nos EUA. Mas de qualquer modo Pennebaker não investiu muito em filmar shows. Até porque durante a maior parte do tempo a “equipe” do filme era ele mesmo e mais poucas pessoas.
E uma das cenas mais, er, sui generis de Dont look back traz um bate-papo bem estranho entre Dylan e um pobre estudante de ciências que foi lá entrevistá-lo, e acabou sendo vítima da mordacidade do cantor.
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O bate-papo de Dylan com o garoto está legendado no link do Sesc (enfim, o filme inteiro está legendado). Basicamente o cantor ironiza bastante as tentativas de perguntas do estudante, que também não está em seus melhores dias como repórter. Num dos momentos mais ~simpáticos~ da conversa, o garoto pergunta a Dylan sobre seus sentimentos em relação a pessoas desconhecidas e a ele, em particular. Resposta do cantor: “Não sinto nada em relação a você. Por que deveria? Nem te conheço”.
O twitter Bob Dylan Notes vasculhou uns fanzines antigos sobre Dylan e… descobriu quem era o tal estudante, que depois se tornaria uma pessoa ilustre e ate reencontraria Dylan novamente. Era ninguém menos que Terry Ellis, que depois se tornaria co-fundador da gravadora Chrysalis e empresário do Jethro Tull. E bem depois disso viraria dono da Imago Records. Olha aí um papinho com ele.
Dont Look Back has many classic scenes, including the “science student interview.” The interviewer was Terry Ellis, later co-founder of Chrysalis Records and Jethro Tull manager. Here’s a short interview with Ellis from Dylan fanzine The Telegraph #31. https://t.co/FYtEkV9Vdh pic.twitter.com/VVEUNyGo0u
— Bob Dylan Notes (@bob_notes) June 27, 2020
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O depoimento de Ellis choca pela maneira mole-mole-fácil-fácil com que ele, realmente um universitário na época, conseguiu chegar perto de Dylan. Ele costumava entrevistar as bandas que se apresentavam no Newcastle City Hall para uma revista de estudantes e já conhecia a turma da porta do local. Foi lá, disse que queria falar com Dylan e teve a entrada liberada com um singelo “pode entrar, mas ele não está dando entrevista para ninguém”.
Ellis queria ir ao show, mas não estava nem um pouco animado de conversar com Dylan porque sabia que o cantor estava meio irritadinho com jornalistas. Mas acabou sendo levado por um dos roadies do cantor até o camarim e, no caminho, quase cagou nas calças de medo.
“Eu vi um brilho perverso nos olhos de Dylan. Não sei se era algo induzido quimicamente ou não, mas nesse momento eu me senti como um carneiro indo pro abatedouro”, recordou Ellis, afirmando que não acreditava que Dylan queria ser cruel com ele, e que enxergava aquilo tudo como uma espécie de jogo comandado pelo cantor.
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“Ele estava sendo agradável, mas do jeito cáustico dele”, recorda. Também diz que se sente embaraçado quando assiste ao filme. “Tenho uma cópia do filme em casa e não só não vejo de jeito nenhum, como proíbo outras pessoas de fazerem o mesmo. Don’t look back!”, brincou.
Ah, sim: bem depois disso, Ellis virou empresário justamente do ex-tecladista dos Animals, Alan Price, que aparecia na mesma cena que ele em Dont look back (“eu o havia entrevistado antes e ele achava que eu era um completo idiota”, diz). Ficou amigo de Grossman, empresário de Dylan, já que tanto a Chrysalis quanto a Bearsville (de Albert) eram distribuídas pela Warner. Em 1969, já trabalhando com o Jethro Tull, foi reconhecido pela voz (eita) quando deu um esporro nuns técnicos de som. Alguns anos depois, foi apresentado brevemente a Dylan mas achou melhor não lembrá-lo da entrevista frustrada.
Aliás, aproveita e pega aí Patti Smith lembrando do valor que Dont look back tem para ela, e dizendo que sabe cada palavra de cada diálogo do filme.
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Cinema
Urgente!: Cinema pop – “Onda nova” de volta, Milton na telona

Por muito tempo, Onda nova (1983), filme dirigido por Ícaro Martins e José Antonio Garcia – e censurado pelo governo militar –, foi jogado no balaio das pornochanchadas e produções de sacanagem.
Fácil entender o motivo: recheado de cenas de sexo e nudez, o longa funciona como uma espécie de Malhação Múltipla Escolha subversivo, acompanhando o dia a dia de uma turma jovem e nada comportada – o Gayvotas Futebol Clube, time de futebol formado só por garotas, e que promovia eventos bem avançadinhos, como o jogo entre mulheres e homens vestidos de mulher. Por acaso, Onda nova foi financiado por uma produtora da Boca do Lixo (meca da pornochanchada paulistana) e acabou atropelado pela nova onda (sem trocadilho) de filmes extremamente explícitos.
O elenco é um espetáculo à parte. Além de Carla Camuratti, Tânia Alves, Vera Zimmermann e Regina Casé, aparecem figuras como Osmar Santos, Casagrande e até Caetano Veloso – que protagoniza uma cena soft porn tão bizarra quanto hilária. Durante anos, o filme sobreviveu em sessões televisivas da madrugada, mas agora ressurge restaurado e remasterizado em 4K, estreando pela primeira vez no circuito comercial brasileiro nesta quinta-feira (27).
Meu conselho? Esqueça tudo o que você já ouviu sobre Onda nova (ou qualquer lembrança de sessões anteriores). Entre de cabeça nessa comédia pop carregada de referências roqueiras da época, um cruzamento entre provocação punk e ressaca hippie. O filme abre com Carla Camuratti e Vera Zimmermann empunhando sprays de tinta para pixar os créditos, mostra Tânia Alves cantando na noite com visual sadomasoquista, segue com momentos dignos de um musical glam – cortesia da cantora Cida Moreyra, que brilha em várias cenas – e trata com surpreendente modernidade temas como maconha, cultura queer, relacionamentos sáficos, mulheres no poder, amores fluidos e, claro, futebol feminino.
Se fosse um disco, Onda nova seria daqueles para ouvir no volume máximo, prestando atenção em cada detalhe e referência. A trilha sonora passeia entre o boogie oitentista e o synthpop, com faixas de Michael Jackson e Rita Lee brotando em alguns momentos. E o que já era provocação nos anos 1980 agora ressurge como registro de uma juventude que chutava o balde sem medo. Vá assistir correndo.
*****
Já Milton Bituca Nascimento, de Flavia Moraes, que estreou na última semana, segue outro caminho: o da reverência, mesmo que seja um filme documental. Durante dois anos, Flavia seguiu Milton de perto e produziu um retrato que, mais do que um relato biográfico, é uma celebração. E uma hagiografia, aquela coisa das produções que parecem falar de santos encarnados.
A narração de Fernanda Montenegro dá um tom solene – e, enfim, logo no começo, fica a impressão de um enorme comercial narrado por ela, como os daquele famoso banco que não patrocina o Pop Fantasma. Aos poucos, vemos cenas da última turnê, reações de fãs, amigos contando histórias. Marcio Borges lê matérias do New York Times sobre Milton, para ele. Wagner Tiso chora. Quincy Jones sorri ao falar dele. Mano Brown solta uma pérola: Milton o ensinou a escutar. E Chico Buarque assiste ao famigerado momento do programa Chico & Caetano em que se emociona ao vê-lo cantar O que será – um vídeo que virou meme recentemente.
Isso tudo é bastante emocionante, assim como as cenas em que a letra da canção Morro velho é recitada por Djavan, Criolo e Mano Brown – reforçando a carga revolucionária da música, que usava a imagem das antigas fazendas mineiras para falar de racismo e capitalismo. Mas, no fim, o que fica de Milton Bituca Nascimento é a certeza de que Milton precisava ser menos mitificado e mais contado em detalhes. Vale ver, e a música dele é mito por si só, mas a sensação é a de que faltou algo.
Por acaso, recentemente, Luiz Melodia – No coração do Brasil, de Alessandra Dorgan, investiu fundo em imagens raras do cantor, em que a história é contada através da música, sem nenhum detalhe do tipo “quem produziu o disco tal”. Mas o homem Luiz Melodia está ali, exposto em entrevistas, músicas, escolhas pessoais e atitudes no palco e fora dele. Quem não viu, veja correndo – caso ainda esteja em cartaz.
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Cinema
Urgente!: Filme “Máquina do tempo” leva a música de Bowie e Dylan para a Segunda Guerra

Descobertas de antigos rolos de filme, assim como cartas nunca enviadas e jamais lidas, costumam render bons filmes e livros — ou, pelo menos, são um ótimo ponto de partida. É essa premissa que guia Máquina do tempo (Lola, no título original), estreia do irlandês Andrew Legge na direção. A ficção científica, ambientada em 1941, acompanha as irmãs órfãs Martha (Stefanie Martini) e Thomasina (Emma Appleton), e chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (13), dois anos após sua realização.
As duas criam uma máquina do tempo — a Lola do título original, batizada em homenagem à mãe — capaz de interceptar imagens do futuro. O material que elas conseguem captar é todo registrado em 16mm por uma câmera Bolex, dando origem aos tais rolos de filme.
E, bom, rolo mesmo (no sentido mais problemático da palavra) começa quando o exército britânico, em plena Segunda Guerra Mundial, descobre a invenção e passa a usá-la contra as tropas alemãs. A princípio, a estratégia funciona, mas logo começa a sair do controle. As manipulações temporais geram consequências inesperadas, enquanto as personalidades das irmãs vão se revelando e causando conflitos.
Com apenas 80 minutos de duração e filmado em 16 mm (com lentes originais dos anos 1930!), Máquina do tempo pode soar confuso em algumas passagens. Não apenas pelas idas e vindas temporais, mas também pelo visual em preto e branco, valorizando sombras e vozes que quase se tornam personagens da história. Em alguns momentos, é um filme que exige atenção.
O longa também tem apelo para quem gosta de cruzar cultura pop com história. Martha e Thomasina ficam fascinadas ao ver David Bowie cantando Space oddity (o clipe brota na máquina delas), tornam-se fãs de Bob Dylan, adiantam a subcultura mod em alguns anos (visualmente, inclusive) e coadjuvam um arranjo de big band para o futuro hit You really got me, dos Kinks, que elas também conseguem “ouvir” na máquina. Um detalhe curioso: a própria Emma Appleton operou a câmera em cenas em que sua personagem Thomasina se filma (“para deixar as linhas dos olhos perfeitas”, segundo revelou o diretor ao site Hotpress).
Ainda que a cultura pop esteja presente, Máquina do tempo é, acima de tudo, um exercício de futurologia convincente, explorando uma futura escalada do fascismo na Inglaterra — que, no filme, chega até mesmo à música, com a criação de um popstar fascista.
A ideia faz sentido e nem é muito distante do que aconteceu de verdade: punks e pré-punks usavam suásticas para chocar os outros, Adolf Hitler quase figurou na capa de Sgt. Pepper’s, dos Beatles, Mick Jagger não se importou de ser fotografado pela “cineasta de Hitler” Leni Riefenstahl, artistas como Lou Reed e Iggy Pop registraram observações racistas em suas letras, e o próprio Bowie teve um flerte pra lá de mal explicado com a estética nazista. Mas o que rola em Máquina do tempo é bem na linha do “se vocês soubessem o que vai acontecer, ficariam enojados”. Pode se preparar.
Cinema
Ouvimos: Lady Gaga, “Harlequin”

- Harlequin é um disco de “pop vintage”, voltado para peças musicais antigas ligadas ao jazz, lançado por Lady Gaga. É um disco que serve como complemento ao filme Coringa: Loucura a dois, no qual ela interpreta a personagem Harley Quinn.
- Para a cantora, fazer o disco foi um sinal de que ela não havia terminado seu relacionamento com a personagem. “Quando terminamos o filme, eu não tinha terminado com ela. Porque eu não terminei com ela, eu fiz Harlequin”, disse. Por acaso, é o primeiro disco ligado ao jazz feito por ela sem a presença do cantor Tony Bennett (1926-2023), mas ela afirmou que o sentiu próximo durante toda a gravação.
Lady Gaga é o nome recente da música pop que conseguiu mais pontos na prova para “artista completo” (aquela coisa do dança, canta, compõe, sapateia, atua etc). E ainda fez isso mostrando para todo mundo que realmente sabe cantar, já que sua concepção de jazz, voltada para a magia das big bands, rendeu discos com Tony Bennett, vários shows, uma temporada em Las Vegas. Nos últimos tempos, ainda que Chromatica, seu último disco pop (2020) tenha rendido hits, quem não é 100% seguidor de Gaga tem tido até mais encontros com esse lado “adulto” da cantora.
A Gaga de Harlequin é a Stefani Joanne Germanotta (nome verdadeiro dela, você deve saber) que estudou piano e atuação na adolescência. E a cantora preparada para agradar ouvintes de jazz interessados em grandes canções, e que dispensam misturas com outros estilos. Uma turminha bem específica e, vá lá, potencialmente mais velha que a turma que é fã de hits como Poker face, ou das saladas rítmicas e sonoras que o jazz tem se tornado nos últimos anos.
O disco funciona como um complemento a ao filme Coringa: Loucura a dois da mesma forma que I’m breathless, álbum de Madonna de 1990, complementava o filme Dick Tracy. Mas é incrível que com sua aventura jazzística, Gaga soe com mais cara de “tá vendo? Mais um território conquistado!” do que acontecia no caso de Madonna.
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O repertório de Harlequin, mesmo extremamente bem cantado, soa mais como um souvenir do filme do que como um álbum original de Gaga, já que boa parte do repertório é de covers, e não necessariamente de músicas pouco conhecidas: Smile, Happy, World on a string, (They long to be) Close to you e If my friends could see me now já foram mais do que regravadas ao longo de vários anos e estão lá.
De inéditas, tem Folie à deux e Happy mistake, que inacreditavelmente soam como covers diante do restante. Vale dizer que Gaga e seu arranjador Michael Polansky deram uma de Carlos Imperial e ganharam créditos de co-autores pelo retrabalho em quatro das treze faixas – até mesmo no tradicional When the saints go marching in.
Michael Cragg, no periódico The Guardian, foi bem mais maldoso com o álbum do que ele merece, dizendo que “há um cheiro forte de banda de big band do The X Factor que é difícil mudar”. Mas é por aí. Tá longe de ser um disco ruim, mas ao mesmo tempo é mais uma brincadeirinha feita por uma cantora profissional do que um caminho a ser seguido.
Nota: 7
Gravadora: Interscope.
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