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Cultura Pop

Adrian Street: o rei da luta livre glam

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Adrian Street: o rei da luta livre glam

Como dizem por aí, se você não está insultando uma certa parte da sua plateia, é sinal de que você não está fazendo seu trabalho como deve. No caso do lutador de wrestling profissional Adrian Street, não bastava dar porrada nos adversários: ele ainda chocava boa parte do público machão das lutas usando maquiagem e roupas extravagantes. E entre os anos 1970 e 1980, ele defendeu nos ringues as cores da mescla da luta livre com o universo do recém-nascido glam rock.

Adrian Street: o rei da luta livre glam

Nascido no País de Gales em 1940 (está com 78 anos hoje), Adrian evitou o destino que sua família havia preparado para ele. Seu pai trabalhava como mineiro de carvão e, aos 15 anos, o futuro lutador foi arrastado para o trabalho árduo e claustrofóbico nas minas. Fugiu para Londres e, como sempre gostou de luta livre e fisiculturismo, decidiu bater à porta de um agente. Street era alto (1m80) e os lutadores precisavam ser bem mais altos que isso, daí ele passou um bom tempo como amador antes de realmente chamar a atenção.

O visual de Adrian, vale dizer, surgiu bem antes que David Bowie e Marc Bolan começassem a fazer sucesso. Há quem diga até que o líder do T. Rex copiou boa parte do seu figurino. Um dia, doido para conquistar fãs nos ringues, Street observou o estilo extrovertido do lutador americano “Nature Boy” Buddy Rogers e pensou: “E se eu fizesse o mesmo?”. “Pintei o cabelo com peróxido e comprei algumas botas azuis que chegavam até o joelho – não que eu pudesse pagar – junto com veludo azul e lamê prateado. Levei tudo para uma costureira que eu conhecia em Brixton para que ela me fizesse roupas extravagantes”, afirmou num papo com o Wales On Line.

Adrian ainda usava de outros artifícios, não apenas para divertir as plateias, como também para deixar os adversários putos: pulava feito um alucinado pelo ringue, desnorteava seus oponentes com beijos no meio das lutas (ele usava batom, claro). No meio de algum confronto homem-a-homem, passava maquiagem nos adversários. Também dava golpes de cabeça no saco (!) dos seus oponentes. Evidentemente, o que não faltava durante suas aparições eram ofensas homofóbicas vindas da plateia.

Isso aí é Adrian nos anos 1980 enchendo de porrada um sujeito chamado Rip Rogers. Ambos estão com perucas louras (Adrian era originalmente moreno) e chega uma hora em que não dá para saber quem é quem.

Adrian Street, por sinal, não é gay: é casado desde os anos 1970 com Linda, sua empresária e também lutadora de wrestling. Ela vivia ao lado dele nas lutas, além de posar com o amado para fotos. Os dois apareceram juntos até na capa de um disco gravado por Adrian em 1986, Shake wrestle n roll, feito por ele ao lado de uma banda chamada Pile Drivers (“motoristas de bate-estacas”).

Abaixo, você confere o lutador soltando a voz em clássicos como I’m in love with me, Violence is golden e Imagine what I could do to you. Recentemente, essa pérola foi reeditada em LP, K7 e CD pelo selo Burger Records, que lança discos de bandas como Cleaners From Venus e Brian Jonestown Massacre.

Não custa dizer que com ou sem piadas da plateia, Street botava tanto medo nos adversários que durante um bom tempo, seu apelido foi “mercador da ameaça”. “Você realmente não vai querer brincar comigo. Eu consigo te machucar de tantas maneiras, que você terá que inventar novas maneiras de gritar”, diz, brincando, ao repórter do Wales On Line.

Nem sempre Adrian levava a melhor. Nessa luta aqui, que mais parece coisa de desenho animado, Street, com uma maquiagem que lembra a do Pablo, do Qual é a música?, toma um pau de um lutador chamado Wildcat Wendell Cooley. Começa batendo, mas apanha do colega, chega a fugir do ringue e volta para dar uns tapas nele. Acaba sendo derrotado e até Linda, a esposa de Street, é vista dando uns catiripapos no adversário do marido.

Numa ocasião, um jornal queria porque queria entrevistar Adrian em seu lugar de origem – Brynmawr, uma cidade do País de Gales que tem pouco mais de cinco mil habitantes, e que cresceu após a Revolução Industrial com a exploração dos trabalhadores nas minas de carvão. Street, ainda magoado com o período que passava trabalhando no subsolo, nem pediu permissão: levou um fotógrafo do periódico lá e obrigou o pai e seus ex-colegas a posarem com ele. “Agarrei todos eles quando eles vinham de lá de baixo, no elevador, dizendo: ‘É melhor que nenhum de vocês se mexa, e você vai tirar uma foto'”, chegou a vociferar.

Adrian Street: o rei da luta livre glam

O site Messy Nessy Chic, do qual tiramos essas fotos, lembra que não foi só Adrian: na época em que ele fez sucesso, começou toda uma onda de wrestlling com glitter, batom e roupas chamativas. Em Memphis, nos anos 1980, começou um coletivo de lutadores chamado The Rock ‘N Roll Express, na onda do glam metal. De qualquer jeito, a carreira de Adrian Street foi a que ficou. Ele só saiu dos ringues em 2014, após lutar entre 12.000 e 15.000 partidas.

E recentemente saiu (lá fora) um filme sobre Street. É You may be pretty, but I am beautiful: The Adrian Street Story. Olha o trailer aí.

Veja também no POP FANTASMA:
– Que disco mais estranho, Gary Wilson!
– Aquele dia que Lou Reed abusou do carisma como apresentador da MTV
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Cultura Pop

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

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No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a "Jagged little pill"

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).

Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

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Cultura Pop

No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

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Radiohead no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.

E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

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4 discos

4 discos: Ace Frehley

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Dizem por aí que muita gente só vai recordar de Gene Simmons e Paul Stanley, os chefões do Kiss, quando o assunto for negócios e empreendedorismo no rock – ao contrário das recordações musicais trazidas pelo nome de Ace Frehley, primeiro guitarrista do grupo, morto no dia 16 de outubro, aos 74 anos.

Maldade com os criadores de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, claro – mas quando Frehley deixou o grupo em 1982, muita coisa morreu no quarteto mascarado. Paul Daniel Frehley, nome verdadeiro do cara, podia não ser o melhor guitarrista do mundo – mas conseguia ser um dos campeões no mesmo jogo de nomes como Bill Nelson (Be Bop De Luxe), Brian May (Queen) e Mick Ronson (David Bowie). Ou seja: guitarra agressiva e melódica, solos mágicos e sonoridade quase voadora, tão própria do rock pesado quanto da era do glam rock.

Ace não foi apenas o melhor guitarrista da história do Kiss: levando em conta que o grupo de Gene e Paul sempre foi uma empresa muito bem sucedida, o “spaceman” (figura pela qual se tornou conhecido no grupo) sempre foi um funcionário bastante útil, que lutou para se sentir prestigiado em seu trabalho, e que abandonou a banda quando viu suas funções sendo cada vez mais congeladas lá dentro. Deixou pra trás um contrato milionário e levou adiante uma carreira ligada ao hard rock e a uma “onda metaleira” voltada para o começo do heavy metal, com peso obedecendo à melodia, e não o contrário.

Como fazia tempo que não rolava um 4 Discos aqui no Pop Fantasma, agora vai rolar: se for começar por quatro álbuns de Ace, comece por esses quatro.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução

“KISS: ACE FREHLEY” (Casablanca, 1978). Brigas dentro do Kiss fizeram com que Gene, Paul, Ace e o baterista Peter Criss lançassem discos solo padronizados em 1978 – adaptando uma ideia que o trio folk Peter, Paul and Mary havia tido em 1971, quando saíram álbuns solo dos três cujas capas e logotipos faziam referência ao grupo. Ace lembra de ter ouvido uma oferta disfarçada de provocação numa reunião do Kiss, quando ficou definido que cada integrante lançaria um disco solo: “Eles disseram: ‘Ah, Ace, a propósito, se precisar de ajuda com o seu disco, não hesite em nos ligar ‘. No fundo, eu dizia: ‘Não preciso da ajuda deles’”, contou.

Além de dizer um “que se foda” para os patrões, Ace conseguiu fazer o melhor disco da série – um total encontro entre hard rock e glam rock, destacando a mágica de sua guitarra em ótimas faixas autorais como Ozone e What’s on your mind? (essa, uma espécie de versão punk do som do próprio Kiss) além do instrumental Fractured mirror. Foi também o único disco dos quatro a estourar um hit: a regravação de New York Groove, composta por Russ Ballard e gravada originalmente em 1971 pela banda glam britânica Hello. Acompanhando Frehley, entre outros, o futuro batera da banda do programa de David Letterman, Anton Fig, que se tornaria seu parceiro também em…

“FREHLEY’S COMET” (Atlantic/Megaforce, 1987). Seguindo a onda de bandas-com-dono-guitarrista (como Richie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen’s Rising Force), lá vinha Frehley com seu próprio projeto, co-produzido por ele, pelo lendário técnico de som Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Beatles, Led Zeppelin) e Jon Zazula (saudoso fundador da Megaforce). Frehley vinha acompanhado por Fig (bateria), John Regan (baixo, backing vocal) e Tod Howarth (guitarras, backing vocal e voz solo em três faixas).

O resultado se localizou entre o metal, o hard rock e o rock das antigas: Frehley escreveu músicas com o experiente Chip Taylor (Rock soldiers), com o ex-colega de Kiss Eric Carr (Breakout) e com John Regan (o instrumental Fractured too). Howarth contribuiu com Something moved (uma das faixas cantadas pelo guitarrista). Russ Ballard, autor de New York groove, reaparece com Into the night, gravada originalmente pelo autor em 1984 em um disco solo. Típico disco pesado dos anos 1980 feito para escutar no volume máximo.

“TROUBLE WALKING” (Atlantic/Megaforce, 1989). Na prática, Trouble walking foi o segundo disco solo de Ace, já que os dois anteriores saíram com a nomenclatura Frehley’s Comet. A formação era quase a mesma do primeiro álbum da banda de Frehley – a diferença era a presença de Richie Scarlet na guitarra. O som era bem mais repleto de recordações sonoras ligadas ao Kiss do que os álbuns do Comet, em músicas como Shot full of rock, 2 young 2 die e a faixa-título – além da versão de Do ya, do The Move. Peter Criss, baterista da primeira formação do Kiss, participava fazendo backing vocals. Três integrantes do então iniciante Skid Row (Sebastian Bach, Dave Sabo, Rachel Bolan), também.

“10.000 VOLTS” (MNRK, 2024). Acabou sendo o último álbum da vida de Frehley: 10.000 volts trouxe o ex-guitarrista do Kiss atuando até como “diretor criativo” e designer da capa. Ace compôs e produziu tudo ao lado de Steve Brown (Trixter), tocou guitarra em todas as faixas – ao lado de músicos como David Julian e o próprio Brown – e convocou o velho brother Anton Fig para tocar bateria em três faixas. A tradicional faixa instrumental do final era a bela Stratosphere, e o spaceman posou ao lado de extraterrestres no clipe da ótima Walkin’ on the moon. Discão.

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