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Cultura Pop

Adrian Street: o rei da luta livre glam

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Adrian Street: o rei da luta livre glam

Como dizem por aí, se você não está insultando uma certa parte da sua plateia, é sinal de que você não está fazendo seu trabalho como deve. No caso do lutador de wrestling profissional Adrian Street, não bastava dar porrada nos adversários: ele ainda chocava boa parte do público machão das lutas usando maquiagem e roupas extravagantes. E entre os anos 1970 e 1980, ele defendeu nos ringues as cores da mescla da luta livre com o universo do recém-nascido glam rock.

Adrian Street: o rei da luta livre glam

Nascido no País de Gales em 1940 (está com 78 anos hoje), Adrian evitou o destino que sua família havia preparado para ele. Seu pai trabalhava como mineiro de carvão e, aos 15 anos, o futuro lutador foi arrastado para o trabalho árduo e claustrofóbico nas minas. Fugiu para Londres e, como sempre gostou de luta livre e fisiculturismo, decidiu bater à porta de um agente. Street era alto (1m80) e os lutadores precisavam ser bem mais altos que isso, daí ele passou um bom tempo como amador antes de realmente chamar a atenção.

O visual de Adrian, vale dizer, surgiu bem antes que David Bowie e Marc Bolan começassem a fazer sucesso. Há quem diga até que o líder do T. Rex copiou boa parte do seu figurino. Um dia, doido para conquistar fãs nos ringues, Street observou o estilo extrovertido do lutador americano “Nature Boy” Buddy Rogers e pensou: “E se eu fizesse o mesmo?”. “Pintei o cabelo com peróxido e comprei algumas botas azuis que chegavam até o joelho – não que eu pudesse pagar – junto com veludo azul e lamê prateado. Levei tudo para uma costureira que eu conhecia em Brixton para que ela me fizesse roupas extravagantes”, afirmou num papo com o Wales On Line.

Adrian ainda usava de outros artifícios, não apenas para divertir as plateias, como também para deixar os adversários putos: pulava feito um alucinado pelo ringue, desnorteava seus oponentes com beijos no meio das lutas (ele usava batom, claro). No meio de algum confronto homem-a-homem, passava maquiagem nos adversários. Também dava golpes de cabeça no saco (!) dos seus oponentes. Evidentemente, o que não faltava durante suas aparições eram ofensas homofóbicas vindas da plateia.

Isso aí é Adrian nos anos 1980 enchendo de porrada um sujeito chamado Rip Rogers. Ambos estão com perucas louras (Adrian era originalmente moreno) e chega uma hora em que não dá para saber quem é quem.

Adrian Street, por sinal, não é gay: é casado desde os anos 1970 com Linda, sua empresária e também lutadora de wrestling. Ela vivia ao lado dele nas lutas, além de posar com o amado para fotos. Os dois apareceram juntos até na capa de um disco gravado por Adrian em 1986, Shake wrestle n roll, feito por ele ao lado de uma banda chamada Pile Drivers (“motoristas de bate-estacas”).

Abaixo, você confere o lutador soltando a voz em clássicos como I’m in love with me, Violence is golden e Imagine what I could do to you. Recentemente, essa pérola foi reeditada em LP, K7 e CD pelo selo Burger Records, que lança discos de bandas como Cleaners From Venus e Brian Jonestown Massacre.

Não custa dizer que com ou sem piadas da plateia, Street botava tanto medo nos adversários que durante um bom tempo, seu apelido foi “mercador da ameaça”. “Você realmente não vai querer brincar comigo. Eu consigo te machucar de tantas maneiras, que você terá que inventar novas maneiras de gritar”, diz, brincando, ao repórter do Wales On Line.

Nem sempre Adrian levava a melhor. Nessa luta aqui, que mais parece coisa de desenho animado, Street, com uma maquiagem que lembra a do Pablo, do Qual é a música?, toma um pau de um lutador chamado Wildcat Wendell Cooley. Começa batendo, mas apanha do colega, chega a fugir do ringue e volta para dar uns tapas nele. Acaba sendo derrotado e até Linda, a esposa de Street, é vista dando uns catiripapos no adversário do marido.

Numa ocasião, um jornal queria porque queria entrevistar Adrian em seu lugar de origem – Brynmawr, uma cidade do País de Gales que tem pouco mais de cinco mil habitantes, e que cresceu após a Revolução Industrial com a exploração dos trabalhadores nas minas de carvão. Street, ainda magoado com o período que passava trabalhando no subsolo, nem pediu permissão: levou um fotógrafo do periódico lá e obrigou o pai e seus ex-colegas a posarem com ele. “Agarrei todos eles quando eles vinham de lá de baixo, no elevador, dizendo: ‘É melhor que nenhum de vocês se mexa, e você vai tirar uma foto'”, chegou a vociferar.

Adrian Street: o rei da luta livre glam

O site Messy Nessy Chic, do qual tiramos essas fotos, lembra que não foi só Adrian: na época em que ele fez sucesso, começou toda uma onda de wrestlling com glitter, batom e roupas chamativas. Em Memphis, nos anos 1980, começou um coletivo de lutadores chamado The Rock ‘N Roll Express, na onda do glam metal. De qualquer jeito, a carreira de Adrian Street foi a que ficou. Ele só saiu dos ringues em 2014, após lutar entre 12.000 e 15.000 partidas.

E recentemente saiu (lá fora) um filme sobre Street. É You may be pretty, but I am beautiful: The Adrian Street Story. Olha o trailer aí.

Veja também no POP FANTASMA:
– Que disco mais estranho, Gary Wilson!
– Aquele dia que Lou Reed abusou do carisma como apresentador da MTV
– Jogaram vários clipes do Ghoulardi no YouTube

Ricardo Schott é jornalista, radialista, editor e principal colaborador do POP FANTASMA.

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Cultura Pop

Urgente!: O silêncio que Bruce Springsteen não quebrou

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Urgente!: O silêncio que Bruce Springsteen não quebrou

Tá aí o que muita gente queria: Bruce Springsteen vai lançar uma caixa com sete álbuns “perdidos”, nunca lançados oficialmente. O box vai se chamar Tracks II: The lost albums (é a continuidade de Tracks, caixa de 4 CDs lançada em 1998) e nasceu de uma limpeza que Bruce fez nos seus arquivos durante a pandemia. Pelo que se sabe até agora, o material inclui sobras das sessões de Born in the USA (1984) e gravações da fase eletrônica dele, no comecinho dos anos 1990 – inclusive um disco inteiro desse período, que nunca viu a luz do dia.

Essa notícia caiu nos sites na semana passada e trouxe de volta um detalhe que os fãs de Bruce já conhecem bem: ele tem muito material inédito guardado – e material bom. Em uma entrevista à Variety em 2017, ele mesmo comentou que sabia ter feito mais discos do que os que lançou, mas que havia motivos sérios para manter alguns deles nas gavetas.

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“Por que não lançamos esses discos? Não achei que fossem essenciais. Posso ter achado que eram bons, posso ter me divertido fazendo, e lançamos muitas dessas músicas em coleções de arquivo ao longo dos anos. Mas, durante toda a minha vida profissional, senti que liberava o que era essencial naquele momento. E, em troca, recebi uma definição muito precisa de quem eu era, o que eu queria fazer, sobre o que estava cantando”, disse na época (o link do papo tá aqui – é uma entrevista longa e bem legal).

Com o tempo, vários desses registros acabaram saindo em boxes e coletâneas. Um deles foi The ties that bind, um disco de pegada punk-power pop que seria lançado no Natal de 1979 – e que acabou virando uma espécie de esboço inicial do disco duplo The river, de 1980. Pelo menos saiu uma caixa em 2015 chamada The ties that bind: The River collection, com todo o material dessa época, inclusive o tal disco descartado (além de um material que formava quase um suposto disco de punk + power pop que teria sido abandonado).

Um texto publicado na newsletter do músico Giancarlo Rufatto recorda que Bruce infelizmente deixou de fora do novo box alguns álbuns que realmente mereciam ver a luz do dia. Um deles é um álbum solo (sem a E Street Band, enfim), com uma sonoridade country ’n soul, que foi gravado em 1981. Esse disco teria sido abandonado durante um período de depressão, que resultou em isolamento e na elaboração do disco cru Nebraska (1982), feito em casa com um gravador de quatro canais, só voz e violão.

Bruce até parece fazer referência a esse álbum perdido na entrevista da Variety. “Esse disco é influenciado pela música pop da Califórnia dos anos 70”, contou. “Glen Campbell, Jimmy Webb, Burt Bacharach, esse tipo de som. Não sei se as pessoas vão ouvir essas influências, mas era isso que eu tinha em mente. Isso me deu uma base pra criar, uma inspiração pra escrever. E também é um disco de cantor e compositor. Ele se conecta aos meus discos solo em termos de composição, mais Tunnel of love e Devils and dust, mas não é como eles. São apenas personagens diferentes vivendo suas vidas.”

Outro material bastante esperado pelos fãs – e que também não está na caixa – é o Electric Nebraska, a tentativa de Bruce de gravar com a E Street Band as músicas que acabaram no Nebraska. Nem ele, nem o empresário Jon Landau, nem os co-produtores Steven Van Zandt e Chuck Plotkin gostaram do resultado, e as gravações foram trancadas a sete chaves. Nem em bootlegs esse material apareceu até hoje. Pra você ter ideia, Glory days, que só sairia no Born in the USA (1984), chegou a ser ensaiada e gravada junto.

Quase todo mundo próximo a Bruce acredita que ele nunca vai lançar oficialmente essas gravações elétricas do Nebraska. Max Weinberg, baterista da E Street Band desde 1974 (com algumas pausas), confirmou a existência desse material em 2010, numa entrevista à Rolling Stone, e disse que adoraria ver tudo lançado.

“A E Street Band realmente gravou todo o Nebraska, e foi matador. Era tudo muito pesado. Por melhor que fosse, não era o que Bruce queria lançar. Existe um álbum completo do Nebraska, todas essas músicas estão prontas em algum lugar”, revelou. Bruce pode até guardar discos inteiros na gaveta, mas esse é um daqueles casos em que o silêncio guarda várias histórias – que podem render surpresas bem legais.

E ese aí é o lyric video de Rain in the river, uma das faixas programadas para Tracks II (a faixa sai num disco montado durante a elaboração do box, Perfect world).

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Cultura Pop

Urgente!: Supergrass, Spielberg e um atalho recusado

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Coisas que você descobre por acaso: numa conversa de WhatsApp com o amigo DJ Renato Lima, fiquei sabendo que, nos anos 1990, Steven Spielberg teve uma ideia bem louca. Ele queria reviver o espírito dos Monkees – não com uma nova versão da banda, como uma turma havia tentado sem sucesso nos anos 1980, mas com uma nova série de TV inspirada neles. E os escolhidos para isso? O Supergrass.

O trio britânico, que fez sucesso a reboque do britpop, estava em alta em 1995, quando lançou seu primeiro álbum, I should coco. Hits como Alright grudavam na mente, os vídeos eram cheios de energia, e Gaz Coombes, o vocalista, tinha cara de quem poderia muito bem ser um monkee da sua geração. Spielberg ouviu a banda por intermédio dos filhos, gostou e fez o convite.

Os ingleses foram até a Universal Studios para uma reunião com o diretor – com direito a recepção no rancho dele e papo sobre fase bem antigas da série televisiva Além da imaginação. O papo sobre a série, diz Coombes, foi proposital, porque a banda sacou logo onde aquilo poderia dar. “Talvez eu estivesse tentando antecipar a abordagem cafona que seria sugerida, tipo a banda morando junta como os Monkees”, contou Coombes à Louder, que publicou um texto sobre o assunto.

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A proposta era tentadora. Mas eles disseram não. “Foi lisonjeiro e muito legal, mas ficou óbvio para nós que não queríamos pegar esse atalho”, explicou o vocalista, afirmando ter pensado que aquilo poderia significar o fim do grupo. “Você pode acabar morrendo em um quarto de hotel ou algo assim, ou então a produção quer apenas um de nós para a próxima temporada. Foi muito engraçado, respeitosamente muito engraçado”.

O tempo passou. E agora, em 2025, I should coco completa 30 anos (mas já?). O Supergrass, que se separou no fim dos anos 2000, voltou para tocar o disco na íntegra e alguns hits em festivais como Glastonbury e Ilha de Wight.

Aqui, o trio no Glastonbury de 2022.

Foro: Keira Vallejo/Wikipedia

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Crítica

Ouvimos: Lady Gaga, “Mayhem”

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Ouvimos: Lady Gaga, “Mayhem”

Tudo que é mais difícil de explicar, é mais complicado de entender – mesmo que as intenções sejam as melhores possíveis e haja um verniz cultural-intelectual robusto por trás. Isso vale até para desfiles de escolas de samba, quando a agremiação mais armada de referências bacanas e pesquisas exaustivas não vence, e ninguém entende o que aconteceu.

Carnaval, injustiças e polêmicas à parte, o novo Mayhem foi prometido desde o início como um retorno à fase “grêmio recreativo” de Lady Gaga. E sim, ele entrega o que promete: Gaga revisita sua era inicial, piscando para os fãs das antigas, trazendo clima de sortilégio no refrão do single Abracadabra (que remete ao começo do icônico hit Bad romance), e mergulhando de cabeça em synthpop, house music, boogie, ítalo-disco, pós-disco, rock, punk (por que não?) e outros estilos. Todas essas coisas juntas formam a Lady Gaga de 2025.

Algo vinha se perdendo ou sendo deixado de lado na carreira de Lady Gaga há algum tempo, e algo que sempre foi essencial nela: a capacidade de usar sua música e sua persona para comentar o próprio pop. David Bowie fazia isso o tempo todo – e ele, que praticamente paira como um santo padroeiro sobre Mayhem, é uma influência evidente em Vanish into you, uma das faixas que melhor representam o disco. Aqui, Gaga entrega dance music com alma roqueira, um baixo irresistível e um batidão que evoca tanto a fase noventista de Bowie quanto o synthpop dos anos 1980.

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Mais coisas foram sendo deixadas de lado na carreira dela que… Bom, sao coisas quase tão difíceis de explicar quanto as razões que levaram Gaga a criar um álbum considerado “difícil” como Artpop (2013), enquanto simultaneamente mergulhava no jazz com Tony Bennett e preparava-se para abraçar o soft rock no formidável Joanne (2016), um disco autorreferente que talvez tenha deixado os fãs da primeira fase perdidos. Em outro tempo, Madonna parecia autorizada a mudar como quisesse, mas quando Gaga fazia o mesmo, deixava no ar notas de desencontro e confusionismo. O pop mudou, as décadas passaram, o público mudou – e todas as certezas evaporaram.

É nesse cenário que Mayhem equilibra as coisas, entregando um pop dançante, consciente e orgulhoso de sua essência, mas ao mesmo tempo sombrio e marginal. Há momentos de caos organizado, como em Disease e Perfect celebrity – esta última começa soando como Nine Inch Nails, mas, se você mexer daqui e dali, pode até enxergar um nu-metal na estrutura. Killah traz uma eletrônica suja, um refrão meio soul, meio rock que caberia num disco do Aerosmith, enquanto Zombieboy aposta no pós-disco punk, evocando terror e êxtase na pista (por acaso, Gaga chegou a dizer que o disco tem influências de Radiohead, e confirmou o NiN como referência).

Na reta final, o álbum se aventura por outros terrenos: How bad do U want me e Don’t call tonight flertam com o pop dinamarquês dos anos 90 (e são, por sinal, as únicas faixas pouco inspiradas do disco); The beast tem cara de trilha sonora de comercial de cerveja; e Lovedrug mergulha na indefectível tendência soft rock que surge hoje em dia em dez entre dez discos pop. Essa faixa soa como um híbrido entre Fleetwood Mac e Roxette – como se Gaga  estivesse pensando também na programação das rádios adultas de 2035.

O desfecho de Mayhem chega como um presente para o ouvinte: Blade of grass é uma balada melancólica de violão e piano, que ecoa tanto a tristeza folk dos anos 70 quanto a melancolia do ABBA, crescendo em inquietação à medida que avança. E então, como quem perde um pouco o tom, o álbum termina com… Die with a smile, a já conhecida balada country-soul gravada em parceria com Bruno Mars, lançada há tempos como single. Dentro do contexto do disco, ela soa mais como um apêndice do que como um encerramento – uma nota de rodapé onde se esperava um ponto final. Nada que chegue a atrapalhar a certeza de que Lady Gaga conseguiu, mais do que retornar ao passado, unir quase todos os seus fãs em Mayhem.

Nota: 8,5
Gravadora: Interscope
Lançamento: 7 de março de 2025.

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