Provavelmente isso nunca passou pela cabeça de vários beatlemaníacos.Mas as fotos de pessoas ilustres usadas na capa do clássico “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, clássico dos Beatles que faz 50 anos em 2017, não apareceram lá do nada. Muito menos foram produzidas por um batalhão de fotógrafos contratados pela equipe da banda. Elas foram coletadas de imagens que já existiam: de jornais, de arquivos públicos, de fotos de imprensa, etc. E tem um fã dos Beatles, Chris Shaw, que se tornou um obsessivo por descobrir as fotos originais que a equipe responsável pela arte gráfica do LP coletou para colocar na capa do álbum.

O portal The Poke bateu um papo com ele, e Chris esclarece: descobrir essas imagens dá muito mais trabalho do que parece. Até o momento, já foram 21 imagens descobertas.

“Sendo um pouco obsessivo com os Beatles, estou animado com o relançamento de 50 anos de ‘Sgt Pepper’s’. A capa do álbum lendário tem surgido bastante nos meus feeds e acabei ficando curioso para saber a origem das fotos que Peter Blake usou para criar o trabalho gráfico. Comecei pesquisando sobre o ator Johnny Weissmuler, que fez ‘Tarzan’ (e está na capa). Quando finalmente achei a imagem da fonte, com o chimpanzé, era uma coisa tão bizarra e fora de contexto que isso despertou o meu interesse”, afirmou ao site.

A ideia dele é achar todas. Olha aí o que ele já descobriu em termos de origens das fotos. Um detalhe é que a foto de Bob Dylan foi tirada da capa de “Highway 61 revisited”, sexto disco do cantor, de 1965.

E os próprios Beatles, nas esculturas do museu de cera de Madame Tussauds.

E, que coisa, pode ser que uma foto de uma banda da qual o pai de Paul McCartney fez parte (Jim Mac’s Band) tenha inspirado a capa de “Sgt. Pepper’s”. Olha só a foto que Chris publicou no Twitter (bom, existem MUITAS fotos de bandas dos anos 1920 e 1930 com o bumbo na frente, destacando o nome do conjunto, e uma turma atrás, mas essa aí tá BEM parecida).