Os Super Furry Animals descobriram o curling antes de muita gente

Faz tempo, como você pode ver na print acima, que o curling é um esporte olímpico. Nos Jogos Olímpicos de Inverno deste ano, que terminaram neste domingo (25), ele chamou a atenção de muita gente. E foi considerado por muitos uma versão amalucada do hóquei no gelo, com jogadores lançando pedras de granito em alvos. Uma galera enorme mal sabia que se praticava isso, ou que era algo comum em Olimpíadas.

Os Super Furry Animals descobriram o curling antes de muita gente

Quem já conhecia curling há bastante tempo é a banda galesa Super Furry Animals, que colocou o esporte no clipe de Northern lites, single extraído do disco Guerilla (1999). Na época, essa música ficou no 11º lugar na parada britânica de compactos. O título e a letra da canção fazem referência às luzes da Aurora Boreal.

No vídeo, dirigido pela banda ao lado de Martin McCarthy, o SFA mostra a fabricação de uma bolota de granito usada no esporte – a preparação da peça rola numa ilha na Escócia, Ailsa Craig, uma das poucas fontes de pedras para curling. A pedra segue de avião para uma competição na friaca da Irlanda, disputada pelos próprios integrantes do grupo. Depois, corta para uma animada disputa de bocha no mesmo país.

Todo esse material, disse a banda numa entrevista à Uncut, deveria ter sido originalmente dirigido por um cara que largou o trabalho porque recebeu uma proposta irrecusável para dirigir um comercial da cerveja Red Stripe.

(pauta roubada de José Flávio Junior, da Rolling Stone).