Abbey road foi um disco de gestação complicada. O belíssimo último disco dos Beatles tá fazendo 50 anos neste ano, e representou uma barriga nas relações profissionais entre John Lennon e Paul McCartney, que já não se suportavam. John detestou Maxwell’s silver hammer, de Paul e recusou-se a tocar na música.

Paul quis fazer vocais mais elaborados em Come together, de John, mas não se sentiu à vontade para pedir – sendo que John já havia feito de tudo para impedir o ex-amigo de tocar na música, o que fez com que o autor de Yesterday abandonasse o estúdio para esfriar a cabeça. Paul conseguiu fazer uma excelente linha de baixo para a música e fazer backing vocals, além de tocar piano elétrico.

“No Abbey Road já não fazíamos harmonias como costumávamos fazer. Eu acho isso triste”, disse Paul ao Evening Standard certa vez (aspa recolhida pela Rolling Stone em uma ocasião).

Mas o fato é que alguém com muita disposição e muito tempo livre separou todas as linhas de baixo de Paul em Abbey road e jogou no YouTube. De nada.

Via Floga-se