Cultura Pop
Sleeping Giants Brasil: o gigante acordou (e pisou nas fake news)

Vou confessar um lance pra vocês: até domingo passado, eu andava bem desanimado com o futuro do pensamento progressista na internet. As redes sociais parecem ter sido feitas de encomenda para disseminar ideias reacionárias e retrógradas. O discurso do grupo político que venceu as últimas eleições presidenciais se amoldou perfeitamente à lógica (ou à falta de lógica) dos bate-bocas virtuais. A imprensa, uma das últimas retaguardas na defesa da democracia e do bom senso, está aturdida com as mudanças de paradigma. Não se vislumbra um meio de vencer a barragem de desinformação despejada na web e nos apps sociais — uma lição bem aprendida com a extrema-direita dos EUA.
Eu andava bem desanimado. Até domingo passado, dia 17 de maio de 2020. Foi quando eu li esta reportagem sobre como os sites de contra-informação e fake news da alt-right definharam com a perda de anunciantes, por obra de um perfil no Twitter. A tática é simples: em postagens públicas, o Sleeping Giants (https://twitter.com/slpng_giants) coloca grandes empresas em belas saias-justas, mostrando seus anúncios publicados em sites como o Breitbart, o The Daily Caller e o The Daily Stormer. Mais do que simplesmente publicar notícias inverídicas, esses sites fomentam o dissenso, a intolerância e o radicalismo entre seus leitores por meio de conteúdos inflamatórios, enviesados e partidarizados.
Como descrito na matéria do El Pais, alguns dos maiores anunciantes do mercado americano não gostaram nadinha de ver seus banners e pop-ups associados a esse tipo de conteúdo. Após o ler o texto, eu indaguei no Twitter:
O homem que arruinou a extrema direita nos EUA https://t.co/ngb4ueYVdN via @elpais_brasil quem se habilita a fazer algo similar por aqui?
— Marco A. Barbosa (@BartBarbosa) May 17, 2020
Pois nem demorou muito. No dia seguinte, entrou no ar o perfil Sleeping Giants Brasil, com a seguinte descrição de propósito: “Visamos impedir que sites preconceituosos ou de Fake News monetizem através da publicidade. Muitas empresas não sabem que isso acontece, é hora de informá-las”. Em menos de uma semana, conquistou cerca de 130 mil seguidores.
O primeiro alvo da campanha nacional não poderia ser outro além do Jornal da Cidade Online, uma verdadeira cornucópia de material pró-bolsonarista e desinformação. O JCO teve destacado papel na difusão de notícias falsas durante a campanha eleitoral de 2018; inventou colunistas de fachada para ofender e difamar figuras públicas que se opõem ao governo atual; seu criador, José Tolentino, foi um dos convocados a depor na CPMI das Fake News. Mais recentemente, a agência Aos Fatos revelou que o veículo compartilha a monetização de anúncios do Google AdSense com o site Verdade Sufocada, quartel-general dos apologistas da ditadura militar.
Além das fake news explícitas, o JCO mistura informação e opinião de forma indiscriminada, sempre em tom agressivo e pró-governista, com manchetes cuidadosamente pensadas para gerar indignação e viralização rápida. O Sleeping Giants Brasil metralhou forte, inquirindo via Twitter marcas como a Phillips, Americanas, Samsung, a rede Telecine, a Dell e a Folha de S.Paulo a respeito da veiculação de seus anúncios nas páginas do JCO. Publicidade estatal também entrou na roda: o Banco do Brasil e o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul foram imprensados. Várias empresas responderam de bate-pronto, comunicando a suspensão imediata da monetização. Outras, no momento em que este texto está sendo digitado, ainda não haviam se manifestado.

E os caras acusaram o golpe. Carlos Bolsonaro, óbvio, foi o primeiro a se manifestar, com um tuíte reclamando da reação do Banco do Brasil à campanha do Sleeping Giants Brasil. (Ele postou um print que o mostra logado no perfil do pai na rede social. O tuíte já foi apagado). Fábio Wajngarten, titular da Secom, chamou o SGB de “veículo internacional de extrema-esquerda” e distribuiu afagos ao Jornal da Cidade (“faz um trabalho seríissimo”). Diversos outros luminares do reacismo online também acudiram, conclamando seus seguidores a boicotarem as marcas que retiraram seus anúncios. Alguns mais afoitos chegaram a dizer que a atitude das empresas era uma “censura” —mas creio tratar-se de gente que não possui um dicionário em casa para consultar o verdadeiro significado da palavra.
Mas irada mesmo foi a reação do próprio Jornal da Cidade. A home do site na quinta (21) trazia manchetes pateticamente falsas (“Empresas que apoiam censura perdem clientes de forma avassaladora”), editoriais com ofensas às marcas que pularam fora e incoerentes defesas da liberdade (não dá pra apoiar Bolsonaro e ser a favor da imprensa livre ao mesmo tempo, né). GALVÃÃÃÃÃO!
Enfim, em meio à pandemia, à incerteza, à tristeza com os rumos do país e com tudo o mais que está rolando, o Sleeping Giants Brasil afinal me deu um motivo para sorrir. E também para ter fé de que, um dia, a internet possa ser usada de modo eficaz para propagar ideias progressistas, e não apenas o ódio. Qualquer iniciativa que consiga tirar Steve Bannon do sério merece minha atenção e meu apoio.
STEVE BANNON ON SLEEPING GIANTS: “They’re the worst.” pic.twitter.com/APjxg230GD
— Sleeping Giants (@slpng_giants) April 5, 2019
Vamos acompanhar.
(publicado originalmente no Telhado de Vidro)
Cultura Pop
No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).
Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.
Mais Pop Fantasma Documento aqui.
Cultura Pop
No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.
E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.
Mais Pop Fantasma Documento aqui.
4 discos
4 discos: Ace Frehley

Dizem por aí que muita gente só vai recordar de Gene Simmons e Paul Stanley, os chefões do Kiss, quando o assunto for negócios e empreendedorismo no rock – ao contrário das recordações musicais trazidas pelo nome de Ace Frehley, primeiro guitarrista do grupo, morto no dia 16 de outubro, aos 74 anos.
Maldade com os criadores de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, claro – mas quando Frehley deixou o grupo em 1982, muita coisa morreu no quarteto mascarado. Paul Daniel Frehley, nome verdadeiro do cara, podia não ser o melhor guitarrista do mundo – mas conseguia ser um dos campeões no mesmo jogo de nomes como Bill Nelson (Be Bop De Luxe), Brian May (Queen) e Mick Ronson (David Bowie). Ou seja: guitarra agressiva e melódica, solos mágicos e sonoridade quase voadora, tão própria do rock pesado quanto da era do glam rock.
Ace não foi apenas o melhor guitarrista da história do Kiss: levando em conta que o grupo de Gene e Paul sempre foi uma empresa muito bem sucedida, o “spaceman” (figura pela qual se tornou conhecido no grupo) sempre foi um funcionário bastante útil, que lutou para se sentir prestigiado em seu trabalho, e que abandonou a banda quando viu suas funções sendo cada vez mais congeladas lá dentro. Deixou pra trás um contrato milionário e levou adiante uma carreira ligada ao hard rock e a uma “onda metaleira” voltada para o começo do heavy metal, com peso obedecendo à melodia, e não o contrário.
Como fazia tempo que não rolava um 4 Discos aqui no Pop Fantasma, agora vai rolar: se for começar por quatro álbuns de Ace, comece por esses quatro.
Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução
“KISS: ACE FREHLEY” (Casablanca, 1978). Brigas dentro do Kiss fizeram com que Gene, Paul, Ace e o baterista Peter Criss lançassem discos solo padronizados em 1978 – adaptando uma ideia que o trio folk Peter, Paul and Mary havia tido em 1971, quando saíram álbuns solo dos três cujas capas e logotipos faziam referência ao grupo. Ace lembra de ter ouvido uma oferta disfarçada de provocação numa reunião do Kiss, quando ficou definido que cada integrante lançaria um disco solo: “Eles disseram: ‘Ah, Ace, a propósito, se precisar de ajuda com o seu disco, não hesite em nos ligar ‘. No fundo, eu dizia: ‘Não preciso da ajuda deles’”, contou.
Além de dizer um “que se foda” para os patrões, Ace conseguiu fazer o melhor disco da série – um total encontro entre hard rock e glam rock, destacando a mágica de sua guitarra em ótimas faixas autorais como Ozone e What’s on your mind? (essa, uma espécie de versão punk do som do próprio Kiss) além do instrumental Fractured mirror. Foi também o único disco dos quatro a estourar um hit: a regravação de New York Groove, composta por Russ Ballard e gravada originalmente em 1971 pela banda glam britânica Hello. Acompanhando Frehley, entre outros, o futuro batera da banda do programa de David Letterman, Anton Fig, que se tornaria seu parceiro também em…
“FREHLEY’S COMET” (Atlantic/Megaforce, 1987). Seguindo a onda de bandas-com-dono-guitarrista (como Richie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen’s Rising Force), lá vinha Frehley com seu próprio projeto, co-produzido por ele, pelo lendário técnico de som Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Beatles, Led Zeppelin) e Jon Zazula (saudoso fundador da Megaforce). Frehley vinha acompanhado por Fig (bateria), John Regan (baixo, backing vocal) e Tod Howarth (guitarras, backing vocal e voz solo em três faixas).
O resultado se localizou entre o metal, o hard rock e o rock das antigas: Frehley escreveu músicas com o experiente Chip Taylor (Rock soldiers), com o ex-colega de Kiss Eric Carr (Breakout) e com John Regan (o instrumental Fractured too). Howarth contribuiu com Something moved (uma das faixas cantadas pelo guitarrista). Russ Ballard, autor de New York groove, reaparece com Into the night, gravada originalmente pelo autor em 1984 em um disco solo. Típico disco pesado dos anos 1980 feito para escutar no volume máximo.
“TROUBLE WALKING” (Atlantic/Megaforce, 1989). Na prática, Trouble walking foi o segundo disco solo de Ace, já que os dois anteriores saíram com a nomenclatura Frehley’s Comet. A formação era quase a mesma do primeiro álbum da banda de Frehley – a diferença era a presença de Richie Scarlet na guitarra. O som era bem mais repleto de recordações sonoras ligadas ao Kiss do que os álbuns do Comet, em músicas como Shot full of rock, 2 young 2 die e a faixa-título – além da versão de Do ya, do The Move. Peter Criss, baterista da primeira formação do Kiss, participava fazendo backing vocals. Três integrantes do então iniciante Skid Row (Sebastian Bach, Dave Sabo, Rachel Bolan), também.
“10.000 VOLTS” (MNRK, 2024). Acabou sendo o último álbum da vida de Frehley: 10.000 volts trouxe o ex-guitarrista do Kiss atuando até como “diretor criativo” e designer da capa. Ace compôs e produziu tudo ao lado de Steve Brown (Trixter), tocou guitarra em todas as faixas – ao lado de músicos como David Julian e o próprio Brown – e convocou o velho brother Anton Fig para tocar bateria em três faixas. A tradicional faixa instrumental do final era a bela Stratosphere, e o spaceman posou ao lado de extraterrestres no clipe da ótima Walkin’ on the moon. Discão.
Cultura Pop5 anos agoLendas urbanas históricas 8: Setealém
Cultura Pop5 anos agoLendas urbanas históricas 2: Teletubbies
Notícias8 anos agoSaiba como foi a Feira da Foda, em Portugal
Cinema8 anos agoWill Reeve: o filho de Christopher Reeve é o super-herói de muita gente
Videos8 anos agoUm médico tá ensinando como rejuvenescer dez anos
Cultura Pop7 anos agoAquela vez em que Wagner Montes sofreu um acidente de triciclo e ganhou homenagem
Cultura Pop9 anos agoBarra pesada: treze fatos sobre Sid Vicious
Cultura Pop8 anos agoFórum da Ele Ela: afinal aquilo era verdade ou mentira?

































