A Podsim é a única produtora de podcasts do Brasil formada exclusivamente por mulheres. E desta terça (23) até quinta (25), ela promove, em parceria com a Oi Futuro, a Semana Podsim. Com oficinas, debates e shows, ela joga luz na presença feminina no universo dos podcasts. Os eventos são gratuitos, a partir das 14h e todas as atividades são online, no canal da produtora no YouTube (confira a agenda no fim do texto).

Luiza Salles, sócia da Podsim, diz que o hábito das pessoas ouvirem podcasts chegou a diminuir no começo da pandemia – pelo motivo básico de que o caminho até o trabalho contava como horário de relaxar e escutar novos programas. Em conversa com o POP FANTASMA, ela conta que o número de mulheres produtoras ainda é pequeno (“75% dos podcasts ainda são produzidos por homens”, diz) e lamenta que elas ainda sejam subestimadas por produtores e técnicos de som. Mas a ótima notícia é que tem muita gente produzindo podcasts no Brasil, e as empresas estão cada vez mais interessadas em desvendar essa área.

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POP FANTASMA: Como surgiu a Podsim? Quais são as principais frentes de trabalho?

LUIZA SALLES: A Podsim é um fruto do Arte Sônica Amplificada, um programa de mentoria que reuniu 50 mulheres da área do áudio por iniciativa da Oi Futuro em parceria com o British Council, entre 2018 e 2019. Nosso grupo se formou pela afinidade do desejo de trabalhar com podcasts e surgiu a PodSim, primeira produtora de podcasts feitos só por mulheres no Brasil.

Atualmente prestamos serviços diversos para produção de podcasts e também nos organizamos como uma Central de podcasts, em que divulgamos programas feitos por mulheres cariocas e oferecemos oficinas de podcast.

Fale um pouco da parceria de vocês com a Oi Futuro. A Oi Futuro viu o nascimento da Podsim e desde então acompanha nosso desenvolvimento. Quando ficamos sabendo da abertura do edital de patrocínios da Oi em 2019, inscrevemos o evento Semana Podsim. Ficamos muito felizes de ter nosso evento selecionado e ver essa aposta da Oi em nosso projeto, agora como patrocinadora. É muito importante ter empresas comprometidas com a cultura brasileira que incentivem projetos como o nosso, que visa democratizar a cultura do podcast.

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As empresas estão se abrindo para a criação de podcasts? O que elas costumam valorizar ou ter em mente quando procuram esse tipo de serviço? Com certeza estão se abrindo. A gente tem produzido podcasts para empresas e instituições de diferentes perfis. As empresas têm procurado podcasts para modernizar sua comunicação institucional com colaboradores e clientes, além de buscar conteúdos diversos para associar suas marcas e usar o podcast como espaço de publicidade.

Pelo que você observa, a pandemia fez com que o interesse pelos podcasts aumentasse? As pessoas estão ouvindo mais podcasts? E fazendo mais? Curiosamente, no início da pandemia o consumo de podcasts diminuiu pois o transporte até o trabalho era um dos momentos de mais acessos aos podcasts nas plataformas. Com o home office, esse perfil do consumo foi mudando, mas voltou a crescer, ocupando outros momentos do dia a dia dos ouvintes.

Pesquisas apontam que o Brasil foi o país onde mais cresceu a produção de podcasts em 2020. Outro indicador importante é a chegada de players como a Amazon ao mercado brasileiro de podcasts e também o investimento forte da Globo nessa área dos produtos de áudio. Isso demonstra que o mercado de podcasts está aquecido!

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Como você está vendo a participação feminina no universo dos podcasts? Infelizmente, ainda somos minoria como produtoras. Apesar do aumento na participação feminina na podosfera nos últimos 2 anos, 75% dos podcasts ainda são produzidos por homens, de acordo com levantamento Podpesquisa 2020, feito pela Associação Brasileira de Podcasts em parceria com a rádio CBN. Existem muitos coletivos, campanhas e grupos buscando incentivar mais mulheres a produzir seus podcasts e nós da Podsim também estamos nessa luta por mais espaço.

Como lidar com a figura do técnico de som ou do produtor que inferioriza a mulher e acha que ela não entende do que está fazendo (como acontece muitas vezes no universo da produção de discos)? Isso acontece muito ainda? Sim, isso ainda acontece bastante. Já tivemos experiência com uma das nossas integrantes sendo subestimada por técnicos e donos de estúdio. É chato, mas lidamos com isso usando nossa expertise e mostrando a qualidade técnica do nosso trabalho. No fim das contas, o que importa é o feedback dos nossos clientes e ouvintes, que têm tratado nosso trabalho com muito carinho.

Qual o primeiro passo que uma pessoa precisa dar para entrar nesse universo dos podcasts? Ter um bom roteiro é fundamental, não? O primeiro passo é ouvir bastante. Para entrar nesse universo, é preciso se familiarizar com os diferentes formatos de podcast e escolher qual deles se encaixa melhor no tema que deseja abordar e no seu jeito de se expressar. A partir daí, um bom roteiro realmente faz a diferença. Mas também é importante aprender a captar o áudio com qualidade e editar de forma criativa. São etapas bem importantes para colocar um podcast bacana no ar!

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O que está fazendo mais sucesso no universo dos podcasts atualmente? Você diria que existe algo que as pessoas estão querendo ouvir mais? Uma coisa maravilhosa do mundo dos podcasts é que tem podcasts de todos os tipos e tamanhos, para todos os gostos. Acho que o que faz as pessoas se conectarem é a sensação de intimidade, proximidade que você tem com aquelas vozes que estão ali no programa, remontando a uma relação afetiva que nossos avós tinham com o rádio. Acredito também que os temas relevantes para cada pessoa são o que define qual podcast elas querem ouvir, independente do formato.

Como você tem lidado com a pandemia e com o isolamento? Acho que o mais importante foi aceitar que é um momento de altos e baixos e que a gente precisa se ouvir e se respeitar para passar por esse desafio. Ficar triste quando precisar e encontrar espaço para se alegrar também. Trabalhar com algo em que acredito tem sido um alento. Apesar dos desafios do isolamento, a nossa produção de podcasts continuou firme e 2020 acabou sendo um ano de conquistas para a Podsim. É muito bom poder se sentir útil e produtiva, realizando um projeto como a Semana Podsim, em que vamos poder dividir um pouco do nosso conhecimento com as pessoas e, quem sabe, encorajá-las a criar seus podcasts também!

Semana PodSim – Data e horário: 23 a 25 de março (a partir das 14h)
Local: Canal da PodSim no YouTube
Evento Gratuito

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Programação:
Dia 23 de março
14h – Oficina de Bateria Para Garotas, com Julie Sousa
15h30 – Debate sobre o Corpo Feminino e Saúde da Mulher, com Victoria Castro (Diga Vulva) e Myrella Pontes (Ella Vulva) mediado por Ana Gabriela Nascimento (Podcast Ventre Nós)
17h – Show Meninas do Brasil – Luiza Sales recebe Ilessi e Marina Iris

Dia 24 de março
14h – Oficina de Áudio Criativo com Irla Franco
15h30 – Debate sobre Mídias Periféricas com Ana Claudino, criadora do canal de YouTube Sapatão Amiga, com Renata Aratykyra (Podcast Originárias) e Julie Sousa (Podcast Bora Marcar)
17h – Show Originárias, Renata Aratykyra recebe Daua Puri

Dia 25 de março
14h – Oficina de Consciência Vocal com Carolina Faria
15h30 – Debate sobre o Mercado do Podcast no Brasil, com Kellen Moraes (Diretora de Estratégia e Inovação da Rádio Novelo), Fábio Silveira (Gerente de Podcasts em Serviços e Produtos Digitais da Globo) mediado por Val Becker (Rádio Graviola)
17h – Show Soul+ – RAIZZA recebe Anderson Primo e Helô Tenório