A carreira de Iggy Pop é cheia de histórias bizarras e coincidências infelizes. Uma delas: The passenger, um de seus maiores hits, não tinha um clipe. Aliás, quando foi lançada, sequer foi lembrada pela gravadora RCA para ser lado A de single – acabou relegada ao lado B do único single do disco Lust for life (1977), The success.

Só mesmo em março de 1998, alguém lembrou de lançar a música como single, isso porque a canção já estava seguindo sua trilha de hit paralelo de Iggy e tinha aparecido num comercial do carro Toyota Avensis.

Bom, agora isso acabou, porque nesta quinta (9) saiu, finalmente, um primeiro clipe de The passenger – canção, por sinal, escrita por Iggy e pelo guitarrista Ricky Gardiner. No vídeo, dirigido por Simon Taylor, imagens noturnas de autoestradas misturam-se a fotos de Iggy no anos 1970, e à letra da canção.

A letra de The passenger, por sinal, foi escrita por Iggy quando morava em Berlim ao lado do parceiro David Bowie, e fala bem sobre seu próprio espírito nômade. Recentemente, em entrevista ao The Guardian, Iggy revelou que tem uma coleção de cadeiras, e contou sobre o fato de ter ficado sem lar a maior parte de sua vida (em vários momentos, o roqueiro aboletou-se em casas de amigos, namoradas, colegas ou de quem lhe desse abrigo). “A música era parcialmente sobre o fato de eu estar andando pela América do Norte e Europa no carro de David ad infinitum. Eu não tinha carteira de motorista ou veículo”, recordou.

Pega o clipe aí.

Em tempo: o clipe é excelente mas nada vai superar essa versão de The passenger para o jogo Lego Rock Band, com um Iggy Pop de lego nos vocais.

Via Post-Punk