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Cultura Pop

Relembrando: Echo and The Bunnymen, “Ocean rain” (1984)

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Relembrando: Echo and The Bunnymen, "Ocean rain"

Na anatomia de The killing moon, principal hit do Echo And The Bunnymen (lançado em 20 de janeiro de 1984), e single do disco Ocean rain (4 de maio de 1984), encontram-se David Bowie, o sucesso Space oddity e uma certa paixão que Ian McCulloch, o vocalista, chegou a ter por astronomia quando criança – interesse esse causado por séries como Star trek e pelo pouso do homem na lua, em 1969.

A letra, segundo Ian, traz nada mais do que a “eterna batalha entre o destino e a vontade humana”. E surgiu não apenas das tais encanações especiais (enfim, estamos falando de uma certa “lua assassina”) como também de um sonho do músico, do qual surgiu o refrão que fala em “o destino contra a sua vontade”. Assim que Ian acordou, começou a tocar Space oddity, de Bowie, com os acordes ao contrário – o que gerou a melodia da música. O guitarrista Will Sergeant, por sua vez, chegou a recordar que uma viagem da banda à antiga União Soviética deixou o quarteto fissurado no som da balalaica, um instrumento de cordas local, e isso inspirou o arranjo e o solo no meio da faixa.

  • Mais Echo And The Bunnymen no Pop Fantasma aqui.
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Na anatomia de Ocean rain, quarto disco do grupo, estava o embate entre a experimentação musical e a criação de músicas que estourassem. Porcupine, disco anterior (1983), era muito bom e até que vendeu bem, mas deixou a crítica musical de nariz torcido. O grupo fez gravações para especiais de TV e rádio e em alguns desses programas (como o do DJ John Peel, na BBC), passou a testar repertório novo. O novo álbum acabaria surgindo de verdade num local perfeito para roqueiros em crise ou em procedimento de fuga: a banda migrou para Paris e gravou o LP no estúdio Des Dames, espécie de Abbey Road da Philips Local. Gil Norton, produtor que depois faria de Pixies a Foo Fighters, e que tem fama de gostar de ensaios longos e gravações detalhadas, cuidou de tudo ao lado do técnico de som Henri Loustal e da banda.

O anterior Porcupine trazia arranjos de cordas belos e bem simplificados, feitos pelo músico L. Shankar, além de uma sonoridade um tanto mais eletrônica em hits como The cutter e The back of love. Já Ocean rain era um sonho de elaboração em rock britânico: trazia uma orquestra de 35 músicos em faixas como as belas e melancólicas Silver e Seven seas. O Echo queria uma sonoridade exuberante e sombria, e um clima que parecesse “varrido pelo vento”, como em trilhas de antigos faroestes, ou filmes de piratas europeus.

Com desentendimentos e brigas marcando o dia a dia da banda, e sombras do passado inspirando letras e climas, Ocean rain virou um perfeito disco de fuga, de escapismo. Os versos do álbum lembravam Syd Barrett e Jim Morrison, ou até mesmo o clima destrutivo de Lou Reed – a bela e tranquila My kingdom é um cruzamento disso tudo. The yo yo man soava como um The Doors mais assustador, se é que era possível. Thorn of crowns era o lado tribal do grupo, indo na mesma área de bandas como os conterrâneos e rivais Teardrop Explodes, além de Psychedelic Furs. Orquestral e marítima, a faixa-título encerrava o disco como um correspondente musical da capa do álbum – uma cena fantasmagórica da banda num barco a remo, entre cavernas artificiais na Cornualha.

Na minúscula Inglaterra, Ocean rain vendeu bem e rápido, e The killing moon virou sucesso-assinatura. Depois de Ocean rain, o Echo And The Bunnymen virou aquele caso clássico de banda que lança seu melhor e mais ousado disco, faz sucesso e começa a ter milhares de crises e bloqueios para dar prosseguimento ao trabalho. Bill Drummond, empresário do grupo, ajudou nessa: sugeriu que a banda desse um tempo após o álbum para compor novo repertório. Não deu muito certo: o grupo não conseguiu surfar na onda do sucesso recente (que, na prática, não significava que o grupo havia invadido os EUA), nem estava ganhando grana de verdade. O quarteto acabou substituindo Bill por Mick Hancock, empresário de turnê do Duran Duran.

Em meio a isso tudo aí, já em 1985, o baterista Pete de Freitas entraria num lost weekend de drogas, álcool e pirações que o tiraria da banda por uns tempos – dois anos depois, ele voltaria. Só em 1987 sairia um novo álbum, Echo And The Bunnymen, primeiro álbum americanizado do grupo, e o último do Echo em sua primeira fase, encerrada de vez com a morte do baterista, em 1989, e com a tentativa fracassadíssima de lançar um álbum sem Ian nos vocais, Reverberation (1990).

Cultura Pop

No nosso podcast. Rita Lee (e Roberto de Carvalho) entre 1980 e 1983

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No nosso podcast. Rita Lee (e Roberto de Carvalho) entre 1980 e 1983

No começo dos anos 1980, se bobear o Brasil tinha bem poucos seres humanos vivos que nunca tinham sequer ouvido falar de Rita Lee – uma cantora que, ao lado do marido Roberto de Carvalho, vendia muitos discos, tinha música em abertura de novela e ganhava especiais de TV no horário nobre. E como se não bastasse, era contratada do verdadeiro canhão de comunicação que era a Som Livre daquela época. Mesmo com a censura do fim do governo militar no contrapé, foi um período de shows inesquecíveis, muitos hits, álbuns lançados um atrás do outro, e uma verdadeira ritaleemania tomando conta do país.

Hoje no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento, damos um sobrevoo na trajetória de Rita e Roberto no começo dos anos 1980 – a época dos álbuns Rita Lee (mais conhecido como Baila comigo, 1980), Saúde (1981), Rita Lee & Roberto de Carvalho (mais conhecido como Flagra, 1982) e Bom bom (1983). Ouça em alto volume e escute os discos depois.

Século 21 no podcast: Jane Penny e Bel Medula.

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts. 

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (fotos: reproduções das capas dos álbuns de Rita entre 1980 e 1983). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

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Crítica

Ouvimos: Alan Vega, “Insurrection”

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Ouvimos: Alan Vega, "Insurrection"

Alan Vega e sua ex-banda Suicide não eram apenas “rock industrial”. Eram música infernal, mostrando para todos os ouvintes que situações assustadoras eram vividas não apenas em filmes de terror, mas no dia a dia. No contato com vizinhos perturbados, na violência nossa de cada dia, na vida fodida dos debandados do capitalismo – que é o verdadeiro assunto de Frankie Teardrop, música assustadora lançada no epônimo primeiro disco da dupla formada por ele e Martin Rev, de 1977.

Vega viveu no limite: antes do Suicide ter qualquer tipo de sucesso, passou fome e enfrentou dificuldades. No palco, era do tipo que se cortava e saía sangrando dos shows. Seu som sempre teve ideais radicais, inclusive politicamente – ele chegou a ser atacado pela polícia ao participar de passeatas, e o Suicide homenageou Che Guevara na música Che. Dos dois integrantes do Suicide, hoje só Martin Rev vive para perturbar os ouvidos dos outros com som pesado, distorcido e sintetizado. Alan, que prosseguiu por décadas como lenda viva do punk e da música eletrônica, lançando discos e fazendo exposições de arte, teve um derrame em 2012 e morreu durante o sono em 2016.

Seu material como compositor, ironicamente, devia bastante às raízes do rock, e à postura de “herói” do estilo. O novaiorquino Alan era fanático por Iggy Pop e Stooges, e seu vocal variava entre dois uivos – o de Elvis Presley, cujo visual inicial trabalhado-no-couro passou a imitar, e evidentemente o de Iggy. Os primeiros álbuns solo de Alan variavam entre o synth-pop nervoso e uma espécie de rockabilly aceleradíssimo e violento (o melhor exemplo é a estreia epônima de Vega, lançada em 1980). Não custa lembrar que o som do Suicide, de fato, chegou a impressionar até mesmo Bruce Springsteen, que já disse ser (pode acreditar) fã da dupla.

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Insurrection é uma coletânea de gravações inéditas que estavam no baú de Alan. São músicas industriais e infernais feitas no fim dos anos 1990, todas falando sobre morte, sofrimento e contagem de mortos como se fosse algo natural, do dia a dia – e pensando bem, olhando os jornais e andando pelas ruas, é meio isso. É “bom de ouvir” dependendo do seu humor: é o disco das dançantes e góticas Sewer e Crash, do synth pop monocórdico Invasion, do pesadelo selvagem Cyanide soul e do lamento sonoro (de quase dez minutos) de Murder one.

Mercy é um estranho e assustador pedido de clemência, falando em gritos, anjos sangrando e tempestades sombrias. E nessa música o vocal de Alan lembra de verdade o de Elvis Presley, o que soa mais estranho ainda. Os beats são dados por uma percussão intermitente e tribal, seguida por uma batida eletrônica mais próxima do “dançante”. Soa mais insociável do que qualquer coisa lançada pelo Ministry ou pelo Alien Sex Fiend, por exemplo. Chains soa como entrar numa bizarra ressonância magnética de distorção. E Fireballer spirit oferece a mesma sensação, só que acrescida de barulhos eletrônicos.

Nota: 7,5
Gravadora: In The Red

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Cultura Pop

4 discos: Joy Division e seus “the best of”

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Peter Hook: "Roubamos muito o Kraftwerk"

O material não-lançado pelo Joy Division em LP dá (como aliás deu) um número considerável de coletâneas. Ainda que o grupo tenha só dois LPs para contar história (Unknown pleasures, de 1979, e Closer, de 1980). Mesmo que não seja um número maluco de coletâneas como acontece com o Who – que tem um monte de “the best ofs” com poucas diferenças entre um álbum e outro – quem quiser se abastecer de discos com faixas de singles, ou melhores sucessos do grupo, não fica sem opções. Pode achar por aí discos unindo músicas do JD e de sua continuação post-mortem, o New Order. Ou sets variados com gravações da BBC, faixas ao vivo, compactos e músicas mais conhecidas dos dois álbuns.

Comemorando os 46 não-redondos anos de Unknown pleasures (lançado em 15 de junho de 1979), tá aí uma lista condensadíssima – só quatro discos – de coletâneas que em algum momento valeram a pena para futuros fãs do grupo.

“WARSAW” (1981, RZM). Apesar do título, esse disco não traz só as sessões do grupo com seu primeiro nome. Dependendo da edição, tem as demos do Warsaw que depois foram lançadas já como Joy Division no EP An ideal for living (1978), as gravações feitas no período breve em que o Joy Division quase foi contratado pela RCA (igualmente em 1978) e o lado B As you said. As primeiras edições traziam as ondas de rádio da capa de Unknown pleasures ocupando quase toda a arte. Em Portugal, o disco chegou a ser lançado semioficialmente pelo selo Movieplay.

“SUBSTANCE (1978-1980) (1988, Factory). O correspondente do Substance do New Order levava para vinil e CD oficiais faixas obscuras de singles do grupo, incluindo material do pirata Warsaw. Além de faixas mais conhecidas lançadas em compacto, como Dead souls, Atmosphere e Love will tear us apart. O principal era que o disco mostrava, de maneira cronológica, o Joy partindo do punk para a quase neo-psicodelia, indicando que a banda talvez se tornasse uma ótima concorrente de grupos como Echo and The Bunnymen, Teardrop Explodes e Cocteau Twins caso o vocalista Ian Curtis não tivesse morrido (falamos desse disco aqui).

  • Temos episódios sobre New Order e Joy Division em nosso podcast.
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“PERMANENT” (1995, London). Lançada quando o antigo selo Factory já havia declarado falência e seu material estava nas mãos da London Records, essa coletânea teve grande valor quando lançada. Pelo menos por aproveitar o então recente retorno do New Order com o disco Republic (1993) e o hit Regret, e o começo da revalorização do rock inglês via Oasis, Blur, Elastica, Suede e vários outros nomes. Love will tear us apart aparecia em duas versões: a versão gravada no Pennine Studios, mais rara, lançada até então apenas no lado B do single original (e depois resgatada para uma versão expandida de Substance), e um novo mix.

“HEART AND SOUL” (1997, London). Para fãs extremamente roxos do JD, essa caixa quádrupla tem praticamente todo o material de estúdio que havia surgido do grupo até então. Nos dois primeiros CDs, Unknown pleasures e Closer surgem expandidos com material de compactos e coletâneas. O terceiro CD traz faixas de compactos, demos e sessões de rádio – incluindo as demos de Ceremony e In a lonely place, gravadas um mês antes da morte de Ian Curtis (essas músicas seriam depois gravadas pelo New Order). O quarto CD tem só material gravado ao vivo.

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