Connect with us

Lançamentos

Radar: Alas de Liona, Our Glass Zoo, Grumbeaux e outros sons do Groover

Published

on

Radar: Alas de Liona, Our Glass Zoo, Grumbeaux e outros sons do Groover

O Pop Fantasma tá no Groover! Por lá, artistas independentes mandam seus sons pra uma rede de curadores – e a gente faz parte desse time. O que tem chegado até nós? De tudo um pouco, mas, curiosamente (ou nem tanto), uma leva forte de bandas e projetos mergulhados no pós-punk, darkwave, eletrônico, punk, experimental, no wave e afins. Aqui embaixo, separamos alguns nomes que já passaram pelo nosso filtro e ganharam espaço no site. Dá o play, adiciona na sua playlist e vem descobrir coisa nova! (foto Alas de Liona: Divulgação).

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
  • Mais do Groover no Pop Fantasma aqui.
  • Nosso perfil no Groover aqui.
  • Mais Radar aqui.

ALAS DE LIONA, “19.3”. Definida como uma cantora de alt-rock e indie-pop, a californiana Alas de Liona – radicada na Escócia – lançou no ano passado seu segundo álbum, Gravity of gold (que resenhamos aqui).

Recentemente, ela voltou ao repertório do disco: uma das melhores faixas, 19.3, acaba de ser lançada como single e ganhou um lyric video. Como quase todo o álbum, é uma faixa que aposta numa abordagem mais tranquila e contemplativa do pós-punk, com vibes belíssimas surgindo entre a marcação de baixo e bateria.

MARTIN OH, “NEVERLAND”. Cantor e compositor que se define como “o sol nascente do eletropop”, Martin Oh lançou em março o EP Better place, que entrega exatamente isso: indie pop influenciado pelo clima tecno dos anos 1980, com letras “pra cima”.

A animada Neverland traz versos venturosos entre riffs de teclado (“e você está se sentindo para baixo / e não consegue se recuperar / e se precisa ir devagar / podemos esperar e dançar outra música”) e ganhou um clipe-performance filmado em vertical, como se tivesse sido feito para os stories do Instagram.

OUR GLASS ZOO, “SHUT UP”. Dá pra usar a receita do pós-grunge e ainda assim soar original? Dá sim – e o Our Glass Zoo, do Canadá, mostra isso com categoria em Shut up. O novo single é um grito contra o controle e a manipulação alheia, embalado por um som que mistura hard rock, punk e nu-metal. A vibe é rebelde, a pegada é sinuosa – tudo com uma assinatura própria.

GRUMBEAUX, “ME AND BOBBY MC GEE”. Imagine o clássico de Kris Kristofferson, eternizado por Janis Joplin, refeito com noise rock, ecos de Primus, climas apocalípticos à la Nine Inch Nails e vocais machucados no estilo de Al Jourgensen (Ministry) e Johnny Cash. Esse é o Grumbeaux – um projeto norte-americano que transforma Me and Bobby McGee numa joia do caos. E as autodefinições da banda são tão loucas quanto o som: “É o que você comeu no jantar ontem à noite; é o que grudou na sola do sapato da sua mãe no estacionamento do Kohl’s; é o som que seu avô faz quando a dentadura escapa.” Loucura? Sim. E das boas.

RZN8STR, “TIME”. O nome se lê “Resonate Star” – e o som ecoa suave, em camadas de folk com toques de dream pop. Time é sobre o tempo que passa e tudo o que ele carrega. A faixa traz emanações de R.E.M. e Cranberries, embaladas pela voz hipnótica de Danica Odyssey, que também assina a composição. Um som calmo, e que fica na mente.

ZOO SIOUX, “ALIEN”. Direto de Londres, o duo Zoo Sioux se define como desert rock – aquele som poeirento que nasceu do stoner, com alma americana. Mas aqui o deserto ganha sintetizadores, vocais roucos e clima de synth blues retrô. Alien soa como uma demo esquecida dos anos 70 ou 80, ou um disco independente brasileiro dos anos 1980, tudo feito com alma, na base do faça-você-mesmo.

FORGOTTEN DREAM, “JUST A DROP”. Tem algo no som dessa banda italiana que lembra heavy metal, mas simultaneamente lembra Nirvana, lembra Pixies, lembra Hole – uma energia que vem lá dos anos 1990. Just a drop, uma das melhores faixas do mais recente álbum do grupo, Distorted karma (2024), tem várias partes e um clima que alcança também o rock dos anos 1960 e o som do pós-punk, em alguns momentos.

ZIRCON SKYEBAND, “THE STAKE”. Banda da casa no selo Zircon Skye, a Zircon Skyeband é formada por uma “constelação de músicos” com fixação pelo espaço. O clipe mais recente, The stake, é a continuação do anterior, Elvis lives on the moon, trazendo mais uma aventura sideral. A canção, por sua vez, é uma releitura em estilo strip-tease de um sucesso da Steve Miller Band.

SAMUEL JAMES, “BREATHE IN”. Soando como um Deafheaven com balanço, Samuel James – que se apresenta sempre maquiado em seus clipes – une introversão (na letra) e explosão (nos vocais guturais e nas guitarras) em seu novo single, Breathe in. “É vulnerável. É irritado. E é esperançoso”, define o músico australiano.

STEFAN CERTIC, “ROLL OF THE DICE”. Preparando o álbum World of mine, o músico sérvio cria um som que transita da darkwave ao metal em poucos minutos. Em seu novo single, a sonoridade se aproxima tanto do Depeche Mode quanto de Marilyn Manson, com uma melodia intensa e sombria. A letra fala sobre amor, distância e frieza.

Lançamentos

Radar: L’Impératrice, Sudan Archives, Wet Leg, Darkside, Steve Gunn

Published

on

Na foto, a banda L'Impératrice

Quando fechávamos o Radar internacional, vimos que o Sugar, a segunda banda do Bob Mould depois do Hüsker Dü, voltou – e que o Guided By Voices, uma banda que a gente adora, lançou coisa nova. Vamos ter tempo de falar disso mais detalhadamente, mas é um sinal de que quando a gente acha que tá tudo fechado, a música não para mesmo. Hoje vamos da música sensual e dançante do L’Impératrice ao folk introvertido e Steve Gunn. Bora com a gente?

Texto: Ricardo Schott – Foto (L’Impératrice): Manu Fauque / Divulgação

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.
  • Mais Radar aqui.

L’IMPÉRATRICE, “CHRYSALIS”. Essa banda francesa tem duas novidades em uma: Chrysalis, o novo single, apresenta a nova vocalista Louve, que entrou oficialmente no grupo em 2024, e também estreia como co-autora na nova faixa. O grupo, que esta prestes a fazer três shows no Brasil (no festival Rock The Mountain, dias 31 de outubro e 7 de novembro, e na Audio, em São Paulo, no dia 4 de novembro) retorna honrando as raízes dançantes e pop de seu som – fazendo “uma declaração artística sobre a constante evolução da banda e sua conexão profunda com o público internacional”, como explica o texto de lançamento.

Boa de pista, a música nova do L’Impératrice destaca os teclados viajantes e a ótima voz de Louve, que vinha de uma ótima carreira solo com dois álbuns lançados – e de uma história paralela como atriz e modelo, usando seu nome verdadeiro, Maud Ferron.

SUDAN ARCHIVES, “A BUG’S LIFE”. Sudan, que se chama na verdade Brittney Parks, anuncia seu disco The BPM (programado para 17 de outubro pelo selo Stones Throw Records) com esse novo single, uma ótima combinação de arranjo de cordas, piano patinante e batidão de house music. A letra de A bug’s life é ostentação e empoderamento puros: jogando notas de dólar para longe, Sudan cai dentro da personagem poderosa, que deixa o passado para trás, foca no futuro e no crescimento pessoal e não se arrepende de nada (“ela quer a melhor metade / ela não precisa de um homem”, diz ela, tocando no nervo do romantismo que sempre prevê um “final feliz” romântico para as mulheres).

WET LEG, “MANGUETOUT”. Música do disco mais recente do Wet Leg, Moisturizer (que resenhamos aqui), Manguetout tem vocal blasé e batida punk, e abre parecendo um rock gostosinho desses que podem tocar em rádio sem assustar ninguém – até que o refrão entra e a coisa fica meio feroz.  Rhian Teasdale, uma vocalista que Fausto Silva não hesitaria em classificar como “essa fera aqui”, também dá seus sustos no clipe. Ela aparece dançando sensualmente num milharal, só que usando uma peruca que a deixa parecida com o Floquinho, o cachorro peludaço do Cebolinha – até que tira o acessório e surge banhada em sangue.

DARKSIDE, “ONE LAST NOTHING”. Trio voltado para uma mescla ousadíssima de psicodelia, eletrônica experimental e vibes dançantes, o Darkside lançou no começo do ano o álbum Nothing – e retorna com um outtake das sessões do álbum chamado… One last nothing. Um single cru, viciante, dançante e com uma textura tão viva em teclados e beats que você quase pode botar a mão no som. A sonoridade tem a ver com estilos como krautrock (a fase dançante do Can é uma ótima fonte) e dub, com alguns beats industriais surgindo aqui e ali.

STEVE GUNN, “MORNING ON K ROAD”. O norte-americano Gunn é fã da Nova Zelândia – tanto que se inspirou num reencontro que teve em Auckland com um amigo que não via há tempos para compor o lindo tema folk Morning on K Road, uma canção de seis minutos que tenta levar para os fãs a magia desse encontro inesperado. A letra tem ar de carta, trazendo Steve se dirigindo ao amigo e conversando com ele sobre temas como a força da vida, dos encontros, do destino e etc.

“Eu amo a Nova Zelândia e queria espetar um alfinete de metal no mapa daquele lugar, com essa lembrança”, afirma o cantor, que prepara seu novo álbum, Daylight daylight, para 7 de novembro, e adianta os trabalhos com essa nova música. Morning on K Road ganhou também um belo clipe, que curiosamente é formado por imagens feitas por Gunn não no seu país amado, mas na Cidade do México.

 

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: Ganser – “Animal hospital”

Published

on

Em Animal hospital, o Ganser mistura pós-punk, ruído e psicodelia em climas sombrios e inquietos, entre Twin Peaks e Siouxsie and The Banshees.

RESENHA: Em Animal hospital, o Ganser mistura pós-punk, ruído e psicodelia em climas sombrios e inquietos, entre Twin Peaks e Siouxsie and The Banshees.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Felte
Lançamento: 29 de agosto de 2025.

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

O site Pitchfork, ao resenhar o novo álbum da banda de art-punk Ganser, Animal hospital, achou sons tirados direto da obra de David Lynch no disco – referiu-se em especial à trilha de Twin Peaks, feita por Angelo Badalamenti. Faz todo sentido, levando em conta que o trio majoritariamente feminino de Chicago valoriza sons misteriosos e climas que encantam ao mesmo tempo que dão certo medo.

As origens do Ganser parecem estar numa espécie de combinação sonora que une pós-punk e Black Sabbath, Garbage e synthpop, sons de bandas riot grrrl e noise rock tribal, Suicide e The Cure – o tipo de som que foi feito mais para incomodar do que para distrair, enfim. Animal hospital vai nessa onda em faixas como a pesada e distorcida Black sand, a leve e sinistra Stripe, a tipicamente pós-punk Ten miles tall (com baixo e bateria dialogando e vocal quase falado) e a fábula sonora surrealista de Dig until I reach the moon. Lounger, punk com vibração garageira dos anos 1960, é hino anti-coach, anti-performance, anti-verbos como “pivotar”, “escalar” e coisas do tipo: “não quero ser ninguém / não quero fazer nada (…) / outras pessoas compram minhas coisas / mas tudo que eu quero é tempo (…) / meu desempenho tem sido ruim e não consigo me importar”.

  • Ouvimos: Goat Girl – Below the waste

Alicia Gaines, Brian Cundiff e Sophie Sputnik, os três da banda, têm um lado seriamente stoner e fantasmagórico explorado em músicas como a destrutiva Half plastic (“prendo a respiração até ver manchas”, diz a letra), Grounding exercises e a psicodélica e pesada Creature habits. Plato, com versos malucos como “Platão diz a ela: ‘venha, vamos dançar’ / e ela não quer / ela diz que não acredita em evolução”, a tribal Speaking of the future, Discount diamonds e Left to chance unem esse lado pesado a sons que lembram Siouxsie and The Banshees. E Left fecha o disco com uma boa massa ruidosa.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: Yellowcard – “Better days”

Published

on

Yellowcard volta após quase dez anos com Better days, disco que mistura punk-pop, emo e pós-grunge com energia, melodia e sinceridade.

RESENHA: Yellowcard volta após quase dez anos com Better days, disco que mistura punk-pop, emo e pós-grunge com energia, melodia e sinceridade.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Better Noise Music
Lançamento: 10 de outubro de 2025

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

Para a surpresa de um total de zero pessoas, numa época em que estilos como emo, nu-metal e rock alternativo (na visão Billboard norte-americana de rock alternativo) tornam-se queridos de alguns críticos, e tambem numa época em que a geração Tik Tok vem abraçando bandas de punk pop, lá vem o Yellowcard com seu primeiro disco em quase dez anos.

Better days não decepciona: a mescla de punk-pop, emo e “pós-grunge” (muito entre aspas) feita pelo grupo volta com ótimas melodias, excelente produção (feita por Travis Barker, do Blink-182, e Andrew Goldstein) e aquela mistura de esperança com tristeza que os fãs adoram. A faixa-título, que abre o álbum, une tudo isso aí em poucos minutos. Take what you want, que chora pitangas sobre o fim de um relacionamento, soa como o som de uma boy band pesada e ágil. Love letters lost – com Matt Skiba, do Alkaline Trio – tem aquela mesma receita da qual o Charlie Brown Jr se alimentou: peso, vocal altamente cantarolável e guitarras que têm algo chupado do The Police.

  • Ouvimos: Twenty One Pilots – Breach

A “persona” de Better days é um sujeito angustiado, que fez planos por conta própria mas esqueceu de consultar a realidade (o dramalhão Honestly, I), sofre por um relacionamento que se foi (o pop pesado, mágico e bem feito de You broke me too, com Avril Lavigne), deseja botar o passado em pratos limpos (City of Angels, com Ryan Key, cantor e guitarrista, nascido na Flórida, lembrando sua vida em Los Angeles) e se sente ansioso e inquieto (o punk-popzaço Bedroom posters, a melhor e mais bonita música do disco). Skin scraped e Barely alive, com titulos autoexplicativos e onda punk-emo, têm peso, tristeza e um certo clima herdado da banda do coprodutor.

Para aumentar essa onda “intensa” do disco, Travis pôs mais peso na bateria, arranjos de cordas surgem em algumas músicas e… Better days encerra com a vibração country-folk de Big blue eyes, música pra tocar em filme adolescente. O Yellowcard volta com um álbum rápido – pouco mais de meia hora – e sincero.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

 

Continue Reading
Advertisement

Trending