Aqui no POP FANTASMA você já leu que uma banda formada por soldados que lutaram no Vietnã gravou Velvet Underground em 1967, num acetato gravada numa tenda do exército. Também leu que o (provável) primeiro cover do Velvet feito por uma banda brasileira rolou em 1973. Agora o que muita gente desconhecia é que uma banda histórica do rock inglês, os Yardbirds, releu uma música do Velvet em 1968: justamente Waiting for the man, segunda faixa da estreia The Velvet Underground and Nico, de 1967.

Havia certa interação entre Yardbirds e o Velvet – pouca interação, vá lá, mas tinha. Bem antes de tocar nos Yardbirds e no Led Zeppelin, o guitarrista Jimmy Page deu uma ajuda para o produtor dos Rolling Stones, Andrew Loog Oldham, no lançamento de uma nova cantora. Era ninguém menos que Nico, que lançava um single contendo I’m not sayin’ no lado A, e The last mile, no B. Essa última era parceria de Page e Oldham, com arranjos e produção do guitarrista.

Segundo esse site, que compila praticamente tudo sobre o Velvet, Yardbirds e VU chegaram a dividir palco em Detroit, entre 18 e 20 de novembro de 1966. Jimmy Page, que já fazia parte do grupo quando o Velvet lançou seu primeiro disco, possivelmente ouviu o debute logo que saiu. E sugeriu que Waiting for the man passasse a fazer parte do repertório dos Yardbirds ao vivo.

Isso sim é que é rolé aleatório: quando os Yardbirds tocaram Velvet Underground
Andy Warhol (E) e Jimmy Page

“Ouvimos e pensamos: ‘É uma música muito boa, não é?'”, disse o baterista do Yardbirds, Jim McCarty numa entrevista à revista Ugly Things, décadas depois. “Provavelmente fizemos porque estávamos com poucas ideias e estávamos procurando material. Tocamos com a formação de Jimmy (Page)“. O guitarrista Chris Dreja acrescentou no mesmo papo que de vez em quando era comum que a banda adicionasse pedaços de músicas de outros artistas no set, “Na verdade, poderia ter sido Jimmy quem quis fazer isso. Boa ligação da parte dele”, completou.

No YouTube, tem uma gravação da banda tocando Waiting, com má qualidade, tirada de um disco pirata. Foi feita num dos shows finais do grupo, no Shrine Hall Exposition em Los Angeles, no dia 31 de maio de 1968. Na época, Jimmy Page atuava como baixista do grupo. Já as imagens do vídeo não têm nada a ver com o som: foram feitas num show na França em 1966, logo após o baixista Paul Samwell-Smith deixar a banda em 1966.

Via Far Out