Em Commando, sua autobiografia, Johnny Ramone jura que os Ramones foram sacados do American Bandstand por causa do que você vai ver no vídeo abaixo. Em 17 de maio de 1980, o Public Image Ltd fez uma visitinha ao legendário programa de TV, apresentado por Dick Clark. Alguém gravou esse momento inesquecível da história do rock e subiu no YouTube.

O PiL foi lá mostrar Second edition, a edição dupla e convencional, feita para o mercado americano, do disco triplo Metal box – que tinha três EPs, sem roteiro definido de audição, acondicionados numa caixa de metal. O PiL apresentou duas das mais ruidosas músicas do álbum, Poptones e Careering.

Estava tudo indo mais ou menos nos conformes, até que John Lydon, vocalista, resolveu se meter na plateia. Foi lá cantar junto do público e  decidiu empurrar umas pessoas. E voltou da galera carregando uma garota pelo braço – deixou a coitada no palco, mais perdida que cego em tiroteio. Depois foi pegando várias outras pessoas. Até o momento em que o que mais tinha era gente da plateia no palco. E todo mundo ficou fazendo umas dancinhas meio malucas – alguns, parecendo o Jerry Lewis – ao lado de Lydon e seus colegas de banda.

John Lydon e Public Image Ltd: zona no American Bandstand

No final, o vocalista está tão, er, à vontade que para tudo para botar descongestionante no nariz. Antes do show, ele já avisara ao apresentador que estava gripado. E enfim, depois dessa zona, Dick Clark e a produção do American Bandstand tomaram horror a qualquer artista de punk ou derivados. Daí os Ramones terem sido desconvidados pelo programa.