Crítica
Ouvimos: Sam Fender, “People watching”

Sam Fender é um cantor e compositor da região de Newcastle, no Norte da Inglaterra – dá para perceber tanto pelo sotaque mastigado da cidade, quanto por sua preferência por um som que tangencia o folk. People watching, seu terceiro disco, deixa no entanto a impressão de que Sam é norte-americano, não inglês.
Isso porque as referências mais encontráveis no álbum são R.E.M. (o pop delícia da faixa-título), Byrds (junto com R.E.M na reflexiva Nostalgia’s lie, que se pergunta: será que o passado foi bom mesmo ou será que eu inventei tudo?), soft rock setentista (Arm’s lenght, com um riff de guitarra que é puro country). E em especial, Bruce Springsteen soa como um quase pai espiritual de Fender em todo o álbum, em melodias e letras. Não custa lembrar que o produtor é Adam Granduciel, da banda norte-americana de rock-de-raiz The War On Drugs.
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Há outras referências, na verdade. Chin up traz um lado mais britpop para o disco, com linhas vocais funkeadas e um belo arranjo de cordas no final. Crumbling engine e Wild long lie lembram os flertes do rock inglês oitentista com o pop romãntico e as paradas de sucesso. Os vocais de TV dinner têm balanço de quem já ouviu muito hip hop, mas a abertura da música tem algo de Supertramp, por causa do piano e do synth.
No final, Remember my name, uma homenagem ao falecido avô de Sam Fender, tem uma tristeza solene que, por vezes, lembra Queen. Mas tudo operando debaixo de um chapéu springsteeniano: mesmo quando fala de amor, Sam assume o lugar de um jovem duro da classe trabalhadora da Inglaterra e mira um público ferrado, que possivelmente vai economizar dinheiro para vê-lo cantar em estádios lotados.
Uma das maiores demonstrações disso é Something heavy, que poderia ser gravada tanto por Bruce Springsteen quanto por Patti Smith, e cuja letra fala sobre a miséria humana do dia a dia, assombrada pelos destroços do capitalismo (“carregando um ao outro pela avenida / a cidade nunca esteve tão cansada / metade dos bares bombardeados depois da Covid”).
Nota: 8,5
Gravadora: Polydor
Lançamento: 21 de fevereiro de 2025
Crítica
Ouvimos: Julien Baker e Torres, “Send a prayer my way”

Do clima confessional, indie e quase sempre ruidoso das carreiras solo de Julien Baker e Torres, só sobrou o confessional nesse disco em dupla, Send a prayer my way, voltado para o country. E surgido de algo que parece o “vamos marcar” típico do Rio de Janeiro, com as duas virando-se uma para a outra após um show em 2016, e dizendo “vamos fazer um disco juntas?” (três anos depois, numa mensagem de texto, o lance evoluiu para “vamos fazer um disco country?”, ideia que ainda levaria um tempo para se concretizar).
O começo de Send a prayer my way até engana e dá a entender que as duas resolveram seguir fielmente tal proposta. Dirt une violão, guitarra e cordas numa música que fala sobre relacionamento enrolado e abusivo, The only marble I’ve got left é uma balada country sobre gente encrenqueira (“está é uma musiquinha sobre ser maluca e um pouco estranha”, andaram dizendo as duas). Daí para a frente, Julien e Torres entregam-se a um metacountry que soa mais como country de roqueiro, ou como as experiências soft rock que Julien fez no disco do Boygenius. E a graça do disco é justamente essa: é o country delas, com a cara delas, sem estatuto.
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O som fica mais urbano na canção de amor-até-o-fim Sugar in the tank, na música para beber e brigar Bottom of a bottle, e daí para diante muito do som de Rumours, do Fleetwood Mac, bate em faixas como Downhill both ways e No desert flower, duas músicas em clima montanhês. Tape runs out e Off the wagon, por sua vez, são duas canções com ar pinkfloydiano, enquanto Showdown é uma balada de violão que tem até algo de Dear Prudence, dos Beatles, na abertura.
Send a prayer my way é um disco country que se conecta com o rock – não o oposto, vale dizer. E que usa o storytelling do country para bater fundo no imaginário queer. Tuesday, uma canção que fala sobre um namoro que naufragou por causa de pressão familiar, culpa religiosa e homofobia, é um dos melhores exemplos disso. Torres e Julien contam a história da perspectiva de quem sofreu mas tudo é passado (“por uma década deixei você viver na minha cabeça / mas com esse exorcismo, coloquei nossa história para dormir / e mais uma coisa: se você ouvir essa música / diga pra sua mãe ir chupar um ovo”, um recado malcriado para a Tuesday, a garota do título).
Goodbye baby, por sua vez, encerra o disco respondendo a todas as canções de Send… com amor tranquilo e felicidade (“o mundo não parou de girar / porque ela está indo embora por um tempinho / graças a deus, hoje à noite, aquela mulher / ela está voltando para casa, para mim”). Um disco que cruza fronteiras musicais, e reorganiza tudo.
Nota: 9
Gravadora: Matador Records
Lançamento: 18 de abril de 2025.
Crítica
Ouvimos: Eugenia Cecchini, “Ay, amor!” (EP)

Atriz e cantautora, Eugenia Cecchini estreia com um EP quase conceitual sobre paixões que não se realizam. Ay, amor! é repleto de ótimas harmonizações vocais, não tem medo de se arriscar no brega (com canções aboleradas e os dois pés na sofrência, em letra e melodia) e abre com Eugenia mergulhando, virtualmente, nas marítimas Peixe e Um mar. Nessa última, uma canção de piano-e-teatro que remete a autoras como Fátima Guedes, ela recorre às profundezas para falar de um amor intenso, no qual alguém pode se afogar.
Ay amor! surge puxado pelo single Relampeia, um “xote de Sampa” (como Eugenia define), que mistura elementos nordestinos com o ruído e o caos poético da metrópole – uma canção de descobertas amorosas, de fascínio pelo feminino, e de amores que quase deram certo. A faixa-título é uma bela moda sertaneja abolerada, com viola, percussão e letra que fala sobre um amor platônico, conturbado, que “seria fácil mas é melhor deixar pra lá”. No final, Venus do amor vem com ritmo funkeado e jeitão de pop radiofônico adulto.
Nota: 8
Gravadora: Independente/Tratore
Lançamento: 28 de abril de 2025.
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Crítica
Ouvimos: Puma June, “A woman that they want” (EP)

Musicalmente o EP da canadense Puma June é pop-de-quarto (ou melhor, de armário: ela gravou todas as faixas dentro de um, embaixo da escada de casa), texturizado, volta e meia soando como uma mescla de indie pop atual e neo soul noventista. A woman that they want une esse design sonoro com referências duras e cruas a respeito de feminismo e de expectativas da sociedade sobre mulheres, em faixas como o indie pop oitentista My body my problem e a balada de piano Love comes & goes, que remete a uma época em que o médico de Puma disse que talvez ela não pudesse ter filhos.
Nobody, do verso “se eu não posso ser eu mesma / não posso ser ninguém” e Bad habits investem também numa onda próxima do soul, enquanto Mama don’t know, com certo aspecto latino, chega a lembrar Marina Sena em alguns momentos. No encerramento, a balada Never satisfied e o soft pop Somebody’s dream parecem conectar-se com o som de Clairo, mas apresentando tino musical voltado para o pop adulto de trinta anos atrás. A woman that they want é um bom começo, e um indício de que para Puma June, urge criar uma noção cada vez mais própria de pop.
Nota: 7,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 7 de março de 2025.
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