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Crítica

Ouvimos: King Hannah, “Big swimmer”

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Ouvimos: King Hannah, "Big swimmer"
  • Big swimmer é o segundo álbum do King Hannah, formado por Hannah Merrick (vocal) e Craig Whittle (guitarra). Os dois vêm de Liverpool e compuseram juntos todas as músicas do álbum. O disco foi produzido por Ali Chant.
  • Craig e Hannah se conheceram quando trabalhavam juntos em um bar. “Mas eu tinha visto Hannah se apresentando em uma noite de banda da universidade alguns anos antes e ela me surpreendeu com o quão boa ela era”, contou Craig ao site Get In Her Ears.
  • Hannah diz que a dupla nunca se sentiu parte da cena de sua cidade. “Sempre fizemos nossas próprias coisas silenciosamente, trabalhando em direção a isso”, diz a cantora.

A personagem da capa de Big swimmer mal pode crer que está no meio do mar? Parou um pouco para descansar no meio da travessia? Ou se deu conta de que ainda falta muito para chegar no destino? Ou cansou de demonstrar energia e bravura num mundo que só faz sugar o máximo possível dos outros? O novo disco do King Hannah traz um diferencial nessa era de plataformas digitais e capas mínimas: uma foto que já levanta um monte de questionamentos e que insere de verdade o ouvinte no universo da dupla formada por Hannah Merrick e Craig Whittle.

Inclusive porque o material de Big swimmer é bastante confessional e, em alguns casos, bastante biográfico ou pelo menos autoficcional, com Hannah narrando histórias de viagens, como em Somewhere near El Paso e Milk boy (I love you) – essa última cita o filme Clube de compras Dallas. Ela também relembra causos pessoais vividos por ela ao lado do parceiro Craig, como a busca pela sobrevivência na megalópole (em New York, let’s do nothing), ou as noites assistindo a documentários sobre crimes e pensando sobre a frieza dos criminosos (Suddenly, your hand).

Produzido por Ali Chant (Soccer Mommy, Yard Act), Big swimmer soa como um disco concebido por Steve Albini, ou mesmo por um dedicado seguidor do saudoso produtor norte-americano. O som traz guitarras meio calmas, meio desesperadas, e alguns tons acústicos, mas com aquele design sonoro típico de algo que está para sair do controle a qualquer momento. Mesmo que não saia: faixas como a música-titulo ganham guitarras aqui e ali, mas são puramente som quase folk e agridoce. The mattress chama mais atenção pela sensualidade e pelo clima lembrando uma mescla de PJ Harvey e Portishead. A lenta Suddenly, your hand, ao ganhar guitarras lá pela metade (a faixa tem mais de sete minutos), soa mais como a aventura em alto-mar da capa.

Com uma sonoridade lembrando mais o rock e o folk alternativos dos EUA do que o som da terra da dupla (Liverpool), Big swimmer ganha paredões de guitarra a la Pixies em Lily pad, um tom indie e dançante em Davey says, sons acústicos e lúgubres em John Prine on the radio, e algo a ver com a música do Dry Cleaning em New York, let’s do nothing. Para não dizer que não há nada de britânico no som deles, uma angústia análoga à de uma pouco conhecida banda do rock britânico oitentista, The Sound, paira aqui e ali, em alguns momentos. E dá o diferencial no som do King Hannah.

Nota: 8
Gravadora: City Slang.

Crítica

Ouvimos: Hélio Delmiro e Augusto Martins – “Certas coisas”

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Ouvimos: Hélio Delmiro e Augusto Martins - "Certas coisas"

RESENHA: Gravado pouco antes da morte de Hélio Delmiro, Certas coisas evita o tom de despedida com repertório variado e ótima sintonia com Augusto Martins.

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Quando o violonista Hélio Delmiro morreu (vítima de complicações de diabetes e problemas renais em 16 de junho, aos 78 anos), não apenas Certas coisas, gravado com o cantor Augusto Martins, estava terminado, como também o músico já estava prestes a cumprir agenda de imprensa – já até tinha dado uma entrevista. Produzido por Moacyr Luz, o álbum chuta a tristeza para o mais longe possível e escapa do clima de epitáfio, por causa da dinâmica entre cantor e músico, e pela vontade com que Hélio ataca violão e guitarra nas doze faixas.

Hélio Delmiro teve inúmeros amigos, parceiros e testemunhas. Seu trabalhos como guitarrista e violonista de cantoras como Elis Regina e Clara Nunes sempre são lembrados. Mas ele também tocou em grupos como o Fórmula 7, e na banda da versão carioca do Jovem Guarda, programa apresentado por Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos durante os anos 1960.

Como um reflexo dessa trajetória variada, o repertório de Certas coisas vai da MPB clássica à mais popular. Certas coisas, de Lulu Santos e Nelson Motta, aparece com algo de blues no andamento – e De repente, lado B da dupla de compositores, encerra o álbum ganhando cara de música de Gilberto Gil. Fotografia (Tom Jobim), que teve a guitarra de Hélio na gravação do disco Elis & Tom (1974), traz o músico ao violão unindo jazz e blues, e encartando um trecho de Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes). Jardin d’hiver, popularizada por Henri Salvador, investe no samba-jazz noturno, e até Como vai você, de Antonio Marcos e Mario Marcos, está no repertório.

Augusto, cantor bom e despojado, acompanha e se deixa acompanhar por Hélio. O resultado vai do canto correto da faixa-título à entrega de Fotografia e de Fé cega, faca amolada (Milton Nascimento, Ronaldo Bastos) – que se torna um samba épico, quase viajante – passando por uma versão contida até demais do bolero Contigo aprendi (Armando Manzanero). O repertório tem uma música totalmente inédita – a ótima Acanhado, de Hélio e Moacyr Luz – e traz como maior surpresa Bye bye Brasil, de Chico Buarque e Roberto Menescal, gravada como se fosse uma bossa pop de Rita Lee e Roberto de Carvalho.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Mills Records
Lançamento: 30 de maio de 2025

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Crítica

Ouvimos: Alberto Continentino – “Cabeça a mil e o corpo lento”

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Alberto Continentino, com Cabeça a mil e o corpo lento, faz pop-psicodélico com clima setentista e cinematográfico, misturando MPB, soul, bossa, boogie e city pop.

RESENHA: Alberto Continentino, com Cabeça a mil e o corpo lento, faz pop-psicodélico com clima setentista e cinematográfico, misturando MPB, soul, bossa, boogie e city pop.

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Mais do que o groove das músicas de Lincoln Olivetti e Robson Jorge, os discos de Gal Costa feitos entre os anos 1970 e 1980 – com todo aquele aspecto pop, mágico e quase espacial – parece servir de referência para vários álbuns e músicas das novas gerações da MPB. O terceiro disco de Alberto Continentino, Cabeça a mil e o corpo lento, tem muito desse clima.

Essa musicalidade rola em faixas que passam igualmente por um filtro psicodélico (Coral, com Dora Morelenbaum, e o single Milky way, com Leticia Pedroza) e fluido musicalmente – é o caso do disco todo, mas especialmente de O ovo do sol, que lembra os discos de orquestras dos anos 1970 e tem um quê passadista-futurista que ruma em direção a Stereolab e Arthur Verocai.

  • Ouvimos: Dora Morelenbaum – Pique
  • Urgente!: Wet Leg aquece para Moisturizer no Tiny Desk. Ana Frango Elétrico na vibe pós-disco.
  • Ouvimos: Stereolab – Instant holograms on metal film

Cerne, por sua vez, é um balanço no estilo de discos de Dom Salvador e Waltel Branco, com ritmo dado por assovios. Manjar de luz, com Ana Frango Elétrico, é tranquila e mântrica em letra e música. Go get your fix, com Gabriela Riley, une samba, bossa e city pop, e Uma verdade bem contada, com Nina Miranda nos vocais e Kassin na parceria, é boogie com cara de trilha de filme nacional antigo.

Como músico, Alberto tem duas décadas de carreira e trabalhou com músicos como Caetano Veloso, Ana Frango Elétrico, Adriana Calcanhotto – é um nome que provavelmente você já viu em muitos shows e discos. Em Cabeça a mil e corpo lento, por sua vez, ele filtra tudo que aprendeu nos estúdios e palcos por um clima voador e quase sempre, cinematográfico. O terço final do disco, com o soul Negrume, o pop francês carioca Vieux souvenirs (com Nina Becker) e a balada Madrugada silente – uma parceria com Negro Leo, levada por piano Rhodes, violão e baixo – traz bastante disso.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Selo RISCO
Lançamento: 17 de junho de 2025.

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Crítica

Ouvimos: Gustavo Ortiz – “Desafogo” (EP)

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Com samba, jazz e até ambient, o EP Desafogo, de Gustavo Ortiz, trata de liberdade e denúncia, com destaque para a faixa José, João.

RESENHA: Com samba, jazz e até ambient, o EP Desafogo, de Gustavo Ortiz, trata de liberdade e denúncia, com destaque para a faixa José, João.

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“Desafogo” é uma daquelas palavras que a gente está acostumado a ler mas, em vários casos, nunca parou para ver o significado – uma palavra ligada ao fim de algo que oprime, pressiona, sufoca. No caso do EP do paulista Gustavo Ortiz, ela conceitua um repertório que fala sobre formas diferentes de viver. Mas apontando também para os tais momentos em que a opressão diária dá um tempo.

O clima também é de denúncia, e muita. A faixa José, João, com Romulo Fróes, foi lançada em single no simbólico 1º de maio, e é dedicada ao pai de Gustavo, um ex-caminhoneiro que começou a trabalhar ainda na infância, e morreu de covid poucos dias antes de receber a vacina – o clipe traz imagens do aniversário de 3 anos de Gustavo, com o pai entre os presentes, A faixa-título, composta há 16 anos, fala sobre como às vezes é complicado apenas esquecer dos problemas e descansar. Botafé propõe, na letra, liberdade para ser, ao mesmo tempo, silêncio e barulho.

Musicalmente, Desafogo é um samba com variadas referências. A faixa de abertura Trago voa pelo jazz, pelo samba de Jorge Ben e até pelo ambient. A faixa-título tem samba, afoxé e até um lado seresteiro, com coral feminino no estilo das Gatas. O violão e a voz dominam Casca cascata, e uma vibe quase carioca, herdada de Aldir Blanc e seus muitos parceiros, aparece em José, João. E Botafé encerra o disco em tom de chamada e de valsa afro.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Independente/Tratore
Lançamento: 20 de junho de 2025

  • Ouvimos: Vovô Bebê – Bad english
  • Ouvimos: Gabriel Ventura – Pra me lembrar de insistir

 

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