Crítica
Ouvimos: Deafheaven, “Lonely people with power”

Não parecia que o Deafheaven, considerado uma banda de blackgaze (black metal + shoegaze) iria voltar para a porrada. Infinite granite (2021), álbum anterior do grupo, era basicamente um disco de pós-punk e shoegaze, com vocais melódicos e melodias “bonitas” no sentido real da palavra – e foi um disco que, de certa forma, expôs que sempre houve uma vida deprê e celestial até mesmo no metal mais apodrecido.
Era um caminho que a banda já vinha seguindo, e que já havia sido bastante tentado no disco anterior a Infinite – Ordinary corrupt human love (2018), álbum que alternava entre as referências de Mercyful Fate e Drop Nineteens. Só que no meio da história houve uma mudança para a Roadrunner (leia-se Warner) e curiosamente, foi quando a banda voltou a se interessar em fazer som bastante pesado. Lonely people with power, o novo álbum, por pouco mal pode ser chamado de “disco de blackgaze”: a maior parte do material consiste num black metal com referências de pós-punk e um ou outro toque de shoegaze, além de sons que poderiam estar num disco da gravadora Ipecac.
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Doberman, The garden route e Magnolia, por exemplo, são músicas com um clima de black metal deprê – e que estão dentro do contexto do rótulo post metal, que muita gente prega no Deafheaven. Os diferenciais do grupo surgem com mais intensidade na sequência: Heathen soa como se uma banda de black metal fosse reler Andrea Doria, da Legião Urbana. Amethyst começa em tom quase cool, contemplativo, como se fosse uma balada de uma banda tipo Pulp ou Travis – mas ganha parede de guitarras e gritaria lá pela metade, além de um segmento pesado, belo e triste logo depois. Body behavior é pós-punk metal.
Para quem é fã de metal e olha torto para o Deafheaven (ah, dá um tempo, vai), o grupo até solta guitarras com ambiência típica de banda de doom metal em Revelator – música que por sinal, mexe com ruídos e silêncios (cuidado com os sustos!!). A dobradinha Incidental III, com participação de Paul Banks, do Interpol, e Winona, são quase uma onda sonora só, com guitarra, cordas e ataques de bateria encapsulados. No final, The marvelous orange tree, surfando a mesma onda de peso, soa como um Mogwai violento.
Em Lonely people with power, o Deafheaven parece um som pesado e impiedoso que vem do espaço, como um cometa prestes a passar pelo céu, ou um asteróide que vai se chocar com a Terra. Parece que dessa vez, a noção deles de “paraíso” volta a se parecer com um útero de guitarras pesadas.
Nota: 9
Gravadora: Roadrunner
Lançamento: 28 de março de 2025.
Crítica
Ouvimos: Lexi Jones, “Xandri”

A expressão “lançamento silencioso” acaba de ganhar um novo significado: Alexandria Zahra Jones – ou Lexi Jones, filha de David Bowie – lançou seu primeiro álbum, Xandri, praticamente sem alarde, chegando aos ouvidos de críticos e ouvintes em ritmo desacelerado. Quem a acompanha no Instagram sabia o que estava por vir, já que Lexi vinha falando do disco por lá. Mas veja bem: é a filha de David Bowie, e o disco saiu devagar, sem que muita gente percebesse.
O título Xandri vem do grego e faz referência a um “defensor da humanidade” – o que pode sugerir, num primeiro momento, uma tentativa de criar um Ziggy Stardust próprio. Mas não é bem por aí: a personagem de Xandri parece ser a própria Lexi, num trabalho bastante confessional. E a pergunta que paira no ar é inevitável: vale a pena ouvir?
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A resposta é sim. A voz de Lexi Jones às vezes evoca a frieza elegante de Nico, em outras momentos lembra o calor de Bobbie Gentry. Suas composições usam a repetição como recurso estético, não como vício. Faixas como Along the road e Let me go têm uma atmosfera gélida, remetendo à fase berlinense de Bowie ou às texturas de Brian Eno, com pianos sequenciados, dissonâncias suaves e batidas que flertam com o eletrônico. Já Crack of me lembra algo entre Gigantic, dos Pixies (por sinal, uma música que Bowie adorava e até gravou), e Patti Smith, só que com uma energia tipicamente anos 1990.
Se for para buscar paralelos entre Lexi e o pai, talvez o principal seja a busca de soluções melódicas simples e pegajosas – aquele tipo de “cola” que alimenta o pop, ou deveria alimentar – mas dentro de experimentalismos particulares. In the almost, uma das melhores faixas, mistura rock e country com leveza. Já Moral compass aposta em um clima sofisticado e nostálgico, unindo dois templates em áreas diferentes do arranjo: um clima soul e sessentista, e outro com base no indie-pop e no r&b. Essa busca por sons novos também aparece na cigana The passage unseen e na fantasmagórica The rush of the absurd. E em todo o disco.
Xandri é um disco que provoca, desde o início, aquela sensação de estranhamento bom – o tipo de som que, quando toca em algum lugar, faz você parar e se perguntar: “que música é essa?”. É um disco que aponta caminhos interessantes para uma artista que parece mais interessada em construir sua própria voz do que em aproveitar a herança.
Nota: 9
Gravadora: Independente
Lançamento: 2 de abril de 2025.
Crítica
Ouvimos: Σtella, “Adagio”

Σtella Chronopoulou (ou como ela se apresenta nas redes sociais, “Stella com sigma”) chamou a atenção há alguns anos por ter sido a primeira cantora grega contratada pela Sub Pop. Seus quatro álbuns anteriores traziam sons que giravam em torno do synthpop, com climas diferentes – e por trazerem uma visão particular de música pop, como algo ouvido à distância. Distância essa que se torna um pouco mais enevoada em Adagio, quinto disco de Σtella.
O novo disco dela é basicamente um álbum pop, só que reduzido a um mínimo necessário – os sons são esparsos, os vocais e a instrumentação têm bastante eco, tudo soa ambient e tecnológico, mas um “tecnológico” vintage. E um pop vintage, já que Adagio chega perto da new bossa eletrônica em vários momentos, como na faixa-título e na sintomática Baby Brazil, com participação do músico Las Palabras. Ao mesmo tempo que tem algo de Matt Bianco e Style Council ali, tem também uma suposta tentativa de se parecer com Sade Adu, ou Nara Leão, ou com uma Kate Bush indie.
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Can I say tem a mesma estileira new bossa, lembrando uma demo dos anos 1980 que em 2025 foi completada em estúdio. 80 days lembra Kate Bush, mas é um som acústico e levemente brasileiro. Too poor é a música do disco que tem mais cara dream pop: um r&b leve e cintilante, com vocais com certo drama. Ta vimata é som cigano e grego, tocado com dois violões e uma percussão, que tornam a música algo mais próximo dos Gipsy Kings. No final, Caravan lembra um easy listening dos anos 1960 e 1970, mas com base dançante e guitarra estilo Theme from SWAT. Um pop diferente e envolto em mistério.
Nota: 8,5
Gravadora: Sub Pop
Lançamento: 4 de abril de 2025
Crítica
Ouvimos: The Ophelias, “Spring grove”

Boa parte do material do novo disco do The Ophelias, Spring grove, foi pinçado de coisas do passado – agendas e diários antigos da vocalista Spencer Peppet serviram de inspiração para as músicas novas. Como resultado, um disco com uma poética bastante crua ao falar de amores que já se foram. Tudo emoldurado por um clima sombrio, dividido entre extremos, o folk e o noise pop – e cuidado de perto pela produtora Julien Baker.
Justamente por ter Julien na produção, Spring grove é recomendado para quem curte o Boygenius, banda da qual ela participa, além dos trabalhos das integrantes do grupo. Só que The Ophelias, mesmo quando adotam violões e sons mais tranquilos, têm uma relação prodigiosa com o barulho musical.
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O ruído ameaça surgir em músicas como Open sky e Cumulonimbus, e dá um tom misterioso e impreciso, como numa foto envelhecida, à faixa-título. Em Vulture tree, canção de versos estranhos (“os especialistas dizem para limpar a dor / para incendiar sua memória / mas os pássaros na árvore estão rindo / eles sabem que é um jogo”), o clima é montanhês – mas a montanha está nas sombras.
Lá por certa altura do disco, as guitarras começam a ficar mais altas e formam paredes espessas. Salome tem certa cara de Pixies, Cicada é guitar rock com delicadeza e clima estradeiro, Parade é um folk triste e quase ternário em que as guitarras vão surgindo, Snapshooter e Say to you são sons de quem ouve tanto Suzanne Vega quanto Hüsker Dü. Crow, por sua vez, é um soft rock ligeiramente hipnotizante, graças às cordas, aos vocais e a uma letra em que a autoestima lambe o chão (“eu posso rastrear seu paradeiro / eu me acalmo antes de enviar uma mensagem / como se pudesse te segurar contra sua vontade”).
Nota: 8,5
Gravadora: Get Better Records
Lançamento: 4 de abril de 2025
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