Em 1985, o grupo punk americano Minutemen (D. Boon, guitarra, voz, Mike Watt, baixo e voz e George Hurley, bateria) estava na correria para divulgar seu terceiro disco, “Double nickels on the dime” (1984), um álbum duplo com 45 canções. E preparava “3-way tie (For last)”, que sairia em dezembro, mesmo mês em que D. Boon morria num acidente de van – e acabaria sendo o último álbum do trio.

Nessa trabalheira, os três acabaram achando um tempo para fazer um show em que ampliavam bastante o conceito de “jams econômicas” do grupo (que, em estúdio, se especializava em canções curtíssimas e cheias de detalhes). Muito tempo antes da MTV tornar o formato acústico um padrão vendável por uns bons vinte anos, o Minutemen fez o especial de TV “Acoustic blow-out” numa estação de acesso público dos EUA. No show, nada de violão-baixolão-bateria: o trio usa apenas duas guitarras acústicas e um bongô (!).

O repertório dos Minutemen abre com “Corona”, que os anos 1990 imortalizaram como tema de um programa (coincidentemente) da MTV, “Jackass”. E além de músicas próprias, Boon, Watt e Hurley apresentavam releituras de músicas do Urinals (“Ack ack ack”), Van Halen (“Ain’t talkin’ about love”), Blue Oyster Cult (“The red and the black”) e Creedence Clearwater Revival (“Green river”), já adiantando o repertório de “3-way tie”, que era cheio de covers. Veja logo antes que tirem do ar. E nos comentários, você acha toda a lista de músicas do show.