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Televisão

Micos em telejornais na TV americana

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O canal News Be Funny, voltado a mostrar como notícias (na TV americana) podem ser engraçadas, montou um vídeo de 12 minutos com erros em telejornais nos EUA na década de 1970.

Se você está achando que não é nada demais, prepare-se para rir logo no começo, com a câmera focalizando dois apresentadores indecisos sobre quem começa primeiro. Segue pouco depois com a ocasião em que várias pessoas cercaram um repórter que fazia uma matéria da rua – o jornalista resolve deixar bem claro que estava sendo incomodado por uma moça e a empurra pra longe (bom, imagine isso hoje). Outras situações bem engraçadas são mapas do tempo que dão totalmente errado e, em vez de mostrarem o chroma key (ou coisa parecida) focalizam algum outro tipo de imagem.

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Televisão

Quando o SBT fez um reality show para escolher o melhor paranormal do Brasil

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Quando o SBT fez um reality show para escolher o melhor paranormal do Brasil

Que A fazenda, que nada! Se em algum momento a televisão brasileira (em especial os canais que não são a Globo) produziu um reality show realmente interessante, esse posto pertence a Os paranormais, exibido pelo SBT dentro do Domingo legal entre setembro e dezembro de 2014.

A ideia do reality era um pouco mais atraente do que mostrar gente comendo, dormindo, interagindo e curtindo a vida na frente das câmeras. Realizado por uma empresa chamada Cygnus Media, e inspirado no formato holandês Psychic Challenge, o programa decidiu descobrir quem era o melhor paranormal do Brasil – um tema que, com certeza, fez a audiência mais religiosa das estações populares (a turma que zapeia do SBT para a Record) tremer de medo.

Bruxos, terapeutas, tarólogos e médiuns candidataram-se à honraria, mas quem levou o prêmio (50 mil reais em barras de ouro) foi o bruxo, tarólogo e astrólogo Edu Scarfon, também autor do livro Magia grega – Como acessar os Deuses da Grécia Antiga nos dias de hoje.

A novidade é que todos os episódios do reality estão no YouTube.

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Os paranormais abriu com o apresentador Celso Portiolli apelando (no bom sentido) para aquela velha sensação de deja vu que todo mundo teve na vida, e que muitas vezes deixa a sensação de que há algo mais entre os céus e a Terra. “Você já passou por alguma situação inexplicável? Como, por exemplo, ter a certeza de quem estava te ligando antes de atender ao telefone? Ou mesmo aquela sensação que já esteve antes em um lugar que você acabou de conhecer?”, afirmou. O programa teve 16 participantes, todos realizando provas bem objetivas. Os competidores teriam que adivinhar informações, “sentir” a energia de pessoas, e coisas do tipo.

Para dar um gás nas provas, passaram pelo programa nomes como Carlos Alberto de Nóbrega, Alexandre Frota, Ilana Casoy (autora de livros sobre assassinos seriais) e Walter Sperandio (sobrevivente do incêndio do Edifício Andraus). A taróloga Cigana Maíra fez uma visita à chácara que pertencia ao cantor Dinho, dos Mamonas Assassinas (e onde viviam os pais dele). De olhos vendados, no caminho, vislumbrou “uma pessoa que ainda sofre muito, pedindo muita ajuda”. Depois viu “um acidente, que pode ter sido um acidente de avião”, com “uma pessoa que alcançou o sucesso muito rápido”.

A terapeuta Selena F, na mesma casa, viu nas cartas “uma personalidade infantil, abobada”, e “uma subida e descida meteórica, e um falecimento, que envolve falecimento de outras pessoas”. Viu até “uma corte forte, amarela” (a Brasília amarela de Pelados em Santos, enfim?). As duas tiveram meia hora para começar a relatar o que viram, e tudo teria que bater com os fatos da vida de Dinho (auditados pelo pai do cantor, seu Hildebrando).

A prova mais arrepiante e emocionante (e que por isso mesmo daria até 40 pontos para o participante) envolvia ir a lugares “malditos”, nos quais ocorreram acidentes ou assassinatos, e soltar o maior número possível de fatos. Uma turma de paranormais foi ao apartamento onde o maníaco Chico Picadinho matou e esquartejou uma mulher. O local é apresentado por Portiolli como tendo “uma energia pesada”. O programa não economizou em (vá lá) emoções fortes e até colocou as fotos da perícia no ar.

Como é de se esperar num assunto desses, sem drama nada aconteceria: o Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o SBT a pagar R$ 50 mil de indenização à mãe de uma jovem assassinada por Leandro Basílio Rodrigues, o “Maníaco de Guarulhos” (enfim, um dos crimes cujas histórias apareceram na atração). Na ocasião, os paranormais estavam no lugar em que ela foi morta e precisavam “sentir” os últimos momentos dela – com direito a Celso Portiolli usando frases como “vocês vão se divertir” para animar o público.

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Só que, de qualquer jeito, o programa era muito bem produzido e representou uma novidade absoluta para o SBT, uma estação que nos anos 1980 foi acusada até curandeirismo e charlatanismo – por causa de Roberto Lemgruber, que fazia uma oração diária no popularíssimo O povo na TV. Quem viu Os paranormais e tem interesse pelo assunto, viu uma das raras vezes em que a paranormalidade foi tratada com seriedade na televisão brasileira.

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Cultura Pop

A comédia de Snoop Dogg na MTV

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A comédia de Snoop Dogg na MTV

Doggy Fizzle Televizzle é provavelmente um item de cuja existência os fãs do rapper Snoop Dogg precisam ser lembrados, mas existiu: aproveitando a virada da MTV para o segmento de reality shows e comédias, o artista ganhou seu próprio programa ultrajante na estação. Era uma comédia de esquetes, que ficou no ar de 2002 a 2003, mas que durou apenas oito episódios, cada um de aproximadamente meia hora.

Como qualquer pessoa podia esperar no caso de um programa protagonizado por um sujeito como Snoop Dogg, tinha polêmica. Logo no primeiro programa, Snoop mostrou partes desfocadas de seus vídeos mais censurados da MTV. Em outra ocasião, apresentou o Wake N’ Bake Oven, um brinquedo de plástico para crianças que faz biscoitos de maconha (!).

Em outros episódios, também espalhou brasa para temas como racismo (um dos esquetes mostrava Snoop, com uma turma, dedicand0-se a converter adoradores da cultura do rap branco) e haters (lançou o Hate-A-Rade, uma paródia do Gatorade para odiadores). Também comemorou o “dia nacional de apreciação do pimp” (cafetão), fez uma visita à Mansão Playboy, e apresentou a história da cultura americana por intermédio dos artistas negros, como Little Richard.

Em se tratando de Snoop, não daria para pensar em economia de palavrões: o programa teve vários bips substituindo expressões chulas, ao longo dos oito episódios (e esse texto só foi feito para informar que estão todos no YouTube).

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“Não são tantos bips quanto na série The Osbournes. Não é desagradável, é tudo de bom gosto”, disse o rapper num papo com a Associated Press. O cantor só entrou no projeto quando viu que teria controle total sobre tudo. “Eu não pensei que estava pronto para a TV, porque a TV coloca parâmetros e limites sobre você, você não pode realmente fazer o que quer fazer, ou dizer o que quer dizer. Eu não gosto que me digam o que fazer e o que não fazer”, disse.

Pouco antes de Doggy Fizzle Televizzle, Snoop resolvera (er) diversificar atividades. Lançou Snoop Dogg’s Doggystyle (2001), um filme de 86 minutos dirigido por Larry Flynt  e lançado pela Hustler Magazine, que misturava clipes e pornografia, com participações de atores pornôs profissionais. O filme foi feito na casa do rapper, mas ele mesmo não protagoniza os momentos de (digamos) ação. A ABC na época ficou chocada e disse que Snoop estava levando a cultura pornô para as crianças. Caso você tenha interesse. o filme está naquele site safadinho que começa com x.

Por acaso, uma matéria da Entertainment Television dizia que o namoro de Snoop com a MTV daria em casamento, com vários lançamentos e até mesmo um disco, Malice n wonderland, que sairia por um contrato de distribuição com a emissora. Não foi o que rolou, Snoop virou executivo da Priority Records e soltou o disco por lá mesmo.

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Cultura Pop

Pai Herói: quando Blondie tocava em trilha de novela

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Pai Herói: quando Blondie tocava em trilha de novela

Lançada pela Globo em 29 de janeiro de 1979, a novela Pai herói, de Janete Clair, está de volta à telinha – no caso a telinha do seu computador, pela Globoplay. A história de André Cajarana (Tony Ramos), que luta para limpar o nome do pai, tem (claro) inúmeros detalhes que jamais caberiam na teledramaturgia de hoje, como em qualquer novela das antigas. Já a trilha sonora, tanto no disco nacional quanto no internacional, poderia ser lançada hoje em dia e até faria sucesso em festas. Assistindo a novela, você pode até deparar com Heart of glass, clássico punk-disco do Blondie, que estava na trilha internacional.

A trilha nacional de Pai Herói (que chegou a ser lançada em CD, em 2001) era um apanhadão de sucessos pop da época, com algumas escolhas meio inusitadas. 14 anos, música de um disco pouco conhecido de Guilherme Arantes, A cara e a coragem (1978) estava na trilha. A chave do mundo, não-hit de Marina Lima (do primeiro disco dela, Simples como fogo, de 1979), também. Pai, de Fábio Jr, já era conhecida de um apresentação na série Ciranda cirandinha, da Rede Globo, e reapareceu lá.

Seguindo a lógica comum da teledramaturgia vintage, o fato de a novela ser um drama passado no subúrbio (Nilópolis, município da Baixada Fluminense) liberou a produção para colocar vários sambas na trilha nacional: Alcione (Pode esperar), Paulinho da Viola (o sofisticado Nos horizontes do mundo), Roberto Ribeiro (Meu drama, que tocou bastante no rádio naquela época e pôs no inconsciente coletivo o verso “minha romântica senhora tentação”) e Beth Carvalho (Passarinho, do portelense Chatin). Tinha ainda Maria Bethânia com Explode coração e Moraes Moreira com Espírito esportivo (uma das melhores do LP Alto falante, de 1978).

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E tinha a trilha internacional. Heart of glass acabou virando o exemplar solitário de canção do Blondie a ser incluída numa trilha sonora de novela. A canção era o grande hit do terceiro disco da banda, Parallel lines (1978) e tinha sido lançada como terceiro single do disco, em janeiro de 1979. Virou hit: um tijolinho publicado no O Globo em 26 de junho de 1979 põe a canção como uma das preferidas do hit parade da rádio Mundial, ao lado de (bendita diversidade) Cálice, com Chico Buarque e Milton Nascimento, e Negue, com Maria Bethânia. O single inclusive saiu no Brasil.

E teve o clipe. A gravadora e o grupo chamaram o diretor David Mallet para fazer um clipe para cada faixa do disco Eat to the beat (1978). O de Heart of glass fez o Blondie ficar cada vez mais popular e provou que ex-punks faziam dançar e cabiam bem no espaço de uma discothéque (com direito a globo de luz rodando). Detalhe: a banda queria aparecer dançando e foi proibida de se mexer pelos diretores. Isso explica que até mesmo Debbie pareça pouco à vontade no palco, usando um vestido desenhado pelo fashionista Stephen Sprouse. Você já leu sobre isso aqui.

A trilha internacional trazia ainda outros hits ou canções que se tornaram sucessos, como I’d rather hurt myself, do cantor de R&B Randy Brown, que ganhou o apelido de “melô da asa” por aparecer num comercial em que um sujeito pilotava uma asa delta. É aquela mesma musica que ganhou uma tradução sem pé nem cabeça feita pelo Didi Mocó. Na novela, era tema de Ana Preta (Gloria Menezes) e André Cajarana.

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A trilha internacional misturava disco music, rock e um tantinho de mela cueca. O lado dançável ficava por conta de sucessos como I will survive (Gloria Gaynor). O lado mais romântico ganhava reforços com uma música gravada no Brasil: Allouette, cantada em francês por Denise Emmer (filha de Janete Clair).

E, pode acreditar, também era reforçado por uma triste balada de Alice Cooper, How you gonna see me now? Só que a escolha dessa música era, digamos, conceitualmente correta: a canção falava sobre um sujeito que era encarcerado e, no xadrez, escrevia uma carta à amada. Na novela, ela era tema de Pepo, personagem de Osmar Prado, um cara sem eira nem beira que se metia com coisas erradas, e acabava na cadeia. O clipe dessa música era um primor de trasheira.

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Da trilha sonora fazia parte também o Sun, com Sun is here. O Sun era um grupo norte-americano de soul que chegou a contar com a participação de Roger Troutman (Zapp) nas guitarras e tinha mania de fazer músicas com trocadilhos e referências “ensolaradas”. Sun is here fazia parte do disco Sunburn (literalmente, “queimadura de sol”), lançado em 1978.

>>> Mais sobre Pai Herói aqui.
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