Lá vem o quarto capítulo da nossa série sobre lendas urbanas, começando lá pelos anos 1980 e prosseguindo com as lendas que fazem a turma mais nova morrer de medo (essas lendas existem?). Aliás, a gente volta a lembrar que a Rainha dos Baixinhos já rendeu lendas bem malucas…

A LENDA DA BONECA DA XUXA ‘FROM HELL’ (1989)

Alguns anos depois, mais precisamente em 1989, parecia que o público havia superado todo aquele bafafá envolvendo o nome de Xuxa e sua suposta ligação com o ocultismo (você já leu sobre isso no POP FANTASMA). Mas eis que um jornal da cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, reacende o disse-me-disse paranormal. E mais uma vez, o nome da apresentadora está no meio.

Lendas urbanas históricas 4: A boneca da Xuxa

A longa reportagem conta que, em novembro de 1989, começaram alguns boatos envolvendo a boneca da apresentadora em pelo menos duas versões, em ambas havia a ligação demoníaca entre a boneca e uma criança. Uma delas contava que uma menina dormia com a boneca na noite do Dia das Crianças. Mas a boneca tomou forma de uma pessoa – com garras, seios fartos e olhos satânicos – e matou a menina esganada.

A segunda tem enredo mais elaborado. Diz a lenda que no mesmo Dia das Crianças, uma menina muito humilde via os anúncios da boneca na TV e passou a insistir em ganhar a
boneca, também da marca brasileira Mimo. A mãe, desempregada e pedinte na praça principal da cidade, falou em tom irônico, que compraria só “se o diabo me mandar o dinheiro”. E, assim, apareceu o montante exato no dia seguinte, o que fez a mulher comprar a boneca e dar à garota, conforme fora prometido.

Lendas urbanas históricas 4: A boneca da Xuxa

Ao ser entregue à menininha, a boneca teria tomado uma forma assustadora, com garras. E acabou também por matar a pobre criança!

E DEPOIS?

Rádios, jornais e redes de TV fizeram plantão na Catedral de Sorocaba, querendo invadir o Museu de Arte Sacra. Isso porque os boatos diziam que esta mãe havia entregue a boneca ao pároco da cidade para que a exorcizasse e desse cabo à macabra boneca. E pessoas acreditavam que a boneca estaria guardada lá.

Os mais céticos e os fãs da apresentadora acreditavam que se tratava de mais uma mentira para acabar com a imagem de Xuxa. Quem não teve medo da boneca e a preservou até os dias de hoje pode vende-la por mais de R$ 1.600,00 nos sites de vendas. Mas, veja lá: nada de falar que “venderá a alma” para poder comprar…

Recorte de jornal: Arquivo Cruzeiro

Confira as outras lendas da série aqui.