Cultura Pop
Ué, Layla, de Eric Clapton, era plágio?

Presença marcante em trilhas sonoras de novelas brasileiras dos anos 1970 e 1980 (O astro, Pecado rasgado, Eu prometo), a cantora e compositora americana Rita Coolidge tinha gravado seu primeiro disco solo em 1971, e estava tirando as fotos de divulgação, quando o fotógrafo resolveu ligar o rádio do estúdio. Enquanto caminhava de um lado para o outro para posar para as fotos, Rita começou a prestar atenção na música que rolava nos falantes. Era a famosa “saída de piano” (a parte 2, enfim) de Layla, o sucesso do mais novo grupo de Eric Clapton, Derek & The Dominos, que ela não conhecia.
Só que ela começou a achar aquilo tudo muito familiar. De repente, veio o estalo: aquilo era bem parecido com uma música sua, Time (Don’t let the world get in our way), feita em parceria com seu ex-namorado, Jim Gordon.
Gordon, por acaso, era baterista de Derek & The Dominos, banda que além dele e de Clapton tinha Bobby Whitlock, Carl Radle e Duane Allman. E era o “autor” da tal parte 2 de Layla, que tinha sido originalmente gravada uma semana depois do primeiro segmento. As duas partes foram unidas pelo mitológico engenheiro de som Tom Dowd, que trabalhou no disco. Isso porque Clapton, terminando a gravação, havia escutado Gordon tocando a introdução de Time no piano no Criteria Studios, em Miami. O guitarrista curtiu o som e sugeriu ao amigo que acrescentasse o segmento na música, com parceria para os dois.
Logo que ouviu a música, Rita ficou putíssima da vida – em sua autobiografia Delta lady, lembra de ter começado a chorar e sentido as veias do pescoço saltarem. “O que eles claramente fizeram foi pegar a música que Jim e eu tínhamos escrito, descartar a letra e pendurá-la no final da música de Eric. Era quase o mesmo”, escreveu, lembrando que inicialmente, Gordon havia feito um riff fenomenal que ainda não era uma canção. Rita conseguiu formatar a criação do namorado acrescentando uma progressão de acordes (a história toda de como a música foi composta está aqui, em inglês).
Time virou uma demo, e ela se recorda de ter tocado a canção ao piano para Eric, na esperança de que o guitarrista gravasse a música – uma demo foi deixada com ele. Quando Rita viu o disco do Derek, achou motivos para ficar mais irritada ainda: Layla só tinha créditos para o cantor e o baterista (e pianista), mais ninguém.
Rita Coolidge, que já havia terminado com Gordon (em 1970, tinha sido agredida fisicamente por ele e encerrou o relacionamento) reconheceu que se tratava de uma saída de mestre. A coda de piano era o final perfeito para uma música que basicamente tratava de amor não-correspondido (no caso, de Eric por Pattie Boyd, então mulher de seu melhor amigo George Harrison, e sua futura esposa). Mas era plágio, e dos brabos. Em busca de uma retratação, Rita falou com seu empresário, com Jerry Moss (dono de sua gravadora A&M). E, finalmente, com o empresário de Clapton, Robert Stigwood, que lhe brindou com um “quem você pensa que é? Você é só uma cantora”. Ficou tudo por isso mesmo.
O assunto do plágio de Layla voltou a ser comentado em 2016 quando saiu a autobiografia de Rita. Ela resolveu a história na sua cabeça quando descobriu que parte dos milhares de dólares de royalties da canção sustentaram os estudos Amy, a filha de Gordon. Isso porque o baterista, que já não primava pela estabilidade emocional e vivia tendo surtos, assassinou a mãe em 1983 com uma faca de cozinha. Gordon ainda está preso na Califórnia e a filha, que cuida dos seus direitos autorais, chegou a pedir que ele não fosse solto. A história do baterista está toda aqui, num excelente perfil da Rolling Stone, em inglês.
Rita afirmou no livro que era a hora de todos saberem que Layla tem vários pais (“além das contribuições de Eric e Jim, Duane Allman pode ter adaptado parte do riff de guitarra do vocal de Albert King em As the years go passing by”), mas que também tem uma mãe. Time, por sinal, mesmo com o sucesso de Layla, acabou sendo lançada. A canção surgiu em 1973 creditada apenas a Rita no disco Chronicles, da dupla formada pelo músico Booker T e a irmã de Rita, Priscilla Jones.
Veja também no POP FANTASMA:
– Prince fazendo um emocionante solo de guitarra em While my guitar gently weeps.
– A fase 1972 de Arthur Lee de volta
– Aquela época em que Ginger Baker foi baterista do Masters Of Reality
Cultura Pop
No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).
Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.
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Cultura Pop
No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.
E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
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4 discos
4 discos: Ace Frehley

Dizem por aí que muita gente só vai recordar de Gene Simmons e Paul Stanley, os chefões do Kiss, quando o assunto for negócios e empreendedorismo no rock – ao contrário das recordações musicais trazidas pelo nome de Ace Frehley, primeiro guitarrista do grupo, morto no dia 16 de outubro, aos 74 anos.
Maldade com os criadores de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, claro – mas quando Frehley deixou o grupo em 1982, muita coisa morreu no quarteto mascarado. Paul Daniel Frehley, nome verdadeiro do cara, podia não ser o melhor guitarrista do mundo – mas conseguia ser um dos campeões no mesmo jogo de nomes como Bill Nelson (Be Bop De Luxe), Brian May (Queen) e Mick Ronson (David Bowie). Ou seja: guitarra agressiva e melódica, solos mágicos e sonoridade quase voadora, tão própria do rock pesado quanto da era do glam rock.
Ace não foi apenas o melhor guitarrista da história do Kiss: levando em conta que o grupo de Gene e Paul sempre foi uma empresa muito bem sucedida, o “spaceman” (figura pela qual se tornou conhecido no grupo) sempre foi um funcionário bastante útil, que lutou para se sentir prestigiado em seu trabalho, e que abandonou a banda quando viu suas funções sendo cada vez mais congeladas lá dentro. Deixou pra trás um contrato milionário e levou adiante uma carreira ligada ao hard rock e a uma “onda metaleira” voltada para o começo do heavy metal, com peso obedecendo à melodia, e não o contrário.
Como fazia tempo que não rolava um 4 Discos aqui no Pop Fantasma, agora vai rolar: se for começar por quatro álbuns de Ace, comece por esses quatro.
Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução
“KISS: ACE FREHLEY” (Casablanca, 1978). Brigas dentro do Kiss fizeram com que Gene, Paul, Ace e o baterista Peter Criss lançassem discos solo padronizados em 1978 – adaptando uma ideia que o trio folk Peter, Paul and Mary havia tido em 1971, quando saíram álbuns solo dos três cujas capas e logotipos faziam referência ao grupo. Ace lembra de ter ouvido uma oferta disfarçada de provocação numa reunião do Kiss, quando ficou definido que cada integrante lançaria um disco solo: “Eles disseram: ‘Ah, Ace, a propósito, se precisar de ajuda com o seu disco, não hesite em nos ligar ‘. No fundo, eu dizia: ‘Não preciso da ajuda deles’”, contou.
Além de dizer um “que se foda” para os patrões, Ace conseguiu fazer o melhor disco da série – um total encontro entre hard rock e glam rock, destacando a mágica de sua guitarra em ótimas faixas autorais como Ozone e What’s on your mind? (essa, uma espécie de versão punk do som do próprio Kiss) além do instrumental Fractured mirror. Foi também o único disco dos quatro a estourar um hit: a regravação de New York Groove, composta por Russ Ballard e gravada originalmente em 1971 pela banda glam britânica Hello. Acompanhando Frehley, entre outros, o futuro batera da banda do programa de David Letterman, Anton Fig, que se tornaria seu parceiro também em…
“FREHLEY’S COMET” (Atlantic/Megaforce, 1987). Seguindo a onda de bandas-com-dono-guitarrista (como Richie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen’s Rising Force), lá vinha Frehley com seu próprio projeto, co-produzido por ele, pelo lendário técnico de som Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Beatles, Led Zeppelin) e Jon Zazula (saudoso fundador da Megaforce). Frehley vinha acompanhado por Fig (bateria), John Regan (baixo, backing vocal) e Tod Howarth (guitarras, backing vocal e voz solo em três faixas).
O resultado se localizou entre o metal, o hard rock e o rock das antigas: Frehley escreveu músicas com o experiente Chip Taylor (Rock soldiers), com o ex-colega de Kiss Eric Carr (Breakout) e com John Regan (o instrumental Fractured too). Howarth contribuiu com Something moved (uma das faixas cantadas pelo guitarrista). Russ Ballard, autor de New York groove, reaparece com Into the night, gravada originalmente pelo autor em 1984 em um disco solo. Típico disco pesado dos anos 1980 feito para escutar no volume máximo.
“TROUBLE WALKING” (Atlantic/Megaforce, 1989). Na prática, Trouble walking foi o segundo disco solo de Ace, já que os dois anteriores saíram com a nomenclatura Frehley’s Comet. A formação era quase a mesma do primeiro álbum da banda de Frehley – a diferença era a presença de Richie Scarlet na guitarra. O som era bem mais repleto de recordações sonoras ligadas ao Kiss do que os álbuns do Comet, em músicas como Shot full of rock, 2 young 2 die e a faixa-título – além da versão de Do ya, do The Move. Peter Criss, baterista da primeira formação do Kiss, participava fazendo backing vocals. Três integrantes do então iniciante Skid Row (Sebastian Bach, Dave Sabo, Rachel Bolan), também.
“10.000 VOLTS” (MNRK, 2024). Acabou sendo o último álbum da vida de Frehley: 10.000 volts trouxe o ex-guitarrista do Kiss atuando até como “diretor criativo” e designer da capa. Ace compôs e produziu tudo ao lado de Steve Brown (Trixter), tocou guitarra em todas as faixas – ao lado de músicos como David Julian e o próprio Brown – e convocou o velho brother Anton Fig para tocar bateria em três faixas. A tradicional faixa instrumental do final era a bela Stratosphere, e o spaceman posou ao lado de extraterrestres no clipe da ótima Walkin’ on the moon. Discão.
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