Sabe quantos saxofonistas foram necessários para gravar aquele solinho de Careless whisper, de George Michael? Bom, tem quem afirme que nada menos que onze (!) saxofonistas passaram pelo estúdio 2 do Sarm West, em Londres. Todos tentaram reproduzir um som que o então integrante da dupla pop Wham! tinha na cabeça já havia algum tempo, mas ninguém conseguia.

E olha que já era a segunda sessão de gravação. Antes, a dupla tinha tentado gravar Careless whisper no lendário estúdio Muscle Shoals, no Alabama, sob produção de Jerry Wexler, com saxofonistas top. Mas George Michael, que tinha carinho especial por essa parceria com o colega de dupla Andrew Ridgelew (e cuja letra falava sobre seu passado de adolescente namorador) quase enlouqueceu o saxofonista contratado. O cantor fazia exigências de “você sobe aqui, desce aqui, vai pra cá, faz nesse tom”, etc. Um serviço que era para ser feito em meia hora acabou tomando quase duas horas de estúdio.

O décimo-primeiro, já em Londres, a tentar deixar sua marca pessoal no que seria um dos maiores hits dos anos 1980, foi Steve Gregory. O músico, cujas credenciais incluíam ter sido um dos saxofonistas do hit Honky tonky women, dos Rolling Stones, levou seu sax tenor para a sessão. E acabou realizando o solo um semitom abaixo do pretendido, porque seu instrumento não alcançava algumas notas mais altas.

Como era muito comum naquela época em que canções pop eram feitas a partir de muita fita sendo picotada e acelerada, o solo acabou “saindo” quando o técnico colocou a fita na velocidade normal. Tudo para uma canção que já havia sido apresentada a diversos produtores várias vezes em demo, e que era o grande xodó da dupla. E que acabou colocando as pessoas em dúvida, apesar de ter saído no disco Make it big, do Wham! (1984). Afinal, era uma música da dupla ou a estreia solo de Michael?

Dez horas do solo de sax de Careless Whisper

No Reino Unido e no Brasil, por exemplo, a canção foi um lançamento solitário do cantor. A dupla se separaria após um single em 1986, Where did your heart go?, seguido de um show no Wembley Stadium em junho de 1986. A vida profissional e o mundo particular de George Michael são história a partir daí. Andrew Ridgelew passou a levar uma vida discreta, e lançou um pouco ouvido disco de rock em 1990, Son of Albert.

Mas todo este introito serve apenas para mostrarmos a você esse maravilhoso loop de DEZ HORAS do solo de saxofone de Careless whisper. De nada.