Outrage! is now saiu em 8 de setembro e é o terceiro disco do Death From Above 197… Não, não é. É o primeiro disco do Death From Above, sem os quatro números que formavam o nome. O álbum foi precedido por três singles, Freeze me, Never swin alone e Holy books.

O 1979 surgiu por causa da semelhança entre o nome do grupo e o nome do selo do produtor e DJ James Murphy, criador do LCD Soundsystem – que por sinal está também com disco novo. Na época da mudança de nome, 2004, o grupo apenas acrescentou o máximo de números que poderia colocar em seu nome, e publicou um texto atacando James Murphy em seu site. Bom, atacando é maneira de falar: “Declaramos guerra santa a eles (Murphy e DFA) que resultarão em sua morte e desmembramento”, esbravejavam.

Vale dizer que Murphy não ligou a mínima para a raiva dos caras. Num papo com o site Pitchfork em 2005, disse até que a notinha dos dois lhe parecia uma coisa “meio Andy Kaufman”. “Foi nossa atitude na época e depois ficamos sabendo que Murphy nem estava envolvido no processo. Estava em lua-de-mel”, disse num papo com o The Guardian uma das metades do DFA, Sebastien Grainger (a outra é Jesse Keeler).

Seja como for, num papo de Grainger com o podcast 2 hours with Matt Pinfield, o músico contou que decidiram usar o nome sem o 1979 e pronto. “Estávamos jantando e provavelmente estávamos altos devido a duas garrafas de vinho, e eu estava numa de: ‘Vamos parar de usar 1979. É longo demais, é um nome estúpido e longo'”. O grupo cortou o 1979 para turnês ao lado de Eagles Of Death Metal e Black Rebel Motorcycle Club e ninguém reclamou. Em seguida, saiu o single de Freeze me, sem o 1979 na capa. Grange, que fez o visual, criou tudo a partir de uma forma que fazia gelo no formato de letras – só que não havia uma forma de gelo para números. Decidiu cortar os algarismos e ficou tudo por isso mesmo, sem conversas com Murphy e advogados. “Esse é o nome da nossa banda, é como a chamamos. Não queremos ofender ninguém”.

E esse é o clipe da música, repleto de bodybuilders em idade avançada. Divirta-se.