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Disco perdido de Alan Vega sai em abril, “Mutator”

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Disco perdido de Alan Vega sai em abril, "Mutator"

Tem novidade para para fãs de Alan Vega (1938-2016), fundador do grupo experimental Suicide. É o disco póstumo Mutator, que traz material gravado em Nova York entre 1996 e 1998, ao lado de sua esposa e colaboradora frequente Liz Lamere, e que sai dia 23 de abril. Nike Soldier, o primeiro single desse material, já está no YouTube e ganhou clipe dirigido por Jacqueline Castel.

Mutator é o primeiro lançamento de uma série de discos de arquivo de Vega que sai pelo selo Sacred Bones. Desde sua morte, amigos estão reunindo material inédito dele para futuro lançamento. O álbum de Vega será vendido em três versões: deluxe (“edição limitada de 300 cópias, prensada em vinil vermelho escuro, em uma exclusiva capa envolvente, lacrada com cera, numerada à mão e disponível apenas por correspondência, um por pessoa”, diz o site da gravadora), versão limitada comum (“edição limitada de 500 cópias, prensada em vinil vermelho claro e vermelho escuro e disponível apenas por correspondência”). Além da queridíssima versão especial da Sacred Bones Record Society (“150 cópias, prensada em vinil mesclado preto e vermelho escuro, em uma manga envolvente exclusiva, lacrada com cera, numerada à mão, com uma mixtape com curadoria do artista e disponível apenas por correspondência”)

A lista de músicas do disco inclui, pela ordem: Trinity, Fist, Muscles, Samurai, Filthy, Nike Soldier, Psalm 68 e Breathe. O selo Sacred Bones tem em seu catálogo discos de nomes perturbadores como Jeremiah Sand, Psychic TV e Mort Garson.

“Em todas as suas expressões artísticas, Alan tinha a capacidade única de tirar proveito de uma mistura eclética de referências culturais e virá-las de cabeça para baixo”, disse Liz Lamere em um comunicado.

E essa é a capa do disco.

Disco perdido de Alan Vega sai em abril, "Mutator"

Ricardo Schott é jornalista, radialista, editor e principal colaborador do POP FANTASMA.

Crítica

Ouvimos: Justice, “Hyperdrama”

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Ouvimos: Justice, "Hyperdrama"
  • Hyperdrama é o quarto álbum da dupla francesa de música eletrônica Justice, formada por Gaspard Augé e Xavier DeRosnay. O disco anterior dos dois, Woman, saiu em 2016.
  • O disco tem participação do Tame Impala, do cantor norte-americano de r&b Miguel, do produtor Connan Mockasin e do músico Thundercat, entre outros.
  • DeRosnay explica que o ritmo de produção da dupla, com poucos discos, é assim mesmo. “Quantos milhares de discos são lançados todos os dias? Nós nos sentiríamos mal fazendo coisas só por fazer. Não queremos fazer parte da supersaturação de conteúdo”, contou ao The Guardian.

Ao longo de 21 anos de carreira, a coisa que o Justice menos fez foi gravar. Entre turnês, um documentário e alguns projetos, são apenas quatro discos de estúdio. E o novo, Hyperdrama, sai quase uma década depois do anterior.

Já era aguardado que a dupla francesa desse prosseguimento à sua história e à sua musicalidade, repleta de ganchos disco-funk e linhas de baixo incríveis, tudo inserido em temas que parecem perfeitos para curtir a bordo de um automóvel. Assim como acontece com o Daft Punk, nunca foi só música eletrônica. A especialidade do Justice é a criação de climas, de imaginários, de um universo em que dois caras com visual rockstar e caras de poucos amigos constroem mais do que uma música para você dançar. Eles constroem uma música na qual você gostaria de morar.

Esse misto de ourivesaria pop e arquitetura musical aparece mais ou menos em forma em Hyperdrama, um álbum bacana, mas para o qual falta aquela faixa com cara de hit que havia em discos anteriores da dupla. Com três discos repletos de faixas que pegam o ouvinte de cara, o Justice parece querer agarrar a atenção do fã sem partir pro diferente.

Como num movimento de volta aos clubes, e de retorno aos sons da noite, Hyperdrama é bom de pista. Mas dá mais vontade de ouvir o som pesado e potente de Woman (2016) ou as ousadias de Cross (2007) e Audio video disco (2011) do que repetir várias vezes o novo álbum. De legal no novo álbum tem Generator, Neverender, One night/All night (as duas com o Tame Impala). De excelente, tem a vinheta sonhadora Moonlight rendez vous, a rajada sintetizada Muscle memory (lembrando o lado mais progressista e experimental de Audio video disco).

No final, o disco-rock Saturnine, e a participação do polivalente Thundercat em The end surgem com um certo ar de “é, poderia ter sido melhor”. Vale celebrar Hyperdrama como o retorno de uma dupla que há duas décadas serve como mensageira entre vários mundos. Mas poderia ter sido melhor, sim.

Nota: 6,5
Gravadora: Genesis/Ed Banger/Because

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Crítica

Ouvimos: Neil Young e Crazy Horse, “Fuckin’ up”

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Ouvimos: Neil Young e Crazy Horse, "Fuckin' up"

Já falamos disso aqui recentemente: tornar-se algo parecido com Neil Young é provavelmente o sonho de qualquer pessoa ligada à produção de arte – seja na escrita, na música ou o que o valha. Neil já conta seis décadas de uma carreira marcada basicamente pela independência, ainda que seu trabalho sempre tenha sido lançado por gravadoras grandes e ele esteja mais próximo do mainstream do que da parte mais luxuosa do underground. Faz o que quer, lança o que quer e quase sempre encontra repercussão e público interessado. Mesmo quando decide colocar nas plataformas (e nas lojas) discos em que revê seu repertório passado, ou dá vazão a antigas ideias que não deram lá muito certo.

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Quase sempre essas viagens ao fundo do ego de Neil surpreendem – especialmente porque, de início, só a premissa de cada projeto já pode causar medo em antigos fãs. A bola da vez é Fuckin up, disco ao vivo gravado no ano passado com sua banda Crazy Horse, numa festa privada no Canadá. Com qualidade de gravação de LP pirata, ou de show gravado só por diversão, Fuckin up traz uma regravação de quase todo o disco Ragged glory, o “álbum grunge” de Neil (1990), só que com microfonias e sujeira a rodo, nomes das faixas mudados (!) e mixagem absolutamente caótica. Soa quase sempre como se o universo dos discos piratas legalizados (lembra dos CDs importados da Itália que infestaram as lojas de discos nos anos 1990?) fosse levado para as regras da arte.

Com parede de som garantida por três guitarristas (Neil, Micah Nelson e Nils Lofgren), além do acompanhamento de Ralph Molina (bateria) e Billy Talbot (baixo), Fuckin up cai fora de qualquer tipo de nostalgia, e via Ragged glory, redescobre laços bem estranhos no trabalho de Neil. Sonic Youth é o primeiro grupo a vir a mente para efeitos de comparação, em releituras pessoais como City life (originalmente Country home), mas a fase Monster do R.E.M. ganha correspondência em Broken circle (a nova Over and over) e To follow one’s own dream (a nova Days that used to be). Já Heart of steel (a nova Fuckin’ up) ameaça soar como um Velvet Underground mais classudo, como já era no original, mas com mais intensidade.

Ragged glory já era sujo e foi interpretado como uma resposta de Neil ao rock alternativo dos anos 1990, que começava a colocar a cabeça para fora. No final, A chance on love inclui mais cinco minutos de barulho em Love and only love, com os vocais de Neil prensados em meio ao muro de guitarras.

Nota: 10
Gravadora: Reprise.

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Crítica

Ouvimos: St Vincent, “All born screaming”

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Ouvimos: St Vincent, "All born screaming"
  • All born screaming é o sétimo álbum da norte-americana Annie Clark, mais conhecida como St Vincent. O disco foi produzido por ela própria, que se dividiu em violões, guitarra, baixo, teclados e até teremim. Todas as músicas são dela – Cate Le Bon divide a parceria da faixa-título.
  • Num papo com a Diymag, St Vincent define o disco com a frase: “A vida é tão curta e não há razão para fazer nada disso, exceto por amor, mas também não há razão para perder tempo com merdas insignificantes”. Para o disco, ela fez experimentações com baterias eletrônicas e sintetizadores, e experimentou doses pequenas de drogas psicodélicas.
  • Pela primeira vez, ela se auto-produz. “Havia sons na minha cabeça que, na verdade, só eu poderia reproduzir”, contou.

Qualquer coisa que Anne Clark (a personalidade por trás do nome St Vincent) tenha lançado durante sua carreira aponta para um tipo de estética que parecia pouco renovada desde os anos 1970 – a das “verdades secretas”, de artistas que jogam tão bem com luz e sombra que você muitas vezes nem sabe onde termina uma e começa a outra. David Bowie era excelente nisso, Lou Reed idem, Iggy Pop também. Rita Lee sabia usar a luz para comunicar melhor a sombra. Kurt Cobain era quase o tempo todo uma sombra enorme, Jim Morisson talvez fosse o mesmo. Nesses casos, quando rolava luz, era para comunicar que ali só havia sombra.

Discos dela como St Vincent (2014) e Daddy’s home (2021), unindo histórias pessoas, mito e pessoa, já tratavam muito bem disso. O novo All born screaming parte de uma premissa de caos e desordem naturais – “todo mundo nasceu gritando” é uma daquelas frases que comunicam tudo sem precisar dizer muito – para mostrar uma sonoridade que atualiza o art rock dos anos 1970, tentando localizar onde estão as luzes e sombras dos dias de hoje.

O som é mais eletrônico, mais experimental e menos revivalista do que o de Daddy’s home, e volta e meia All born screaming lembra, sem provavelmente querer lembrar, a guinada experimental solo que Scott Weiland, o cantor dos Stone Temple Pilots, deu em seu primeiro disco solo, 12 bar blues (1997). Um disco que era só sombra, negação e autocombustão, por sinal. O disco novo de St Vincent é dançante, autoafirmativo, curativo (como na lista de tarefas de Big time nothing, lembrando Numb, anti-hit do Zooropa, do U2), ensimesmado quase sempre.

All born screaming aposta em canções que atacam o ouvinte, como a eletrônica Broken man (lembrando Nine Inch Nails), a meditativa Hell is near e a pesada e introspectiva Flea. Ou o soul dançante e nostálgico de Violent times, canção sobre quase-perdas em tempos de selvageria explícita (“quase perdi você nesses tempos violentos/esqueci que as pessoas podiam ser tão gentis”). The power’s out abre lembrando a introdução de Five years, de David Bowie, e tem dramaticidade herdada direto da fase anos 70 do cantor, sob roupagem moderna. Os desejos não atendidos da vida estão em The sweetest fruit, espécie de baião eletrônico e maníaco que lembra que “a fruta mais doce esta no galho”.

A faixa-título, de quase sete minutos, traz a participação de Cate Le Bon (como co-autora e cantora) e, em letra e música, lembra que a maior arma de St Vincent nesse tempo todo de carreira – nem parece mas já são sete discos – é a sinceridade, aliada ao não-conformismo com fórmulas. Especialmente quando ela abraça o rock como se fosse uma designer musical ou uma DJ.

Nota: 8,5
Gravadora: Total Pleasure/VMG

 

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