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Vertigem Tropical: tom reflexivo e diversidade musical em novo EP
A lista de influências do grupo paulistano Vertigem Tropical é bem extensa e variada: Alceu Valença, Boogarins, Queens Of The Stone Age, Mutantes, stoner rock, MPB dos anos 1970, etc. Todas as reticências, EP novo de Caique Lorente (baixo), Lucas De León (guitarra), Lucas Troiano (bateria) e Vini Cabra (voz e guitarra), une tudo isso em cinco faixas, O prisioneiro das palavras, Despertar, Arapuca, Frio nos pés e Morena.
Essa última música, por sinal, já ganhou clipe (veja abaixo) e é ligeiramente inspirada em Morena de Tom Zé. Assim como o fantasma da trilha da série Stranger things, segundo Vini, paira sobre Frio nos pés. “Por fim, acabou sendo a música que mais lembra o álbum AM dos Arctic Monkeys. Apesar do tom misterioso, acho alguns trechos da letra engraçados, como ‘seu ventilador nunca me responde bem e fica tão distante'”, conta ele.
A diversidade sonora vem de infância, segundo Vini, que montou o projeto com Lucas. “Eu e ele fomos criados por pais que escutam de tudo da música popular brasileira e acho que foi daí que surgiu a vontade de compor nossas próprias músicas: a influência da família”, conta. Lucas e Caique vieram depois e foi nessa época em que, pela identificação que todos tinham uns com os outros, todo mundo pensou em trabalhar a sério no grupo. “Apesar de termos lançado o projeto em 2020, acho que essa formação foi em 2013 e desde lá estamos trilhando um caminho para lançar um material profissional”, conta.
O lance de misturar, por exemplo, baião e sons ligados a bandas como Arctic Monkeys, como acontece na faixa O prisioneiro das palavras, pode acontecer tanto na composição quanto nos arranjos, posteriormente. “Ela foi uma das últimas canções compostas do EP e nessa altura já era de nosso interesse fixar ritmos brasileiros nas músicas. Tem faixas que foram compostas há quatro anos”, conta Vini. “No caso dela, tivemos essa intenção desde a composição, mas ela foi uma exceção. A ideia de pluralidade nas outras faixas foi arquitetada depois – nos arranjos. Eu acredito que as próximas músicas já serão compostas partindo deste princípio de mistura”.
As letras são cheias de temas introspectivos. De qualquer jeito, o material do disco surgiu antes da pandemia, já que o EP está gravado desde o meio de 2019. A demora, contam, veio por causa de um longo período de reflexão sobre as músicas e sobre os objetivos de cada um. Também foi a primeira vez em que o grupo se envolveu em todo o processo de produção de um disco.
“Lembro que nas férias do início de 2019 ficamos duas semanas juntos decidindo as características de arranjo pra cada faixa”, diz Vini. “Mas acho que o fato delas terem uma reflexão mais introspectiva abriu portas para essa identificação com o momento que estamos vivendo de isolamento. Eu escrevi as letras com intenção de desenvolver as sensações íntimas sobre os temas”, completa o músico, que na faixa O prisioneiro das palavras falou sobre sua luta pessoal contra o transtorno obsessivo-compulsivo.
Escrever sobre isso, diz ele, serviu de terapia. “Na verdade, eu escrevi a letra como um desafio ao meu tratamento com o transtorno. Tanto que, assim que a terminei, mostrei ao meu terapeuta Foi a única vez que isso rolou. Pra mim, era sempre difícil falar/escrever sobre isso abertamente. Foi só quando comecei o tratamento que consegui colocar isso ‘pra fora'”, afirma.
Qual a turma do Vertigem Tropical e com quem eles se identificam na música? “A gente gosta de muita coisa nova, como O Terno, Carne Doce, Rosa Neon, Terno Rei e tal. Mas acho que nosso som tá bem próximo das bandas Jambu e Maglore, não sei”, diz Vini. “A banda se formou ouvindo muito indie rock, né? E acaba sendo até uma justificativa na formação dos nossos instrumentos musicais. Amamos o rock brasileiro feito nos anos 1960/1970: Mutantes, Secos & Molhados, Novos Baianos, Belchior, Luis Melodia, e o rap estadunidense e brasileiro”. Tem samba indie-rock por aí: a banda gravou um cover de Martinho da Vila (veja no vídeo abaixo). “E nosso baixista, Caique Lorente, produziu uma batida eletrônica que nos deu muita vontade de compor algo por aí também”, diz.
Sem poder lançar o EP com shows, a banda vem se cuidando e esperando. “Está sendo muito difícil porque além do trabalho na banda, somos muito amigos. Então, sentimos falta em dobro. A gente estava fazendo muitos shows em outro projeto que temos, focado em covers. E, cara, foi um baque perder essa rotina. Além dos shows ajudarem financeiramente, cuidava muito da nossa saúde mental. Estar no palco é a melhor coisa”, conta. O grupo aprendeu a gravar à distância e resolveu muita coisa por chamada de vídeo. “Sinceramente, mesmo que não seja a mesma coisa, dá pra produzir muito conteúdo sem se deslocar para reuniões ou ensaios presenciais. Fazer música a distância e em grupo exige muita disciplina porque você tem que ser muito claro na ideia que vai defender ou sugerir para os seus amigos”.
Foto: Stefanie Sousa/Divulgação
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Lançamentos
Radar: cinco nomes nacionais que chegaram até a gente pelo Groover (#5)
O Pop Fantasma já tem perfil na plataforma Groover, em que artistas independentes podem mandar suas músicas para vários curadores – nós, inclusive. O time de artistas que vem procurando a gente é bem variado, mas por acaso (ou talvez não tão por acaso assim) tem uma turma enorme ligada a estilos como pós-punk, darkwave, eletrônico, punk, experimental, no wave e sons afins.
Abaixo, você fica conhecendo cinco nomes nacionais do Groover que já passaram na nossa peneira e foram divulgados pela gente no site. Ponha tudo na sua playlist e conheça (na foto: Patricia Polayne).
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PATRICIA POLAYNE. Nascida em Aracaju e criada no Rio, Patricia já fez trilhas para teatro, gravou seu primeiro álbum, Circo singular – As canções de exílio, em 2009, e após 15 anos sem novos lançamento, retorna com o álbum O comboio da ilusão (Longe Label), um disco cheio de referências musicas, teatrais e até esotéricas, e que foi realizado ao longo da pandemia, entre Aracaju, São Paulo, Rio de Janeiro e Bruxelas. A roda, primeiro single, foi inspirado no samba de pareia, rito de dança circular sagrada, em batucada e voz, originário do povoado quilombola Mussuca (de Laranjeiras, Sergipe). Além da brasilidade, Polayne inspira-se também em Cocteau Twins e Kate Bush, entre outros nomes.
PEDRO TIEPOLO. Esse paulista, que também é baixista da banda A Olívia, faz indie pop com influências de bandas como Phoenix, Passion Pit e Vampire Weekend. E é do tipo que segue à risca do lema “faça você mesmo”, produzindo tudo em casa, em seu home studio. Nunca mais, de novo, EP de Pedro, consegue soar simultaneamente caseiro e bem realizado. Nunca mais, a quase faixa-título, ganhou clipe dirigido por Pietro Leonardi, misturando várias técnicas de filmagem (“tem takes gravados em super 8, hi8 e câmeras modernas, finalizado com efeitos analógicos em uma TV de tubo”, diz o release).
VINICIUS BRAZ. Esse cantor e compositor carioca é baixista da banda Espinoza e decidiu cair dentro da carreira solo com o single Perto, um diário íntimo de uma depressão vivenciada por ele, e cuja melodia-arranjo equilibra-se entre o indie rock e a MPB. ““Quero despertar identificação e empatia, a despeito das miragens projetadas em redes sociais. Eu quero que quem escutar sinta que é perfeitamente normal passar por guerras interiores, se sentir frágil e imperfeito. Não vale a pena viver refém das idealizações que os outros criam sobre quem você é e como deveria agir”, conta ele sobre a faixa.
LEU KALUNGA. cantora, compositora, nordestina, estudante do curso de Música Popular na UFPEL (Universidade Federal de Pelotas, RS), Leu integra projetos como Afroblacksoul, ForróGodó, Coletivo de Percussão Batucantada, Filhas de Obá e Bloco Tamborada. Griô, faixa em parceria com Êmily Passarinho, “destaca a memória coletiva, a oralidade e a musicalidade afro-brasileira, usando a ‘escrevivência’ de Conceição Evaristo para celebrar figuras como Tia Ciata, Mandela e Zumbi”. A música sai pelo selo Dona Dete.
CANACUT. Vinda de Americana (SP), essa banda mistura soul, jazz, rock e brasilidades, e une influências “que vão de Elza Soares a Alice In Chains, com influências de King Crimson, Portishead e Elis Regina, até Nina Simone”. Um dos destaques do grupo é a voz cheia de personalidade de Mila Barros, que também toca trompete e sintetizador. O quinteto lançou em novembro o EP Tudo pra ontem! e um dos destaques é a faixa Nunca tá bom.
Lançamentos
Radar: dez sons que chegaram até a gente pelo Groover (#4)
O Pop Fantasma já tem perfil na plataforma Groover, em que artistas independentes podem mandar suas músicas para vários curadores – nós, inclusive. O time de artistas que vem procurando a gente é bem variado, mas por acaso (ou talvez não tão por acaso assim) tem uma turma enorme ligada a estilos como pós-punk, darkwave, eletrônico, punk, experimental, no wave e sons afins.
Abaixo, você fica conhecendo mais dez nomes do Groover que já passaram na nossa peneira e foram divulgados pela gente no site. Ponha tudo na sua playlist e conheça.
KAPUT. Essa dupla que faz som sintetizado e frenético vem de Chicago, é formada por Brian Fox (Electrical Audio) e Nadia Garofalo (Heavy Feelings, ex-Ganser), e já apareceu no Groover, e no Pop Fantasma, quando lançou o single Runner, que fala da cultura capitalista do trabalho, além do burnout nosso de cada dia. Agora é a vez do agitadíssimo new wave eletrônico Sucker, que mais parece trilha de videogame, só que com peso, voz e atitude. “Ela é um hino hi-energy que fala sobre as pressões das expectativas de outras pessoas e uma linha de gol em constante movimento. Farto e sem vontade de cooperar, o personagem de Sucker esmurra e bate sem deixar nada em seu caminho”, dizem os dois. Tem um álbum vindo aí, no começo deste ano.
Ouça: Sucker.
ALEPH NAUGHT AND THE NULL SET. “Este é meu 8º álbum (sem contar as fitas cassete e tudo mais) – e o segundo em 6 meses. Sou um viciado em rock progressivo, adoro! Meu novo álbum, Head cleaner, é todo instrumental e acredito que seja um retorno às minhas raízes no prog rock”, avisa Aleph no Groover. O universo dessa banda-de-um-homem-só que vem dos Estados Unidos é viajante, colorido, eletrônico e influenciado pelas novidades da Inteligência Artificial (aparentemente foi com ela que a capa do disco novo foi feita).
Ouça: Lobotomy.
CORDE OBLIQUE. Essa banda da Itália faz uma espécie de shoegaze clássico – tem violinos, vocais de anjo, algo próximo do metal clássico, mas rola uma parede de guitarras e toda uma distorção que põem o grupo bem distante da barafunda do metal melódico, ou algo do tipo. Cries and whispers, o disco novo, tá vindo aí (sai dia 14 de fevereiro), comemora o vigésimo aniversário do grupo e ganha duas partes. O nome do disco é uma homenagem a Gritos e sussurros, filmes de Ingmar Bergman.
Ouça: The nightingale and the rose.
MAGICK BROTHER & MYSTIC SISTER. Essa banda de Barcelona, Espanha, se considera bastante “misteriosa” – e o tema do grupo mexe com vários mistérios ligados ao ocultismo. Lançaram recentemente Tarot pt 2, a segunda parte de um disco duplo conceitual, “um caleidoscópio de 22 músicas baseadas nos Arcanos Maiores do Tarô, uma linguagem de sonho intercultural”, como afirmam eles. “Nós fundimos dream-prog, jazz cósmico estilo Canterbury, Krautrock retro-futurista e folk mágico”, definem-se.
Ouça: The tower.
NEURAL GROOVE MACHINE. A quantidade de álbuns lançados por este projeto é assustadora de grande. Jay Tindall, criador do Neural, um músico norte-americano que vive em Bangkok, na Tailândia, assume que usa a IA para criar sons e experimentar, e faz uma música que vai do rock e do trip hop ao eletrônico. O álbum mais recente é o pesado e raivoso Anarchist lullaby, lançado nas plataformas em novembro.
Ouça: Synapse static.
RED DIVAN. Projeto musical saído da República Dominicana, o Red Divan tem uma manha musical latina misturada a sons dos anos 1980 (Smiths, A-Ha) e lançou recentemente o álbum Prelúdio. “Queremos fazer canções que evoluam através do tempo, e nosso crescimento tem sido influenciado pela expansão do rock em espanhol”, contam.
Ouça: Traducelo.
DANTEZ. “Meu som é uma fusão de visões de vanguarda, indie e experimentais, misturando emoção crua com melodias não convencionais”, diz esse músico de origens latinas, que usa uma grafia de banda de black metal para desenhar-escrever seu nome artístico. A sussurrada e eletrônica High on you é vaporwave (em ritmo de reggaeton) de fazer viajar sentado na cadeira.
Ouça: High on you.
SIMON SHACKLETON. Com um EP novo, This is who we are, lançado agora mesmo, no comecinho de 2025, esse cantor e compositor norte-americano faz uma união de synth pop, trip-hop, sons eletrônicos e rock industrial, com vocais graves e misteriosos. Vai sair um álbum novo no dia 7 de fevereiro, The shadowmaker. O single Smokestack blues, que está no EP novo, é definido por ele como “uma jornada corajosa e atmosférica pelas horas inquietas de uma cidade que nunca dorme, canalizando a tensão das ruas tarde da noite encontrando a força de trabalho matinal”.
Ouça: Addicted to lies.
LOGAN GARRETT. Músico, DJ e produtor da cidade do country, Nashville, Logan vai além disso e une o estilo com hip hop e música eletrônica. No single Move, seu som é um pop bastante influenciado por country e batidas de house music. “Tocando como DJ em Nashville, sou constantemente desafiado a encontrar discos que possam fornecer uma sensação country, mas que se encaixem em um set dance/eletrônico. Fiz Move com a intenção de se encaixar em algum lugar nessa confusão de limites de gênero”, conta ele, que convidou a cantora Anella para fazer um feat nessa faixa.
Ouça: Move.
ENNIELLE. O responsável por esse projeto misterioso é um músico natural de Nova York, chamado Geoff Bradford, que cresceu em países como Suécia e Venezuela, e passou a vida sendo exposto a diversos tipos de culturas e estilos musicais. Hoje ele vive em Austin, no Texas, e dedica-se ao Ennielle, que faz pop com argamassa acústica e influências de sons latino-americanos.
Ouça: This time it’s different.
Lançamentos
Radar: dez sons que chegaram até a gente pelo Groover #3
O Pop Fantasma já tem perfil na plataforma Groover, em que artistas independentes podem mandar suas músicas para vários curadores – nós, inclusive. O time de artistas que vem procurando a gente é bem variado, mas por acaso (ou talvez não tão por acaso assim) tem uma turma enorme ligada a estilos como pós-punk, darkwave, eletrônico, punk, experimental, no wave e sons afins.
Abaixo, você fica conhecendo mais dez nomes do Groover que já passaram na nossa peneira e foram divulgados pela gente no site. Ponha tudo na sua playlist e conheça.
NAIVE MEN LEADING THE BLIND. São os da foto acima. Basicamente o som dessa banda-dupla de Estocolmo, Suécia, é punk e power pop com boas melodias e volume no talo. Martin Korpi e Niclas Jonsson, criadores do grupo, chegaram até a tocar em bandas de ska-punk no passado, e eram integrantes de grupos que estavam em hiato. “Mas ambos percebemos que tínhamos passado muito tempo nos concentrando em questões menos importantes da vida e decidimos começar a tocar música e gravar juntos novamente”, contam no Groover. Tem um EP vindo aí, e por enquanto, há apenas um single, daqueles para ouvir no último volume.
Ouça: Lover’s tune.
SERGIO GAETANI. A ideia desse músico norte-americano descendente de italianos é bem interessante: e se uma banda tipo Flaming Lips resolvesse criar uma trilha de western spaghetti, com toda aquela ambiência típica? Em busca disso, lá se foi ele montar o álbum The west that never was, uma peça psicodélica de faroeste que tem influências até de The Doors, e que conta “a história de amor, perda, vingança, assassinato e empatia da vida de alguém consumido por um único objetivo: matar o bastardo que assassinou o único amor verdadeiro do nosso herói”.
Ouça: Time from my mind.
MANICBURG. A mistura sonora dessa banda de Nova York é bastante curiosa: o Manicburg une pós-punk e influências dos anos 1960 (psicodelia) e 1970 (o punk de sua própria cidade). O resultado é que o som de músicas como All together now soam como um desdobre punk da música de bandas como Jefferson Airplane, e One for you and one for me parecem referenciadas em bandas como King Crimson e Japan, simultaneamente. O primeiro álbum, epônimo, chegou às plataformas no dia 25 de outubro.
Ouça: All together now.
ABSENTHYA. Essa banda, ou melhor, essa dupla da Itália faz basicamente drone metal – com tendências a soar meio progressivo em alguns momentos, e bem próximo do stoner rock em outros. Até o momento já lançaram dois EPs dedicados a uma sonoridade bastante desértica e fantasmagórica, com faixas extensas, riffs que vão surgindo devagar e ganhando peso, e outras características. O som também tem lá seus lados eletrônicos, com programações, inclusive de bateria.
Ouça: Killer II (part 2).
MOSQUITO CONTROL MUSIC. Trata-se de um projeto novo criado por dois antigos amigos, a partir de recordações de uma época de ouro para eles. “Fazemos heavy dance rock inspirados nas casas noturnas dos anos 1980, quando os toca-discos eram o rei! No sul da Louisiana, o lugar para estar era The Kingfish e o vinil tocado por DJs!”, contam no Groover. Tim Ganard e Bruce Bouillet, produtores, se conheceram nessa época, montaram vários projetos juntos e, em 2023, se reconectaram.
Ouça: The pendulum.
APE BUCKET. Como tem se tornado bastante comum ultimamente, essa banda é um projeto de um cara só – no caso, o músico libanês (radicado na Califórnia) Charbel Saikali. O Ape Bucket seguiu 2024 lançando singles, encerrando com Made up my mind e It is what it is, duas canções com proximidade de bandas como The Clash, Stranglers e Gang Of Four, além do indie rock novaiorquino dos anos 2000. “Eu queria que Made up my mind capturasse vários aspectos de encontrar alguém especial, particularmente o impacto do contato visual e a carga que pulsa em nosso sistema nervoso por causa de uma conexão. É sobre o quanto podemos nos comunicar apenas com um olhar”, conta Charbel, também influenciado pela psicodelia dos anos 1960.
Ouça: It is what it is.
DAMNDEST. Essa dupla de Boston faz uma mescla de new wave, post-rock e som deprê no estilo do The Cure – com vocais graves, batidas secas e melodias flutuantes, com poucos acordes. Shimmer, uma de suas músicas novas, mistura – segundo eles próprios – lados dark e experimentais de bandas como Mogwai e Radiohead. A canção inicia bem simples e vai ganhando uma névoa de guitarras e ruídos na sequência. A faixa já ganhou um clipe.
Ouça: Shimmer.
FUEGO EN CAIRO. Uma banda pós-punk da Espanha que tem em seu som (diz o release deles) “elementos de folk, shoegaze, psicodelia, synth-pop dançante e chamber pop”. Quiero ver quiero ver, single de Stiv (voz e guitarra), Ixi Millas (voz), Javier Montenegro (bateria), Marcelo Castro (guitarra) e Manuel Muñoz (baixo) está mais próximo de um power pop pesado e ágil, com bateria frenética. É uma demonstração do álbum do grupo, que sai em meados do ano.
Ouça: Quiero ver, quiero ver.
LOUP MIRACLE. Vindo da França, esse projeto criado por um músico chamado Vincent Leservoisier é basicamente de ambient eletrônico bastante intenso, com guitarras pesadas e clima distorcido e nublado lá pela metade do novo single, Drive me home. A música veio até Vincent num momento bastante delicado, quando ele havia acabado de perder sua mãe e estava em turnê com uma banda. A faixa está no EP Back to you, que sai em breve.
Ouça: Drive me home.
PLANET OF GHOSTS. Bom nome, o dessa banda (“planeta dos fantasmas”). Na verdade o Planet of Ghosts é uma dupla de Ohio (Estados Unidos), formada por Kasey Ward e Adam Kure, e que tem os anos 1980 na cabeça na hora de compor – mas o lado invernal dos anos 1980, com influências de Echo and The Bunnymen, Teardrop Exlodes, The Sound e outras bandas. “Nós crescemos em uma pequena cidade de Ohio, então não importa o quão bons fôssemos, não havia público. Então, quando ouvimos música em nossas vidas pessoais, tendemos a nos identificar com bandas e artistas que são mais obscuros”, contam.
Ouça: Electric blood.
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