A vida de Stevie Nicks andava bastante agitada no começo dos anos 1980. Ela ainda fazia parte do Fleetwood Mac – que, por aqueles tempos, seguia uma regra maluca de que cada disco da banda poderia ter três compositores. Começou a fazer aparições ocasionais com outros artistas (Tom Petty & the Heartbreakers entre eles), passou a acumular material próprio o suficiente para fazer discos solo e estreou com um disco próprio em 1981, o extremamente bem sucedido Bella donna.

No mesmo ano, sua melhor amiga, Robyn, foi diagnosticada com leucemia, grávida. Nicks virou madrinha do filho da amiga e, quando Robyn morreu, acabou casando-se com o viúvo dela (!), porque acreditava que ela gostaria que a cantora cuidasse do bebê. O casal não ficou mais do que três meses junto.

Stevie Nicks vai te enfiar a porrada

Em 1983, ela ainda arrumou tempo para aparecer na capa de um livro chamado Hands off!: Um novo sistema único de autodefesa contra assalto às mulheres de hoje, escrito por um sujeito chamado Bob Jones. Bob era um australiano que trabalhava como segurança de artistas (entre eles, os Beatles, David Bowie, Joe Cocker e o próprio Fleetwood Mac), e que em 1970 inventou sua própria arte marcial, zen do kai. O livro apresentava o que ele chamava de “movimentos mnemônicos” – na verdade, movimentos de defesa que dispensavam o uso das mãos (daí o título).

Stevie topou fazer as fotos e demonstrar nove movimentos, e ainda apareceu na capa do livro. “Ela era profissional: em duas horas eu tinha cem das fotos mais magníficas já oferecidas para as artes marciais, e apenas uma seria a capa” (Jones fala mais das fotos aqui).

Temos mais imagens.

Stevie Nicks vai te enfiar a porrada Stevie Nicks vai te enfiar a porrada Stevie Nicks vai te enfiar a porrada Stevie Nicks vai te enfiar a porrada

Nos anos 1990, um “Bob Jones” e uma “Stevie Nicks” de araque foram demonstrar os golpes de Hands off num The late show australiano que durou entre 1992 e 1993 e era apresentado por Judith Lucy.

Via Voices of East Anglia, MessyNessyChic e Open Culture

Veja também no POP FANTASMA:
– A fase casa-da-sogra do Fleetwood Mac (1969-1974) em nove músicas
– Aprenda a compor um hit com o Fleetwood Mac