Quando os Beastie Boys homenagearam (ou zoaram, sei lá) o Pink Floyd num clipe

Foi o de "Gratitude", que foi gravado na Nova Zelândia, mas no clima do filme que o grupo progressivo inglês fez nas ruínas de Pompeia

0
128
Quando os Beastie Boys homenagearam (ou zoaram, sei lá) o Pink Floyd num clipe

Teve aquela vez em que os Beastie Boys resolveram homenagear ou sacanear o Pink Floyd e criaram um universo bem parecido com o do filme do grupo progressivo britânico gravado na Pompéia. O grupo americano de hip hop decidiu fazer o clipe de Gratitude num cenário tão deserto quanto o do filme do Pink Floyd, só que escolheu levar a equipe de filmagem para um lugar chamado Rotorua, na Nova Zelândia.

Conhecida por ter um gêiser de 30 metros de altura, Rotorua já tinha sido usada como cenário para filmes locais, como Solo, de Tony Williams (1978), e o mais antigo Don’t let it get you, de John O’Shea (1966). Foi para lá que os Beastie Boys se mandaram para fazer o clipe do quarto single do terceiro disco, Check your head (1992). Que trazia uma novidade na vida do trio: após o segundo disco, Paul’s boutique, cheio de samples, a banda retornava com a formação “de rock” dos primeiros tempos, com Adam Horovitz na guitarra, Adam Yauch no baixo e Mike Diamond na bateria.

Gratitude também trazia outras novidades para quem era fã da banda desde o primeiro disco, Licensed to ill (1985). Apesar dos sorrisos meio irônicos do grupo no vídeo da canção, a música falava sobre gratidão, bons tempos que se foram (“e você sentiu falta deles/o que deu errado em seu sistema?”) e temas mais ligados ao budismo do que a qualquer outro assunto. No clipe, a zoação com o filme do Pink Floyd gravado no anfiteatro romano ainda tinha mais contornos: além de brincar com as imagens lentas e horizontais do vídeo do grupo progressivo, os Beastie Boys copiaram até o “Pink Floyd London” escrito a estêncil nos equipamentos. O site Feel Numb comparou esses dois momentos tanto em Live at Pompeii quanto no clipe do trio.

Acima, o clipe dos Beastie Boys

Acima, o filme do PF.

E olha aí o vídeo dos Beastie Boys, gravado ao lado de uma das piscinas de lama borbulhante de Rotorua.