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Cultura Pop

Quando o Kiss virou mania na Austrália em 1980

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A Austrália tinha histórico de país consumidor de novidades pop – tanto que o ABBA virou banda-mania por lá, a ponto de muita gente pensar que aqueles dois casais suecos eram australianos da gema. O Kiss experimentou bastante sucesso no país em 1980, numa época em que a situação da banda não andava das melhores, e ainda demoraria bastante para tudo mudar.

Hoje parece incrível, mas o Kiss não foi uma banda tão programada assim para estourar. O grupo demorou até conseguir sucesso de verdade, esteve na lista da degola da gravadora Casablanca (cujos maiores sucessos eram da disco music) e foi salvo pelas vendagens altíssimas do disco ao vivo Alive, de 1975.

Com as vendas altas, vieram grandes turnês, giros por vários países, muitos fãs e muita grana. Só que lá pelo fim dos anos 1970 tudo fazia água. Os relacionamentos internos se deterioravam, o Kiss achou que a solução para manter a relevância era adotar um som mais pop (no bom Dynasty, de 1979, que não foi aceito de cara pelos fãs, e que trazia a disco music I was made for loving you) e agradar a todo tipo de fã. O consenso geral era de que a iconografia do grupo era patética demais para adultos e esquisita demais para crianças.

Unmasked, disco de 1980, continuava numa base parecida. Com produção e coautoria do produtor Vini Poncia (parceiro de Ringo Starr desde o começo da carreira solo do ex-beatle), o Kiss voltava dividido entre hard rocks e músicas com sonoridade “radiofônica”. Logo após o lançamento, Peter Criss deixou o grupo (o batera de aluguel Anton Fig tocara no disco) e Eric Carr já tomou seu lugar para a nova tour.

A ótima Shandi, um dos principais hits, cujo clipe chegou a passar no Fantástico, lembrava até a fase quase disco dos Doobie Brothers. Ou Bachman Turner Overdrive. Deu mais ou menos certo: o Kiss teve demanda de outros países (Austrália, Áustria, Alemanha e Holanda adoraram o disco, diz a Wikipedia), mas só ficou na posição 35 na Billboard.

Shandi, por sinal, chegou em quinto lugar na parada da Austrália. O que motivou a banda a ir pela primeira vez para lá e dar shows para milhares de fãs (muitos deles fantasiados) em estádios lotados. A Vice chegou a falar com alguns admiradores que estiveram nos shows da Austrália – um deles tocava até numa banda cover do Kiss.

A turnê do ABBA pela Austrália causou brigas entre jornalistas por um furo e até corrida de helicópteros de imprensa (que seguiam o quarteto). A tour do Kiss não chegava nesse nível de loucura, mas o lance era sério: até mesmo os principais telejornais do país quiseram saber qual era a do grupo, e de seus fãs.

Olha eles aí no Countdown, um telejornal musical de lá.

Os ingressos dos shows do Kiss na Austrália iam esgotando rapidamente e a banda passou um bom tempo como “mania” no país. Em 8 de novembro de 1980, abriram uma temporada de quatro noites no Perth Entertainment Centre, que hoje não existe mais. Claro que o visual maluco do Kiss e a história de que o nome da banda vem de Knights In Satan’s Service deu caquinha por lá, tanto que houve um protesto contra o satanismo na porta do estádio. Só que o protesto era composto por uma só pessoa.

O Kiss sairia da turnê australiana com os bolsos cheios e uns dilemas para resolver, porque, na época de Unmasked, pela primeira vez o grupo não fez uma turnê pelos EUA. Os problemas de relacionamento levariam à saída do guitarrista Ace Frehley, após mais um disco controverso, Music from “The elder” (1981) – mas ainda viriam um retorno da fama, a vinda ao Brasil, a fase sem máscara, etc. Isso são outras histórias.

Cultura Pop

No nosso podcast. Rita Lee (e Roberto de Carvalho) entre 1980 e 1983

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No nosso podcast. Rita Lee (e Roberto de Carvalho) entre 1980 e 1983

No começo dos anos 1980, se bobear o Brasil tinha bem poucos seres humanos vivos que nunca tinham sequer ouvido falar de Rita Lee – uma cantora que, ao lado do marido Roberto de Carvalho, vendia muitos discos, tinha música em abertura de novela e ganhava especiais de TV no horário nobre. E como se não bastasse, era contratada do verdadeiro canhão de comunicação que era a Som Livre daquela época. Mesmo com a censura do fim do governo militar no contrapé, foi um período de shows inesquecíveis, muitos hits, álbuns lançados um atrás do outro, e uma verdadeira ritaleemania tomando conta do país.

Hoje no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento, damos um sobrevoo na trajetória de Rita e Roberto no começo dos anos 1980 – a época dos álbuns Rita Lee (mais conhecido como Baila comigo, 1980), Saúde (1981), Rita Lee & Roberto de Carvalho (mais conhecido como Flagra, 1982) e Bom bom (1983). Ouça em alto volume e escute os discos depois.

Século 21 no podcast: Jane Penny e Bel Medula.

Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts. 

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (fotos: reproduções das capas dos álbuns de Rita entre 1980 e 1983). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

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Crítica

Ouvimos: Alan Vega, “Insurrection”

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Ouvimos: Alan Vega, "Insurrection"

Alan Vega e sua ex-banda Suicide não eram apenas “rock industrial”. Eram música infernal, mostrando para todos os ouvintes que situações assustadoras eram vividas não apenas em filmes de terror, mas no dia a dia. No contato com vizinhos perturbados, na violência nossa de cada dia, na vida fodida dos debandados do capitalismo – que é o verdadeiro assunto de Frankie Teardrop, música assustadora lançada no epônimo primeiro disco da dupla formada por ele e Martin Rev, de 1977.

Vega viveu no limite: antes do Suicide ter qualquer tipo de sucesso, passou fome e enfrentou dificuldades. No palco, era do tipo que se cortava e saía sangrando dos shows. Seu som sempre teve ideais radicais, inclusive politicamente – ele chegou a ser atacado pela polícia ao participar de passeatas, e o Suicide homenageou Che Guevara na música Che. Dos dois integrantes do Suicide, hoje só Martin Rev vive para perturbar os ouvidos dos outros com som pesado, distorcido e sintetizado. Alan, que prosseguiu por décadas como lenda viva do punk e da música eletrônica, lançando discos e fazendo exposições de arte, teve um derrame em 2012 e morreu durante o sono em 2016.

Seu material como compositor, ironicamente, devia bastante às raízes do rock, e à postura de “herói” do estilo. O novaiorquino Alan era fanático por Iggy Pop e Stooges, e seu vocal variava entre dois uivos – o de Elvis Presley, cujo visual inicial trabalhado-no-couro passou a imitar, e evidentemente o de Iggy. Os primeiros álbuns solo de Alan variavam entre o synth-pop nervoso e uma espécie de rockabilly aceleradíssimo e violento (o melhor exemplo é a estreia epônima de Vega, lançada em 1980). Não custa lembrar que o som do Suicide, de fato, chegou a impressionar até mesmo Bruce Springsteen, que já disse ser (pode acreditar) fã da dupla.

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Insurrection é uma coletânea de gravações inéditas que estavam no baú de Alan. São músicas industriais e infernais feitas no fim dos anos 1990, todas falando sobre morte, sofrimento e contagem de mortos como se fosse algo natural, do dia a dia – e pensando bem, olhando os jornais e andando pelas ruas, é meio isso. É “bom de ouvir” dependendo do seu humor: é o disco das dançantes e góticas Sewer e Crash, do synth pop monocórdico Invasion, do pesadelo selvagem Cyanide soul e do lamento sonoro (de quase dez minutos) de Murder one.

Mercy é um estranho e assustador pedido de clemência, falando em gritos, anjos sangrando e tempestades sombrias. E nessa música o vocal de Alan lembra de verdade o de Elvis Presley, o que soa mais estranho ainda. Os beats são dados por uma percussão intermitente e tribal, seguida por uma batida eletrônica mais próxima do “dançante”. Soa mais insociável do que qualquer coisa lançada pelo Ministry ou pelo Alien Sex Fiend, por exemplo. Chains soa como entrar numa bizarra ressonância magnética de distorção. E Fireballer spirit oferece a mesma sensação, só que acrescida de barulhos eletrônicos.

Nota: 7,5
Gravadora: In The Red

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Cultura Pop

4 discos: Joy Division e seus “the best of”

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Peter Hook: "Roubamos muito o Kraftwerk"

O material não-lançado pelo Joy Division em LP dá (como aliás deu) um número considerável de coletâneas. Ainda que o grupo tenha só dois LPs para contar história (Unknown pleasures, de 1979, e Closer, de 1980). Mesmo que não seja um número maluco de coletâneas como acontece com o Who – que tem um monte de “the best ofs” com poucas diferenças entre um álbum e outro – quem quiser se abastecer de discos com faixas de singles, ou melhores sucessos do grupo, não fica sem opções. Pode achar por aí discos unindo músicas do JD e de sua continuação post-mortem, o New Order. Ou sets variados com gravações da BBC, faixas ao vivo, compactos e músicas mais conhecidas dos dois álbuns.

Comemorando os 46 não-redondos anos de Unknown pleasures (lançado em 15 de junho de 1979), tá aí uma lista condensadíssima – só quatro discos – de coletâneas que em algum momento valeram a pena para futuros fãs do grupo.

“WARSAW” (1981, RZM). Apesar do título, esse disco não traz só as sessões do grupo com seu primeiro nome. Dependendo da edição, tem as demos do Warsaw que depois foram lançadas já como Joy Division no EP An ideal for living (1978), as gravações feitas no período breve em que o Joy Division quase foi contratado pela RCA (igualmente em 1978) e o lado B As you said. As primeiras edições traziam as ondas de rádio da capa de Unknown pleasures ocupando quase toda a arte. Em Portugal, o disco chegou a ser lançado semioficialmente pelo selo Movieplay.

“SUBSTANCE (1978-1980) (1988, Factory). O correspondente do Substance do New Order levava para vinil e CD oficiais faixas obscuras de singles do grupo, incluindo material do pirata Warsaw. Além de faixas mais conhecidas lançadas em compacto, como Dead souls, Atmosphere e Love will tear us apart. O principal era que o disco mostrava, de maneira cronológica, o Joy partindo do punk para a quase neo-psicodelia, indicando que a banda talvez se tornasse uma ótima concorrente de grupos como Echo and The Bunnymen, Teardrop Explodes e Cocteau Twins caso o vocalista Ian Curtis não tivesse morrido (falamos desse disco aqui).

  • Temos episódios sobre New Order e Joy Division em nosso podcast.
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“PERMANENT” (1995, London). Lançada quando o antigo selo Factory já havia declarado falência e seu material estava nas mãos da London Records, essa coletânea teve grande valor quando lançada. Pelo menos por aproveitar o então recente retorno do New Order com o disco Republic (1993) e o hit Regret, e o começo da revalorização do rock inglês via Oasis, Blur, Elastica, Suede e vários outros nomes. Love will tear us apart aparecia em duas versões: a versão gravada no Pennine Studios, mais rara, lançada até então apenas no lado B do single original (e depois resgatada para uma versão expandida de Substance), e um novo mix.

“HEART AND SOUL” (1997, London). Para fãs extremamente roxos do JD, essa caixa quádrupla tem praticamente todo o material de estúdio que havia surgido do grupo até então. Nos dois primeiros CDs, Unknown pleasures e Closer surgem expandidos com material de compactos e coletâneas. O terceiro CD traz faixas de compactos, demos e sessões de rádio – incluindo as demos de Ceremony e In a lonely place, gravadas um mês antes da morte de Ian Curtis (essas músicas seriam depois gravadas pelo New Order). O quarto CD tem só material gravado ao vivo.

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