Quando a gravadora do Deep Purple lançou um single da série Doctor Who

Intérprete da terceira encarnação do “doutor” da série britânica Doctor Who, Jon Pertwee (1919-1996) começou a atuar em cinema nos anos 1930 e partiu para a televisão no fim da década seguinte, em 1947. Mas teve também uma carreira musical bem interessante, embora voltada para lançamentos de ocasião, quase sempre na área infantil, ou linkados de alguma forma à sua trajetória de ator.

Em 1966, por exemplo, algumas vozes suas apareceram no disco infantil Children’s favourites. Olha aí uma das músicas gravadas por ele para o disco, My grandfather’s clock.

Isso aí é um flexidisc promocional que ele gravou em 1976 para a Heinz com a canção The noodle doodle man, que el gravou para um comercial televisivo da empresa.

Por outro lado, o próprio seriado Doctor Who rendeu vários discos. Olha aí o primeirão, de 1964, com I’m gonna spend my Christmas with a Dalek, gravado pelos The Go-Go’s. Que não era (logicamente) a banda punk feminina americana dos anos 1980, mas um grupo britânico masculino dos 1960.

E em 1972, Pertwee se tornou o primeiro Doctor a gravar um disco fazendo referência ao personagem. Mais: o single saiu pelo selo Purple, do Deep Purple.

Em Who is the doctor, a música em questão, o produtor Rupert Hine basicamente adicionou bateria ao tema Doctor Who, de Ron Grainer. Ao que consta, a chegada de Pertwee ao selo do Purple aconteceu por iniciativa do própio ator, já que ele era amigo do empresário do Deep Purple, Tony Edwards.

Tony pediu a Rupert Hine e David MacIver para escrever e produzir a música. Cantor e empresário tentaram envolver a BBC na história, mas não rolou. A letra teria sido escrita por MacIver em vinte minutos e Simon Jeffes, do grupo Penguin Cafe Orchestra (que um tempinho depois entraria para o cast do selo de Brian Eno, Obscure Records), tocou na faixa.

Pega aí.

Pega também o lado B, Pure mystery.

Ah, sim: em 1982, finalmente envolvida no projeto, a BBC relançou o disco. E em 1985, Pertwee soltou mais um single do personagem: I am the Doctor.