O cantor, compositor e guitarrista Rafael Zacky canta em português e em inglês. E foi nesse idioma que ele preferiu passar a sua visão do que é o movimento punk, na música nova What’s punk, lançada pelo selo Kaos (comandado pelo veterano Clemente Nascimento, da banda Inocentes). Ele já havia lançado pela gravadora o EP Big Mike, no segundo semestre do ano passado.

“O Clemente é uma lenda viva do punk rock nacional e sempre tive em mente trabalhar com ele. Nos conhecemos em meados de 2015, quando fui convidado pelo Phillippe Seabra (Plebe Rude) para participar de um clipe da Plebe em Brasília. Quando tomei a decisão de lançar a carreira solo, entrei em contato com o Clemente”, conta Rafael, que trabalhou na equipe técnica de bandas, e toca guitarra desde os oito anos. Lembra ter se aproximado do punk ainda na infância, porque seu pai mostrou a ele justamente músicas da Plebe Rude e dos Inocentes. “Tudo o que me acontece transformo em música, música é minha vida, e quero fazer isso até meu último dia na terra”, diz.

A música nova de Rafael fala sobre temas como busca pela igualdade, e deve entrar como faixa bônus de seu próximo disco – que já vai trazer algumas músicas em português.

“Ela é também sobre a grande batalha contra o racismo e qualquer outro tipo de preconceito. O disco irá abordar o mesmo assunto, quero fazer algo que façam as pessoas refletirem. Estamos passando por um momento muito delicado e vejo a música como uma arma para abrir a cabeça das pessoas”, afirma.

“Fizemos a letra em inglês para disseminar a música além dos horizontes do nosso país e tentar explicar a situação lamentável que estamos vivendo. A mensagem que o punk espalha para o mundo, na minha visão, é lutar pela igualdade. Ser punk é ter atitude boas, ter os pés no chão e fazer o bem sem olhar a quem. Estamos passando por um momento conturbado, e em meio ao ‘kaos’ é bom escutar que tudo vai ficar bem. O mundo precisa de paz, o mundo precisa respirar um ar novo”, completa.

Foto: Paulo Sabino/Divulgação

Mais POP FANTASMA APRESENTA aqui.

Tem conteúdo extra desta e de outras matérias do POP FANTASMA em nosso Instagram.