Definida como “art-rock-pop-experimental-psicodélico”, a banda carioca O Branco E O Índio lançou o segundo disco no ano passado, Plantas renováveis. Batemos até um papo com eles para saber mais da banda e do álbum. Agora o grupo (formado por Flavio Abbes, voz e guitarra; Bruno Rezende, voz e guitarra; Roberto Souza, baixo e Pedro Serra, bateria) solta o primeiro clipe, o de Nonato. O POP FANTASMA mostra o vídeo em primeira mão.

O clipe de Nonato surge em clima tão experimental quanto o som do grupo – já que se trata de um clipe-instalação-performance feito por intermédio de instalações feitas por Flávio Abbes, que é artista visual e trabalha com fitas adesivas.

“A gente lançou o disco no final do ano passado sem nenhum clipe, porque não queria que as pessoas fossem influenciadas por imagens ao ouvir o som. Hoje em dia este vínculo é praticamente automático e muitas vezes acabamos não gostando de uma música por causa do clipe. Achamos legal cada um ter a liberdade de criar sua própria imagem a partir do som, que já é um universo em si só”, afirma o grupo inteiro, por e-mail.

Nonato tem uma letra bastante simplificada (“eu não sei o que dizer, eu não sei o que fazer”). No clipe, o baixista Roberto Souza é “pacificamente envelopado e preso ao chão para só no final, após ser amordaçado e vendado, se rebelar e lutar pela sua liberdade” (diz o release). “A letra  foi o ponto de partida para tratar do amordaçamento e da luta pela liberdade. Que assim como a letra, pode ter várias conotações – artística, existencial, política…”, conta novamente a banda.

POP FANTASMA apresenta o clipe de "Nonato", de O Branco E O Índio

Ah, Nonato não tem esse nome à toa: ela é uma homenagem simultânea à banda alemã Neu! e a João Donato. O quanto tem na música de João Donato e o quanto tem do Neu!? “Na parte A da música, a melodia tem relação direta com a música do João Donato. E na parte B rola uma certa batida ‘motorik’ do Neu! e um riff com clima Sonic Youth, mas tudo com a cara misturada do O Branco E O Índio”, dizem. A banda já faz projetos para um próximo clipe: deve vir o de Orelha negra por aí.

Pega o clipe de Nonato aí.